_Destaque Tecnologia Volvo

Volvo vai desenvolver carro autônomo em parceria com o Uber

Volvo Cars and Uber join forces to develop autonomous driving ca

A Volvo e o Uber anunciaram nesta quinta-feira, 18, um investimento de US$ 300 milhões para o desenvolvimento de um novo veículo de passeio autônomo. Este novo modelo vai integrar uma frota de compartilhamento de veículos do serviço de transporte privado e estará disponível para o consumidor final na linha de automóveis da montadora sueca.

O novo carro autônomo da Volvo será construído a partir da plataforma Scalable Platform Architecture (SPA), a mesma já usada pelos modelos S90, V90 e XC90.

Volvo Cars and Uber join forces to develop autonomous driving ca

As duas empresas vão fazer o uso do mesmo veículo-base para a próxima fase das suas estratégias de veículos autônomos, sendo que a Volvo usará o mesmo veículo de base para sua própria estratégia de carro autônomo, enquanto o Uber vai implantar seus próprios sistemas de condução autônoma no veículo.

“Mais de um milhão de pessoas morrem em acidentes de carro a cada ano. Estas são tragédias que a tecnologia de auto-condução pode ajudar a resolver, mas não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que a nossa parceria com um grande fabricante como a Volvo é tão importante. A Volvo é líder no desenvolvimento de veículos e a melhor quando se trata de segurança. Ao combinar as capacidades do Uber e da Volvo, teremos um futuro mais rápido, juntos”, disse o executivo-chefe do Uber, Travies Kalanick.

Volvo Cars and Uber join forces to develop autonomous driving ca

O trabalho de desenvolvimento será realizado tanto pelos engenheiros da Volvo em colaboração com os engenheiros do Uber. Segundo o divulgado, “este projeto irá aumentar ainda mais a escabilidade da plataforma SPA, incluindo toda a segurança necessária, redundância e novos recursos necessários para ter um veículo autônomo na estrada”.





  • AugustoSeide

    Ansioso pra ver todo investimento nos autônomos nas ruas de fato! Promete muito isso!

  • cepereira2006

    Mais prioritário que o carro autônomo é o carro barato que não utilize combustíveis fósseis. Essa sim é a pesquisa mais urgente e que vale a pena. O planeta está quase fervendo e as baterias continuam pesadas e com baixa autonomia.