Governamental/Legal Mercado Segurança

À partir de 2009, novas leis deixarão os carros mais seguros e mais caros!

a-partir-de-2009-novas-leis-deixarao-os-carros-mais-seguros-e-mais-caros À partir de 2009, novas leis deixarão os carros mais seguros e mais caros!







Finalmente, o mercado brasileiro poderá ter carros mais seguros à partir de 2009. Uma série de resoluções governamentais, prometem fazer dos carros nacionais, veículos mais seguros.

Mesmo com o protesto das montadoras, o governo Lula vai sancionar novas leis que tornarão obrigatórios itens como freios ABS, airbag, rastreador e brake-light, por exemplo.

Somente os quatro itens acima, poderão encarecer o veículo em até R$4.000! Segundo as montadoras, o consumidor é quem deveria optar se deseja ou não ter tais itens. Será?

Em mercados como o norte-americano, não há conversa. Ou você compra um veículo assim ou vai procurar um modelo muito antigo. Segurança não é opção, é obrigação!

Segundo a Fiat, tais leis vão encarecer muito a produção dos veículos. Somente o rastreador obrigatório, vai encarecer um veículo entre R$600 e R$800.

Em Janeiro, o Contran deve aprovar a lei de obrigatoriedade do uso de airbags e freios com ABS em todos os automóveis nacionais, incluindo os populares.

Mas isto não será de uma hora para outra. Haverá um escalonamento para instalação destes itens. cada marca poderá escolher quais modelos receberão primeiro.

Assim, a partir de Janeiro de 2011, 20% da frota nova deverá vir com freios ABS, subindo para 40% em 2013 e 100% em 2014. No caso do airbag, começa em 15% em Janeiro de 2012, 30% em 2013 e 100% em 2014.

O rastreador começa à partir de Agosto de 2009 em 20% da frota nova de automóveis e comerciais leves, depois 40% em Fevereiro de 2010 e 100% em Agosto do mesmo ano. Segundo o governo, o item deverá custar entre R$100 e R$200.

Todos os itens citados já são produzidos no Brasil. A alta demanda, poderá reduzir o custo de aquisição dos mesmos e popularizar tais itens. Algumas marcas poderão usar isso como marketing, certamente.

Há também outras leis em pauta para votação, como a obrigatoriedade de itens como terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, cintos com pré-tensionadores, vidros laminados nas laterais e traseira dos carros, entre outros.

Fonte: Agência Estado.



  • Que ótima notícia, demorou mas finalmente poderemos ter carros mais seguros! E não pode deixar isso a critério do cliente não: as fabricantes não avisam da disponibilidade, os riscos e vantagens não são divulgados e, acima de tudo, é obrigaçao do governo exigir que um produto que pode matar dezenas de pessoas numa única ação seja mais seguro. Vai ficar mais difícil comprar carro, certamente, mas será uma questão de tempo até termos em nossa cultura a idéia da segurança no trânsito. pena que levará tanto tempo até 100% da frota ser assim.

  • Mirax

    Incrível como são as coisas aqui no Brasil. Air-bag duplo, freios ABS com ESP e brake-light são equipamentos que vem de série no carros europeus e americanos há séculos, desde suas versões básicas.

    Aqui no Brasil, agora que o governo acordou e está criando essa obrigatoriedade, as indústrias estão fazendo corpo-mole, criando dificuldades.

  • Commando

    É fácil Sr. Mulla!!! É só abaixar um pouco os impostos que os carros vão estar no mesmo preço, só que com Airbags, ABS, etc…(claro, que ele deveria abaixar beeeeeemm mais que isso)

    É o fim de Kombi, Celta, Uno. Se bem que os projetos europeus do Uno e Corsa 1994 suportavam airbag e abs, alguém confirma??? Só a Kombi se ferrará, graças a Deus…

  • [Comentario #128866 sera citado aqui]

    Confirmado, o Uno e o Corsa já tiveram airbag sim. Curiosamente, o Celta e o Prisma nunca tiveram tal opcional. Os veículos deverão ser adaptados, mas como usam a plataforma do corsa, sei lá, talvez seja possível.

    Já uno e kombi, acredito que eles vão sair de linha sim, não por essa lei, mas pelo crash test que será instituído em 2012, se não me engano.

  • WDA

    Uma boa notícia… Apesar do longo prazo de implementação. Com certeza o aumento na demanda destes itens tende a diminuir os custos, ao menos de produção… Por outro lado será mais um motivo para aumento dos preços!

  • superleo

    Essa história de encarecer em 4000 reais é balela. Calcularam sobre o valor atual dos itens, sem considerar o crescimento da demanda e os ganhos em escala. Vão colocar rapidinho e sem chiar!

  • MarckUs

    o que eu acho + ridiculo é ver alguns carros virem SEM brake-light!!!

    me da vergonha isso!

  • vini.vqv

    Tem gente que ainda vem falar mal do Lula, se nun faz nun presta, se faz nun presta tb..
    O Brasil deveria ter ficado com o FHC, que pelo menos tavam na merda e não negavam! :down:

  • bathke

    Mais caro . EU PROTESTO :down: :down: :down:

  • marcodoido

    Tomara que comece uma concorrência para ver qual montadora coloca airbag e abs em todos os modelos,acho que primeira a colocar é a fiat ou renault. :banana: :cool:

  • duhehe

    estou de pleno acordo , mais sou mais radical , 100% com abs e airbag até janeiro de 2011 , se carro não suporta o problema é da montadora , retira o veiculo de linha .Da se um jeito
    Com certeza agora a Kombi sai fora ,

  • IGAUM

    Bem, Uno ganha um novo projeto em 2010.

    E A KOMBOSA? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    É… nao vai por amor… vai pela dor!!! GRAÇAS A DEUS! O primeiro a morrer foi o AP…já já essa Kombi!

    DEUS NOS AJUDE q a decada entre 2010 e 2020 o Brasil possa se aproximar e muito da Europa!

    Torço para isso! E Q SE ENDUREÇA AS LEIS DE TRANSITO e REGRAS PARA OBTENÇÃO da CNH.

    É muito palhaço dirigindo por ai. E que venha tbem a INSPEÇÃO VEICULAR!!! Tirar muitas carroças das ruas.

    Só assim, teremos um transito mais seguro.

    No Brasil, devido à cultura pobre do povo, infelizmente tem q ser na base do “tratamento de choque”.

    :drinkk:

  • danielpa

    Claro que não é a população que tem que escolher, e sim o governo tem que obrigar!!! sem papo….

  • Fla95

    Acho que o rastreador é desnecessario, porque se não me engano ele tem uma mensalidade :bate:

  • D.Lobo

    Essa história de q a população é q deve escolher é papo furado, desse jeito a demanda nunca cresce e o preço desses itens nunca baixa. Uma bela notícia, mas ,como tudo no Brasil, vai demorar um pouco, antes tarde do q nunca :cavera:

  • Faraujo

    Freios ABS, airbag e brake-light tudo bem, mas rastreador nao é equipamento de segurança.Se o carro for roubado, o problema é meu.E quem paga a mensalidade, a montadora?Mais uma empurroterapia do governo!

  • Powerbest

    Até que em fim o Brasil acordou, pensei que esta noticia fosse pegadinha!! rsrsrs.

    Eu acrescentaria ainda além do 3º encosto de cabeça e cinto de 3 pontos p/ o terceiro ocupante, o desembaçador do parabrisa traseiro, limpador de parabrisa traseiro p/ aqueles modelos que tem este equipamento, repetidores de seta nas laterais (paralama ou retrovisor), luz de ré nas duas lanternas (pois alguns modelos vem em apenas uma), e luz de seta na cor âmbar nas lanternas traseiras (pois em alguns modelos estadunidenses “Fusion e Sentra” elas são vermelhas).

    Fui!!! :clapp:

  • Raimundo

    [Comentario #128878 sera citado aqui]

    Concordo! E nao fica por ai. A pior marca neste quesito eh a GM. O Corsa hatch na Europa tem brake-light mesmo com laternas verticais. Por q o daqui nao tem? Talvez a GM pense q por as lanternas ja serem altas nao precise, mas Punto, Fiesta e Focus tem. Quando lançaram o Corsa sedan desta atual geracao, ele tinha 4 luzes de lanterna atras, duas vermelhas de posicao e duas de dupla funçao tambem vermelhas(posicao e freio). Hoje so tem as de dupla funcao. Economia besta! Se brake-light com led eh caro, entao façam feito a Honda e Renault q colocam uma unica lampada comum na carcaça.

    [Comentario #128895 sera citado aqui]

    Na verdade, a responsabilidade pela segurança prevista na CF/88 eh dos poderes publicos, logo se um bem (carro) for roubado em lugar publico, ate caberia ressarcimento por parte do governo, pois nossos impostos servem pra manter a ordem publica (segurança). Todavia, tambem compete ao dono prover tal bem de recursos para dificultar um possivel roubo. Assim, a utilizacao do rastreador de forma obrigatoria, em parte, eh uma forma do governo tirar o corpo da sua responsabilidade forçando o consumidor a assumi-lo, pois se todos carros tiverem tal recurso disponivel e ativo, tende a quantidade de furtos diminuirem. Saem na vantagem as seguradoras, pois o indice de recuperacao aumenta ao inves dela da outro bem ao segurado e por bem o preço final do seguro tem a ser menor, mas como ja foi dito, por outro lado, cria-se o onus da mensalidade. Vale ressaltar q ha no mercado bloqueadores presenciais e rastreadores pessoais (nao se paga mensalidade e sao operados por celular). Assim, termina o consumidor pagando a mais por um item de serie q nao precisaria usar por ter similares mais em conta.

  • Raimundo

    [Comentario #128896 sera citado aqui]

    Faço ressalvas com relacao ao itens abaixo:
    1- repetidor de seta nas laterais – com certeza ajuda, mas tal recurso provoca, se colocado na carroceria, um aumento no custo de producao de funilaria ( o buraco para aloca-lo). Melhor seria, como vc sugeriu, disposto nos retrovisores ou na lateral dos parachoques. Contudo, se os fabricantes paracem de colocar a seta da frente no lado interno do conjunto otico (Fox, Celta, Prisma, Ka…), ja ajudaria bastante;

    2-luz de re nao precisa ter nos dois lados. Basta q esta esteja nas extremidades e seja bem visivel q nao ha problemas. Ate produtos importados ou q tem similar na Europa, o Punto daqui aboliu a luz de neblina q tem utilidade no sul do pais pra ter duas luzes de re, tem apenas uma luz;

    3- com relacao a luz ambar nas setas – ate onde sei, nossa legislacao permite luz para esta funçao atras nas cores laranja ou amarelado e a vermelha estaria permitida para produtos estrageiros por conta da diferença de legislacao. O importante eh usando as cores permitidas e sendo intermitentes (efeito pisca), podem ser usados. Errado, pra mim, eh ver carros com lanternas tao fume diminuem a eficiencia das lampadas ou mesmo faz confundir qual esta acesa caso o cara use lampadas com bulbo colorido. O problema, acho, q vc pode esta relatando, eh q o funcionamento nesses carros citados pode confudir o condutor de tras fazendo pensa-lo q sao as luzes de freio q estao em funcionamento. Ja percebi isto no Fusion onde vc se toca q ele nao esta freiando por manter a velocidade e notar a constante piscar de uma unica luz, coisa q ninguem ficaria pisando constatemente no freio e deveria, se as lampadas estiverem em ordem, acender duas.

  • hk17

    :angre: :down:ainda não querem sofrer a crise…
    segurança aumenta a faca aumenta e a crise sobre
    esse mulla como dizem ai

  • ary

    tudo bem mas rastreador e para beneficiar algum “companheiro”.sem falar que vai ajudar para multas,ipva atrasado…etc

  • LFSP2

    Rastreador é balela, uma vez a Volkslixo botou em todos os carros da linha, mas os consumidores são um bando de idiotas mesmo então tiraram, a Renô tinha airbag e ABS de série na linha toda, o consumidor não deu bola, tiraram, interessante é que 95% dos carros europeus tem airbag e ABS de série e lá NÃO É OBRIGATÓRIO. Um compacto lá, para fazer sucesso, precisa ter pelo menos seis airbags já na versão de entrada.

  • antoniokings

    Para os carros vendidos em São Paulo, deveriam ser obrigatórios também periscópio, vedação total contra água e máscara de oxigênio para enfrentar enchentes. Agradeçam ao Serra e Kassab!

  • tiago brito

    [Comentario #128879 sera citado aqui]

    O mais duro pra eles e adimitir que o presidente analfabeto deixou no chinelo o presidente intelectual :banana: :banana:

  • pablorocha

    [Comentario #128933 sera citado aqui]

    Se o tal presidente intelectual não tivesse colocado o País nos eixos com uma economia forte,o metalurgico sabichão do ABC já tinha transformado este País numa Cuba cheia de carros velhos…. :down: :banana:

  • number431

    Quase perfeito. Para que fosse verdadeiramente perfeito só faltou banir os carros 1.0, isso sim é uma desgraça que só se justifica pelo preço que é resultado direto da forma como o ipi é calculado.

    Os carros deveriam ter seu imposto calculado com base em outros fatores, como eficiência de consumo de combustível, nível de segurança, etc. Itens que estimulassem os fabricantes a melhorar seus produtos.

    Hoje está um absurdo, um cidadão que compra uma caminhonete de luxo paga proporcionalmente menos ipva do que um dono de um popular por exemplo.

  • luiz_2008

    Ah não, o que deveria ser de série é teto solar
    Panorâmico, de preferência.
    Muito mais útil que essa perfumaria toda aí

  • Weddly

    [Comentario #128947 sera citado aqui]

    Isso é ironia, né?

  • tiago brito

    [Comentario #128944 sera citado aqui]

    se segurar a inflação pra vc e colocar o pais nos eixos, na epoca do fhc qualquer ameaça de crise o preço da gasolina ja ia la em cima o desespero tomava conta do pais :OoO: temos e que da graças a deus que ele não e mais o nosso pres. se não estavamos todos f… e hj diante de uma crise gravissima quanto a de 1929 que varias mult estão a beira da falencia, nos estamos sentino o minimo possivel que um pais pode sofrer, qual presidente que em plena crise mundial bate recorde de aprovação em todas as classes o cara e fudido mesmo vc querendo ou não :drinkk:

  • Guilherme Guimaraes

    Enquanto isso o desembaçador traseiro (vidro térmico) e os repetidores laterais de pisca nada né??

  • rivo

    [Comentario #128933 sera citado aqui]

    Dizer que FHC foi bom é dose tb :nanao: :down:
    Lula não é lá estas coisas, mas não foi tão m*rda na água como o FHC (Feito numa Hemorroida C*g*da).

    O que fazer para baixar preços: deixem de comprar. Pressionaria o governo e as sanguessugas a baixarem os preços. Dificil é convencer o brasileiro desmiolado a fazer isto…

    :rayban:

  • Luis.J.R.

    [Comentario #128870 sera citado aqui]

    (2)

  • delnb

    [Comentario #128951 sera citado aqui]

    Bom, só lembrando pra você que citou que na época do FHC, os combustíveis subiam à qualquer sinal de crise exterior; pra impedir isso, ele criou a CIDE, que é o que está segurando os preços do mercado interno até hoje. (funciona como um fundo compensador, diariamente você está pagando mais no combustível justamente para quando os preços do mercado internacional ficarem instáveis, não oscilar no mercado interno)
    Portanto, isso não é mágica do lula, nem ultra competência dele. É apenas fruto de politicas plantadas bem antes dele.

    Não quero enaltecer, muito menos diminuir…

    FHC pegou o país numa balbúrdia só… colocou nos eixos o que deu pra colocar; o que não foi colocado, pelo menos estava encaminhado para terminar. E foi isso que o Lula fez, e está fazendo. Aos trancos e barrancos diga-se de passagem.

    Sorte nossa foi o Lula ter dado continuidade à pelo menos a maioria do que ficou por fazer.

    O seu comentário, e alguns outros aqui contra FHC, ou outros a favor do Lula, só mostra a capacidade limitadíssima da memoria do brasileiro.

    Do governo lula, só sou contra esse assistencialiso todo (bolsa isso, bolsa aquilo, vale gás, vale energia, vale qualquer-coisa… que no fim das contas, é pago com $$$ que poderia ser usado para desenvolver mais o país.) Ao invés de dar o produto pronto, por que não dá emprego pra esse povo?? Reduzindo a carga tributária ele consegue isso tranquilamente… Mas para isso também vai ter que enxugar os gastos exorbitantes do governo.

  • Hyago

    como se os nossos carros já não fossem caros o bastante :down:

  • Corvette

    É ISSO AÍ COMMANDO! :clapp:

    É Mulla mesmo o desgraçado. Eu sou quem inventou esse apelido sobre ele e isso se espalhou pelo país inteiro em um ano.

    Esse desgraçado está desrespeitando o STF que proibiu o desvio de mais de 15 bilhões de reais para um falso FUNDO SOBERANO para que as empresas possam fazer empréstimo do BNDES lá no exterior parao desgoverno lavar dinheiro e ainda gerar lucros para os bancos dos donos das guerras, os Rotschild, famosos “illuminati”.

    Dê uma conferida no Google e investigue “FUNDO SOBERANO”.

    E a mídia publicou algo? Só sites independentes.

    O maior “anti-entreguista”, é o MAIOR ENTREGUISTA, TRAÍRA SAFADO!

    Um dia espero chegar à Presidência da República e criar o imposto único de 5% e acabar com a ditadura illuminati (inglesa) do imposto de renda. O imposto de renda não é obra do Brasil, é imposição dos illuminati para pagar dívida ilegal para que o povo sempre esteja limitado a crescer, porque povo sem limite de crescer é um risco para a máfia illuminati que no Brasil é representada pela máfia maçônica Grand Orient. Querem a prova? http://www.grandorient.org

  • luky

    Essa história de que vai aumentar R$ 4.000,00 é a maior mentira!!!

    Este é o valor que atualmente é COBRADO dos consumidores, pq há um lucro enorme em cima desses itens de segurança. Mas o CUSTO deles é infinitamente menor.

    Um par de airbag´s tem custo aprox. de US$ 100,00 por carro, o que daria no máxino uns R$ 250,00 de aumento.

    Recentemente, a TATA solicitou à AUTOLIV (maior fabricante mundial de airbag´s) que desenvolvesse um conjunto de bolsas infláveis para o TATA NANO, e impôs que seu custo fosse de no máximo US$ 10,00 (dez dólares).

    Então, não me venham estas montadoras sanguessugas aqui no Brasil dizer que quem vai pagar a conta é o consumidor…..

  • Moriath

    MULLA !!! essa foi boa. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • IGAUM

    [Comentario #128997 sera citado aqui]

    depense tbem do REFERENCIAL ADOTADO…

    Por exemplo, um SIENA com Air bag duplo e freios abs de 5ª geração custam como OPCIONAL HOJE algo em torno de R$3.500,00

    já para um Vovôyage NOVO(!)… a VWB…pede nada mais…nada menos q R$5.500,00…

    por ai vc tira q a media fica nos 4.000,00…

    E OS FORNECEDORES SÃO OS MESMOS!!! Abs, por exemplo, vem da Bosch numa fabrica recem cosntruida aqui no Brasil e fornece pra Fiat e pra Vw…

    mas a VW..acha q é Porsche…Bmw…Mercedes…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk… :hauhau: :hauhau:

    POR ESSAS E POR OUTRAS…

    :censor:

  • Osprey

    Sou CONTRA a obrigatoriedade de tais equipamentos. Encosto de cabeça, brake-light, cintos c/ pré-tensionadores até vai, mas air-bag, abs e rastreadores(R$200,00? Dúvido!)não dá pra engolir. Esse pacote vai custar no mínimo R$5.000,00 e num carro que custa 30/35 mil vai pesar muito. Além do mais, aquele argumento de que na Europa e nos EUA esses equipamentos são obrigatórios não cola, pq qnd tornou-se obrigatório 80% dos carros novos já eram vendidos com esse equipamento, ao contrário daqui. Foi na verdade uma opção do mercado e o governo só tornou obrigatório´!

  • mcrafilski

    Caros amigos.

    Quem é contra essa lei, infelizmente ainda nao percebeu que NÓS JÁ PAGAMOS POR TODOS ESSES ACESSÓRIOS mesmo sem levar nenhum deles.

    airbag deveria ser obrigaçao ate de bicicleta.
    só nao ve quem nao quer…

    mas aqui, rastreador de c* é rol* né?
    eu quero eh ABS, EBD e airbag!

  • luky

    [Comentario #129003 sera citado aqui]

    Percebeu que vc é o único contra até o momento???

    São consumidores como vc os responsáveis pelo lixo que temos andando nas estradas deste Brasil. Faz o perfil do cliente ideal das montadoras de hoje, aqueles que não exigem nada do fabricante, e compram qquer porcaria que é ofertada por elas.

    Deixa vir essa obrigatoriedade, sim… e vc verá que o custo será baixíssimo para o cliente final. Economia de escala, quanto maior a produção, menor o custo unitário.

    A Autoliv fabricará Airbag´s por míseros US$ 10,00 para a TATA….

    As montadoras só estão fazendo essa reclamação toda, pq no momento em que até um uninho e um celtinha trazerem estes itens de série, elas não mais poderão cobrar um preço absurdo por eles.

  • tiago brito

    [Comentario #128994 sera citado aqui]

    Amigo vc e muito inocente, a nossa estrutura politica sempre foi assim e sempre sera, o cara que entra la pode ter as melhores ideias do mundo, mais la ele so consegue fazer algunha coisa na famosa troca de favores ou vc acha que qualquer trabalhador pode ser politico no Brasil ele pode ate se candidatar mas se não tiver dinheiro o povão naõ ta nem ai so se ele tiver um bom padrinho $$$$ , os nossos senadores e deputados do congresso nacional que aprovão ou não as leis e tudo isso so com com troca de favores tbm ou cargos politico,são sempre os mesmo,so saiem de la mesmo quando morre, vide ACM, COLOR, ITAMAR,O povão acha que so tem que escolher bem o prefeito o governador e o presidente,os outro cargos eles votão em quem tem o nome ou musiquinha mais bonita, e o pior e que esses tbm são tão importantes quanto os outros e tbm eles se escondem no meio da massa do congresso quase niguem sabe o que eles fazem la os se lembra em quem votou,quem sabe nas proximas serações isso posso mudar pelo menos um pouco pq niguem muda nada sozinho so a massa mesmo :cool:

  • Osprey

    [Comentario #129022 sera citado aqui]

    Não me importo de ser o único CONTRA. E vou me manter CONTRA a todo custo! Acho absurdo isso, quem quer o air-bag que compre a pague o preço. O dia que esse equpamento custra uns 800 reais talvez eu me preocupe em colocar num carro de 30 mil reais. Nos carros mais caros esse valor é absorvido, mas nos populares não! O air-bag de 10 dólares vai ser uma bexiga!

  • danix

    [Comentario #128885 sera citado aqui]

    na realidade, acho que a renault já quase chegou a tér seus modelos equipados com airbag quase 100%.

  • speedboy

    [Comentario #129003 sera citado aqui]

    Meu querido.

    Estou vivo podendo escrever neste momento por poder comprar um carro com air bag. Você acha que este direito não deveria ser de todos os cidadãos ? Nem todo mundo pode comprar um carro com air bag se ele for opcional. Mas se ele for obrigatório e subir o valor do carro em 2000 reais, todos vão continuar a comprar. Pensamentos ridiculos como este seu que levam este pais para o buraco. Fomos comprar um novo carro depois do acidente em uma loja em nossa cidade e o vendedor disse que tinha um modelo completo. O carro custava 60000 reais, e quando eu questionei se vinha com air bag ele falou. “Este não tem air bag. Más é o top de linha (Eu tinha comentado antes que tinha achado um carro igual no concorrente, mas era o modelo intermédiario, realmente completo) E continuou ele “alem do mais para que air bag se você nunca vai usar amigo”) Ai eu mostrei a cicatriz no braço do acidade. E mostrei a foto do carro que bati no meu telefone celular… E ele falou… poxa… Foi feio né… E eu falei… Se não fosse pelo air bag eu não viria aqui hoje.

    Acho que air bag deveria ser obrigatório sim.

    Itens como ABS e outras coisas podem vir depois. O carro tinha ABS tambem e não impediu o acidente, mas o Air Bag impediu alguma sequela maior.

    Abraços a todos e vamos continuar com a campanha!

  • Rafael

    Meus parabéns para o governo, mais uma medida que beneficiará e muito a classe média, principalmente a parte mais baixa dessas, muita gente critica aqui o fato do governo exigir isso, mas eu concordo, por dois motivos:

    1º – É dever do governo zelar pela saúde dos seus cidadãos, mesmo que seja forçada.

    Tá na constituição, quem dúvida, procura, logo o governo tem todo o poder, o dever e o direito de exigir os equipamentos obrigatórios nos carros, tal como é obrigatório o uso do cinto de segurança

    2º – Infelizmente o brasileiro não liga para itens de segurança, só quando acontece o pior, mas infelizmente em um acidente de trânsito pode não haver próxima vez para o cidadão escolher um carro com AirBag

    Uma oposição a obrigação poderia ser um incentivo: carros com AirBag e ABS teriam impostos menores e logo chegariam a preços melhores ao consumidor, mas você já viu algum governo brasileiro abrindo mão de arrecadação sem ganhar nada em troca?

    Então, ainda assim, palmas ao governo, incrível como que o governo vem trazendo medidas para classe média recentemente, será o medo de perder as eleições presidenciais em 2010?


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