Brasil China História Montadoras/Fábricas Zotye

Zotye, a história da chinesa que está chegando ao Brasil

zotye-z200-oficial-1

Zotye T200

Em 14 de janeiro de 2005, o grupo chinês Zotye Holding criou uma divisão de automóveis, chamada Zotye Auto. A empresa foi fundada em Yongkang, província de Zhejiang. Anteriormente, a companhia exportava peças automotivas.

No ano seguinte, a Zotye lança seu primeiro carro, o utilitário esportivo RX6400, um clone do Daihatsu Terios dos anos 90. O modelo foi rebatizado de 2008 e em seguida de Nomad. Hoje é conhecido como T200 Hunter. A exportação começou em 2008. No ano seguinte, surge a minivan M300, que nada mais é do que o Fiat Multipla.

zotye-m300

Zotye M300

O modelo havia sido descontinuado na Itália e um acordo teria sido feito com a montadora italiana para que tanto este quanto o Lancia Libra fossem fabricados na China. Inclusive o ferramental para tal foi adquirido. No entanto, de acordo com a Fiat, o contrato vencera em 2007, pois a empresa de Turim estava negociando com a Chery.

Paralelamente, a Zotye estava aumentando sua capacidade industrial com a aquisição da Jiangnan, que fabrica uma versão do Suzuki Alto dos anos 80 e tinha então o carro mais barato da China. Acredita-se que o modelo, rebatizado de TT, tenha sido o mais em conta do mundo, custando até menos que o Tata Nano ou uma Honda Titan.

jiangnan-tt

Jiangnan TT

A empresa NewDadi, que faz veículos comerciais leves, também foi adquirida pela Zotye. Em 2013, a montadora chinesa passou a produzir a versão mais atual do Suzuki Auto, rebatizando-a de Z100 Logic. A partir daí, a marca começou a identificar seus automóveis com a letra Z e os utilitários esportivos com T.

A empresa também começou a fazer cópias modificadas dos modelos Palio e Siena, os chamados Zotye Z200, que acabaram chegando ao mercado uruguaio, por exemplo. A empresa se aproveitou da política de patentes do governo e passou a produzir versões locais de carros da Toyota, como o Z300, alegadamente um Toyota Allion (Corolla).

zotye-z200-uruguai-lancamento-1

Zotye Z200

Além de Fiat, Suzuki e Toyota, mais recentemente, a Zotye passou a copiar os estilos de carros do grupo Volkswagen, no caso da própria marca alemã, Audi e Porsche. O T500, por exemplo, foi inspirado Tiguan. O T600 no Touareg.

Já os SR7 e SR8 são semelhantes aos Q3 e Macan. O recém-apresentado X7 é quase um similar do conceito CrossBlue. O Z700 tem aspecto e acabamento interno igual ao do Audi A6. Hoje, a Zotye é uma das maiores fabricantes independentes de carros da China, tendo capital privado. A empresa também aposta em carros elétricos.

zotye-es-2

Zotye Z100 e T200 no Brasil

Brasil

Em 2014, um representante da Zotye anunciou a chegada da marca chinesa ao Brasil. O plano da marca é fabricar no país os modelos Z100 Logic e T200 Hunter. Logo depois, a empresa começou a negociar com a TAC Motors e acabou por adquirir a operação da marca catarinense, já estabelecida no Ceará.

zotye-goias-1

Zotye em Goianésia

A partir de então, a Zotye passou a negociar com os estados do Ceará e Goiás para construção de uma planta, pois a TAC não tem condições de fazer os carros pretendidos. Ainda sem vender nenhum carro, mesmo importado, a empresa fechou com Goianésia/GO, onde terá fabricação de carros comuns e elétricos, no caso o E200.

zotye-fabrica

Visual da fábrica da Zotye no Brasil

Além destes, a importação dos modelos Z300 e T500 foi confirmada. A fábrica terá capacidade para 20.000 carros por ano e vai gerar 700 empregos. Com investimento de R$ 150 milhões, a planta começará a funcionar em 2018.





  • mjprio

    Que confusão. A Zotye copia carros de todo mundo!

    • Zé Mundico

      Até aí, tudo bem. A tecnologia é a mesma, muda apenas o design. O problema é não desenvolver soluções próprias nem ter presença tecnológica.

      • Rbs

        Mas eles estão caminhando para frente e la eles se encontram.

  • TijucaBH

    Todo mundo aqui reclama dos preços dos carros, agora terão uma marca com preços jutos.

    • leandro

      Isso eu duvido que vá acontecer, nossa única e última esperança é o governo perder na OMC o processo envolvendo o super IPI dos importados

      • Eduardo Brito

        E eu duvido que a OMC vá fazer alguma coisa, pois esse super IPI só vai ate o final de 2017 e o Brasil não deve continuar com esse imposto.

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Papai noel teve la em casa em Dezembro passado.
          Com o Estado quebrado e a taxa de desemprego alta, acho difícil tirarem um imposto tão lucrativo e tão protetor da indústria nacional.

          • Eduardo Brito

            Acho que tira por causa do processo da OMC e por esse governo Temer querer fazer acordo comercial com outros países. Quem vai querer fazer acordo com país que tá sofrendo processo da OMC por protecionismo?

    • Mas também reclamam da qualidade. Teremos?
      E o que seria preço justo? É complicado isso. Preço justo é o que posso pagar? Então provavelmente o preço justo varia de pessoa para pessoa, mesmo as que recebem o mesmo salário. E esse preço justo cobriria o custo de produção? Todo mundo quer carros equipados, seguros e eficientes por 10 mil reais. Seria possível isso?

  • Tomtilt

    O Z100, que nada mais é do que uma cópia levemente modificada do Suzuki Alto de sétima geração, deveria custar aqui no máximo 25 mil e o Daihatsu Terios 1997, vulgo T200, estourando, 40k, e ambos já completos, sem nenhum opcional. Só assim para valerem a pena minimamente.

  • Newton Freitas

    A Zotye não copiou no caso do Palio/Siena e Multipla, ela tinha a licença para fabricar os carros.

    • ricmoriah

      Consta a informação no texto sobre o acordo ter vencido em 2007. De qualquer forma, os Z200 não são mais vendidos na China, apenas o M/E 300, o Multipla, que foi incluído no acordo original. O Lybra mal chegou ao mercado chinês.

    • No caso do Z200 sedã, o modelo utilizado como referência foi o Fiat Albea e não o FIat Siena.

      • Newton Freitas

        Fiat albea é derivado do siena, têm porta malas maior e o visual da traseira diferente do modelo sul-americano

  • Diogo Oliveira

    Poxa acho que vou virar designer da Zotye, já que eles não tem criatividade pra lançar os próprios carros…

  • tjbuenf

    Ainda vai começar a fabricar em 2018 um carro que foi vendido na década de 90. Daqui a pouco não vende, lamenta, e fica falando de governo, impostos, etc. Já passou a época desse carro do Jaspion, Zotye. Se liga !!!

  • Zé Mundico

    Sei não mas eu acho que o Brasil está se tornando o maior cemitério de montadoras chinesas,

  • Louis

    O T200 é cópia do Daihatsu, ou é a mesma tecnologia com produção autorizada ? Fiquei confuso.

  • Franco da Silva

    A única chance para uma dessas chinesas fazer sucesso é conseguir emplacar algo que as “nacionais” não tem, como um elétrico.

    • Sigo nessa mesma linha. Ou um player que mostre seu valor ao longo dos anos. Mas elas querem concorrer com Gol, Onix, HB20, Sandero… No “quintal” delas?

    • Tosoobservando

      eu acredito mais em Suvs baratos ou pick-ups, carros utilitarios na faixa da ja sepultada Kombi, na China sao os “nichos” que elas dominam.

  • Mumm Rá

    Em relação ás cópias dos outros modelos isso é ” chato ” e a Zotye deveria contratar designs ( de preferência que já tenham trabalhado em outras montadoras ) ou comprar alguma escola de design mas apesar disso parabéns para Zotye por investir em nosso mercado ( embora turbulento e dominado por um misto de cartel automobilístico/desgoverno ) e espero que vingue dessa vez e tenha sucesso em nosso mercado

  • fbl

    Dézaini envolvente!!!!!

  • zekinha71

    Se a pessoa entrar distraída em uma ccs da Zotye, vai achar que entrou em uma multi marcas, é cópia de tudo quanto é marca.

    • CanalhaRS

      Huahuahuahua!!!! Perfeito!

  • Ubiratã Muniz Silva

    Curiosamente o Multipla chinês ficou BEM melhor que o original (digamos que até aceitável).

  • Tosoobservando

    Eu preferiria que fosse a Geely ou a GWM Haval, mas se estes Zotyes vierem realmente baratos, pode ser que vingue. So nao me façam a cagada que a Chery ta fazendo ta bom.

  • Nitrous

    Do jeito que o Brasileiro gosta do paliosauro, esse Z200 teria mercado. Se vier com uma copia do Fire 1.0 então..



Send this to friend