Montadoras/Fábricas Zotye

Zotye: Ceará e Goiás disputam fábrica da marca chinesa

zotye-fabrica-1

A Zotye mantém seus planos de construir uma fábrica no Brasil. Após a aquisição da TAC Motors, cuja fábrica está instalada no Ceará, a empresa parte para o projeto de uma instalação mais capaz para fabricar seus modelos.

Há algum tempo, a Zotye negocia com incentivos com o governo cearense, a fim de instalar a planta no complexo portuário de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. No entanto, a empresa também espera bons resultados de negociação semelhante em Goiás, cuja cidade de Goianésia estaria na mira da montadora.

zotye-br-1

Por enquanto, o que se conhece de proposta da fábrica da Zotye é relativa ao investimento no Ceará. A ideia é construir uma planta de 200.000 m2 com capacidade para 20.000 veículos/ano, montados em CKD. Isto geraria entre 500 e 600 empregos.

Mas, o projeto contempla expansão até 100.000/ano e o porto de Pecém se torna vantajoso para exportação aos países vizinhos. Nessa fase, a Zotye teria 2.500 empregados diretos. Inicialmente, a intenção é fabricar os modelos Z100 Logic e T200 Hunter, além do elétrico E200, que poderá ainda ganhar uma rede de eletropostos na região.

zotye-br-2

Inicialmente serão investidos R$ 200 milhões e o processo de nacionalização deve atingir 60% após cinco anos de operação. A expectativa é de início da montagem em CKD ocorra no primeiro semestre de 2017, enquanto o processo fabril se iniciaria no mesmo período de 2018. A Zotye aguarda proposta do governo para incentivos fiscais e outros benefícios para viabilizar o empreendimento.

zotye-e30-4

Voltando aos produtos, o Z100 1.0 custaria em torno de R$ 35 mil, enquanto o T200 1.5 sairia por R$ 50 mil. A sensação, no entanto, seria o elétrico E200 com valores entre R$ 40 mil e R$ 45 mil, o que seria altamente competitivo, já que o veículo de dois lugares teria autonomia de 220 km e máxima de 120 km/h.

Além desses, a Zotye divulga nas redes sociais que o crossover T500 (semelhante ao Tiguan) e agora o T600 (parecido com o Touareg), estão programados para chegar também ao mercado brasileiro.

[Fonte: O Povo/Prefeitura de Goianésia/Zotye via Facebook]

Agradecimentos ao Franco Frattini.





  • Eduardo Brito

    Acredito que para o Brasil, Goias seria melhor, pois esta na posição central do país. Mas ja que a Zotye quer exportar seus carros, Ceará é melhor.

    • invalid_pilot

      Os carros vão vir em CKD – Goiás seria desvantajoso em logística ao meu ver

    • Alligator

      Eu já mais pensaria em ter uma industria a uma distancia maior do que 500km da costa Brasileira

      • Marco Antônio

        A menos que seja para o consumo local. O norte do país sofre com pensamentos litorâneos.

        • th!nk.t4nk

          É, estão menosprezando o consumo interno. Potencial tem.

      • CharlesAle

        Acho que 500 ainda é muito, 300 e olhe lá. O cenário ideal para instalar uma fábrica dessas é proximidade com portos,Infra- estrutura pronta(rodovias em boas condições, oferta plena de energia elétrica, água).estar muito próximo de forte mercado consumidor, boa oferta de mão de obra qualificada etc. O fato é que o custos logísticos tem aumentado muito ultimamente, não dá para ficar longe do cliente e fornecedores só para ter, por exemplo, um custo menor de mão de obra.Pois as outras despesas cobrem essa vantagem com folga(economiza por um lado, e tem gasto maior por outro)..

  • meneghelli1972

    Vejo que os chineses continuam com interesse de investir no país, mas com esse desgoverno tem que ter muita loucura pra aplicar dinheiro aqui.

    • Marco Antônio

      comunistas se ajudando.!

  • invalid_pilot

    Coragem dos Chinas em fazerem planos nesse momento total de incerteza política

    No mais que gerem empregos e não tenham problemas de sindicato como a Chery

    • Raimundo A.

      Coragem de quem compra esses veículos, pois ela só vende e pretende fazer porque há comprador, além das leis de segurança aqui serem fracas.

      Observe que mesmo vindo em CKD, o preço seria competitivo porque a matriz faz com preço muito baixo apesar do câmbio péssimo. Quero ver é nacionalizando o produto com o custo elevado daqui que na teoria manteria preço razoável devido as isenções tributárias e outros benefícios que permitem esse patamar de investimento.

      Alguns fabricantes reclamam que apenas um face-lift de produto demanda investimento que alguns asiáticos prometem para nacionalizar. Bem, se alguns desses asiáticos copiam o design de marcas consagradas fazendo ajustes pontuais, economizam muito no desenvolvimento de criação ou atualização visual.

  • Waldemir Muniz

    Acredito que acabará ficando aqui em sobral mesmo.

  • Vi Vendo

    Z100 por R$ 35.000 ?? Aqui na minha cidade,consegui o VW up 4 portas completo,por R$ 36.900 !!

  • Wagner

    Eu quero um elétrico!

    • meneghelli1972

      Um elétrico por 40 mil até que parece interessante, no uso do dia a dia e para pequenas viagens me atenderia perfeitamente.

  • Tosoobservando

    Zotye traga este carro abaixo dos 60 mil que vai vender igual pao quente.

    • Zé Mundico

      Abaixo de 60 mil deve vir pelado sem itens de segurança, sem inovações tecnológicas, sem itens de conveniência, sem motorização decente, sem câmbio ajustado…..será que valeria mesmo a pena?

      • Tosoobservando

        Kra é carro chines, por regra ele nao pode vir sem estes itens.

        • Edson Fernandes

          Se ele vier ele tbm será mais caro.É chines mas não é milagreiro…rs

          • Tosoobservando

            Mais que isso e nao vao vender nada.

  • tjbuenf

    Não vejo muito futuro nesse T200.

    A questão do elétrico é ter ponto de recarga. Fico pensando onde poderia recarregar a batria dele. Em casa eu precisaria de uma extensão de 50m, isso se conseguir parar numa vaga perto do ap.

  • ViniCarvalho77

    Se estão planejando o z100 por R$ 35 mil, melhor nem começar a fábrica. Vai vender menos ainda que a Chery com o Celer… Vão perder mais uma boa oportunidade!

  • Zé Mundico

    Toda montadora quando vai se instalar num país escolhe 2 ou mais estados para fazer joguinho de interesses e causar aquele clima de disputa na base do “quem dá mais”. Isso é mais velho do que andar para frente. A Zotye deve ter seus objetivos definidos e acho que para exportação o Ceará tem a posição geográfica adequada, tanto para a África como para a América Central.

  • Louis

    Furada Zotye!!! Melhor construir a planta no Mexico ou Argentina, isso aqui não tem futuro, não.

    • CignusRJ

      Não concordo.
      Se o Foro de São Paulo sair do poder, se for desmantelado o projeto de poder e de roubo do PT, aí te digo, o Brasil estará mil vezes melhor que hoje, não digo que será uma maravilha mas ao menos teremos uma coisa, esperança de melhora.

      “A esperança só existe enquanto houver credulidade.” Ovídio poeta Romano

  • Marco Antônio

    Sabe identificar ironia não ?. Volta pra prancheta que deu defeito essa ai.! ¬¬

    • Raul Cotrim de Mattos

      É q a boçalidade está tão a flor da pele no momento que não da para saber se é verdade ou mentira…

      • Marco Antônio

        kkkkkkk De boa zé.! falhei em não colocar o “ironic mode on”

  • Murilo Soares de O. Filho

    China…tô fora…

  • Mumm Rá

    Que bom mais uma empresa automobilistica no Brasil ( mesmo que chinesa )

    Somente espero que não faça mais “cópias ” de outros carros

    • Tosoobservando

      Imagina copiarem Uno, Palio , Gol kkk pior que ja existe la na china por essa marca.. mas é feito sob licença da Fiat.

      • Mumm Rá

        Sim eu sei que a Zotye fabrica sob licença da FIAT esses carros inclusive existia a possibilidade da Zotye fabricar esses Palios no Uruguai

        Estou me referindo á cópia da Porsche entre outros

        Já havia comentado que a Zotye não precisava disso porque além de possuir a licença do Daihatsu Terios e dos Toyotoa Corolla ( vários de seus sedans são baseados nesse ) e por isso que disse para ela não copiar mais

        Entendeu ?

      • Edson Fernandes

        Te falo uma coisa….

        Esse “Palio” da Zotye tem um interior infinitamente melhor resolvido. E ainda conseguiram “resolver” o problema da saida de ar!

        E ainda dá para colocar a desejada “central” que muitos gostam.

        http://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/palio-e-siena-ja-saem-da-fabrica-da-zotye-na-china-4.jpg

        • Tosoobservando

          É ate a manopla do cambio é melhor.

  • Empresinha mixuruca. Só postam noticias fakes no facebook.

  • Redpeak77

    Meio off-topic, mas fico curioso em saber a origem desses nomes esquisitos das montadoras chinas… Zotye, Chana, Rely, Chery, etc.
    No geral, as empresas são abreviaturas (GM, FIAT, etc.) ou sobrenomes dos fundadores (Ford, Honda, Peugeot, Suzuki, Daimler, etc.), ou algum significado da língua de origem (VW).
    O que seria ZOTYE? “Carros confiáveis e baratos para o povo” em chinês?

  • Marco Antônio

    kkkkkk Foi mal. Deveria ter colocado a famosa “indicação clara da intenção do autor”, conhecida como IRONIC MODE ON



Send this to friend