A potência oficial dos carros, divulgada pelas montadoras, é aferida no motor ou na roda?

carro montadora dinamometro
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A potência de um veículo é importante para entender como ele funciona. Avaliar a eficiência e o potencial do veículo é feito pela medição de desempenho.

Isso inclui a velocidade e o consumo de combustível. Para medir a potência, usam-se dinamômetros de bancada e de chassis.

Esses equipamentos dão informações sobre o torque do motor e a potência.

Quem compra carros busca essas informações para entender melhor o que está comprando. Saber como a potência é medida ajuda a tomar melhores decisões de compra.

Método de Medição Vantagens Desvantagens
Dinamômetro de Bancada Medições mais precisas; controle de variáveis ambientais; potência geralmente é maior Requer remoção do motor, e colocação dele na bancada
Dinamômetro de Chassis Testa o carro completo; não precisa desmontar o veículo; potência é a real do dia-a-dia Menor precisão; efeitos de tração e pneus influenciam resultados

Os fabricantes de veículos usam o dinamômetro de bancada.

Esse dinamômetro existe em laboratórios, para medir a potência do motor. Ele segue normas como NBR, ISO e SAE.

Antigamente, a potência divulgada pelos fabricantes era bruta, ou seja, a força do motor era medida sem nenhum tipo de sistema de escape ou filtros. O número resultante era enganoso, por ser muito maior do que o real.

Hoje, a potência divulgada é a líquida, pois o próprio dinamômetro de bancada possui um sistema de refrigeração e também um sistema de escapamento completo.

Mas, nele, mesmo com esses sistemas ligados, a potência resultante é maior do que aquela que iremos usar no dia-a-dia com o carro pronto, pois o motor fica mais pesado, por assim dizer, por ter muitos componentes ligados a ele, e também mais peso para suportar.

Já se você pegar seu carro e o levar até uma oficina de preparação, para uma medição de potência naqueles dinamômetros de rolo, onde o carro tem seus pneus colocados em cima do rolo, o número resultante será mais real.

Isso porque a potência nas rodas mostra o que o carro realmente pode fazer. Ela considera perdas mecânicas, como na transmissão e pneus.

Essas perdas ficam na casa de 2% da  potência, por conta do câmbio, e mais 12% por causa do diferencial, no caso de tração traseira. Então aí já estamos falando de uma perda de 14%, o que representa mais de 20 cavalos em um carro com 150 cavalos.

Com a tração dianteira, essas perdas são um pouco menores. Só que comparar essa potência (entre dois carros) pode ser um pouco complicado devido às diferenças nos componentes.

Tipo de Potência Definição Componentes Considerados
Potência Bruta Medida sem agregados Motor sem agregados
Potência Líquida Medida com todos os agregados instalados Filtros, sistema de exaustão, outros componentes do veículo
Potência nas Rodas Potência efetiva considerando perdas mecânicas Transmissão, pneus, tração do veículo

 

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.