Combustíveis Manutenção

Abastecimento: Por que não encher até a boca

posto-gasolina-bomba-700x466 Abastecimento: Por que não encher até a boca

UPDATE: O governo de Santa Catarina, decretou que o abastecimento acima do nível permitido é ilegal, sendo aplicada multa de R$ 1.000 e em caso de reincidência, o valor dobra: R$ 2.000. A decisão tem mais a ver com a saúde dos frentistas, já que o gás liberado pelo excesso é nocivo. Na hora do abastecimento, muitos frentistas a pedido dos proprietários ou não, costumam dar aquela “arredondada” no valor enchendo um pouco mais depois do travamento da bomba. Isso é bom para o veículo?



Sabemos que do lado oposto, andar com o carro na reserva é prejudicial ao motor por causa das impurezas no fundo do tanque, que podem danificar a bomba de combustível e o próprio motor. No caso da “completada” após o enchimento do tanque, a resposta é a mesma da reserva: prejudica sim.

Isso acontece porque todo reservatório de combustível tem um nível limite para enchimento – geralmente existe uma tolerância de 10% acima da capacidade máxima do tanque – e caso esse patamar seja ultrapassado, pode danificar o cânister.

O cânister é um dispositivo que fica entre o tanque e o motor, filtrando vapores a fim de reduzir os gases nocivos emitidos pelo veículo. No entanto, com o combustível a mais, o componente pode ser inundado, prejudicando seu funcionamento.

Além disso, o combustível dilui o carvão presente nesse sistema, levando-o direto para o motor, onde os danos serão muito maiores. Então, recomenda-se não abastecer além do travamento da bomba do posto de combustíveis ou da capacidade máxima do tanque.

[Fonte: Cesvi]

  • Antonio De Julio

    Eu sempre peço e fico de olho: só até o travamento.

    • rafa_marcao

      Ontem estava abastecendo e um Golf ao meu lado pediu que enchesse até a trava. O problema foi que a trava da bomba não funcionou. Parecia uma cachoeira de gasolina saindo pela boca do tanque!

      • Antonio De Julio

        afffffff. Que dó!!!

  • cléber_vargas

    O máximo que eu deixo arredondar são os centavos, pra não ficar duas horas esperando troco…

  • Rajeneesh

    "Travou, fechou"!
    Fico louco com a minha mulher, vai de Fit 2012 no posto e manda por só 50 pila de cada vez (nao dá nem 17 litros)
    Fico imaginando aquele sobrenadante de mijolina suja entrando pela admissão………

    • FelipeLange

      Coisas de Brasil.

      Agradeçam ao governo e usineiros.

    • Filipe Augustus

      Eu tbm faço isso, geralmente coloco, 60, 70 reais, só completo quando preciso viajar!

    • Bruno_ts

      Ontem parei no posto e um cara de moto colocou apenas 1 real. Deu apenas 300 e pouco ml. Achei um absurdo, claro. hahaha

      • mgbalbo

        Teve aquele protesto em que todo mundo estava colocando 50 centavos, genial rsrs.

      • _Adriano__

        Vc acha isso absurdo? e as pessoas que colocam gasolina podium no tanquinho de partida dos carros flex, povo burro demais

        • luk4z_sl

          Porque burrice?

        • ALVIN_1982

          E o que tem de anormal nisso? Não pode colocar etanol, diesel, querosene, WD, tíner, água raz…

          • _Adriano__

            A propria petrobas não indica para carros com baixa compressão, olhe no site deles!

            • yagogabriell

              Flex não tem baixa compressão.

              • _Adriano__

                Que a gambiarra tenha alta, porém mesmo assim não tem ganho nenhum

        • akuma_rj

          Na verdade o correto é colocar no tanquinho a gasolina podium ou a melhor aditivada que tiver, pois o consumo da partida a frio é muito pequeno e a gasolina aditivada tem uma vida útil mais longa além de aditivos que limpam o sistema. Gasolina comum "estraga" mais rápido e a aditivada evita acúmulos no sistema. Leia esta matéria:
          http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/06/tempo-

          • _Adriano__

            A propria petrobas não indica para carros com baixa compressão, olhe no site deles!

            • luk4z_sl

              Mas a compressão de motores flex são na casa dos 11:1 pra mais, ou seja bem alta. A taxa de compressão do motor TSi 2.0 da VW que equipa o GTI é 10,5:1, menor que dos Flex, e ele é indicado rodar com podium. O antigo GTI 1.8 a taxa era 9,5:1 e também só rendia os 193 cv com Podium.
              Acho que você está se confundindo Adriano, pois creio que a Petrobras não indique por não haver vantagem pelo preço maior e não por não poder usar. As pessoas preferem Podium no tanquinho por essa ser de melhor qualidade e ter os aditivos, o que retarda seu apodrecimento como acontece com a comum.

              • _Adriano__

                Está ai tudo que vc precisa saber sobre a gasolina podium, sobre os carros de menor taxa ai tbm está explicando: http://migre.me/iDs09

                Se a pessoa nao quer que tenha apodrecimento é mais facil nao encher o tanquinho.

                Gasolina podium é mais cara e no entanto é burrice usa-la nesse caso, e outra se os caras (engenheiros) projetaram o tanquinho para ser abastecido com a comum, quem sou eu pra falar ao contrario?

                • Edson

                  Tem muito tanquinho escrito para colocar só aditivada.

                  Podium é ainda melhor.

                  No site da PETROBRAS não diz nada proibindo o uso da Podium nos carros, pelo contrário, diz que pode ser usado em qualquer carro. Porém só em carros de alta performance é que vai sentir a diferença no desempenho.

              • sauloss

                Podium só melhora em carros acima de TC 10

              • Túlio Leal

                Mas ai e diferente. A taxa de compressao dinamica dos turbos eh bem maior que nos aspirados por causa da pressao que vem da turbina. Em resumo, os turbos tem mesmo q ter uma tx estatica mais baixa para compensar a sobrealimentacao.

            • v_vinicius_v

              Cara, na verdade carros com baixa taxa de compressão não vão obter beneficio com conta a maior octanagem da gasolina podium.
              Por essa razão você estaria desperdiçando dinheiro ao utiliza-la na situação que citei, nesse caso a Petrobras não recomenda. Você não vai prejudicar o seu carro se a utilizar, apenas não ganhara nada com a maior octanagem.

              Em contrapartida um ponto fundamental, é o baixo teor de enxofre, que nas gasolinas comuns variava entre 700~1000 ppm, (até o final do ano passado, quando a regulamentação mudou), enquanto a gasolina podium tem menos de 10 ppm.

              A vantagem do baixo teor de enxofre é evidente. Primeiro, ele é quem 'apodrece' na gasolina, e não é força de expressão. Eu tinha um carro flex que depois de 6 meses da gasolina no tanquinho , que provavelmente não usou nenhum vez já que aqui (Goiás) nunca faz frio, a gasolina virou uma coisa preta, parecendo um óleo. A podium não sofreria desse mal.

              No meu carro atual, o catalisador do escapamento, não é preparado para nossa gasolina ( carro de fora), então os gases dele cheiravam muito mal, cheiro de ovo podre. Ao abastecer com podium passava a ter cheiro de nada.

              E para não deixar em aberto, o que se chama de alta taxa de compressão é qualquer coisa acima de 10:1. Ou seja até meu antigo gol 1.0, que tinha 13:1 se beneficiava da gasolina rica em IAD. Como a própria Petrobras explica em:
              http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/de

              E ao contrário do que você disse não há qualquer recomendação a não utilização de gasolina Podium.

              • _Adriano__

                Ela nao deixa explicito que nao recomenda, porém se o carro nao tem ganho em nada, pra que rasgar dinheiro colocando ela?

                • Castle_Bravo

                  Tempo de vida. Ela dura mais de um ano sem estragar, sem engomar. É ideal para por no tanquinho de partida à frio em locais de temperatura mais alta, onde o uso será mínimo, quando usado.

                • v_vinicius_v

                  "A propria petrobas não indica"
                  "Ela nao deixa explicito que nao recomenda"

                  Cara você é muito contraditório e seu pragmatismo ofusca sua capacidade de interpretação e inferência, boa sorte com a gasolina comum no tanquinho de partida a frio do seu carro ( quando tiver um ). Vai ter que aprender do jeito mais difícil.

                  • _Adriano__

                    Nao tenho esse problema, meu carro é a gasolina, e quando for comprar outro já irei pegar sem essa gambiarra.

            • Dragoniten

              Taxa de compressão acima de 10:1 já tira proveito da Podium.

              Eu utilizo Podium no tanque de partida a frio do meu Rocam 1.6 (12,3:1), pois ele tem apenas 250~300ml e só injeta combustível para partida a frio quando a temperatura do motor está abaixo de 18ºC. Ou seja, durante o verão eu não preciso ficar enchendo por motivo nenhum o tanquinho, mas a gasolina que está lá, fica muitos meses até chegar o próximo inverno (Curitiba).

              Tem alguma burrice nisso?

              • joesterbrondani

                Usar podium no tanquinho nao tem a ver com octanagem, e sim pq ela dura bem mais do que a comum (no caso dos tanquinhos, ela costuma demorar muito a baixar) , porisso a preferencia pela podium. Validade!

                • Dragoniten

                  Eu sei, foi o que eu falei na segunda parte do meu comentário. Eu só provei que ele estava errado nos dois pontos, tanto na taxa de compressão quanto tempo parado no tanquinho.

              • sauloss

                Ae galera, uma otima explicação sobre os tipos de gasolina (comum, aditivada e podium)
                https://www.youtube.com/watch?v=KOrWTnICmbY

                • Dragoniten

                  Já vi. Acompanho todo dia os vídeos do ADG, rs. Mas obrigado pela dedicação.

          • _Adriano__

            Na reportagem não cita nada sobre gasolina podium.

            • Cacio Frigerio

              Cara já te alertaram 10x que você está errado. Chega! Por favor!

              Admitir que errou e mudar de opnião não é demérito não! Pelo contrário. Só os inteligentes mudam de opnião. Os burros é que insistem que estão certos diante da evidência contrária.

              • _Adriano__

                Meu velho, até agora não vi nada cientificamente testado para que eu mude minha opinião, se vc está conformado com o que meia duzia comentou sorte a sua.

        • Guidope

          Se deve colocar PODIUM no tanquinho em virtude de sua validade ser mais longa (pelo que me lembro são 6 meses enquanto a comum são 2 ou 3 meses). Deixar o tanquinho vazio pode queimar a bomba que envia o combustível. Aí no dia que colocar álcool e tiver frio vc terá problemas.
          E outra: mesmo que não haja benefício de potência pra motores com baixa compressão, muita gente poderia usar a PODIUM no tanque por ela ser mais limpa que as outras gasolinas, tendo 30ppm de enxofre (porém desde janeiro toda gasolina tem no maximo 50ppm), além do fato dela ser fazer o motor gastar um pouco menos. Conheço gente que tem carro com motor com baixa taxa de compressão que anda 400km por mês e só usa PODIUM pq o gasto a mais é muito pequeno.
          Logo, burrice é não abrir a cabeça para observar as outras vantagens que ela tem.

          • _Adriano__

            Gasto a mais é menor? uma custa 2,90 e a outra 3,40, como é menor?

            Enfim, me mostre fontes confiáveis de que é melhor em carros do brasil(Que a gasolina é melhor isso é óbvio, porém em carros específicos, projetados para usarem ela)

            • Guidope

              Aprenda interpretação de texto antes de comentar. Em que momento foi falado gasto a mais menor? Vou repetir pq eu sou legal.
              Algumas pessoas que rodam pouco (1 tanque por mês, por exemplo)preferem colocar PODIUM pq nao são pirangueiras em gastar 50 reais a mais num mês pra ter uma gasolina mais limpa, um pouco mais econômica ( entre 5 e 10% a depender do motor), que praticamente não sofre adulteração e que em alguns casos pode fazer o carro ficar um pouco mais rápido.

              Aproveita e depois me fala quanto dura em média a gasolina de um tanquinho flex. Quero muito economizar esses 45 centavos que gasto a mais quando coloco PODIUM nele.

              • _Adriano__

                Ok meu velho, se tem quem faça, que bom pra essas pessoas, eu não acho certo e ainda não achei algum motivo para utilizar essa gasolina a não ser a comodidade de não ter que ir ao posto de gasolina por 1 mês, eu rodo pouco de carro por mês e vou 1 vez por semana, prefiro poupar 25 reais do que perder 2 minutos abastecendo. Sobre a economia, me mostre fontes confiáveis de que isso é realidade(Por favor não me venha com testemunhas do tiozinho do bar da esquina).

                Não vou perder meu tempo procurando algo que tem no seu carro e não no meu.

                • Guidope

                  Me abstenho de comentar em razão da falta de nexo. Da onde saiu essa economia de 25 reais no tanquinho flex? Como sou legal, procure ai no google um teste com a gasolina podium da car blog com jetta tsi, Fluence gt, bravo t-jet e Fluence gt (jetta tsi, bravo t-jet e 308thp tem taxa de compressão entre 9,5 e 9,8. Só o Fluence gt tem acima de 11)

                  • _Adriano__

                    Hj vi que o preço da podium(No posto aqui perto de casa) custa 3,80, sendo assim o gasto a mais seria de 40 reais a mais em um tanque de 50 litros. Quem falou que tem gente ai colocando podium em seus tanques pq rodam pouco foi vc nao eu.
                    Nao entendi o fato de vc estar sendo legal, vc simplesmente esta tentando ter argumentos.
                    Vc está citando exemplos de carros turbo, onde até então eles só rodam com gasolina e onde é recomendável utilizar a podium, mesmo com baixa taxa de compressão., a discussão era referente ao tanquinho de partida a frio(Coisa que só temos a 320I turbo flex atualmente)

                    Quero ver a melhoria em carros flex!

                    Enfim iremos ficar a vida inteira aqui, vc achando que tem vantagem e eu achando que não, faremos da seguinte forma, vc continua gastando seu dinheiro ai e eu conservando o meu aqui e ta tudo certo.

        • DougSampaNA

          Burro? O 1 real de gasolina PODIUM que ponho no tanquinho do meu fit flex, dura 3 meses; quer que eu desenhe?
          Acho que a sua "inteligencia" faria com que rodasse com um carro flex com tanquinho, sempre vazio, né senhor esperteza?:
          Fala merda viu…

          • _Adriano__

            Vazio nao, porém calcule o tempo que ela acaba e não será necessário encher o tanquinho até a boca(Pra mim isso é coisa de preguiçoso, prefere pagar mais caro do que abastecer por mais vezes).

            Engraçado como as pessoas enchem a boca pra falar de seus bens.

          • Guidope

            Liga não. A nossa hora/trabalho com certeza vale mais que o tempo perdido pra medir qnt tempo dura a gasolina do tanquinho. O dinheiro economizado serviria p comprar 1 pirulito. Todo mundo aqui ta errado e ele ta certo

            • _Adriano__

              Petrobras agradece o pensamento, que de centavos em centavos está enchendo o bolso de sua presidenta e sua família(Entre outros).

      • yagogabriell

        300ml dá 10km na moto

        • Dragoniten

          Galera acha que é pouco, mas moto rende muito com alguns poucos ml.

        • Bruno_ts

          Sim. Imagino que ande bastante. Mas é algo estranho de se ver. Me lembrou até o filme Larry Crowne (Tom Hanks e Julia Roberts).

    • CharlesAle

      Também acostumei a por $50 de gasosa,saiu pouco agora!!

  • Magno

    Isso acontece em todos postos, se voçe não ficar de olho eles enchem até quase derramar. Uma vez quando eu reclamei com um frentista no posto Carrefour, que encheu o meu tanque até a boca, mesmo tendo eu pedido para parar no stop automático, ele me respondeu o sequinte: Eu sigo orientação do meu gerente, ele diz que tem que encher até a boca pro posto vender mais e atingir a meta de vendas, ou seja, detonam seu carro em função da comissão do gerente e do lucro do posto.

    • 5Hundred

      Que papo de favela, hein… onde vc mora?

      • wasdyn

        Pois é. Se pedir para colocar 10 reais será que ele enche até a boca, também?

      • Magno

        Pela forma como eu comentei posso ter te passado essa impressão mas, a realidade que na maioria dos postos se voçe pedir para completar o tanque eles ( frentistas ) endendem que é pra encher até a boca ignorando o stop automático. Quando reclamei no referido posto o funcionário me disse que seque orientação do gerente. Logicamente que essa prática é puramente em função do lucro. Agora; imagina um posto com um bom movimento, abastecer uma média de 40 carros por dia adotando essa tática….logicamente que no final do mês, esses litros excedentes vão gerar um bom lucro para o posto, voçe não acha ?

    • tjbuenf

      Tem dia que torço para escutar uma coisa dessas, mas nem sempre elas acontecem…

  • Algo básico que a maioria dos toupeiras não sabem. Abastecer em dias de movimento exige paciência e mostra o quão ignorante e sem educação é o nosso povo. No ultimo domingo devo ter esperado pelo menos 20min para ser atendido. É esperar o frentista encher gota por gota até encher o tanque até a boca (e se derramar uma gota na lataria, leva uma uma tremenda bronca), tem que esperar tente que deixa o carro na bomba e vai fazer compras na loja, esperar o frentista lavar o carro do mauricinho, esperar a madame que demora 15 anos para dar a partida no carro, esperar mais um pouco porque um filho da mãe cortou a sua vez…

    Mas o que me deixa puto mesmo é ver gente pedindo para o frentista completar o nível de reservatório…. O cara que faz isso deveria perder a carteira de tão errado que isso é.

    -Primeiro, você não deve completar o nível com o carro quente.
    -Segundo, isso pode trincar radiador e mangueiras.
    -Terceiro, o coitado do frentista pode queimar a mão sem ganhar nada em troca.
    -Quarto, faça isso em casa e pare de gastar tempo desnecessário na frente da bomba. Se não sabe fazer isso, leia o manual ou não dirija.
    -Quinto, você não deve colocar água de torneira no sistema de arrefecimento, mas sim um aditivo adequado.

    • Heisenberg

      Perfeito comentário, olhandoalua. O que há de botocudos que trabalham em postos de tão ignorantes, não tem no GIBI.

      E se é uma coisa que não aprovo, é esse tipo de posto de trabalho de frentista. Nos EUA os postos não dispõe desse serviço. Lá você mesmo abastece seu carro. E não falta emprego. Um dos motivos que fazem o combustível ter o preço alto e ajuda na piora da qualidade da lixolina: o pagamento da folha salarial de frentista.

      • Thiago_NCO

        Mas Heisenberg, os EUA não vivem a ditadura dos sindicatos, a qual temos que aturar há décadas…

        • Heisenberg

          ISSO MESMO! Thiago_NCO! Democracia lá é outra coisa comparado a isso onde vivemos.

      • MM_

        Não são todos os estados que é permitido q vc abasteça seu próprio carro. Em New Jersey por exemplo,isso é proibido. E se vc pagar no cartão, provavelmente o frentista vai clonar ele.

        • CharlesAle

          Nossa,clonar o cartão é soda!!Nunca fui para os EUA,mas se chegar em um lugar desses e ver malandragem por todos os lados,vou se sentir em casa rsrsrs

          • MM_

            Charles, não vou me aprofundar muito no assunto para não ser taxado de racista, mas note que a profissão de frentista é uma das mais "baixas" dos Estados Unidos, atraindo pessoas que não desempenhariam atividades muito mais complexas que isso. Coloque desonestos no meio e o fato de não precisar de senha para a utilização de cartão de crédito e o ambiente propício está criado.

            • CharlesAle

              Opa,com certeza MM,é bem por ai mesmo.Aliado ao baixo salário,muitos não resistem e cai pro lado errado da coisa!!infelizmente…

        • FabioHira

          Tudo bem MM, mas na ampla maioria dos estados o abastecimento é feito pelo consumidor, e funciona perfeitamente, abastece com cartão ou se for em $ vai no cara da loja de conveniência, não exige prática nenhuma, é apenas questão de costume, é como cobrador de ônibus aqui em SP depois que lançaram o bilhete único, fica 95% do tempo de viagem dormindo, mas não acabam com a função dele devido aos sindicalistas.

        • Heisenberg

          Qual a fonte disso?

          • MM_

            Fonte? Morar em New Jersey é uma fonte válida para você?

            • Antonio De Julio

              New Jersey por acaso é um dos estados que está arranjando encrenca pra vender carros da Tesla?

      • LucianoRN

        Dados e fontes?
        Alguém acredita que se no Brasil nao houvesse frentista o preço da gasolina iria braixar por livre e espontânea vontade do dono do posto?
        Duvido! O Melhor exemplo foi dado quando o governo baixou os impostos da cesta básica e nada foi sentido no supermercado.
        Infelizmente o empresário brasileiro só pensa no lucro.
        Falando em postos sem frentistas, muito comum nos States e Europa é neguinho abastecer seu carro e sair sem pagar…..Imagina isso aqui, onde o povo quer político honesto, mas se pintar uma oportunidade é o primeiro em levar vantagem sobre os outros.

        • wfsc2008

          nao da pra fazer isso
          vc paga antes, e a bomba so libera o tanto que foi pago
          achou q soh no brasil existia gente ligeira? kkkkkkk

    • CharlesAle

      Por isso que odeio ir em posto de mercado,pois o negócio já é meio demorado,e ainda tem esses que querem"fazer revisão"no carro,bem na bomba de combustível!!ai não dá!!fora a fila para passar na cabine,onde nego lega duas horas para tirar o cartão do bolso,duas horas para falar o CPF para a bendita nota,três horas para a caixa lerda fazer todo o processo,e ainda a lesma leva mais duas horas para guardar o cartão na carteira,por no bolso,dar partida e sair!!!

      • Louis

        Eu também não tenho paciência, não… Prefiro gastar R$ 5,00 a mais em qualquer outro posto, do que perder 20 min em posto de gasolina.

    • Magno

      É verdade! eu também já passei por muitas situações parecidas e haja paciencia !

  • Heisenberg

    O meu só abasteço uma vez por mês, justamente para ser usado por todo o mês. Nunca deixo que o frentista encha até o "talo", ou seja, quando a bomba trava, digo para ele parar imediatamente.

    • Sephirot_

      Amigo, seu Palio Economy faz quantos km/l? Eu tenho um Fire 2008 (o de 66 cv, maldita Fiat lançou o Economy de 75cv três meses depois), e ele tem feito uma média de 9~9,5 km/l na gasosa dentro da cidade. Acho que porque tenho o pé pesado, pois precisa pisar muito pra essa carroça andar junto dos outros carros.

      E aqui geralmente os frentistas perguntam se quer encher até o disparo.

      • Heisenberg

        A elevação de potência, meu amigo, fez com que o carro andasse menos com o litro. Com o AC ligado em boa parte do tempo, meu carro faz 8,2km/l no gasol.
        Minha esposa possuia até quatro anos atrás um Palio EX 2001 com motor fire de 55 cv. O carrinho podia até ser manco, mas era muito mais econômico usando gasol. Fazia 11 km/l.

        • Chronosky

          Fico impressionado com essas médias… eu moro em BH que é uma cidade em forma de montanha alem de ter um transito caótico e minhas medias como o Palio 1.6 são 11.5 na gasolina e 10.1 no alcool e meu carro ta com motor amaciando ainda (1300 km rodado)

        • Sephirot_

          Exceto carros como Clio e Up, 1.0 não vale a pena mesmo, consome mais e anda menos. Melhor juntar um pouco mais de dinheiro pra levar um motor maior e não passar raiva.

          Ah, e parece que o Fire 66cv tem mais torque disponível em baixa rotação do que o 75cv, mas não tenho certeza.

      • Sephirot_

        Esqueci de dizer que essa média é com o AC ligado 100% do tempo. Ar condicionado em Maceió não é luxo, é necessidade.

  • brucor

    Nos manuais de alguns carros da GM fala que pode deixar desarmar o bico 2 vezes!

    • Pedro Emanuel

      No manual do Onix fala que só precisa interromper o abastecimento depois da 3ª vez que desarma.

    • Heisenberg

      Fizemos isso uma vez com o Celta que minha esposa possui e aconteceu o provável, derramou e por pouco não estragou a pintura, já que estávamos com um "regador" repleto de água no momento.

  • FelipeBR14

    Eu nunca peço para completar o tanque e, sim, um valor certo para abastecer (exemplo: 80 reais).

  • jonasperola

    Ainda bem que as motos não tem esse dispositivo. :)

  • Chronosky

    Sempre completo o tanque, odeio ficar indo em posto… fico de olho no frentista…

  • Bruno Alves

    O problema é que você pede na maior educação pro cara parar na hora que der o estalo e o maldito vai lá e aperta o gatilho um pouquinho só de raiva.

  • Sanderson_

    Sempre tive Rangers e agora tenho uma Explorer 95. As desgrmadas travam em 3s se tiver com a bomba no automático.

    A 10 anos encho o tanque até a boca e nunca tive problemas.

    Não queria parecer conspiracionista mas há uma campanha correndo por aí pra não encher mais até a boca. Me parece lobby de dono de posto pois só enchendo até a boca você sabe exatamente quanto entrou de combustível.

    Ultimamente tenho notado que vem mais litros do que realmente cabe. Antes com 81l já enchia o tanque e o cano até a boca. Agora cabe 83l, 84l, sendo que meu tanque é de 80l.

    Espero que eu esteja errado e que não seja mais uma tentativa do governo passar o consumidor pra trás.

    • vagaroo

      O controle da bomba agora é automático e pode ser "bombado". Alguns sistemas permitem controle remoto para variar o volume no mostrador. Como eu uso o carro quase que só para o percurso do trabalho o volume a abastecer sempre é o mesmo. E em alguns postos a diferença dá uns 5% à maior. Já denunciei para a ANP e os diabos, mas parece que os ficais vão é pedir a "fatiazinha" deles e o problema não é sanado. Minha solução foi fugir desses postos. Em suma, é preciso fugir da gasolina batizada e da bomba bombada. Tá ficando cada dia mais difícil para tudo!

  • Bartolomeu87

    Uso o padrão da montadora de encher ate o terceiro automático (terceira vez que desliga automaticamente). Evita sair com o tanque vazio por desligamento da bomba antes de encher e também não permite excesso de combustível.

    No passado ja tive problemas. Nos carros modernos os vapores do tanque (vapor gasolina) sao enviados para um filtro, canister, que contem carvao ativado que retem os gases e nao deixa vazar para atmosfera e contaminar o ambiente quando o carro esta desligado. Ou seja, você desliga o carro quente mas ele não cheira gasolina. Como o tanque fica perto do escapamento, em alguns carros a gasolina fica tão quente que chega a borbulhar (ferver)dentro do tanque. Quando liga o motor esses vapores sao desviados para serem queimados no motor. No meu carro, o frentista encheu demais ate a boca e ao inves de ir vapores pelo duto de vapor de gasolina, foi gasolina liquida que encharcou o carvão ativado do canister virando uma meleca. ao esfriar essa mistura de gasolina e carvao ativo voltou, travou a válvula de desvio de vapores e o motor perdia potência ( ficava afogado) Teve que limpar todo o duto de gazes.

  • ultimate_rr

    Cliquei em “Hyundai ix25 no Brasil: CAOA ou HMB?” e me mandaram para um post de 20 dias atrás… Tem que ver isso ae produção…

    • CorsarioViajante

      Ahhh agora entendi pq cai neste post! Maldita memória curta, estava sofrendo aqui, “pq abri esta aba?”

      • ultimate_rr

        Hahahahaha! Eu também levei um tempo para sacar que eu não estava ficando doido…

  • bfscordeiro

    No manual do Onix diz que pode deixar travar 2x!

  • Heyder Lino Ferreira

    Esse país é uma piada mesmo… Pra começo de conversa, em países de 1° e 2° mundo como os EUA, não existe frentista. Sabe por que? Exatamente porque eles ficariam expostos demasiadamente ao benzeno da gasolina por muito tempo, o que aumentaria as chances deles terem leucemias e doenças pulmonares, e o estado se preocupa com isso. Lá, cada cidadão respira sua cota de benzeno ao abastecer seu veículo, e da forma que desejar. Essa história de leis estaduais que proíbem os frentistas de encher os tanques sob a alegação que faz mal à saúde deles é uma demagogia barata dos sindicatos ladrões. Se estivessem realmente preocupados com a saúdo dos frentistas, forneceriam máscaras adequadas para seu trabalho, ou ainda, aconselhariam aos frentistas a mudar de profissão e deixar os postos serem automatizados como em países desenvolvidos. Como em quase tudo neste país, alguém está tirando proveito de alguma coisa, e os sindicatos são os primeiros da fila. Vejam este artigo (https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/1905-por-que-frentistas-nao-devem-encher-o-tanque-de-gasolina-ate-a-boca) onde um deputado do RJ (tinha que ser do PT) diz que as pessoas precisam andar mais em veículos públicos… engraçado… mas ele anda de carro particular e às custas dos impostos do povo! Porque ele não dá o exemplo? É um país de paradoxos… lamentável.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend