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A Honda investiu na receita e deu certo, com o modelo mais vendido do segmento. E usando os mesmos ingredientes, a Yamaha apresentou aos consumidores brasileiros seu novo modelo para a categoria das motocicletas trail com motorização 150 cc. Trata-se da nova XTZ 150 Crosser, a principal aposta da montadora japonesa para roubar pelo menos uma parte das vendas da NXR 150 Bros, da marca da asa.

Desenvolvida especialmente para o mercado nacional, a nova Yamaha XTZ 150 Crosser tem apelo aventureiro, mas seu uso é voltado mais para os centros urbanos.

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No visual, de acordo com a Yamaha, a nova Crosser tem linhas linhas fortes, agressivas, robustas e modernas que podem ser percebidas pelo “Up Fender” recortado, localizado abaixo do farol, e também pelas carenagens do tanque, com entradas de ar funcionais, e da tampa de combustível com design integrado ao tanque. Os grafismos da motocicleta foram inspirados na ousadia, jovialidade e esportividade, com direito a detalhes metalizados.

O para-lama dianteiro, diferente da rival Bros, é próximo da roda, permitindo dirigibilidade sem trepidação e maior proteção na área de deslizamento do garfo dianteiro, de impactos de pedras e outros detritos. O farol da XTZ 150 traz lâmpadas halógenas e piscas com lentes transparentes. Além disso, o modelo traz painel com conta-giros analógico e visor LCD que exibe o indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total.

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Há ainda um bagageiro com alças de apoio em alumínio, com capacidade de carga de 7 quilos – a capacidade máxima da moto é de 157 kg. As rodas são raiadas, sendo de 17 polegadas na traseira e aro 19 na dianteira, para enfrentar diversos terrenos. O escapamento foi posicionado em um ângulo bem acentuado, lembrando modelos de alta cilindrada da Yamaha, como a XT 660R.

Assim como a Honda Bros 150, a nova Yamaha Crosser traz motorização bicombustível, o Blue Flex de 2ª geração monocilíndrico DOHC da Fazer 150, com injeção eletrônica, arrefecimento a ar 149,3 cm³ de capacidade, capaz de desenvolver 12,2 cavalos de potência com gasolina e 12,4 cv com etanol, a 7.500 rpm, e torque de 1,28 kgfm e 1,29 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm.

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O modelo traz o sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), que desempenha a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc, fazendo assim com que o desempenho e performance da motocicleta seja otimizado. O tanque da Crosser conta com capacidade de 12 litros.

O sistema de suspensão/amortecimento é Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível.

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A nova Yamaha XTZ 150 Crosser chegará à rede de concessionárias apenas em abril, em duas versões de acabamento: a E, que conta com partida elétrica e freios a tambor por R$ 9.050 (sem o frete), e a ED, que se diferencia do modelo de entrada pelo freio a disco na dianteira e na traseira e pelo ajuste de guidão, no valor de R$ 9.350, também sem o frete incluso, nas cores branca, laranja e cinza-grafite.

A Yamaha pretende comercializar entre 3 mil e 3,5 mil exemplares da Crosser por mês, número distante das mais de 14 mil unidades vendidas da Honda Bros 150. E com a chegada da nova trail, a marca japonês espera aumentar sua participação para cerca de 14% até o fim de 2014.

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Ficha Técnica
Motor: 4 tempos, SOHC , refrigerado a ar, 2 válvulas
Quantidade de cilindros: 1 cilindro
Cilindrada: 149 cc
Diâmetro x curso: 57.3 x 57.9 mm
Taxa de compressão: 9.56:1
Potência máxima: 12.2 cv (gas) 12.4 cv (eta) a 7.500 RPM
Torque máximo: 1,28 kgf.m a 6.000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Embreagem:     úmida, multidisco
Câmbio: 5 velocidades, engrenamento constante
Sistema de ignição: TCI
Sistema de partida: Elétrica
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Bateria: 12 V x 5 Ah
Quadro: Berço semi duplo
Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 180 mm
Suspensão traseira / curso: Braço oscilante Monoshock com link / 56,5 mm
Ângulo de cáster: 26°
Trail: 92 mm
Freio dianteiro: Disco de 230 mm de diâmetro,acionamento
Freio traseiro: Tambor de 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 90/90 – 19 M/C 52P
Pneu traseiro: 110/90 – 17 M/C 60P
Comprimento x Largura x Altura: 2.050 X 830 X 1.140 mm
Distância entre eixos: 1.350 mm
Altura do assento: 836 mm
Raio mínimo de giro: 2,1m
Altura mínima do solo: 235 mm P
Peso seco: 120 Kg
Capacidade do óleo do motor: 1,25 litros
Capacidade do tanque de combustível: 12 litros



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