Etc Mercado Montadoras/Fábricas

A idade média dos carros fabricados atualmente no Brasil

volkswagen-kombi-edicao-50-anos-1 A idade média dos carros fabricados atualmente no Brasil







Muito se fala no NA sobre a idade dos carros nacionais. Para descobrir qual fabricante possui a linha mais atual, resolvi calcular a idade média que os produtos de cada fabricante terá em 2009, em cima da idade dos modelos atualmente oferecidos no mercado (produzidos no Brasil e Mercosul).

Levei em consideração somente a data do lançamento do produto no Brasil e não a idade da plataforma (no caso do Celta seria a do primeiro Corsa brasileiro de 1994 e do Palio a plataforma do Uno italiano de 1984 – ninguém se lembra mais disso :-). A conclusão é simples, os carros no Brasil são muito velhos, a produção de um modelo dura bem mais que no exterior e a idade geral e alta.

No ‘ranking’ geral, a fabricante que possui os modelos mais novos no mercado é a Renault, e isso pode explicar o porque do sucesso da montadora, que neste ano de 2008 comparado ao do ano passado teve suas vendas aumentadas em 82% segundo a ANFAVEA.

Como a Fiat e Volkswagen possuem ambas dois modelos muito antigos que jogaram a idade media de seus produtos lá pra baixo, resolvi fazer a conta sem o Uno e a Kombi e com estes dois para que os leitores do NA tivessem uma melhor visão do quadro.

Idade média dos carros nacionais por fabricantes:

Renault – 6,33 anos
Volkswagen (sem Kombi) – 6,50 anos
Fiat (sem Uno) – 6,57 anos
Ford – 7,66 anos
Chevrolet – 8,22 anos
Fiat (com Uno) – 8,75 anos
PSA (Citroen/Peugeot) – 8.83 anos
Volkswagen (com Kombi) – 15,16 anos

Idade por modelo
Fiat (8 famílias de produtos)
– Uno/Fiorino (1985) – 24 anos
– Palio/Siena/Weekend/Strada (1996) – 13 anos
– Idea (2005) – 4 anos
– Punto (2007) – 2 anos
– Linea (2008) – 1 ano
– Stilo (2002) – 7 anos
– Doblo (2002) – 7 anos
– Ducato (1997) – 12 anos

Volkswagen (6 famílias de produtos)
– Gol G4/Parati/Saveiro (1994) – 15 anos
– Novo Gol/Voyage (2008) – 1 ano
– Fox/CrossFox/SpaceFox (2003) – 6 anos
– Polo/Sedan (2002) – 7 anos
– Golf (1999) – 10 anos
– Kombi (1957) – 52 anos (!)

Chevrolet (9 famílias de produtos)
– Celta (2001) – 8 anos
– Classic (1996) – 13 anos
– Prisma (2006) – 3 anos
– Corsa/Sedan/Montana (2002) – 7 anos
– Meriva (2003) – 6 anos
– Astra (1998) – 11 anos
– Zafira (2001) – 8 anos
– Vectra/GT (2005) – 4 anos
– S-10/Blazer (1995) – 14 anos

Ford (6 famílias de produtos)
– Ka (1997) – 12 anos
– Fiesta/Sedan (2002) – 7 anos
– Ecosport (2003) – 6 anos
– Courier (2000) – 9 anos
– Focus/Sedan (2008) – 1 anos
– Ranger (1998) – 11 anos

Renault (6 famílias de produtos)
– Clio/Sedan (1999) – 10 anos
– Logan/Sandero (2007) – 2 anos
– Megane/Grand Tour (2006) – 3 anos
– Scenic (1999) – 10 anos
– Kangoo (2000) – 9 anos
– Master (2005) – 4 anos

PSA (Peugeot/Citroen – 6 famílias de produtos)
– 206/207/Sedan/SW/ (1998) – 11 anos
– C3 (2003) – 6 anos
– 307/Sedan (2002) – 7 anos
– Picasso (2001) – 8 anos
– Partner/Berlingo (1998) – 11 anos
– Boxer (1999) – 10 anos

Post feito pelo leitor Kristian



  • Kaique L. Andrade

    Graaaaaande Kombi, 52 anos não é pouco não, heim! :green:

  • fl4v10r04l

    :assob:

  • LFSP2

    Realmente esse país é uma vergonha, só no Leste europeu e no países Africanos se produz carros mais velhos que os brasileiros.
    Isso que é a idade do carro, imagina da plataforma.

  • peterson666

    a kombi tem 52 anos e ngm consegue criar algo mais competitivo :hauhau:

  • msleal

    Por que Honda e Toyota não entraram na conta?
    Abraços!

  • alcantara

    O Prisma não é novidade pois é praticamente o corsa sedan de 1996(atual classic)com pequenas modificações na lataria, repare que o parabrisa é igualzinho. Também não tem subchassi, o Corsa Sedan “B” de 2002 já tem..
    O Uno é uma prova viva de que montadora no Brasil não precisa investir muito para ficar no topo de vendas(já desbancou até o Palio ) :pao:

  • thor085

    [Comentario #117329 sera citado aqui]

    Só porque ele tem o menor preço! Você acha que se o povo tivesse dinheiro não compraria o Palio ao invés do Uno (ou qualquer outro carro)?

    O Uno custa uma fortuna pra porcaria que ele é!!! É o pior “popular” que existe!

    :banana:

  • luiz_otavio15

    :clapp: ééé….e se duvidar vai continuar assim por mais 100 anos :asner: :asner: :clown: :clapp:
    sabe de quem é a culpa??
    NOSSA.Por que nao somos exigentes.

  • luiz_otavio15

    VIVA A ARGENTINA,CHILE,EUROPA,EUA…. :pao: :pao: :asner: :asner:

  • alcantara

    [Comentario #117331 sera citado aqui]

    Por causa de R$ 3.000 de diferença??? O cara já tá se inforcando mesmo em prestação, porque não pega um Palio Fire que é mil vezes mais bonito que o Uno??? Brasileiro é burro mesmo :pao: Essa desculpa de Uno ser mais barato não cola pois o Palio se manteve por muito tempo vendendo mais que o Uno mesmo sendo mais caro, agora que caiu nas vendas…Obs: O Gol é mais caro é ocupa a 1º colocação, o que me diz??? :assob:

  • vitor

    Eber vc esqueceu da Captiva ??

    ou ela eh fabricada no mexico e vc nao contou pq sao soh modelos do brasil e america do sul?

    abraçoo e parabens pelo site

  • kristiang

    ae, resolvi refazer a conta colocando o Celta e o Prisma juntos, visto que um nao passa da versao sedan do outro. A nova conta ficaria assim:

    Idade média dos carros nacionais por fabricantes:

    Renault – 6,33 anos
    Volkswagen (sem Kombi) – 6,50 anos
    Fiat (sem Uno) – 6,57 anos
    Ford – 7,66 anos
    Fiat (com Uno) – 8,75 anos
    PSA (Citroen/Peugeot) – 8.83 anos
    Chevrolet – 8,87 anos
    Volkswagen (com Kombi) – 15,16 anos

    Idade por modelo

    Chevrolet (8 famílias de produtos)
    – Celta/Prisma (2001) – 8 anos
    – Classic (1996) – 13 anos
    – Corsa/Sedan/Montana (2002) – 7 anos
    – Meriva (2003) – 6 anos
    – Astra (1998) – 11 anos
    – Zafira (2001) – 8 anos
    – Vectra/GT (2005) – 4 anos
    – S-10/Blazer (1995) – 14 anos

    Com esta mudanca vemos que a Chevrolet cai bastante no ranking, ficando somente a frente da Volkswagen com a Kombi. Isso pode explicar o porque da queda nas vendas da marca. E antes que alguem fale que quiz prejudicar a marca e etc, sou feliz proprietario de um Kadett Sport, que nao troco por nenhum carro 1.0 de Fiat, Ford ou VW!

    Da pra atualizar o post Eber?

  • LFSP2

    [Comentario #117335 sera citado aqui]

    Questão de marketing, a FIAT voltou a falar do Uno com o Mille Economy e deixou o Palio de lado, faz tempo que não vejo uma propaganda do Palio na TV, em jornais, se vejo, é sempre do Fire, o novo com a frente diferente do resto da família e raseira anos 90 não agradou.
    Se boatrem a frente e a traseira do Siena/Weekend ele vende bem mais.

  • kristiang

    [Comentario #117336 sera citado aqui]

    Sim, somente carros fabricados no Brasil e Mercosul, porque sao modelos normalmente mais antigos visto que o objetivo do post era mostrar a idade dos produtos produzidos no pais.

  • kristiang

    [Comentario #117338 sera citado aqui]

    se levarmos em consideracao que o Palio Fire representa mais de 80% da vendas e que uns 50% e para frotista (locadoras e empresas), o ultimo restyling do Palio nao vende e nada…

  • thalles_lopes

    se o que foi levado em consideração foi só o ano de lançamento e não a plataforma
    então o gol g5 não entra na brincadeira

    nem fiesta não foi lançado em 2002, nem o corsa

    do jeito que tá, a idade da plataforma tá sendo levada em conta sim
    e o gol vem de muito antes, lá da epoca do gol quadrado

  • Fla95

    :clapp:Parabéns mt bem feito!!! :clapp:

  • [Comentario #117323 sera citado aqui]

    tambem neh, o carro eh super antigo e ja teve todos os seus custos possiveis e imaginaveis amortecidos… e como tem muito pouca tecnologia, itens caros embarcados, etc, nunca que vai ter um modelo moderno que custe o mesmo.

    [Comentario #117329 sera citado aqui]

    com ctz, nao precisa investir nada… ou parte pra modelos super economicos e jurassicos ou parte pra modelos bonitinhos…. tah feita a formula do sucesso….

    [Comentario #117336 sera citado aqui]

    na verdade quem fez o post foi o leitor kristian, como citado ali no final…

  • kristiang

    [Comentario #117342 sera citado aqui]

    o Fiesta e o novo modelo e o Corsa tambem. A plataforma destes modelos e diferente da antiga, basta ver que de entre-eixos sao quase 10 centimentros maior da carroceria antiga pra nova.

  • DoberMANN

    Citroen C3 e Peugeot 206 são o mesmo carro, so muda a lataria e acertos de cambio e suspensão. Chassis, motores e vários itens como retrovisores são os mesmos.

  • IGAUM

    EBER!!!

    DE ONDE VC TIROU Q A PLATAFORMA DO UNO DE 1984 É A MESMA DO PALIO??????????

    Cara…ate vc?

    Pelo amor de Deus! Se um mecanico te vê isso falando vai rir na sua cara!

    O Palio tem subchassi dianteiro e eixo de torção atras.

    O Uno NÃO TEM SUBCHASSI dianteiro, e tem braços independentes atras!!!

    SÓ POR ISSO…é impossivel a plataforma ser a mesma…pq os pontos de ancoragem são TAO DIFERENTES..MAS TÃO DIFERENTES… q inviabilizaria a adaptação…

    CARA… olha o cofre do motor do Uno…e olha do Palio… ME DIZ… SE EXISTE ALGUMA LONGARINA PARECIA!!!

    NÃO!

    Essa foi dura heim!

    Agora eu sei como q nascem os BOATOS da plataforma do Punto.. do Linea…

    É PURO CHUTISMO E ACHISMO!

    :pao: :pao: :pao:

  • LFSP2

    [Comentario #117337 sera citado aqui]

    A GM é uma montadora falida, antes era sinônimo de bons carros, hoje ´pe sinônimo de atraso.

  • lacerdanetto

    A VW supera qualquer um.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • [Comentario #117353 sera citado aqui]

    pela milesima vez, nao foi eu quem escreveu a materia… :wha:

  • Kaique L. Andrade

    [Comentario #117364 sera citado aqui]

    UHAUHAHUAHUAUHAUHAHUAUHAUHAHUAHUHAUHUAHUA, Coitado do Eber! :hauhau:

  • Luis.J.R.

    Espere um pouco ai?A Courier pelo que eu sei surgiu em 97.Mais a kombi está np mercado até hoje porque é um carro muito barato de manutenção. :assob:

  • Lscom

    De qualquer forma é muito complicado definir carros a plataforma.
    pois a plataforma do Stilo nacional é a mesma do Brava.
    Porem a do brava nacional era a mesma do Tipo.
    Ou seja teremos um Bravo com plataforma de 1988. Duas Decadas.

    Com relação a do palio era plataforma nova, porem mais simples e robusta “Mais Barata Mesmo” Devido ao mercado.
    Mas o Corsa/Classic/Celta é o campeão 1983 “Plataforma Corsa A/MK1”

    Não Concordo com o Ka pois a plataforma é nova “pelo menos pra ele” naumé a original do ka mais sim a do Fiesta. “entre eixos Maiores”

  • Lscom

    Courrier derivado do Fiesta “1996”
    Ecosport Derivado do fiesta Novo “2002”

  • kristiang

    [Comentario #117353 sera citado aqui]

    Caro IGAUM, caso nao saiba, as plataformas do Uno italiano e brasileiro sempre foram diferentes, a nossa recebeu o conjunto de suspensoes do 147 que era mais robusto e a do Uno italiano deu origem a primeira versao do Punto e a do nosso Palio. Tenho uma Quatro-Rodas de 1984 com o lancamento do Uno onde o fato da plataforma do Uno brasileiro ser diferente gerou um teste em Interlagos com um piloto famoso da epoca onde ele comentava o comportamento de ambas as suspensoes. A do nosso Palio e sim a plataforma do Uno italiano (mesmo entre eixos e algumas ancoragem modificas), sendo que o Uno deles ja possuia suspensao traseira por eixo de torcao e motor Fire desde 1983 (!), enquanto para o Brasil a OTIMA Fiat manteve suspensoes e motorizacao do 147, antigo motor FIASA que foi lancado no Palio ED/EDX de 1996 somente com injecao eletronica de combustivel como diferenca.

  • kristiang

    PS. eu mesmo tive um Palio ED 1996. Porqueira, fazia 6,5km/l de gasolina na cidade. Meu velho Kadett 2.0 faz 8,5km/l, rsrsrs

  • lacerdanetto

    [Comentario #117380 sera citado aqui]

    Meu Deus, queria saber o que a plataforma infere em um carro. Tudo que dizem da Fiat é que a plataforma veio de num sei q carro, q foi pra tal carro. Aff…
    Vai ver a plataforma do Fusion, não veio de primeiro Ford T.
    A plataforma do Gol deve ter vindo do Fusca
    A do corsa deve ter vindo do s-10.
    cada coisa sem noção. Tem o que inventar não é?
    Tudo é PLATAFORMA, plataforma aki, plataforma ali. ¬¬’
    Dá mais não visse, cansei disso. :censor: :censor: :censor: :censor: :down: :down: :down: :down: :asner: :asner: :asner: :asner:

  • Lscom

    Você verá a diferença numa Colisão.. ou melhor não vera :trowup: :hauhau:
    Compre uma Kombi e seja feliz

  • diego_german

    Sinceramente achei tal lista um pouco distorcida.
    Maior exemplo, é Ka estar citado como na ativa ha 12 anos, quando o correto seria 1 ano, afinal essa nova geração é bem diferente da anterior.

    Ah sem contar que acho a PSA mais atualizada (não em motor, mas em carro de um modo geral) que a Renault.
    Não colocaram na lista C4 Pallas, nem a nova Picasso.

    :wha:

  • Lscom

    O pallas é fabricado na Argentina e o Picasso na frança. Concordo em não estar na lista

    pois se fosse assim. teria Bora, Jetta Jetta Variant, New Bettle, Captiva, Fusion, Gran Scenic, Omega, Etc.

    Porem o Fucus é Argentino.

    E na verdade o intuito da materia é demonstrar o atrazo no mercado nacional com a produção nacional “desdinado ao Povão”

  • thalles_lopes

    [Comentario #117345 sera citado aqui]

    foi isso que eu disse
    que os corsa e fiesta tiveram novas plataformas em 2002
    mas a data de lançamento é bem antes disso, então se ele está avaliando os carros qnto a data de lançamento do modelo, esse criterio deveria sem usado pra todos os carros.

    se for levar em conta plataformas então o celta é uma nova “geração” do corsa, etc…

    1 criterio só deveria ser usado

  • rmuller

    [Comentario #117403 sera citado aqui]

    Na verdade quem define a segurança do carro na colisão é a carroceria, e não a plataforma em que o carro é montado. O Palio pode ser na plataforma do Uno italiano, mas a carroceria dele reage bem melhor em batidas.

    O comportamento da suspensão é o que define a estabilidade do carro ANTES de bater, e aí sim a plataforma tem alguma coisa a ver… quando bateu, teoricamente é a mesma coisa que os carros europeus. Teoricamente, pq não sei se as montadoras aqui não economizam nas chapas e nos cortes, tipo algumas chinesas :water:

  • felipeb193

    Esqueceram do Fusion! e o primeiro gol não é de 94! iiiiii de ruim isso aí!

    E DA LHE KOMBI!!! AHHAHAHAHAHA ainda quero ter uma! de preferência da década de 60 e que esteja em PÉSSIMAS condições! hahahhaha meu sonho!

  • felipeb193

    Esqueceram do Fusion! e o primeiro gol não é de 94! iiiiii deu ruim isso aí!

    E DA LHE KOMBI!!! AHHAHAHAHAHA ainda quero ter uma! de preferência da década de 60 e que esteja em PÉSSIMAS condições! hahahhaha meu sonho!

  • felipeb193

    O primeiro gol não é de 94! iiiiii deu ruim isso aí!

    E DA LHE KOMBI!!! AHHAHAHAHAHA ainda quero ter uma! de preferência da década de 60 e que esteja em PÉSSIMAS condições! hahahhaha meu sonho!

  • cesao

    Alcantara, nao é só o Uno…TODOS os carros a venda no Brasil custam muito mais do que valem…..

  • Darth

    Ficou muito esquisita essa lista.
    Deveria ser feita só com idade da plataforma.
    Mas como no Brasil é cheio de plataformas remendadas, ficaria difícil de saber que idade dá para elas.

  • Isso aí, faltou falar do remendo das plataformas :hahh:

    “Novo Ka” tem uma plataforma de 1989, por exemplo :rayban: foi construido em cima do fiesta “street” que é o mk5 de 2000, que é um facelift do mk4 de 96, que é um facelift do mk3 de 1989 :hahh: claro, muita coisa mudou nesse tempo :tong:

  • uruca

    [Comentario #117332 sera citado aqui]

    :clapp: alguem aqui percebeu isso!!!

  • wotan

    [Comentario #117387 sera citado aqui]

    Essa estória de consumo é relativa, eu tive um PalioEDX, 1996, e fazia 12km/l na cidade e 15km/l na estrada, depois troquei por um ELX500anos em 2000, eo consumo foi o mesmo, pois ambos utilizavam o motor fiasa.

  • IGAUM

    GOSTO DA KOMBI…

    por causa disso:

    http://br.youtube.com/watch?v=Ukq-UUQAcZs&feature=related

    kkkkkkkkkkkk :cavera: :cavera: :cavera: :cavera:

  • diego_german

    Lscom Diz:
    11/11/08 as 22:20 [ Citar este comentario ] 34
    O pallas é fabricado na Argentina e o Picasso na frança. Concordo em não estar na lista

    pois se fosse assim. teria Bora, Jetta Jetta Variant, New Bettle, Captiva, Fusion, Gran Scenic, Omega, Etc.

    Porem o Fucus é Argentino.

    E na verdade o intuito da materia é demonstrar o atrazo no mercado nacional com a produção nacional “desdinado ao Povão”

    ——————–
    Do mesmo jeito que 307 e Berlingo tb são importados, e estão presentes na lista amigo… :assob:

  • Luiz Claudio

    Esse final de semana também fiz duas planilha desse respectivo assunto (não conta os argentinos e mexicanos), as médias ficaram das 4 grandes ficaram tudo acima de 5 anos.

    1°:
    Chevrolet: 7,73 (+ S10 CS/CD)
    FIAT: 10,47 (+ Uno FIRE Flex, Fiorino e Strada CE/CS)
    Ford: 7,57 (+ as versões da F250 CD/CS, lançadas em anos diferentes)
    Volkswagen: 10,36 (+ CrossFox e Kombi)

    2°:
    Chevrolet: 7,31 (anterior + Montana Combo)
    FIAT: 9,5 (anterior + linha Adventure e Doblo Cargo)
    Ford: 6,87 (anterior + Courier Van)
    Volkswagen: 10,36 (+ CrossFox e Kombi)

  • alcantara

    [Comentario #117454 sera citado aqui]

    Amigo, vc foi o unico dono de palio fiasa 1.0 até hoje, que vi dizendo que o carro faz 15km/l na estrada. Gostaria de saber como faz esta proeza? Andas de 5 marcha a 40Km por hora???

    :hauhau: :hauhau: Tive um Kadett 1.8 que na estrada era mais economico que um palio 96 (1.0) que tive … :upp:

  • The Mal voltou

    Kombi é um sucesso…
    pra mim quanto mais tempo um carro fica com o mesmo nome melhor ele é.

    Gol=desde 80
    Kombi=52

    entre carros que seu avô viu ser lançado e carros que nem seu filho irá conhecer
    prefiro os primeiros.

  • wotan

    [Comentario #117645 sera citado aqui]

    Eu não tenho culpa se vc não sabe dirigir, amigo. Se vc prestasse mais a atenção veria que eu escreví que o consumo é RELATIVO, tem montadora aí que diz que seu carro faz 22km/l, é dificil acreditar, mas isso é RELATIVO.

  • alcantara

    [Comentario #117720 sera citado aqui]

    Só que o gol só manteve o nome “Gol” porque o projeto é completamente novo, a Kombi é a mesma de antigamente…:pao:


Send this to a friend