Volkswagen

Winterkorn renuncia ao comando da Volkswagen

volkswagen-martin-winterkorn

Martin Winterkorn (68) renunciou hoje (23) ao cargo de CEO do Grupo Volkswagen, após a enorme repercussão do caso de fraude nas emissões de CO2 do motor EA189, o conhecido diesel 2.0 TDI, que afeta 11 milhões de veículos em todo o mundo. Nos EUA, a quantidade chega a 482 mil.

Com a saída de Winterkorn, a Volkswagen deve se reunir e escolher um novo presidente. As maiores apostas recaem sobre Matthias Müller, o atual presidente da Porsche. A reunião para definição do novo CEO vai acontecer no dia 24 (sexta).

Rupert Stadler, chefe da engenharia da Volkswagen, pode ser outro candidato. Winfired Vahland, presidente da Skoda, é outro nome cogitado. Há ainda Herbert Diess, que saiu da BMW e retornou à VW em julho. Andreas Renschler é o atual presidente da divisão de veículos comerciais do grupo e poderia tomar o lugar de Winterkorn.

Para Winterkorn, a renúncia vem para atender aos interesses da Volkswagen e que não reconhece qualquer falha de conduta de sua parte no escândalo de fraude no 2.0 TDI. Ele acredita que um novo comando é necessário e que a companhia continua fazendo parte de sua vida. Martin ressalta que a transparência deve continuar, como uma forma de reconquista da confiança.





  • Preetinho

    É.. Quando tudo está bem, a presidência fatura mais que todos. Agora quando descobre alguma coisa de errado, a “cabeça rola” (da presidência) sem dó. E sinceramente.. EU não acredito na inocência desse mesmo. Poderia não concordar, mais ao menos sabia.

    • Deadlock

      Parafraseando Lobão. Quis ser a primeira do mundo usando de artifícios. Mas, a mutreta deu tudo errado. E agora, quem vai pagar por isso? Quem?
      Os fornecedores, os acionistas, os clientes da marca e a própria marca.

    • motstand01

      Cara, que ele sabia é óbvio. Mas ele assumiu a presidência faz pouco tempo e o presidente anterior era desafeto dele, então não duvidaria que o surgimento desse escândalo justamente agora fosse uma manobra do antigo presidente da VW. Ainda mais que o mais cotado para assumir o cargo é justamente o nome que ele queria pra substituí-lo quando saiu. Só pra deixar a pulga atrás da orelha mesmo…

    • FocusMan

      O Pior é que as vezes ele não sabia mesmo!

      • Marcos Souza

        Se o cara acabou de sentar na cadeira de CEO, e contam pra ele dessa maracutaia…
        A linha de pensamento:” eu conto a verdade e coloco a empresa em risco ou eu fico calado e deixo assim pois está dando certo?”
        Ele sabia, mas se ele contasse a verdade, seria como trair a empresa…o grande culpado foi o grupo que inventou isso, os engenheiros, diretores e CEOs que fizeram.
        E não adianta colocar só o CEO como culpado, CEO entende muito pouco de mecânica, um engenheiro que inventou e achou legal e passou pró CEO.

        • FocusMan

          Pior que isso é invenção de fornecedor com certeza. Logo mais saberemos qual.

    • Brasil_MG

      É muita imaturidade, uma montadora GIGANTE como a VW, fazer uma trapaça dessas e achar que ia ficar IMPUNE! É brincadeira…Queimou o filme de graça

  • Murilo Soares de O. Filho

    Transparência!!??Agora ele vai curtir a aposentadoria.

  • Whering Alberto

    Porque será, meu Deus…

  • Alvaro Guatura

    Ele não renunciou ao comando, mas sim o comando.. afinal a VW não o comandou, foi ele que optou sair, correto?

    • Marcelo

      Admiro quando alguém é escolado no próprio idioma.

      • Boris

        Deveria ser nosso padrão. Infelizmente nao é!

    • Whering Alberto

      São deslizes que a pressa de veicular a notícia mais rápido do que os demais não permite visualizar – embora a construção não esteja incorreta.

    • Lorenzo Frigerio

      Renunciar é verbo transitivo indireto, ou seja, exige preposição. Aprendeu na escola? Matéria de 5a. série.

  • Mauro Moraes

    Volkswagen: Você conhece. Você confia?

    • Boris

      Só confia quem não conhece!

      • th!nk.t4nk

        Nos modelos alemaes dá pra confiar. Já nos americanos e brasileiros…

    • Seu herege!!!
      Como ousa zombar dos carros alemães, da VW, do Carlos.Blog e do Down! consumidor de hb20 q possui pouca cultura e quer superar seu fracasso mediante um carro com design “chamativo”. Suma daqui!

      • Marcus

        Carlos.blog foi ótima! Espero que a galera entenda seu post!

      • zekinha71

        Vc resumiu todas as asneiras do blog em apenas uma frase, aquilo é muito podre kkkkk.

  • Minerius Valioso

    Vai impactar nos motores turbodiesel utilizados nas Amarok’s por aqui?

    • Louis

      Duvido.
      Mesmo que os motores daqui tenham o dispositivo, quem vai “perder tempo” com isso? Nesta terra sem lei, caminhões e ônibus com 30 anos despejam fumaça negra todos os dias na minha cara…

  • CanalhaRS

    Impossível uma falcatrua desse tamanho ter sido feita sem conhecimento do alto escalão.
    E isso nos leva a outra questão: será que o mercado financeiro e o governo alemão continuarão confiando no comando da empresa?

    • CorsarioViajante

      Também acho. E já que ele “não tem nada a ver com isso”, quem tem então? Quem deu esta ordem e aprovou este esquema?

      • CanalhaRS

        Sábia questão, mas acho que nunca saberemos a resposta, meu amigo.

  • V12 for life

    E la vai o primeiro, quem será o próximo decapitado?

  • DiMais

    desde que a VW declarou que seria a maior montadora do planeta muitas disputas internas se acaloraram. o alto escalão da VW se tornou uma grande batalha de egos, com certeza internamente muitas pessoas ficaram felizes com a saída dele.

  • CorsarioViajante

    BEm, que tipo de jogo bobo o grupo VW está jogando? “Assume” uma fraude colossal, mas “não reconhece” falhas de conduta do presidente embora force sua renúncia. Então quem tomou esta decisão? Quem responde? Muito complicado isso.

  • Franco da Silva

    Mais um presidente que não sabia de nada.
    Mr. da Silva está dando consultoria na Alemanha também!

    • Lorenzo Frigerio

      Renunciar, no caso, é admitir que sabia. Quanto a Mr. da Silva, a lógica dele é que, não renunciando, ele automaticamente “não sabia”… é isso aí, uma lógica reversa (ou seja, uma forma de silogismo), e assim ele resolveu o problema.

  • Lorenzo Frigerio

    Pois é, Herr Winterkorn… como é que a Hyundai conseguiu?

  • Bartolomeu

    De acordo com a empresa que detectou o problema, o software reconhecia o modo de teste e reduzia a emissão. Em uso normal o software mudava para o modo economia de combustivel, isso aumentava a emissão de NOX em 10~40X em condição normal de uso. Quando se injeta menos combustivel, mistura pobre de combustive/ar, a temperatura da camara de combustão aumenta pela existencia de pouco combustivel para resfriamento, causando a reação do nitrogenio e oxigenio do ar emitindo mais NOX. Ou seja, no modo teste a mistura era mais rica, no uso normal era mais pobre para economizar combustível, porem emitindo mais NOX. Por outro lado, em estudos realizados em situações reais, é comum carros ultrapassarem 7X o limite da norma Euro 5 ou 6 de NOX, dependendo da forma de condução do veiculo. No caso da VW ulrapassava 10~40X mas os carros ficavam mais economicos. Possivelmente no recall, com a troca do software, o sistema deve injetar mais combustivel para manter a mistura ar/combustivel mais rica, baixa a temperatura da camara de combustão, reduz emissão de NOX e o carro deve ficar menos economico. Esse modo de economia de combustivel, comparavel a um hibrido, vai custar a VW bilhões e a sua reputação.

    • Marcelo Henrique

      Quando a injeção direta foi oferecido no Brasil, muitos perguntaram exatamente sobre o NOX e se iria aumentar e ser mais poluente.

    • Marcos Souza

      Isso se a justiça não obrigar a VW a trocar os carros. Afinal, o que vai ter de americano querendo aproveitar isso pra usar de motivo e ganhar um carro novo sem custos.
      E sinceramente, acho que seria uma boa pras montadoras aprenderem que esconder defeitos ou burlar as regras vai trazer prejuízos.
      Casos como a roda do stillo não tiveram nenhuma punição aqui no Brasil. Não do tamanho que deveria

    • Deadlock

      Explicação perfeita do Bartolomeu. Nos EUA já desenvolveram um motor em que o ar que entra na câmara de combustão é antes resfriado (bem abaixo de zero), permitindo a utilização de mistura mais pobre e o carro ficou bem mais potente e econômico. A própria BMW desenvolveu um motor que injeta água do sistema de ar condicionado na câmara, melhorando o consumo e as emissões. Mas, nesses dois casos são carros à gasolina.

  • André Maia

    É meio difícil comandar um barco que está afundando.

    • Bartolomeu

      Com a toda liderança alemã da VW sob suspeita, especulam que a VW pensa seriamente na aquisição da Fiat/Chysler trazendo o CEO Sergio Marchionne que disfruta de boa credibilidade no mercado e esta em vias de se aposentar na Fiat para comandar a VW. Antes dessa crise era algo descartado pois nada agregava. A Chysler poderia ser uma nova porta para a VW nos EUA. Em termo de tecnologia e sinergia não tras nenhum beneficio significativo, mas seria uma solução barata e rapida.

      • Leandro

        Barato comprar a FCA? Justo em una empresa a beira de pagar una multa de 18bilhoes?

      • Guilherme Borella

        Pelo que venho acompanhando, q VW vem cogitando a algum tempo a compra da FCA. A Chrysler tem uma penetração muito grande no mercado americano, algo que demoraria anos p/ ser consolidado pela própria VW. Outras tentativas foram as aquisições da Alfa em separado. Mas nada vingou, acho que agora estão gerando só boatos, pois presidente da Porsche tem crédito o suficiente em qualquer mercado.

  • Miguel

    Imagina se ele acabasse com uma empresa e afundasse ela em dívidas, e de plus ainda levasse o país pra lama…

    • Marcelo

      Soa tão familiar que até lembra o conto da dilmAnta e Petrobras

  • David Ferreira

    porra mas os carros americano num são beberrão e poluidores pra caralho? se procura vão achar mais hein mercado americano pros alemães ja era só vai da aziatico japa coreano

  • Aldo Raine

    VW so foi a primeira, engenheiros ja admitiram que todas fraudam porque não tem outra alternativa mediante aos rigorosos testes, vem muito mais investigação por ai

  • Freaky Boss

    Num caso desse é sempre bom ouvir os 2 lados. Quero ver a explicação que a VW está dando.

  • ObservadorCWB

    Se fosse no Japão teria se suicidado.

  • FocusMan

    Isso tem dedo do Piëch com certeza… Martin Winterkorn derrubou o Ferdinand Piëch na tora no início do ano. Esse é o tipo de coisa que não vaza assim dentro de uma empresa desse tamanho.

    • zekinha71

      Mas as investigações e suspeitas surgiram em 2014, a não ser que o Piëch depois do tombou, foi lá e meio que indicou onde rolava a fraude pra confirmar.

      • FocusMan

        Então, acho que foi isso mesmo!

  • Brasil_MG

    A ilustríssima Sra. PresidANTA do Brasil, deveria seguir o exemplo do presidente da VW e fazer o mesmo : Renunciar ao comando do país…

    • Brasil_MG

      Ela faria um enorme favor ao País, dando licença da cadeira a qual nunca deveria ter sentado..

  • carnero

    O mínimo que se deve fazer quando há coisa errada sob a supervisão… head roll

    Agora na Petrobrás………

  • Aldo Raine

    BMW X3 IDRIVE NAO PASSA NOS TESTES DE EMISSOES HIHIH, LA VEM BOMBA

  • Garuda

    Não sei se vai acontecer mas torço muito para que esta empresa seja despedaçada