
Com alguns mercados encolhendo para marcas internacionais, como a China, a Volkswagen está avançando sistematicamente com sua estratégia de crescimento, expandindo-se estrategicamente para novos mercados.
Assim, com a entrada das marcas como Volkswagen e Jetta no mercado do Uzbequistão, já que pela primeira vez, um mercado de exportação está sendo gerenciado inteiramente pela montadora alemã na China e abastecido com veículos fabricados no gigante asiático.
Isso parcialmente não é novo, já que a GM faz o mesmo com carros da Chevrolet feitos na China e outros (de projeto brasileiro) são feitos localmente.

Da mesma forma, a VW terá também uma fábrica em Tashkent, onde se realiza o lançamento no mercado, que foi celebrado um fórum internacional.
Ao entrar no mercado do Uzbequistão, a Volkswagen aproveitará sua base de produção na China para introduzir veículos internacionalmente em novos mercados.
A VW vê como destinos o Sudeste Asiático, o Oriente Médio, a região da CEI e os mercados selecionados da África, que estão sendo avaliados como parte do plano de longo prazo.
Últimas notícias
O Uzbequistão, com uma população de mais de 38 milhões de habitantes, é um dos mercados automotivos de crescimento mais rápido na Ásia Central.

A demanda por veículos no país mais que dobrou desde 2021, atingindo um volume de mais de 461.000 unidades em 2025.
Enquete
Expansão da Volkswagen no Uzbequistão, com Tiguan L Pro, Passat Pro e Teramont Pro, faz sentido?
Vote e veja o resultado em tempo real.
6 votos
Para capitalizar esse potencial, a Volkswagen está construindo progressivamente uma rede de concessionárias no Uzbequistão e até o final do ano, os modelos da marca serão vendidos em 13 localidades, com previsão de quase dobrar a rede até 2028.
No lançamento por lá, a linha de modelos da VW incluía Tiguan L Pro, Passat Pro e Teramont Pro, além de modelos da marca Jetta, de menor custo.
O próximo passo será complementar as vendas de veículos para exportação com a produção local, que será feita em parceria com a Alyans Auto, que tem uma unidade de produção de veículos semi-desmontados (SKD) que deverá entrar em operação ainda este ano.
