Sem Dúvida

Álcool também tem batismo

gasolina-adulterada-1 Álcool também tem batismo
Vemos sempre notícias sobre gasolina adulterada. E álcool adulterado, existe? Caso exista, é tão prejudicial quanto a gasolina adulterada?

O álcool pode ser adulterado e pode ser tão prejudicial quanto a gasolina adulterada. É possível adulterar o álcool combustível por dois modos. Um deles, o mais comum, é adicionar mais água ao álcool hidratado, ultrapassando o limite especificado. Visualmente imperceptível, mas o rendimento do carro e o consumo serão elevados devido à maior quantidade de água. O outro é adicionando água no álcool anidro, o mesmo da mistura obrigatória na gasolina. Atualmente o álcool anidro tem um corante laranja justamente para dificultar essa adulteração. O álcool combustível deve ser incolor.



Em caso de dúvida, o motorista pode exigir a realização do teste de qualidade do combustível. Os postos são obrigados por lei (Resolução ANP 248 art.8º ) a realizar análises dos combustíveis sempre que solicitado. Caso o posto negue o teste, o consumidor deve informar à Agência Nacional do Petróleo (ANP) pelo telefone 0800-900-267.

Para evitar problemas com o combustível adulterado, é recomendado abastecer sempre nos mesmos postos (geralmente os seus de confiança), exigir nota fiscal e verificar o consumo no trajeto diário. Um consumo subitamente elevado pode indicar um problema com o combustível. O uso contínuo de combustível adulterado pode reduzir a vida útil do motor.

No Estado de São Paulo, a Secretaria da Fazenda mantém atualizada na internet uma relação dos postos flagrados com combustíveis adulterados.

  • tscarani

    Eu já abasteci num posto em que o álcool tinha algo diferente de água na sua adulteração… O cheiro que saía pelo escapamento era de qualquer coisa, menos álcool!

  • Felipe Andrade

    Minha tia teve problema recente com combustivel adulterado, e foi exatamente com alcool.

  • rlobueno

    Já abasteci com álcool batizado, num posto que não era o de costume. Na bomba ele tinha aspecto de sujeira como terra ou coisa parecida, o carro ficou uma merda.

  • CARLOS CORRÊA DE CASTRO FILHO

    POSTO MERLEY SITUADO NO BAIRRO DE GUADALUPE-RJ NA AV.BRASIL Nº23576 ANTES DO QUARTEL DOS BOMBEIROS ESTÁ VENDENDO COMBUSTÍVEL ADULTERADO, POIS ABASTECI R$50,00 DE ETANOL DIA 24/07 E NO DIA 25/07 MEU CARRO COMEÇOU À FALHAR E MORREU E NÃO QUIS MAIS DÁ PARTIDA E COMEÇOU À RATEAR E ESTOURAR FRACO DEPOIS ESTOUROU FORTE ( COMO UMA BOMBA) E QUASE PEGOU FOGO.CUIDADO CONSUMIDORES NÃO ABASTEÇAM NESTE POSTO.MEU CARRO É NOVO DE FÁBRICA ANO 2012/2013 E TEM SÓ 1ANO E 06 MESES DE USO E NUNCA DEU PROBLEMA.

    • Fernando S.

      Denuncie o posto no site da ANP.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend