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Yamaha Factor 150 consegue consumo de 79 km/l em desafio

yamaha rally de economia factor 5

A Yamaha realizou em Florianópolis (SC) o 1º Rally da Economia, uma ação que reuniu proprietários da street YBR Factor 150 para testar o consumo de combustível do modelo. O teste foi realizado em um trecho de 1 km, com obstáculos comuns encontrados nas ruas brasileiras, como buracos, lombadas, curvas e retas, com circuito plano para que a motocicleta não se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes.

O desafio tinha como objetivo premiar aquele que percorresse mais quilômetros com apenas 1 litro de gasolina. As regras eram não sair do percurso estabelecido e não desobedecer nenhuma lei de trânsito. Fora isso, os participantes poderiam escolher qual a velocidade e marcha utilizar na tentativa de se obter uma maior autonomia. Os pilotos podiam também parar para descanso ou para irem ao banheiro, por 10 minutos quantas vezes fosse necessário, com a possibilidade de desligar a motocicleta nesses intervalos. Todavia, nenhum dos participantes fez qualquer parada.

yamaha rally de economia factor 20

As motocicletas disputaram a prova em condições iguais, após serem vistoriadas pelos técnicos e mecânicos da marca, com verificação do filtro de ar, escapamento, vela e medidas dos pneus e das relações, além das calibragens dos pneus no padrão indicado no manual do proprietário e combustível do mesmo fornecedor.

“Eu fiquei surpreso com o resultado. Já sabia que a Yamaha era muito econômica, mas fazer 79 km foi uma surpresa. Eu não usei nenhuma técnica especial, só rodei suavemente, mantendo uma marcha alta, 3ª, 4ª e 5ª, e variando a velocidade entre 30 e 40 km/h”, completou o vencedor da competição, Brando Dutra de Souza.

Os cinco primeiros colocados foram premiados com um troféu da competição. Além disso, o vencedor da competição, recebeu como prêmio um capacete Shark, o seguro um boné oficial autografado pelo piloto Yamaha no MotoGP, Jorge Lorenzo, e o terceiro uma jaqueta da marca.

Confira o resultado final dos cinco primeiros colocados:

1º lugar – 79 km – 2h45min
2º lugar – 75 km – 3h00min
3º lugar – 66 km – 2h45min
4º lugar – 65 km – 2h45min
5º lugar – 64 km – 1h50min

Galeria de fotos do 1º Rally da Economia da Yamaha





  • leomix leo

    Vou ver quanto consigo na minha Biz, andando a 3040 por hora.

  • Mr Andrey

    Tenho uma fan 150 acho que faço uns 25km/l , não afrouxo o acelerador kkkkk

  • Lucas Fernando

    Nunca tive uma Factor 125, minha primeira moto foi uma Fazer 150 que mesmo andando com ela quase no limite conseguia fazer cerca de 40 KM/L, essa moto me surpreendeu com tamanha economia.

  • No_Name

    790 metros com 10 ml… 7,9 km com 100 ml… Impressionante.

  • Moisés Nunes

    Com a atualização do promot4 e a adoção de injeção eletrônica as motos que já eram mais econômicas que os carros passaram a fazer médias ainda melhores. Parabéns a yamaha. Iniciativas como essa fazem a imagem de vilã das motocicletas diminuir um pouco.

  • Wagner Lopes

    Tem vergonha não Yamaha desses “prêmios” aí…???

  • Pedro Cunha

    Pena que mesmo assim, uma yamaha de mesmo ano e cilindrada quê uma honda custe em média 20% á menos.

    • Tosca16

      Pena pra quem ? Tão caras da mesma forma, e estejam felizes que ainda se compra uma Yamaha mais barata que as porcarias da Honda.

      • Redpeak77

        Porcaria, Tosca? Nem parece você falando… que raiva da marca!

        • Tosca16

          kkkkkkkkkkkkkkk

  • amarelonãotemcota

    não esqueça capacete

  • Alvaro Guatura

    Tenho uma Crosser 150, mesmo motor porém é a versão trail da moto.
    É bastante econômica mesmo (apenas dentro da cidade, na estrada bebe como toda moto pequena), mas minhas médias ficam em cerca de 30km/l de alcool e 40km/l de gasolina

    • Deivid

      30km/l no álcool? Pra mim seria ótimo!

      • Alvaro Guatura

        Pois é, e isso andando “forte”
        Andando de leve, minha melhor média no alcool foi 39km/l

        • Pacheco

          Nossa… eu iria pro trabalho com 1 litro de alcool. Quer dizer, gastaria 5 reais por dia.

          Confesso que sua informação me deixou abalado.. KKKK

    • Licergico

      também tenho um crosser 150 minha media geral desde que comprei é 43,21 km/l . A melhor foi 48,44 a pior 39,8 . Sempre uso ‘vpower’ nela.

  • Leandro Santos

    Já pensou? Isso na vida real?

  • Tosca16

    Acho que no dia dia a que fizer 50KM/L rodando em média a uns 50/60km/h com sucessivas trocas de marchas e paradas estaria de bom tamanho…

    • Pacheco

      O problema é que em determinadas situações, todo carro fica economico.

      Por ex… a 60 km/h em avenida plana e sem paradas, minha Picasso Automatica faz 16km/l de gasolina.

      O consumo real precisa ser medido em condições reais.

      • Tosca16

        Os dados são apenas demonstrativos, em nenhum momento é dito que isso se repetirá em outras condições de uso e local; a questão é apenas ver até quanto é possível extrair quer seja de potência, quer seja de consumo como foi o caso em testes fechados .

        • Pacheco

          Exatamente, por isso não pode servir de referencia.

          • Tosca16

            Serve como parâmetro as marcas, de inovação, tecnologia e etc; neste caso é uma constatação do já conhecido por nós, que é a economia que estes motores pequenos podem alcançar, claro que na prática não faremos metade disso em condições normais de uso, mas mesmo assim não deixam de ser econômicos .

  • Wolf_Hoffman

    …o SEGURO um boné oficial autografado pelo piloto Yamaha…

  • Meu carro não faz isso nem desligado na garagem!

    • mjprio

      Kkkkk

  • Cebobina

    Já fiz 45km/L na minha Lander andando entre 60 e 70km/h num trecho de rodovia de 120km.

  • Pinheiro

    C h u p a Honda…

  • mjprio

    Nada contra motos mas ainda prefiro fazer 12 na cidade com meu Versa a economizar sentado na morte a procura da sorte

    • thiago_lacerda88 .

      é só não ser louco de moto que vc não vai morrer.. quem se lasca são sempre os que andam no “estilo motoboy”

  • Joe Yabuki

    Tenho uma CG 150 carburada e sempre faço uma média de 60Km/L na cidade, é só não torcer o cabo em cada troca de marcha.

  • Redpeak77

    Será que o ganhador estudou as curvas de torque para manter as rotações ideais?
    Aliás, ela tem conta-giros?