Automobilismo Competições Ecologia Europa Eventos Tecnologia

A prova de Le Mans terá carro movido a bio-diesel em 2008

Haverá um protótipo movido a bio-diesel na edição de 2008 da prova de Le Mans, na França, uma das provas mais tradicionais e conhecidas de todos os tempos. O carro foi desenvolvido pela equipe francesa Welter Racing e fará sua estréia na categoria LPM2 (Le Mans Prototype 2), que reúne modelos com peso mínimo de 750 quilos e cilindrada máxima de 3.400 cc, para motores aspirados. O projeto contou com apoio da Associação de Desenvolvimento de Combustíveis Agrícolas da França e seu objetivo é demonstrar a viabilidade do biodiesel no país. Os franceses importam 97% da energia que consomem!

A Welter Racing disputa a 24 Horas de Le Mans desde 1992, e pretende levar para a prova do ano que vem um carro com a mesma carenagem do monoposto de 2008, só que equipado com motor a gasolina. Mas a equipe francesa não é única a levar um protótipo a diesel a Le Mans. A Peugeot planeja fazer o mesmo já em 2007, com um modelo equipado com um motor HDi. Em março, a Audi conquistou um feito inédito ao vencer a 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, com um carro movido a diesel, o R10. O modelo também estará na edição desse ano da competição francesa.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel derivado do petróleo em motores automotivos e pode ser extraído de dezenas de espécies vegetais como mamona, dendê, girassol, babaçu, pinhão e soja, entre outros.

[Fonte: Carsale]
Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend