Etc

A vida no banco de trás

renault-logan-avalicao-na-interior-32 A vida no banco de trás

Quando eu era pequeno, uma coisa que nunca ligava era para o meu espaço no carro, ou seja, o espaço no banco de trás, principalmente no meio. Nem quando andava no Fusca do avô, que ele tirou zero km e o vendeu depois de 29 anos.



Realmente acredito que as montadoras não se importam muito com os ocupantes do banco traseiro, principalmente nos carros populares. Além de um entre-eixos curto, temos o alto túnel central, que até hoje não entendo o por quê de ser tão alto, já que não passa nenhum eixo cardan ali.

Logicamente, minha crítica vai para carros de baixo custo, considerando que em sedãs médios, por exemplo, o espaço para as pernas no banco traseiro é bom, porém o preço é exorbitante. Tive muito contato com o Volkswagen Gol G3 e o Chevrolet Corsa, sobretudo com seus bancos traseiros – e posso dizer que sofri, principalmente em viagens longas.

Com a falta de espaço, depois de um longo período sentado, as dores começam a aparecer. Minha vida ficou melhor ao trocar um Corsa por um Golf, e ficou ainda melhor em um 307. Tenho que destacar que o espaço no 307 me deixou bem surpreso. Espero que no seu sucessor, o 308, tenha continuado assim.

Voltando para os carros populares, percebi que a filosofia do pouco espaço traseiro começava a mudar quando conheci o Renault Logan, com seus 2,63m de entre eixos e bom aproveitamento do espaço a favor dos ocupantes. Fiquei ainda mais feliz depois do lançamento do Nissan Versa e do Chevrolet Cobalt, todos com amplo espaço interno.

Destaque maior para o carro japonês, que apesar de ter o menor entre eixos do trio, tem túnel central baixo, colaborando ainda mais com a vida do ocupante do meio. Espero que isso se torne uma tendência para os próximos anos, e que mais montadoras apresentem carros com tamanhos de médios, mas preço de compactos.

Por Cassiano Mafra

  • WagnerRalloFerreira

    Realmente o espaço interno, tanto no banco da frente e de trás, porta malas do Logan, é bem generoso. Na minha opinião o melhor custo benefício da categoria…

    • ronaldodaros

      De todos os carros populares que eu experimentei, o Logan sem dúvida é o melhor.

      • cavevolution

        O Logan por ser popular, está acima da media. Muito espaçoso e maior que o GM Astra Sedan.

        • AutoIng

          Fora que é um carro muito gostoso de dirigir. Mais macio que Voyage, e muito estável. Se fizessem uma versão do Logan mais atraente, poderia até brigar pela liderança do segmento.

          • Lulaotavio

            concordo, não custava trabalhar no design, contratar uns três desenhistas e três engenheiro pra melhorar esse aspecto tiranossauro do Logan. Se fosse pelo menos bonitinho ou aceitável como o sandeiro, ia ser campeão no segmento;

    • Galvão

      Minha Avó comprou uma Spacefox.
      O espaço do no banco traseiro é incrível!
      Com o banco TODO PARA TRÁS,ainda faltava uma mão para encostar os joelhos no banco.Olha que eu tenho 1,78M!
      Pena que o túnel central seja um pouco alto,mas mesmo assim,3 pessoas vão confortavelmente no banco de trás!

      • andre_0102

        Curiosidade é que o banco traseiro corrediço, foi aplicado primeiro em um Renault (Twingo), inclusive rendeu alguns processos p/ patentes entre as montadoras, mas a Renault nunca levou essa idéia(genial na minha opinião) p/ outros modelos da marca.

        • sergio_masa

          no brasil acho que soh o tiida hatch (versao SL) tem esse esquema de banco traseiro deslizante? tava querendo comprar ele por este motivo, pois acho que talvez meus cachorros iriam ficar bem la atras, com o banco traseiro deslizado pra frente, nem ia precisar comprar uma perua só por causa dos cachorros, ia poder comprar um carro que eu acho legal (tiida hatch) e ainda ser bom pra transportar os cachorros hehe :)

          • Lulaotavio

            É bom mesmo, e só o Tiida tem. Agora espera a chegada do novo Tiida pra comprar.

      • sergio_masa

        po, SPACEfox tem que ter eSPAÇO mesmo né, afinal é uma perua. a materia fala de carros populares, baratos… e vem vc elogiando a spacefox neste quesito. tá de brincadeira 02? :)

        • Tripa-Seca

          Curioso, esse é o típico caso NAense: A matéria fala de 307, 308, Golf, o cara fala do Tiida, e a hora que o cara elogia um VW, já acham motivo para criticar! Ou seja: Nissan: elogio. VW: Mete o pau. Mesmo a SpaceFox sendo mais popular que um Tiida.

          • Galvão

            Concordo com o Tripa-Seca!!
            Ninguém pode falar bem de um Volkswagen,que o povão já taca pedra!
            307,308,Golf,Tiida,TODOS são mais caros que a Spacefox,e ngm reclamou!

    • afonso200

      o versa é incrivel… agora o azera do coroa é maior que o camry da coroa, em espaço traseiro

      • ruback

        Azera é outra coisa, dependendo do seu tamanho e regulagem do banco você sentado não consegue nem escostar a mão no banco da frente

    • Filippeyke

      Pena que é feio… não sei qual é a dificuldade de fazer um carro bonito e barato.

      • Tripa-Seca

        Carro bonito significa linhas curvas nas chapas e vidros que as tornam mais caras de produzir e de repor.

  • luizfelipebc1

    É realmente com 307 não se discute espaço interno, é perfeito: não sei no Hatch pois No meu 307 sedan é maravilhoso, nunca andei nem de Mercedes muito menos BMW mas meu 307 SD me faz mt feliz!

    • Sergin162

      Na verdade, estou estranhando um pouco esse comentario, pois tenho um C4 hatch (mesma plataforma) e o espaco traseiro é bem ruim. Eu ate pe so uma coisa: carro hatch tem porta-malas demais ! Eu preferiria um carro com um porta malas com 10cm a menos de profundidade, mas com bem mais espaço interno, pois normalmente quem compra um hatch médionao usa a mala com frequencia e, se usa, pode baixar os encostos traseiros e levar MUITA coisa !

      • O_Corsario

        Então, vc acaba de entender na prática que plataforma não tem o significado que a maioria das pessoas dá ao conceito.

      • pessimista2011

        Tenho um 307 HB e tambem acho que o espaço no banco traseiro deixa a desejar. Perde até para alguns compactos (Fox) neste quesito. Nunca entrei no Sedan.

    • Eugenissimo

      O pai de uma amiga minha na adolescência tinha, entre outros, um Kia Clarus, um Audi 80 e um Audi A4. Quando eu andava com eles – no banco traseiro, lógico – percebia que, por incrível que pareça, o conforto do Kia era muito maior. Ele era mais espaçoso e macio do que os Audi – por outro lado, seu motor 2.0 16V de 133cv com câmbio automático era uma lentidão só – ainda mais perto do 2.6E e do 2.8 V6 dos Audi… Não ultrapassava nem Golzinho!

  • victorbueno10

    não se engane até em sedãns o espaço não e dos melhores sofri muito com o civic e ainda sofro muuuuuito com o city em estradas esburacadas , na próxima viagem capacete , protetor bocal e travesseiro não serão dispensados !

    • duduguazzi

      O tenso do City na minha opnião é a honda empurrar ele por mais de 50mil pois ele é tão apertado quanto um siena. No mais um bom sedã COMPACTO.

      • cavevolution

        Tem caso pior. Andei em um Audi A1. Muito aperto e custa só R$90mil…..

        • andre_0102

          Mas ai não é surpresa, o carro é minusculo por fora tb.

          • tchones

            Exato. Quem compra um A1 não espera o espaço de um Logan.

        • caddu

          Eu não sei essa nova, mas você já entrou numa BMW série 1? É horrível… e fica pior quando o motorista é um playboy que anda com o banco deitado (ai não cabe ninguém atrás).

  • Khallyl

    Alguém explica o porque do túnel central?

    • cavevolution

      Funciona como passagem do escapamento e túnel do cardã, no caso dos carros com tração traseira. Já o Honda Civic 2001 é isento deste túnel, pois possui tração dianteira e o sistema de escapamento está mais deslocado na extremidade do carro. Isto é, conforto para o ocupante do meio.

      • AutoIng

        O túnel é necessário pra acomodar o escape e todo o revestimento térmico. Não vejo problemas nele, desde que sua altura não seja exagerada no interior. Além disso, pra que viajar em 5 pessoas num carro popular? Isso é loucura.

        • andre_0102

          A grande maioria de quem tem um popular viajou ou vai viajar um dia c/ 5 pessoas, concordo quanto ao fato do problema é o exagero, mas na boa se não existisse seria bem melhor, meu fit quase não tem(olha que a plataforma é baixa 10cm do chão) e embora tenha quase as mesmas dimensões externas de alguns populares, só recebo elogios dos caronas, mesmo em 2 o ganho de conforto é indiscutível. +1 ponto p/ o popular japonês.

          • Landrutt

            O Fit é um dos carros mais fantásticos em termos de aproveitamento do espaço no seu interior. Tenho um e com o banco ajustado para mim, que tenho 1,75 de altura, outra pessoa de tamanho igual ou até maior vai atrás com muito conforto. Até um 3º passageiro, mesmo apertado, fica com espaço de sobra para as pernas, e o túnel central é realmente quase inexistente. Quando digo que já levei nele um colchão de casal e um fogão grande de 6 bocas para a casa de praia ninguém acredita, claro que com os bancos rebatidos. Só a título de comparação, o C3 da minha irmã, que tem o mesmo tamanho do Fit, é uma desgraça em termos de espaço…banco traseiro minúsculo que parece que foi feito apenas para crianças até 1,40 de altura, porta malas pequeno e túnel central alto e ajustando o banco do motorista pra uma pessoa de 1,75 uma de estatura igual simplesmente não cabe atrás sem ficar forçando os joelhos contra as costas do motorista. Um terceiro passageiro? Só se for uma criança pequena e bem raquítica, ou se os 3 tiverem anorexia e bulimia.

          • Tripa-Seca

            Curioso: O tempo que mais fiquei com um popular foi 3 anos, e nunca enchi o carro com 5 pessoas e saí para viajar. Mas geralmente, quando alguém quer criticar motores pequenos, usa essa descrição "5 pessoas, ar ligado, subindo a serra"…

        • tchones

          Isso mesmo, deixa a sogra em casa!!

          Talvez viajem em 5 pessoas num carro popular porque não tem dinheiro para comprar um carro melhor e precisa levar a familia. Ou talvez porque não tenha dinheiro para comprar outro popular e dividir a familia. Olhe a Imigrantes, em SP, para ver que 90% dos carros nos feriadões estão lotados até o teto.

          O pessoal desse site é rico mesmo. Só porque eu tenho um carro 1.0 não posso levar minha familia nele…. tsc tsc

          • Eugenissimo

            A Scénic e a 307 Station tinham 3 bancos traseiros individuais. Por que os outros carros – pelo menos os mais largos – não podem ter? É pecado? Mata alguém?

          • Tripa-Seca

            O caso é fácil. Existe a pista da direita. Inclusive para aqueles SUV 6 cilindros que o motorista gostam de andar a 60 na pista da esquerda, mesmo ele podendo andar o dobro com segurança. Mas o pessoal generaliza, e o problema do trânsito são carros 1.0. Se não tiver pista da esquerda, aí o limite de velocidade será baixo mesmo, e qualquer 1.0 poderá andar dentro da velocidade, mesmo carregado.

        • Jeremy_Hall

          Pra quê? Acho isso um horror. Um horror.

  • CarlosGrossi

    Quando tive meu Fox uma solução inteligente (ao menos na minha opinião) foi o banco traseiro com ajuste de distancia… Isso me dava a opção de aumentar o conforto de quem ia atras ao custo de alguns litros do porta-malas, dava pra balancear razoavelmente.
    Eu não sei se era o suficiente pois nunca andei no banco de traz do meu carro, mas nenhum carona reclamou… muito… lol

    • Galvão

      Na Spacefox,o porta malas que já é enorme,fica melhor ainda com o ajuste de distância!Mesmo com o banco todo pra frente,com um motorista de 1,78M,o joelho não encosta no banco!

      • andre_0102

        Como já postei lá em cima, solução criada p/ Renault e aplicada primeiro no Twingo, infelizmente em desuso p/ marca…
        Essas boas soluções deveriam virar regra nos carros, outra que colocaria nessa categoria é encosto de cabeça traseiro que encaixa no banco, não entendo pq sacrificam a visão se tem uma solução tão ridiculamente simples.

  • brunoitz

    em relação aqule tunel central é devido ao cano de escapamento que passa por ali imagine viajar com 3 passageiros e o do meio ir com o pé ali em cima é uma tortura

    • cavevolution

      Dependendo do carro, o motorista esbarra o cotovelo no joelho do passageiro do banco traseiro.

    • MecanicoDigital

      É, mas existem tecnologias atuais que resolvem este problema.

      • AutoIng

        Em carro? Mas não fica bom, tanto é que no Civic voltaram atrás. É mais em minivans que fazem o "double deck", e daí aproveitam o espaço livre entre as camadas pra criar porta-objetos. Modificar o formato do escape também não é boa idéia, pois a seção circular é a que prevê o melhor fluxo sempre.

  • AndersonDak

    pena que no Brasil falta a segurança na maioria dos carros não tem cinto 3 Pontos e nem apoio de cabeça pra quem vai no meio do banco traseiro, que diga os hyundai e kia..

    • Sias

      Acho que depende do modelo. A Sorento tem 3 apoios de cabeça no banco traseiro.

      • tchones

        Até o novo Uno tem 3 encostos de cabeça. Só falta um cinto de 3 pontos no centro.

        • renan60

          O Picanto tem apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros, apesar do espaço interno limitado
          Já o Optima, até agora estou tentando entender a falta destes dois itens

  • Dragoniten

    A maioria dos carros de entrada realmente não tem espaço pra cabeça…

    Estou com um Ka 2009 1.6 Tecno, e ele tem espaço pra minha cabeça atrás, com certa folguinha até, com as costas coladas no banco, mas depois do facelift do Ka em 2011, acho que deixaram o banco mais alto, porque quando fui ano passado na concessionária da Ford, entrei em um no banco traseiro e tenho que ficar com a cabeça curvada, como no antigo modelo anterior a 2005.

    Não me entendam errado, nunca falei sobre espaço pras pernas, que é praticamente nulo para quem senta atrás de mim no carro, que tenho 1,85 e deixo o banco 2 "clecks" pra frente do máximo..

  • Sias

    O espaço no banco traseiro foi um dos principais motivos da minha última troca de carro. Duas cadeirinhas ali e o banco já era, sem contar que a cadeira ficava bem próxima do encosto do banco da frente.

  • Hoosier 559

    Isso é verdade, a grande maioria dos populares foram feitos mesmo para carregarem no máximo 4 passageiros, o do meio sempre sofre.

    • Tripa-Seca

      Acho que até nos médios esse é o esquema. Aliás, inclusive nos tops: Manda alguém viajar com as costas apoiadas no banco de trás, no meio, que vira porta-copos.

      • Hoosier 559

        Sem dúvidas, como teve um amigo aí que disse, se não for um SUV 7 lugares, o passageiro do meio sempre sofre, pq a maioria dos carros atualmente são feitos para dar conforto a no máximo 4 passageiros. Nos tops, aquele encosto do meio é um calombo, a pessoa chega ao destino com uma bela dor nas costas hehehe.

  • cavevolution

    Minha experiencia foi andar no banco traseiro de um Gurgel Supermini. O pior que tive que sentar de lado com as pernas em cima do banco, pois os tenho 1,78m de altura.

  • Alec_T

    Como tambem nunca andei em MB, Audi ou BMW acredito que todos os carros (excluir suvs e peruas de 7 ou mais lugares) são projetados para levar com conforto no máximo 4 adultos. O 5o deve ser uma criança de no máximo 10 anos (e depende do tamanho criança).

    • Hoosier 559

      Exatamente, lá em cima eu disse no caso os populares, mas isso acaba se estendendo para praticamente todos os veículos com exceção desses que vc citou. Se bem que até MB BMW e Audi tbm são projetadas para darem conforto para no máximo 4 pessoas.

    • diegopolla1

      Citaria Zafira, Logan, Versa e Xsara Picasso como veículos que tem um ótimo espaço no banco traseiro e cabem sim 5 passageiros…

      • Tripa-Seca

        Mas Logan não tem apoio de cabeça para o passageiro do meio nem cinto de 3 pontos. Falha imperdoável da maioria dos carros do Brasil, ao meu ver…

  • ubiratamuniz

    Quando crianças, achamos que o banco traseiro do carro é pura diversão.
    Quando crescidos, também, mas de outro modo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Louis

      esse tempo de diversão já foi… quando criança, eu ia solto lá atrás, ninguém ligava muito para o perigo rsrsrs
      Hoje, criança no carro só amarrado na cadeirinha rsrsrsrs

      • andre_0102

        As estradas estavam mais vazias, os carros corriam menos e o transito não matava mais em 1 ano, que a guerra Vietnam.

  • DiguinhoSP

    Uma matéria sobre o banco do carona cairia bem também…

    Talvez seja o espaço mais problemático para ocupantes dos carros. Principalmente quem tem 1,75m ou mais. Se vai pra frente esbarra os joelhos no porta-luvas, se vai pra trás acaba com o espaço de quem vai no banco traseiro.

    É um inferno!

    • tchones

      Inferno é o rádio da Chevrolet (Celta, Corsa, Classic) ser tão baixo. Os modelos que tem USB ficam na altura exata do joelho do carona. Perdi 2 pendrives assim.

  • duduguazzi

    Por nada não mas o pior espaço traseiro que já tive que me adaptar (tenho1,81) foi o da TR4. Foi terrivel e tive que viajar 3h com as pernas de lado.

  • BBMP_

    O Citroen Picasso atras eh um latifundio. Tem 3 bancos separados, cada um com seu cinto de 3 pontos e encosto de cabeca. Isso sim eh espaco. Assoalho traseiro 100% plano e ainda porta-tranqueira embaixo dos pes dos passageiros traseiros. Pena a mecanica nao ser tao boa. O 2.0 de meu pai ja abriu o bico pela 2a vez e o carro tem incontaveis grilos e ruidos.

    • andre_0102

      Soluções bem europeias, uma pena que a manutenção assuste um pouco.

    • Tripa-Seca

      Que tipo de problema deu, amigo? Estou pensando nela para substituir meu Palio…

  • Lord_Hds

    Quanto ao Gol tudo bem, eu até concordo que o espaço dos bancos traseiros seja uma lástima, mas quanto ao Corsa C, tanto o hatch quanto o sedan, eu achei que são os melhores espaços traseiros da categoria dos compactos. Eu tenho 1,92m de altura e consigo me acomodar muito bem no banco traseiro do Corsa!

    Obs.: Eu ainda não vi o espaço traseiro do Versa, do Cobalt, do GranSiena, do Logan e do Agile.

    • Castle_Bravo

      Ia escrever exatamente isto, tenho 1,88 metro e também me acomodo perfeitamente no banco de trás do Corsa C, e isto com o banco da frente regulado para uma pessoa da minha altura.

      Obviamente, dizer que é tão confortável quanto um carro maior é forçar a barra, mas é possível para mim, viajar sem bater os joelhos nas costas de quem vai à frente. :)

      Já com o Gol (G2, G3 e G4) é uma lástima, além de apertado o teto traseiro é muito, muito baixo! com minha altura minha cabeça fica em contato direto com o teto, um buraco qualquer e o pescoço sofre, além do pouco espaço para as pernas.

      • Tripa-Seca

        hehe…Se tem problema no G2 para frente, imagine o G1, que o principal defeito é o teto baixo atrás.
        Sou mais baixo que você, e sofri na Parati, que teoricamente, não teria a caída de teto do Hatch, o que daria mais espaço para cabeça. Que nada. É tão ruim quanto.

  • vini123456

    Nossa me desculpe, mas será que só eu achei essa matéria totalmente inútil?! Aff, tanta coisa pra ser discutida e o sujeito me fala de suas experiência próprias em meia-dúzia de carros, ou seja, totalmente parcial esse texto e serviu para nada, lógico que um carro COMPACTO não irá privilegiar espaço, seria o mesmo que exigir luxo em um carro popular ou então um entre-eixos gigantesco num carro pequeno.

    Obs: Antes um carro não tão espaçoso, bem acabado e seguro como um Fiat 500, Smart e Mini por exemplo do que um carro com bom espaço interno, mal acabado e inseguro como Logan, Agile e tantos outros do nosso mercado, lembrando ainda que nem todo mundo precisa de um mundo de espaço dentro do carro e a lógica mundial é a valorização do transporte coletivo, deixando de lado o transporte individual e carros cada vez mais racionais quanto ao tamanho. A esqueci, estamos no Brasil e temos o pensamento deveras atrasado e queremos carros fracos (1.0), mas que sirvam pra viagens longas e com porta-malas imensos.
    Viva o Brasil, viva o pensamento provinciano… :'(

    • andre_0102

      Não é pq nem todo mundo precisa(espaço), que não significa que muitos não precisem, achei a matéria leve e interessante, os carros populares são uma necessidade e continuaram existindo(inclusive 1.0 – Falo isso c/ a tranquilidade de quem já passou desta fase), com certeza precisam melhorar na segurança e tecnologia, assim como itens de conforto e habitabilidade. Além disso não é oque "queremos" enfiar 5 lá atrás, mas ninguém compra um carro popular pensando que nunca poderá carregar 5 pessoas pq os engenheiros não acharam importante ter conforto em um popular.

    • tchones

      Eu achei que a materia seria maior, comparando o espaço traseiro de varios carros, até com cadeirinha de bebê. Pelo jeito foi só um desabafo.

      • renan60

        Concordo com tchones, eu terminei de ler a matéria e fiquei com uma sensação de "cade o resto?"

        • sergio_masa

          acho que a linha editorial do NA nao se propoe a materias densas, no começo eu achava isso tb, sempre achava que algumas materias eram incompletas, ficava com esta sua pergunta tb 'cade o resto'. mas hj o que gosto aqui é de ler os comentarios, o NA levanta a bola, e o pessoal nos comentarios sempre complementa. gosto do NA pq eles cobrem tudo, eles nao deixam passar nada, entao acho que é dificil vc cobrir TUDO de forma DENSA, as vezes vai ter algo que eles vao jogar a centelha, e a coisa pega fogo nos comentarios. :)

  • Passarimbsb

    Antes de comprar um carro, a primeira coisa que verifico é o espaço traseiro. Coloco o banco do motorista na posição ideal pra mim e depois sento no bando detrás para fazer a análise. Tenho 1.80m e com pernas compridas. Quando preciso dirigir algum carro com carona atrás e tiver que chegar meu banco pra frente, é realmente torturante. Fora que a freada e a aceleração fica prejudicada com as pernas encolhidas. Nesses casos sempre tenho que lembrar de pisar mais leve nos pedais :/
    Só irei comprar um carro com pouco espaço traseiro se eu puder ter mais de um automóvel.

  • Felix_S

    O espaço interno depende de um fator que muita gente se esquece: o TAMANHO dos bancos. Por exemplo, o Cobalt é espaçoso mas usa aqueles bancos miúdos de carro popular… mas com certeza a coisa seria diferente se tivesse bancos como os do 308 (a sensação de espaço deve mudar muito). Nem precisa ir tão longe: com certeza o C3 teria mais espaço traseiro se tivesse bancos pequenos como o do Cobalt. Agora, o carro que me impressionou no espaço traseiro foi o "velho" Malibu, com exceção do túnel central que é alto.

  • Marco_Aurelio

    Querem espaço interno? Então experimentem o Nissan Versa. O espaço traseiro é espetacular. Show de bola. Coisa de carro bem maior, como Fusion, Malibu, Passat. Vale a pena conferir pessoal. Gde abraço!

  • Rodrigoww

    Ninguém bate o Tiida/Tiida Sedan no quesito espaço no banco traseiro..

    • marciors01

      Em espaço para as pernas o versa é ainda maior do que o tiida, faça o teste.

      • Rodrigoww

        É porque quando eu digo que o Tiida tem espaço no banco traseiro, eu somo espaço para as pernas + espaço para a cabeça, pois o versa tem um teto baixo. Vi revistas reclamando disso.

  • luizfelipebc1

    Acho que existe uma diferença do 307 hatch para o Sedan, pois entrei agora atarde em um 307 hatch e realmente é um pouco apertado, agora o sedan existe uma distancia entre rodas maior! Não sei tenho mt duvidas, já que 408 é sucessor do 307 SD

    • jpcasella

      408 é sucessor do 307SD onde? Só pq é Sedan? Viajou legal agora!

      • luizfelipebc1

        Só to dizendo o que vi na empresa quando houve seu lançamento, quando existia o 407 ele era um grande sedan, já o 408 é menor e veio para substituir o 307 SD já que o interior do 408 é o mesmo do 308 que veio para substituir o 307! pesquisa é veraz!

      • luizfelipebc1

        http://carplace.virgula.uol.com.br/garagem-carpla

        Só para Confirmar Olha aí neste link o texto que diz:
        O Peugeot 408 foi criado com a dupla missão de “substituir” temporariamente o executivo 407, considerado um sedã grande, e o 307 Sedan. Confira nesta matéria os detalhes do 408 com fotos em alta resolução.

      • luizfelipebc1

        Agora Criança, se você não entende nada de Carro, por favor não fale mais merda! Se vc não conhece o 407 ou nunca andou em um saiba que eu já! é sei identificar nos mínimos detalhes as diferenças, e quem vem para substituir o 407 grande sedan de Luxo é o 508 que tb é perfeito.

        • jpcasella

          Parece que vc é criança, não aprendeu a interpretar texto… TEMPORARIAMENTE substituir… O 408 NUNCA foi substituto do 307 SD e nunca vai ser, se a montadora escalou ele como substituto TEMPORARIO a história é outra, mas ele não foi projetado pra isso.
          Somente para enterrar seus comentários, andar em um NÃO quer dizer que você saiba algo sobre o modelo, em casa temos 2 PUGs, somos cliente fiéis da concessionária Orleans (PEUGEOT Ribeirão Preto-Bauru) e sim, já andei e muito no 408…
          Inclusive conheci o 307 antes mesmo da PUG lançar o carro no mercado, estava guardado no fundo do pátio da concessionária encoberto com uma capa, o gerente fez questão de me mostrar o carro, abrir e deixar entrar e futricar, isso SEM A FABRICA TER LANÇADO O CARRO.
          O 408 já andei no automático, manual e em todas as versões, que aliás, é um ótimo carro, e me foi oferecido para trocar o Honda Civic que temos em casa.
          Porém digo e repito, o 408 está a um nível superior do 307/308 e ele não foi projetado para substituir o 307SD.

          • luizfelipebc1

            Ok Ok sempre serei criança, mas saiba que o 408 nunca vai chegar aos pés do 407, nem aki nem na Lua! Viu

  • freemontomaisvendido

    Se tem um ponto em que meu Sandero se destaca é o espaço, aliás eu acho que é o único, eheheh. 3 vezes por semana anda com 6 pessoas no carro. Domingo foram 7, ehehe. Infelizmente, apesar de ter um Voyage, não tem como ficar indo e voltando para o mesmo lugar, com 2 carros, haja combustível. Nesse dia de 7 pessoas, foi inesperado, pois foi em cima da hora, mas foi rápido. O Voyage tem um bom espaço tbm, porém o Sandero é demais, ótimo para quem quer levar 5 pessoas com conforto.

  • oliveirajc

    Alguns aspectos:

    – Sedãs fazem os passageiros traseiros tomar muito sol.
    – Nem sempre um carro de maior entre-eixos vai ter melhor acesso ao banco. Um exemplo típico e entrar num Civic e depois num Fit, isso para ficar apenas numa marca, sendo este último bem melhor.
    – Nova geração não significa mais espaço. Fiesta e New Fiesta falam por si só.
    – A altura do assento também influi, seja no acesso ou em permanecer sentado. Ficar sentado no chão e com joelhos elevados como em Astra/Vectra não é confortável. Ter que escalar um acento alto ou ser derrubado num baixo pode ser ruim sobretudo para idosos.

    Um meio termo são as peruas, boas de bagagem (alguns objetos altos não se leva na mala de sedã), porta traseira de melhor acesso que um sedã, e muito mais prazerosa de dirigir que um SUV. Ótimo carro familiar. Mas o mercado brasileiro não as quer mais…

  • Werwolf_L5

    bons tempos do FIAT Tipo, era um show de espaço no banco de traz

  • Castle_Bravo

    Também acho que poderia ser comentado sobre a possibilidade de levar três pessoas no banco de trás dos sub-compactos populares que também é só teórica, porque com três pessoas grandes (ou meio gordinhas…) o passeio vira um pesadelo.

    Acho que as fabricantes nacionais pensam que somos subnutridos ou orientais quando desenvolvem o espaço interno dos carros, ou deveria estar explícito que apenas crianças são transportadas com conforto.

    • Tripa-Seca

      A questão não são fabricantes nacionais. O problema é que nossa cultura/condição de só poder ter um carro, e ele ser desde o carro que nos levará no casamento da prima na chácara, no dia a dia do trabalho preso no trânsito, nas serras mineiras ou dos circuito das águas paulistas…
      Ou você acha que o Renault Clio europeu tem espaço de sobra para cinco? Que o Peugeot 208 será um Logan da vida? Que os keycars japoneses servem bem 4 pessoas?

      • Castle_Bravo

        Então deveria ser oferecido carros que preenchessem este requisito, como só agora estão aparecendo, ainda que esteticamente questionáveis, Logan, Cobalt e Grand Siena.

        Carros que servem tanto para o dia-a-dia quanto para passeios e viagens, veículos "multi role" numa analogia com aviação.

      • oliveirajc

        Não há problema algum em se ter apenas um carro para várias finalidades, desde que se faça a compra correta. No Japão, onde ninguém pode ter mais que um carro por questão de espaço e garagem, um modelo acima do Fit, o Freed, pode levar 7 ocupantes em uma versão, e mede apenas 4, 25 m: http://www.honda.co.jp/FREED/

        Brasileiro ainda compra carro por metro…

  • Leobr00

    Essa tendência iniciada pelo Logan é super importante para uma população que só faz crescer, em número e sobretudo em altura. Aluguei um Classic numa viagem de férias e putz, complicado colocar 4 pessoas lá dentro para pegar estrada, fora que o porta-malas também não é lá essas coisas. Essa aumentada de "fôrma" dos carros foi sensacional.

  • Eddu13

    Bom em espaço é o Honda Fit.

  • Romis_gtr

    O lance não é se o carro leva 5 pessoas, se estas tem 1,70m e 70kg em média, carro espaçoso é aquele que leva 5 equivalentes a mim…..1,9m e 110kg…huashuashuashaushuahauhsaushauhsauhsusa

    Brincadeiras a parte, na minha opinião espaço interno entra num dos primeiros quesitos de compra do carro….um camarada meu comprou o New Fiesta, o carro é lindo por dentro, acabamento top, mas não faria nenhuma de viajar no banco traseiro dele, tanto cabeça, como pernas iam ficar moídas antes da metade da viagem.

    Tanto que penso em comprar um Tiida como primeiro carro, em relatos no best cars, falam que ele carrega muito bem 5 pessoas, o único lance é que com o banco traseiro totalmente afastado deixa o porta-malas com 280 lts.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend