Home Europa Volvo FH16 2012 com 750 cv volta a ser o caminhão mais...

volvo fh16 750 Volvo FH16 2012 com 750 cv volta a ser o caminhão mais potente do mundo




Como no segmento de automóveis, também existe disputa entre os fabricantes de caminhões para ver quem tem o modelo mais potente do mundo.

Assim, a primeira imagem que vem à cabeça seria dos enormes Peterbilt, Kenworth, Navistar, Freightliner, entre outros grandalhões americanos. No entanto, reside na Suécia o embate entre os mais potentes do planeta.

A Volvo lançou há pouco tempo atrás o modelo FH16 com 700 cv. Aí, a Scania – sua rival doméstica e mundial – lançou o R730, com 730 e 355 kgfm.

Para não ficar atrás, a Volvo aperfeiçoou o FH16 e agora a cavalo mecânico da Escandinávia alcança 750 cv e 360 kgfm.

A diferença é pouca, mas suficiente para promover mundialmente o caminhão da Volvo. Com motor seis cilindros em linha e 16 litros, o FH16 ainda possui versões com 540, 600 e 700 cv.


  • http://soundcloud.com/brunodefreitas BrunoSDeFreitas

    360kgfm já da para tirar o planeta Terra da órbita correta! E sabendo que o motor Scania é V8 também de 16 litros, a Volvo fez um belo trabalho neste 6 ''canecos''.

    • Zetros1833

      O V8 da Scania tem 16,4 litros.

    • HSFort

      Imaginem o torque desse motor aqui.
      http://www.joseclaudio.eng.br/Imagens/TheBig.jpg

      O Wärtsilä-Sulzer RTA96-C é o motor Diesel mais potente do mundo atualmente. É de dois tempos, turboalimentado com sistema de injeção Common-Rail e é o mais eficiente que já se conseguiu construir. Fabricado em Aioi, no Japão, pela Diesel United com tecnologia Wärtsilä, de cujo site essas imagens foram colhidas, o RTA96-C impressiona.

      Está sendo produzido em versões de 6 a 14 cilindros em linha. Foi projetado inicialmente para aplicação em navios porta-container, mas encontra utilização em qualquer grande embarcação similar propelida por um único motor.

      Alguns dados impressionantes:

      Diâmetro da Camisa: 960 mm

      Curso do Pistão: 2.500 mm

      Cilindrada: (volume de um único cilindro) = 1.820 litros. (Mais do que mil motores automotivos 1.8). Para a versão de 14 cilindros, a cilindrada total é 25.480 litros!

      Potência por cilindro: 7.780 HP. Para a versão de 14 cilindros, são 108.920 HP (Com essa potência é possível tocar uma frota de uns 800 ônibus urbanos).

      Peso total para a versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas (A árvore de manivelas sozinha pesa 300 toneladas).

      Comprimento: 26,53 metros

      Altura: 13,52 metros (Isso é mais do que um prédio de 4 andares!)

      Rotação: 92 a 102 RPM

      • Edson Roberto

        Qual o torque da "brincadeira"???

        • HSFort

          Deve ser em torno de 75ton/m. (Acho eu)

    • dielveio

      Preço de um veyron?

  • ricardoglima

    360kgfm!!!!!! E eu já tava contente com os 35kgfm do meu AP turbo!! Isso é o suficiente pra quebrar a "ponta de eixo" caso o motorista saia de forma brusca com carga!!

  • Digao250

    Nossa! 360kgfm de torque! 750cv! Que monstro… e tudo isso em um 6 em linha?
    Achei que era no minimo um 10 clindros! Viva a tecnologia!

    • Zetros1833

      São 6 cilindros, mas com 16 litros de cilindrada. Nesse caso, não precisaria ter 10 cilindros.

  • Yuri_Chavez

    Kkkkkk meu Deus do céu, é tanta ignorância que eu começo a rir só de imaginar… 750cv e 360KGFM de torque, putz grila… Isso não é um cavalo mecânico e sim um dinossauro mecânico!!! kkkk O.O

  • josymarildo

    Eu duvi-D-O-DÓ que seja mais potente que um Agile!

    • Giorgio

      Ou mais bonito.

    • DiMais

      é porque a Caoa – Hyundai não entrou nessa briga..

  • DanielLopesDias

    Muito bom!

  • MeekeeB

    Potente e muito bonito. Dá vontade de ser caminhoneiro com um desses.

    • luidlh

      nem me fala
      andei com um onibus da auto viaçao Catarinense semana passada e era um onibus todo novo, moderno, no volante estava o símbolo da volvo, mas claro, o onibus é da marcopolo.
      mas eu sentei na primeira poltrona, eu vi o painel, todo equipado com um monte de frescura de regulagens automáticas de faróis, ar digital, computador de bordo, cambio automático, bem show
      dava vontade de ser motorista daquele onibus

      • DiMais

        sim, a Catarinense conta com a frota mais moderna do Brasil (junto com outras do Grupo JCA).. e andando nesse ônibus, seja Volvo ou Scania você percebe o quanto mais modernos e seguros são esses ônibus do que a maioria dos carros de passeio soltos pela rua..

        • Readgis

          Esses aí perdem fácil para os Cometas muscle-bus CMA-Scania, os "superesportivos" coletivos.

  • danielrava

    Esse afunda o asfalto fácil!!!!

  • iurirx7

    E a preocupação dos Europeus em economizar combustivel??

    • Pardal

      Sim, eles cobram a economia de combustível dos países em desenvolvimento. Europa e EUA pregam aquele velho ditado, "Faça o que falo, não o que faço!".

      • Leandro

        Realmente Europa cobra economia de combustivel, é por isso mesmo que existe essas pontecias pois para cargas pesadas indivisivel é necessario a utilizaçao deste tipo de Cavalo Mecanicoou até mesmo para os rodo trens, pois com um motor desse no fim da viagem a media de consumo seria melhor que os 400.
        Poderiamos fazer a comparação de um carro 1.0 e 1.6 com carga maxima, com certeza o 1.6 seria mais economico e caminhão sempre procura estar carragado….

  • LuisBurro

    E pensar que um dia a Volvo e a Scannia quase se fundiram….se não fosse a União Europeia!

  • landocar

    ah, então foi isso ai q sempre fez a terra girar? kkkkkkkkkkk

    • TheZondaS

      Não,foi o Nissan GT-R…….

      • Yuri_Chavez

        Não, foi algum Hyundai qualquer aí da vida…

        • Jorge Alain

          "Foi meu I30" disse um universitário da PUC que ganhou o carro ao fazer 18 anos, do papai.

  • vini_B

    quanto será o 0-100 dessa maquina, ñ q isso seja importante até pq todos esses 750cv são pra suportar mta força, por exemplo olhem o q tem atraz dele, mais eu fiquei curioso como será a arrancada dele?

    • ismajunior

      A arrancada não impressiona, mas deve alcançar uns 150km/h fácil… xD

      • vini_B

        eu acho q ele deve conseguir alcançar uns 200km/h.

    • marcelofalves

      eu só sei que tem muita carreta ai nova quando ta vazia, se vc marcar os caras passam por cima na estrada, os caras pegam brincando 120 140 km por hora….

  • Adalberto Camargo

    "Como no segmento de automóveis, também existe disputa entre os fabricantes de caminhões para ver quem tem o modelo mais potente do mundo."
    No mercado de caminhões, a potência cada vez mais alta não é pra bonito, mas sim para aplicações especificas.

  • fininhopublic

    Sensacional! Com um motor desses não é o caminhão que se move, e sim o asfalto embaixo dos pneus!

  • Edu_Airtrek

    750 cv e 360 kgfm de torque. Monstruoso. Deve mover um navio cargueiro médio sem fazer muito esforço.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Caraca, isso é que é uma briga bruta! Bruta e bonita, Volvo vs. Scania, dá até vontade de ser caminhoneiro lá na Europa e pilotar um desses. Será que uma coisinha dessa tem um torque suficiente? B)
    Realmente, um desses acelerando com vontade passa a fazer a Terra girar até no sentido oposto do comum.

  • Gadernal_GT

    Isso aí arrastando um tri-trem baú de 8eixos deve ser lindo!
    Imagine um vacuo deixado por um trem de asfalto desse a 120km/h andando contra o vento?!

  • Eddu13

    Chupa Scania HAHAH

  • lndnfsu2

    360 kgfm.

    nem preciso comentar!

  • rodrigolim

    Gostei do caminhão Caterpillar Fora de Estrada que está sendo transportado…

  • Rafael Brusque

    Muito bom caminhão! É uma super máquina, e a guerra das potências continua! @Rodrigolim , o caminhão transportado também é Volvo, da Volvo Construction Equipaments. E no Brasil já está em teste o novo Fh com motorização Euro 6 e nova cabine. Fiz até um vídeo do bicho aqui na minha cidade. E parabéns a Volvo!

  • Gager

    A Volvo penta que pertence ao grupo VOLVO possue motores de barcos de lazer de 13L com 900HP!!!! e so entrar no site da volvo penta.

  • Skiegaard

    isso que eh cavalaria e torque pra nao botar defeito.
    VOLVO rulez

  • vagnerclp

    Pra quem não sabe, boa parte da Volvo(caminhões) e da Scania são pertencem ao grupo VW.

  • BolGola

    E a Mercedes-Benz? Ela também e mundialmente famosa por fazer caminhões que ficam para a história!

    • marcelofalves

      mercedes vai mais no segmento de caminhão e nao cavalo mecanico, apesar que tem uns mercedes cavalo show tb em tecnologia, alem dos caminhões

  • marcelo

    Vai que a mercedes fica com inveja e faz o actros 26 80 kkkkkk 800cv carcule ….

  • sandro francelino

    realmente ja trabalhei com volvo automatico e scania no tritem puxando eucalipto 520 e 470 os dois sao muito bom e confortave

  • Armor

    Calma que a Scania desenvolveu um novo bloco para seu "V8tão"…
    Então, já dá pra imaginar o que vem por aí né…
    E V8 é V8: 2 canecos a mais e menos RPM pra atingir potência e torque, ou seja: motor anda sempre com "alguma sobra" contra um 6 em linha.
    Se os MAN (os daqui , da américa latRina…) já tão afinando o rugido p/ esse novo "Vorvão", só imagina a hora que a Scania começar a trazer seus novos brinquedinhos…
    Só resta saber se os "Suecos Tropicais" vão aguentar a pauleira…
    Bobear se trouxer um MAN Europeu pra cá aguenta mais que "irmão tropical"…
    E só pra dar uma palavrinha em termos de preço (como não poderia deixar de ser), esse Vorvão aí custa quanto lá na Europa?? Seus € 400,000 (talvez nem isso)??
    Aqui Herr Alm já mandou a letra curto e grosso né: "1 milão"….