Yamaha MT-03 quer bater a Kawasaki Z300 a partir de R$ 18.790

19/03/2016

yamaha mt 03 2017 5

Depois da Kawasaki Z300 e da KTM Duke 390, o segmento de nakeds de entrada acaba de ganhar uma nova representante. A Yamaha anunciou no final desta semana a chegada da MT-03, nova integrante da linha MT (Master of Torque), que já conta com a MT-07, MT-09 e MT-09 Tracer. O modelo será vendido a partir da primeira quinzena de maio, com preço de R$ 18.790 na versão standard e R$ 20.790 na configuração com freios ABS.

A Yamaha MT-03 é praticamente uma versão sem carenagem da YZF-R3. De acordo com a montadora japonesa, a motocicleta é inspirada no Guepardo, “o mais rápido de todos os animais terrestres”, “com longa cauda, coluna flexível e cabeça pequena que lhe garantem estabilidade e aerodinâmica nas curvas em alta velocidade”.

O motor que equipa a naked é um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, capaz de gerar 42,01 cavalos de potência, a 10.750 rpm, e 3,02 kgfm de torque, a 9.000 rpm, com câmbio de seis marchas.

yamaha mt 03 2017 4

O conjunto inclui ainda uma ERCU de 16 bit para gerenciar o sistema de admissão, que em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão, resultando em consumo de combustível mais equilibrado e entrega de potência e torque mais expressivos.

Há ainda escapamento do tipo 2×1 com sistema de câmera de expansão para redução de ruídos e ganho na performance, suspensão dianteira com sistema de garfo telescópico, amortecedores com curso de 130mm e tubos internos com 41mm de diâmetro e traseira com amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso da roda de 125 mm.

Os freios são a disco ventilado nas duas rodas, do tipo flutuante na dianteira, com diâmetro de 298 mm e pinça de duplo pistão, e de 220 mm na traseira, com pinça de pistão único. A motocicleta é construída em um chassi em aço do tipo diamante, com peso de 166kg na versão STD e 169kg na versão com ABS. O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros.

yamaha mt 03 2017 14

Além do motor e de diversos outros componentes, a naked compartilha com a R3 as rodas de liga-leve de 17 polegadas e dez pontas, com pneus radiais tubeless, cujas medidas são de 110/70 – R17M/C 54H na dianteira, e 140/70 – R17M/C 66H na traseira.

A posição de pilotagem da Yamaha é diferenciada, com assento a 780mm do solo e guidão em posição mais ereta e relaxada, posicionado 19 mm mais perto do piloto e 39 mm mais alto em relação a R3.

A MT-03 conta com painel iluminado em LED, shift light que indica o momento da troca de marchas, que pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente, strobe ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. O display de LCD indica ainda a velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e dois parciais, momento da troca de óleo, autonomia e o consumo médio e instantâneo.

O novo modelo será produzido em Manaus (AM) nas cores Matt Silver (prata fosco e azul), Red Metallic (vermelha e laranja) e Black Metallic (preta).

Galeria de fotos da Yamaha MT-03









  • rafael

    Essa lanterna empobreceu bastante a moto… deixou a moto com visual daquelas da linha de entrada 150cc… mas no resto tá legal

    • The Monster Man

      Iria falar isso, parece aquelas Daelin do inicio dos ano 2000.

  • Alvaro Guatura

    As motos da Yamaha atuais (praticamente todas), na minha opinião, estão um passo além da Honda.
    Falta o mercado responder, vamos ver as vendas.

    • Wagner Lopes

      Nos preços que estão chegando não vai responder nunca…

      • Martini Stripes

        Deu uma olhada quanto custa uma Twister, Fazer (tbm yamaha) ou Duke 200?

        • Pedro Cunha

          Twister e Fazer com a metade da potência e Duke 200 com uma diminuta rede autorizada e quase 0 de marketing.

          • Martini Stripes

            Estamos falando de preço. Não?
            Colega meu conseguiu 14.100 na fazer com 2.000 de seguro, a Duke saiu 15.100 com 750 de seguro. Preciso nem falar com qual ele ficou né…

        • Wagner Lopes

          Certo, estão todas muito caras mas não é porque custa significa que vale entendeu a diferença? Se agente aceitar a pagar o custo pedido vai passar a valer…

          • Martini Stripes

            Então cara, essa conversa não existe. O mundo inteiro faz conta em dólar, e o preço de um produto é definido por custo+lucro. Se a demanda for grande eu subo, se não for suficiente, eu páro de vender. Esquece essa história de que se ninguém comprar carro zero o preço vai cair. Se fizerem isso as vendas caem, gera desemprego, as vendas caem mais, e a montadora vai embora.
            Vc vive numa sociedade capitalista, venda de caridade só de pai pra filho, e olhe lá.

            • Wagner Lopes

              Com esse papo você certamente deve ser funcionário de montadora. Eu consigo enxergar outros caminhos além do “carro zero” OK? Um deles é o mercado de usados no qual estou a vários anos exatamente por não aceitar pagar o preço pedido por nossas carrocinhas e motoquinhas de brinquedo…

              • Martini Stripes

                ahhaaah
                Não cara, não sou funcionário de montadora. É uma questão produtiva e puramente capitalista. Eu sei o que vc quer dizer, sempre tive usado e da ultima vez peguei um zero pq a planilha dizia que valia mais a pena, apesar de parecer absurdo, mas valia.
                Sem ofensas, estude um pouco mais sobre o capitalismo e o sistema produtivo que vc vai entender.
                Abraço

    • Pedro Cunha

      Exceção das Factor, no resto concordo.
      Falta agora levar esse motor ás Trail(Lander e Teneré).

    • V12 for life

      O problema não é a qualidade do produto que é reconhecida como melhor pelo mercado, mas olha a linha de baixa cilindrada de ambas a Cripton existe em versão unica, aora olha a linha Honda, Pop, Lead, Biz 100, Biz 125, fica difícil para a Yamaha, e a linha CG da o mesmo banho na linha Factor/Fazer, se a Yamaha marcar em cima como faz lá fora rouba no minimo metade das vendas da Honda mas pra isso precisa de umas 15 motos de até 150cc.

  • vi.22

    Nessa categoria a duke 390 e imbatível… Melhor peso/potencia e um visual bastante agressivo….

    • pedro acioli

      Se ela realmente fosse uma KTM…

      • vi.22

        Ela tem tudo dignimo de uma ktm…
        Rodas.. Freios… Painel… Guidao… Chassi trelissa… Otimo Acabamento… Motor potente… Ciclistica bem trabalhada.
        Ja tive r1… R6… Ninja 900… Cb 300.. Fazer 250… Warrior 1700… Falcon 400… Sem duvidas e uma das mais prazerosas de pilotar…

        • pedro acioli

          Não é a toa que a reputação da KTM na Espanha foi destruída por causa da 390 e da 200…

  • Waldemir Muniz

    Coitada da nova twister.

    • Tosca16

      O quê ? Não são concorrentes, para ela basta a velhinha YS 250 Fazer …

  • Tosca16

    Yamaha tem condições de ser líder nestas categorias, falta algora investir em uma custom pequena; será que um dia teremos uma nova Virago ? Seria líder novamente com folgas …

    • visanpai

      Também sinto falta de uma concorrente nas 500cc, principalmente na versão X.

  • Wagner Lopes

    Seria a provável substituta para minha querida Next 250 mas não consigo enxergar 10K a mais de moto por esse preço…acho que vou esperar um preço menor nas usadas.

  • Raone

    Por esse preço, minha cb500f ainda é melhor escolha!

    • André Maia

      Eu tbm iria de cb500

    • Roberto Souza

      Acho a CB500f mais simples em termos de acabamento. Sem contar que a MT03 é mais leve, tem quase a mesma potência da moto da Honda e é R$ 3 mil mais barata.

  • ####Carlao GTS

    A Yamaha? nem liga pros meus sentimentos …

  • Pedro Cunha

    Em bom português, significa:
    “Adeus CB twister!”
    Honda jogou na lama um nome que foi sinônimo de confiabilidade e desempenho.
    Ao lançar a “sucessora” da CB300 a honda facilitou a vida da Yamaha com sua Fazer que além de mais bonita, é mais confiável e tem desempenho superior.

    • Artur

      Se ambas fossem concorrentes…
      Quem concorre com a Twister na Yamaha é a Fazer 250.
      A Honda vai lançar a CB300F para concorrer com a MT03.

  • Guest

    Só uma questão de nome mas, eu gostava da MT03 antiga (motor da XT660). Embora eu goste mais de BigTrails, acho uma pena não ter vingado aqui como na Europa (bateu com a febre dos 4 cilindros da hornet e o marketing foi muito fraco também)

    Mas também gostei dessa “nova MT03”, mas se fosse pra escolher, eu iria de Z300

  • Valdemir Souza

    Bom produto, mas o preço tá muito próximo da CB 500 que é uma moto superior.

  • Susano The Great Warrior

    uma dúvida grande entre MT-03, Duke 390, Z300…complicado do 0km é que ou essas nakeds ou mais cerca de 8,9 mil reais pra pegar uma 600cc..

  • Rafael Ribeiro

    “opção de escapamento que reduz o ruido e ganha em perfomance”. Ai o desgraçado bota aquelas ponteiras boca 8 ou maior fazendo um barulho desgraçado e ensurdecendo todos que estão ao redor.

  • Rafael Caponi

    defeito fatal: feia.

  • Rafael Caponi

    feia