Comprando e Vendendo Honda Mercado Sedãs Toyota

6.377 unidades: Honda Civic bate recordes de venda em setembro e chuta o traseiro do Corolla

honda-civic-2009-brasil 6.377 unidades: Honda Civic bate recordes de venda em setembro e chuta o traseiro do Corolla







O Toyota Corolla conseguiu passar o Civic no mês de agosto, e então parecia que as coisas iam mudar neste segmento dos sedãs médios, mas como o email de nosso leitor Roberto ressaltou, as coisas voltaram a ser como antes nesse mês passado de setembro.

A Honda deu uma explicação plausível para os resultados do mês de agosto, e parece que ela estava mesmo dizendo toda a verdade, afirmando que os motivos de faltar unidades do carro pra vender naquele mês foram os ajustes para a produção do novo Fit.

Passando esses tais ajustes, as vendas do Civic voltaram a atingir níveis ótimos, chegando a 6.377 unidades em setembro, um recorde desde que o modelo foi lançado. O Corolla também teve uma venda boa, mas ficou em apenas 4.562 unidades, quase 2.000 atrás do rival.

Depois vem os outros sedãs, mas a quilômetros de distância dos japoneses: Chevrolet Vectra com 2.206 unidades, Citroen C4 Pallas com 1.340 unidades, Ford Fusion com 1.194 unidades, Renault Megane com 960 unidades, Nissan Sentra com 512 unidades, Peugeot 307 sedã com também 512 unidades, Jetta com 402 unidades e Bora com 344 carros vendidos.

O Fiat Linea vendeu 58 unidades, e suas vendas pra valer começam agora em outubro. E antes que comece a sessão de xingamentos ao NA, por falar que o Civic chutou o traseiro do Corolla, lembrem-se de que para nós não faz a mínima diferença qual carro vende mais. O que estamos aqui fazendo é trazendo notícias com imparcialidade. Briga de montadora deixemos para elas próprias.

O Civic é melhor que o Corolla? Em alguns aspectos sim, em outros não. A lição que tiramos aqui é que no Brasil, carro se vende pela aparência. O Civic aparece mais do que o Corolla. Chama mais a atenção. Deixa o pseudo-classe-média-alta todo cheio de orgulho. É isso que vende.

[Fonte: Revista Carro]



  • xande1998

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:
    e dale Civic..!!!!!

  • cotonete

    O Corolla se renovou, mudou sua apraencia para melhor, parece que acordou e mudou suas linhas retas e contínuas. Só fico imaginando como será a nova geração do Civic, pois esse já revolucionou tanto, que o próximo ou será convencional como o antecessor, ou será a revoluação da revolução!

  • Filipe Augustus

    “O Fiat Linea vendeu 58 unidades, e suas vendas pra valer começam agora em outubro. E antes que comece a sessão de xingamentos ao NA, por falar que o Civic chutou o traseiro do Corolla, lembrem-se de que para nós não faz a mínima diferença qual carro vende mais. O que estamos aqui fazendo é trazendo notícias com imparcialidade. Briga de montadora deixemos para elas próprias.”

    Concordo plenamente com o Texto!!!

    Mais agora falando do Civic e do Corolla
    Essa briga é velha….em minha opinião já se tornaram mais que rivais e sim arquiinimigo!!!!
    Porem a combinação perfeita seria!!!!
    O desenho do Civic com o Interior do Corolla.
    E falando do Civic está fazendo falta duas versões!!!!
    O Coupe que deveria vir importado e o Hatch deveria ser fabricado aqui!!!!

  • macarrone

    Vamos aguardar as vendas do Línea….Acho que o Corolla vai perder terreno pro Línea, mas o Civic….acho que não, pelo menos até subirem os preços em função do City…é isso! :banana:

  • JDFortuna

    Acho que todos gostam de certa maneira o Civic, inclusive quem compra o Corolla, mas ficar babando o carro só faz que seja mais caro. A Honda não vai dar de graça pq gostamos. Vai encarecer, como até mesmo já acenou com a vinda do City.

    Acho que vale a pena ser comedido ao elogiar algo caro. Principalmente quando algo NÃO É pra ser caro.

    É como ir num mercado e ficar falando alto o que está barato. Se está muito barato, compra, mas não alardeie! Preço baixo nem sempre é promoção!

  • LFSP2

    “Deixa o pseudo-classe-média-alta todo cheio de orgulho.”
    Essa frase resume exatamente o que penso, nos EUA, Civic é carro de POBRE ou de CLASSE MÉDIA BAIXA!
    Corolla idem, mas nos mercados emergentes inssitem em vendê-los como produtos de alto luxoo.
    O Civic EXS custa mais de 80 mil e vem sem ESP e só com dois airbags.
    Quem acha que esses carros são iguais aos similare snorte-amaericanos está enganado.
    Nos EUA, Corolla tem suspensão multilink, aqui, eixo de torção.
    Ou seja, essa briga entre os ois só serve mesmo para enganar os pseudo-classe-média alta.

  • helmygalindo

    Por isso que eu digo que o Civic não vai aumentar de preço….

  • jnr_ferrari

    :banana: :banana: Não tem nem o que falar direito… o Civic é o carro ! muito mais bonito que o Corolla que após a reestilização tentaram fazer uma frente que lembra de muito longe o civic.. Nunca vi tanto civic na rua que nem ultimamente… ta pior que fusca… quem dera eu tivesse um também para me juntar a massa!! mas em se tratando do carro… meu é muito bom o Civic… moderno, ágil, não é tão grande quanto parece, apesar do motor 1.8 ele anda muito, eu ja tive a oportunidade de ficar com um durante uma semana… é carro de verdade,, tem bastante espaço… e nao vou nem falar do design do painel que é um show a parte… Atenção Toyota: Precisa melhorar muito o corolla pra tomar as vendas do Civic, mas voces são capazes… o Camry é um belo exemplo! :banana:

  • MarceloAmorim

    Vender mais pra mim nao é sinonimo de superioridade.

  • Tteurafa

    Dá-lhe Civic, eu quero um linea para saber se presta, mas se não existisse ele eu daria meu dinheiro no Civic.

  • luky

    Enquanto a Chevrolet não aprender a equipar decentemente o Vectra, o que inclui AIRBAG e ABS de série, além de colocar um motor decente… não vai sair nunca da 3ª posição.

    Considero a Volkswagen é maior viajona de todas… quer concorrer no mesmo segmento, com o mesmo carro, mas em 2 gerações dele!!!

    Bastaria eliminar o Bora e adequar o preço do Jetta pra uns 68.000,00, que ele seria um sucesso de vendas, ainda mais com o excelente motor de 170cv´s.

  • Jango

    Só no Brasil mesmo pra esse Vectra vender 4x mais que o Sentra.

  • Rodrigo joi

    O civic é um fenomeno de vendas …. :eyess:

    Bom, pelo menos um carro de verdade entre os 10 mais vendidos…. :tong:

  • eduardocarrilho

    Disputa CIVIC X COROLLA, na minha opinião são estas horas que ter dinheiro daria uma baita dor de cabeça…uma dor de cabeça boa, muito boa, mas que daria, daria!!! Vi e entrei em vários CIVIC , não cheguei a dirigir um mas quem já o fez diz é phoda (o Si então é do caralhiou.)E este fim de semana tive contato com um Corolla de perto. Putz sem noção é um baita carrão.O painel dele é algo fora do comum em beleza, o exterior também ficou parrudo muito bonito (olhando pro antigo hoje ele ficou até feio, sei lá esquisito….)Que me desculpe a concorrência e o recém chegado LINEA…. a briga passa longe de vcs… a anos luz ( e olha que tenho um MAREA, predecessor do LINEA). Os únicos que poderiam fazer uma cosquinha se tivessem preços JUSTOS seriam o JETTA e FUSION, dois BIG modelos em estilo itens de série refino no acabamento.

  • fvlino

    “A lição que tiramos aqui é que no Brasil, carro se vende pela aparência. O Civic aparece mais do que o Corolla. Chama mais a atenção. Deixa o pseudo-classe-média-alta todo cheio de orgulho. É isso que vende.”

    Acho que vc foi infeliz nesse seu comentário final, Éber. No caso particular de Civic e Corolla, eles vendem bem porque são excelentes carros a nível de Brasil. 4500 unidades do Corolla também não são números desprezíveis. Se no Brasil somente se comprasse carros pela aparência, alguns dos 10 mais vendidos não deviam constar na lista, não concorda? Dirija os dois carros e vc vai que eles não têm apenas aparência. O civic vende 6000 unidades/mês e o Corola 4500/mês porque não temos muitas outras opções na faixa de preço que têm a qualidade (e a aparência, também, mas não somente…)dos japoneses. Esta é a minha humilde opinião.

  • IGAUM

    A Fiat disse que queria vender 2.500 Linea por mês.

    Então… acho q o alvo é mesmo o Vectra. Acho q por isso q a Gm esta mecendo o traseiro gordo e quer trazer o Cruze.

    Cruzes!!!

  • Angelo_RSF

    Simplesmente sou mais o Corolla por vir mais equipado pelo mesmo preço, pelo interior que acho melhor e pelo motor que também acho superior por ter desempenho parecido bebendo bem menos.

  • [Comentario #106913 sera citado aqui]

    já dirigi os dois e sei de suas qualidade e defeitos. apenas ressaltei que o civic vende MUITO mais que os outros sedãs do segmento, o que é injusto, pois tanto o corolla quanto o c4 pallas e o sentra por exemplo, são ótimos carros, tão bons quanto o civic e até mesmo melhores, em alguns aspectos. porque entao o sentra vende 8% do que o civic vende?

    então, qual é a conclusão sobre porque o civic vende MUITO mais que a concorrência? por causa de sua aparência. e é aí que o fulano que pensa que tá podendo compra um, pra se aparecer para o vizinho. ou para a gatinha da faculdade.

    a maioria dos brasileiros (existem sim exceções) não compra carro baseado na qualidade, e sim na aparência que pode fazer com que ele se sinta o galã de cinema. veja que carro que é novidade sempre vende BASTANTE. porque? será que todo lançamento é mil vezes melhor que os outros que já estão no mercado?

  • Hypnos

    E pensar que tinha gente dizendo que o Linea iria ameaçar as vendas do Civic/Corolla.Nem em sonho Fiat, se contente em ficar no nível do Vectra.

  • Luis.J.R.

    Como sempre o civic vende mais que os outros sedans?Mais acho que dificilmente, outro carro vai tirar o 2°lugar do corolla, que vai continuar ainda vendendo horrores.O linea acho que pode tirar o lugar do vectra (bom se a gm melhorar o carro e vender mais barato e bem equipado talves isso não aconteça). :assob:

  • luiz_2008

    É pecado comprar um carro porque ele é bonito?
    Tem gente aqui que fala do Civic como se ele fosse uma porcaria embalada numa bela casca! O carro é ótimo, tem seus defeitos e virtudes, como todo automóvel, e, num segmento equilibrado como o dos sedans médios, vai se destacar o mais bonito, que ainda é o Civic.

  • fr_amaral

    Da-lhe Civic!
    Mesmo que nesse preço na categoria sedã eu levaria o Pallas ou Corolla!

  • Guile

    [Comentario #106906 sera citado aqui]

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

    vei axu q vc foi o unico lucido aki

    o linea ateh q eh bonito

    mais nem a pau assumi a liderança

    tbm concordo q os uncos q podem entrar nessa briga de igula pra igula eh o jetta e o fusion so q eles pecam em seus preços e motores

    ow dse o jetta viesse com um 2.0 ou 1.8 de uns 140 cv por um preço na faixa de 50~60 k ( ou ateh msm o 1.4 tsi muitu bom

    e o fusion com um 2.0 do novo focus na msm faixa de preco q eu citei acima

    ia fazer um estrago no mercado

    e quantu ao linea … num tem porte pra vender masi q civic, corola,e se bobear nem vectra

    no brasil a fiat pecou muitu nu segmato de sedãs medios (vide marea e tempra… prq o tempra quando começava a quebrar num parava e era uma facada as peças

  • Guile

    descupem pelos erros de portugues no comentario anterior

  • martto

    civic e corolla tao dando o que falar…

  • marcelolynx

    Nissan Sentra com 512 unidades, Caramba meu esse carro só vende isso!! então acho que as 500 Unidades vieram pra Campo Grande, e o resto foi pra outros lugares como tem esse carro aqui na minha cidade, e tive o prazer de dirigir um é muuuiiiiittooo BOM!!!! completão e com preço JUSTO!! não trocaria ele num Vectra (alcolatra)Nem a Pau!!

  • yasu

    Sobre o Civic e o Corolla.

    Bom eu não tenho dúvidas que aparência no Brasil é um dos fatores de grande importância na venda de um carro, quando primeiro Corolla saiu não vendeu muito, mas depois da reestilização foi o sedã mais vendido.

    Mas acho que o Civic vende mais porque seu design atrai também pessoas mais jovens que sempre considerou Sedã carro de tiozão o Corolla já trabalha no grupo mais conservador, aliás toda a linah Toyota tem um estilo mais conservador não que isso seja ruim.

    Vale lembrar que esses dois carros dão de lavada nos outros também pois possuem a fama de não darem problema e ao contrário de alguns dos seus concorrentes citados eles são fabricados no Brasil.

  • marcelolynx

    Em relação a disputa Niponica eu fico com o Corolão! Como dizia meu Velho Pai que trabalhou numa revenda Toyota, mecânico de Toyota morre de Fome!! o carro não quebra nunca! alem de ser mais discreto sem deixar de ser um excelente carro.

  • JDFortuna

    Na hora de fazer um racha, que parece ainda moda, só vasculhar o youtube, a maioria vai querer um Civic. Não que eu saiba sobe o uso dele em preparação. Acho que é um carro bem mais arrojado pra esse público. E há coroas que têm dinheiro e compram pra impressionar as vagabundinhas e tal. O Honda Civic veio atender a uns tipos de brasileiros que somados, compram muito. O Corolla não é igual.

    Eu gosto dos dois.

  • G.C

    Acho que o publico alvo do corolla e civic sao diferentes. Como meu filho fala, civic é a opção dos jovens de classe media alta e corolla é a opçao dos “tiozao” como eu, que querem um carro bom, bonito, não muito chamativo e que nao de problemas. Mas como tem tiozao que quer se sentir mais jovem, escolhem o civic. Por isso essa diferença nas quantidades de autos vendidos.
    Daqui a pouco vão voltar a vender por igual.

  • armroots

    [Comentario #107021 sera citado aqui]

    Faz tanto tempo que venho falando isso nesse fórum…mas tanto tempo, o Sentra é tão bem equipado quanto os outros dois japas, e tão bom quanto (tanto que o SE-R deu pau no Civic Si) porém, é uma marca fraca pra vendas…falou custo x benefício, fácil…nesse segmento é Sentra na cabeça. Outro que é igualzinho o exemplo do Sentra é o Megane…que aliás, na minha opinião são superiores ao Vectra…e to pra ver o Puntão pra depois fazer meus comentários…

  • Giovanni

    [Comentario #106878 sera citado aqui]

    Mas pro pessoal que comenta nesse blog é. A felicidade máxima é saber que o Gol continua vendendo muito e que o Civic estará sempre na frente do Corolla. Coisa de brasileiro :lips:

  • JDFortuna

    [Comentario #107224 sera citado aqui]

    “Neguinho” aqui veste a camisa, o boné e ainda te cutuca com o bandeirão! hhahahaha


Send this to a friend