América Latina Finanças Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas

Acordo com a Colômbia deve favorecer exportações brasileiras

brasil-x-colombia Acordo com a Colômbia deve favorecer exportações brasileiras

Brasil e Colômbia finalmente acertaram um acordo automotivo, que envolverá não só veículos, mas também peças locais. Com isso, o país andino se torna um novo destino para produtos brasileiros, antiga reivindicação da Anfavea, que busca ampliar a exportação com a queda nas vendas do mercado nacional e também devido a baixa produtividade das montadoras.



O acordo prevê o fim do imposto de importação dos dois lados da fronteira, bem como preferência nas compras de automóveis e peças entre os países. No primeiro ano, 12 mil veículos estarão incluídos nesse acordo, sendo ampliado para 25 mil no segundo e 50 mil no terceiro.

A parceria também reforça a integração dos mercados da América do Sul, ainda mais que o país vizinho possui um parque automotivo local, permitindo maior sinergia entre os fabricantes instalados nos dois mercados. Em 2016, o Brasil teve superavit de US$ 1,33 bilhão no comércio com a Colômbia. Do total de 88% de produtos automotivos manufaturados, só 5,5% eram automóveis completos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend