Carros Conceito Europa Veículos Comerciais Volvo

Volvo apresenta caminhão-conceito com tecnologias para a atualidade

volvo-concept-truck-2

Os conceitos Inspiration da Freightliner e Future Truck 2025 da Mercedes-Benz são bastante avançados e mostram como deverá ser o futuro. No entanto, essas promessas poderão se tornar realidade daqui a 10 anos.
 
Já o Volvo Concept Truck, apresentado agora pela marca escandinava, promete reduzir em 30% o consumo de combustível já em caminhões atuais, utilizando tecnologias existentes no mercado. O feito é o resultado de cinco anos de pesquisas entre a montadora e o governo sueco.

volvo-concept-truck-1
 
As modificações para obter esse resultado são mínimas e de baixo custo, segundo a Volvo. A empresa focou nas perdas de energia durante a condução, reduzindo o peso, adicionando pneus com menor resistência e pacote aerodinâmico mais eficiente. Apenas a condução autônoma proporcionará chegar a 50% de economia. Por enquanto, as alterações atuais permitem 30%.

volvo-concept-truck-3
 
Estes pontos não conseguem produzir a economia proposta em veículos já existentes. No caso do Volvo Concept Truck, o caminhão é baseado no modelo FH420 com motor D13 Euro 6. A empresa utilizou pneus de baixa resistência à rolagem da Continental, melhorou a aerodinâmica em 40%, reduziu a turbulência traseira e reduziu o peso em 2 toneladas com troca de aço por materiais compostos.





  • Pacheco

    Se melhora, pq não aplica?

    • Gustavo73

      Custo provavelmente. Materiais compostos são caros. Mas melhorar a aerodinâmica já deve diminuir o consumo.

      • Pacheco

        Melhora de 30%… é muito isso.

        • Gustavo73

          Sem dúvida, imagina a redução do custo de combustível em um caminhão desse rodando as distâncias que eles rodam.

          • Pacheco

            Absurda… mas aqui a banda toca diferente. O povo põe um chip para desativar o uso do Arla no Caminhão.

            • Gustavo73

              Não sabia essa do chip. Qie beleza não?!

              • Pacheco

                Falaram no Fantastico. Colocam por causa do alto custo do Arla nas rodovias.

  • Rafael Trindade

    Para o mercado brasileiro, quando vier, os motoristas não vão querer ter este “visual”, que é correto quanto a aerodinâmica e economia, e com certeza vão reclamar que não é economico. Cultura.