Tecnologia Volvo

Volvo: Tecnologia PowerPulse emprega ar comprimido para melhorar resposta com diesel

novo-volvo-s90-30

A Volvo está lançando junto com o Novo S90, uma tecnologia inovadora chamada PowerPulse. Trata-se de um sistema de ar comprimido para reduzir ainda mais o lag do turbo, no caso, empregado no novo motor diesel 2.0 Drive-E.

novo-volvo-s90-29

Este propulsor já é equipado com duas turbinas, sendo uma de geometria variável para baixas e médias rotações, enquanto a outra é de geometria fixa e feita para altos giros. Mesmo com esse conjunto, que já reduz o lag, o Drive-E 2.0 com PowerPulse utiliza um reservatório de alta pressão para ar comprimido, extraído do coletor de admissão e armazenado.

novo-volvo-s90-31

Quando se exige uma força repentina do motor, o pequeno tanque injeta o ar sob pressão diretamente no coletor de escape, a fim de mover a turbina mais rapidamente, reduzindo muito o tempo de resposta. Com essa tecnologia, o Drive-E PowerPulse entrega 235 cv e 48,8 kgfm a partir de 1.750 rpm.





  • V12 for life

    Bem parecido com a destrutiva injeção de combustível no escape dos F1 da era Turbo, que tinha o mesmo objetivo porém sem as desvantagens.

    • Macro

      Anti-lag? Não conheço muito mas Isso é usado em outras categorias do automobilismo até hoje, não?

      • V12 for life

        Sim era um sistema anti-lag, foi usado no grupo B do WRC e no equivalente da WEC na época, mas hoje como até os carros de competição tem que consumir menos para ser politicamente correto, não tenho conhecimento de nenhum que utilize, pois a poluição desses motores era enorme, hoje preferem os turbos elétricos.

      • Thales Sobral

        Não da forma que era antes. Existia o “bang bang”, que era um grande atraso no ponto de ignição, para efetuar a combustão com a válvula de escape aberta, deixando o turbo sempre em alta rotação.

  • Rmx

    O pessoal da VW com seus TDI estão chorando agora!
    “Bastava Ar comprimido Hans!!!! Vc só me diz isso agora Fritz !!!”

    • Gustavo73

      Kkkkkkkkk.
      A Dilma avisou melhor é estocar vento…

      • Rmx

        Viu Cumpanheiro é só Cumprimi que a gente dobra o estoque!!

      • Foxtrot

        Espero que ela tenha estocado vento o suficiente na cabeça dela, pq o Cunha vai cobrar dela kkkk

        • Mr. Bola de FOGO!

          Tu sabe que o processo poe correr até por 6 meses antes de sair alguma decisão, né?
          E ainda assim pode dar em nada.
          Para piorar o congresso aprovou a alteração na meta fiscal, isso automaticamente aprova a CPMF para ano que vem que tem que cobrir uma rombo de 120 bilhões de reais.
          Com isso, clonclui-se que: Não tem motivo nenhuma para comemorar.
          Ou ficar feliz… kkkkkkkkkk

          • Deadlock

            Pelo menos pode ficar afastada por até 6 meses.

            • Mr. Bola de FOGO!

              Tem uma pequena chance de isso acontecer.

          • Foxtrot

            Ah, eu acho que vai rolar. Provavelmente o PMDB aprovou a mudança no orçamento para limpar o terreno para que Temer (PMDB) assuma o mandato com um pepino a menos. Lembrando que o PMDB é dono da maior bancada do Senado e Câmara, além de ter o (quase certo) apoio do PSDB. Fora que o PMDB tava louco para romper com o PT. É provável que o próprio PT vote a favor do Impeachment, pq quanto mais a Dilma fica lá e mais a crise avança, mais a imagem do PT é carbonizada.
            Se o Temer conseguir resolver a crise economica em seu mandato, o que é possível se o plano econômico proposto pelo PMDB (economia mais liberal) há alguns meses for seguido, ele vai ter uma bela carta na manga nas eleições de 2018.

            • Mr. Bola de FOGO!

              Acho que não rola, é muito bandido com rabo preso com o PT, que é quase impossível, sem falar que os congressistas estão todos bem comprados e avisados.

              • Foxtrot

                Sim, mas será que o PT quer a Dilma? O que quero dizer é, a população tem uma imagem negativa muito grande do partido por conta dessa crise, a saída mais racional do PT é tirar ela da jogada, expulsa-la do partido para que os dois não sejam mais relacionados, passar a bomba para o Temer e atacar o PMDB nas próximas eleições por ele ter tirado muitos programas sociais (o que o novo governo provavelmente vai fazer para o corte de gastos necessário) e que o Lula é o único capaz de restabelece-los.

                • Mr. Bola de FOGO!

                  Para o PT é melhor segurar o mandato dela até o fim do que vê-la sair por incompetência o que seria atrelado automaticamente a imagem do partido… Mesmo que o Lula seja o escolhido para solucionar as merd#$ que ela fez durante o mandato o PT ainda seria o principal alvo da fúria do povo nas próximas eleições, já que a própria bancada do partido “trabalhista” que foi a favor da reforma trabalhista que tirou os direitos dos trablhadores e a reforma de incentivos que elevou o preço dos produtos.
                  Ou Seja, esse é um cenário semi-impossível.

        • Gustavo73

          Os dois se merecem assim como a maioria do Congresso. A M. é que a gente fica no meio e ainda paga a conta.

      • Edson Fernandes

        Essa é uma invenção “de estocar vento”…rsrs

  • Mr. Bola de FOGO!

    Eu tive a mesma ideia a um tempo atrás e até postei um comentário sobre o assunto e me chamara de louco entre outros nomes…
    Deveria ter patenteado essa ideia.

    • awatenor

      Também tive essa idéia na época que tinha um Marea Turbo e seu lag, que na prática vai até as 3.000 RPM. A sacada desse aí é que o ar comprimido acelera no escape e não na admissão.

    • Marcelo Henrique

      As coisas são assim mesmo.
      O pessoal é cheio de paradigmas e de ideias amarradas.



Send this to friend