Conversíveis Crossovers Cupês Peruas Recalls Sedãs Volkswagen

VW Jetta, Tiguan, Passat e Eos passam por recall por defeito no airbag

novo-tiguan-2012

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta quinta-feira (17) um recall para 54.179 unidades dos modelos importados Jetta, Jetta Variant, Tiguan, Passat, Passat Variant, Passat CC, CC e Eos, devido a uma possível falha no airbag frontal do motorista.

De acordo com o divulgado da montadora alemã, o acúmulo de impurezas, como fios de cabelo ou tecidos, pode gerar o rompimento do cabo plano da espiral de contato da bolsa inflável, fazendo com que o dispositivo não seja ativado quando necessário. Com o rompimento da peça, haverá a perda da conexão elétrica e o airbag não será deflagrado, podendo gerar danos físicos graves e até fatais ao condutor em caso de acidente.

volkswagen-jetta-comfortline-avaliacao-auto-press-3

Apenas os veículos cuja luz do airbag estiver ativa no painel de instrumentos precisarão comparecer a uma concessionária da Volkswagen. O atendimento já está sendo realizado. O primeiro reparo será emergencial, já que a fabricante ainda está desenvolvendo uma solução definitiva ao problema.

Confira os anos/modelos e chassis não sequenciais dos modelos envolvidos:

Jetta (2011 a 2014): BM001650 até EM026522
Jetta Variant (2012 a 2013): CM624628 até DM644980
Tiguan (2010 a 2014): AW091977 até EW589204
Passat (2010 a 2014): AE063903 até AE182319; AP026362 até EP008228
Passat Variant (2010 a 2014): AE049185 até EE023394
Passat CC (2010 a 2012): AE506514 até CE545760
CC (2013): DE519774 até DE552819
Eos (2010 a 2011): AV013181 até BV002845





  • V12 for life

    Somente os modelos que estirem com a luz acesa, e os modelos que não estirem acesa e apresentarem o problema posteriormente ficarão a ver navios, isso continua sendo omissão, que papelão hein dona VW não se brinca com a vida de seus clientes, se põe em risco a vida tem que ser estendido a todos que estão dentro do lote.

    • Eu vi em outro site que os veículos que não estiverem com a luz acesa ficarão para a 2ª fase do recall.

    • motstand01

      Essa é só a primeira fase do recall. Tá na matéria…

      • V12 for life

        Sim, mas não se brica com a vida, dividir um recall desses em duas ou sabe-se lá quantas fases é um insulto ao consumidor.

        • Marcos Cargnin

          Quando o cabo é rompido, a luz de avaria acende no painel. Até que estiver apagada, o airbag é deflagrado normalmente. O recall da segunda fase será porque eventualmente muitos outros veículos terão esse problema.

          • V12 for life

            Certo vamos supor que você tenha um desses veículos e que ficou fora da primeira fase, então resolveu viajar de ferias com sua família, na estrada o cabo se rompe e a luz acende, uma fatalidade acontece e ocorre a colisão, e obviamente o Air Bag não funciona, é justo com você e sua família ter que aguardar?

            • Marcos Cargnin

              Bom, eu tenho um dos veículos do recall. Infelizmente estarei fora da primeira fase já que minha luz está apagada. Se ela acender, mesmo que em uma viagem, irei procurar a css mais próxima e exigir o reparo. Infelizmente não é viável reparar todos os veículos de forma instantânea. É necessário encaminhar um lote gigante de peças a concessionários que podem nem dar conta da demanda. A divisão em lotes é apenas uma forma de atender os casos prioritários de forma imediata. Entendo que o fabricante deve resolver o problema da forma mais rápida possível, mas também devemos ser compreensivos com todo o cenário.

            • MMM

              A fatalidade aconteceria EXATAMENTE apos o rompimento do fio pq o motorista teria se assustado com a luz que acendeu? rs

        • motstand01

          É justamente o contrário disso. Prioriza-se quem JÁ ESTÁ com o airbag inoperante, em caráter de urgência, ao invés de misturar tudo e fazer com que carros que ainda não tem o defeito passem na frente daqueles que tem e oferecem risco.

          • Curioso que muitos fabricantes estão dividindo o recall em etapas, por causa do número elevado de veículos com problemas (Olha a matéria do NA sobre a Toyota).
            Mas alguns fabricantes causam mais reações que outros.

          • Minha opinião é essa também, a prioridade tem que ser dada para os veículos que já estão com a avaria.

  • Dj Vicro

    “De acordo com o divulgado da montadora alemã, o acúmulo de impurezas,
    como fios de cabelo ou tecidos, pode gerar o rompimento do cabo plano da
    espiral de contato da bolsa inflável”, você paga mais de R$100.000,00 num carro que tem o airbag desativado por fios de cabelo, bem porcaria esse cabo dona VW, por outro lado ponto positivo para a VW por reconhecer o problema e chamar os automóveis afetados para o recall.

    • Rodrigo

      Fiquei imaginando a cena do Primo Itt da Família Adams indo levar seu Jetta na VW pra fazer o recall:

      • ObservadorCWB

        kkkkkkkkkkkkkk

    • Junoba

      Fiou imaginando como fios de cabelo pode atrapalhar isso. Pelo visto, as fabricantes de airbags e as montadoras, estão cagando e andando pra qualidade dos airbags.

  • zekinha71

    Quando Eos será quem entram na conta? Uns 50.