Tecnologia

ZF anunciou o desenvolvido do câmbio 8HP com motor elétrico

zf-8hp

Um dos mais tradicionais fabricantes de transmissões e componentes automotivos, a ZF anunciou em Frankfurt o desenvolvimento de uma versão híbrida para seu câmbio automático 8HP, o mesmo que equipa uma variedade de carros em todo o mundo.

A ZF 8HP híbrida passará a adotar um motor elétrico integrado à caixa, que poderá prover tração ao veículo em velocidades altas, assim como ajudar na redução de consumo, que dependendo do tamanho da bateria, pode chegar a 70% de economia.

No lugar do conversor de torque, a ZF instalou um motor elétrico de 112 cv e 25,5 kgfm. Com o mesmo tamanho, ele se converte em gerador para alimentar as baterias em desacelerações e frenagens, assim como propulsor até 120 km/h e por até 31 km. A empresa pretende estrear a nova caixa no próximo BMW X5 xDrive40e.





  • Bartolomeu

    Essa caixa 8HP ja foi projetada para ser configurada ou com conversor de torque, ou com embreagem banhada a oleo para trocas rapidas, ou com motor elétrico para melhoria do consumo, modelo da reportagem.

  • Paulo Bianchini

    Erros de português, vídeo errado na matéria. Muito bem NA!!

  • BillyTheKid

    Aquele momento em que você percebe que uma caixa de transmissão sozinha tem mais potência e torque que o motor do seu carro…

    A ideia parece muito interessante. Possivelmente é usando esse câmbio (ou versões similares) que a BMW planeja alcançar seu objetivo de ter todos os modelos da sua line-up como parcial ou totalmente elétricos nos próximos 10 anos.

    • Franco da Silva

      Ahaha! É…
      Mas é uma ótima ideia. Vários modelos podem adotar essa caixa/motor e dispensar o resto.

      • BillyTheKid

        Quando você diz “dispensar o resto”, se refere ao motor a combustão também, tornando o carro efetivamente 100% elétrico?

        Se sim, acredito que até seja possível, mas não se valeria a pena. A maioria (todos?) dos carros 100% elétricos possuem uma transmissão de relação fixa com 1 marcha só (incluindo o Model S, que atinge 255km/h!). Com isso há menos peças de desgaste, custo menor, menos peso e maior eficiência.

        • Marcos Medeiros

          Muito bem colocado, o motor elétrico tem torque máximo quase instantâneo enquanto que os motores movidos a combustão precisam das marchas para ajudar a desenvolver o torque enquanto. É por essa caracteristica que é mais vantajoso não ter um cambio de várias marchas pois você diminui o número de peças em um carro, o que diminui o custo de produção e de manutenção e por ai vai…

  • Jackson A

    ZF sendo ZF.

  • V12 for life

    Sem o conversor de torque e economizando 70% de energia, realmente interessante como está evoluindo rápido a área dos elétricos, a Porsche com o novo conceito já conseguiu reduzir a recarga para o tempo de uma parada media em um posto, agora sim passo a acreditar que os elétricos serão inevitáveis.

  • FocusMan

    E os carros ficando cada vez mais chatos…

    • Lu RS

      Tenho que concordar……..kakakakaka

    • radiobrasil

      Pra quem gosta de “pilotar” concordo. Pra quem só quer conforto e menos trabalho estão ficando melhores. Eu sou daqueles q preferiria sentar e deixar o carro guiar sozinho… rss

      • 1945_DE

        É isso ai. Eu gosto de pilotar, então eu nunca foi comprar um carro com um câmbio deste. Vou dar preferencia sempre para um esportivo de cambio manual. Tem opção de carro para todo tipo de motorista. Cada um compra o seu.

      • FocusMan

        Então seu sonho na verdade é um transporte público de qualidade?

        • radiobrasil

          Não, o transporte público não me leva na hora, na porta de onde eu precisar, na hora que eu quiser e com privacidade.
          O que eu busco é o conforto de sala de casa no carro, então um carro que filtre muito bem as imperfeições de nossas ruas, com um banco confortável como o sofa da dala, com um bom ar condicionado automático, silencioso e o mínimo de esforço… por isso escolhi um sedan grande automático.

          • FocusMan

            Hummm… Entendi.

          • Daniel

            TAXI?

            • “…e com privacidade.”
              Está escrito no texto dele.

              • Daniel

                poe um cabresto e abafador de ouvido no taxista! :)

                • Hahah… Boa… Pior é correr porque está atrasado para um compromisso, ir de táxi justamente porque outras formas de transporte público não daria tempo de chegar e o cara querer conversar!

  • Pipo pipo

    Ajuda por favor:
    Os carros ficarão mais econômicos?
    Terão melhor desempenho?
    Não entendi na prática os benefícios desta evolução para os simples motoristas.

    • Edson Fernandes

      Exatamente ambos.

      A caixa terá um mtoor que irá trabalhar melhor as marchas sem “cobrar” do motor para realizar as atividades. Então se há um motor que consiga “decodificar” o que irá passar para as rodas, isso é muito bom.

      Como a ideia é dar auxilio em altas rotações e também no rodar de um transito, vc economiza combustivel do motor que por sí só movimenta o carro e faz ter maior eficiencia no uso do cambio.

  • Louis

    Então o carro que adotar este cambio se torna automaticamente híbrido?
    Parece sensacional.

  • 1945_DE

    Se o motor elétrico substituiu o conversor de torque, este câmbio não é mais automático. Vai precisar de algum dispositivo para troca de marcha, ai deve entrar um embreagem, seja a seco ou a banho de óleo. Ou o motor elétrico vai transmitir o torque do motor a combustão através de campo magnético para o câmbio? Se colocar uma embreagem na frente do motor elétrico, vira cambio automatizado. Isso tudo já existe hoje nos carros híbridos. Não é tecnologia nova.

  • afonso200

    legal essa ideia, nunca tinha pensando em alguem fazer isso

  • GPE

    A ZF mitou em último nível!



Send this to friend