Crossovers EUA Mercado SUVs Volkswagen

Além do Tarek, VW terá mais um SUV menor que o Tiguan nos EUA

Além do Tarek, VW terá mais um SUV menor que o Tiguan nos EUA

Durante o lançamento do Atlas Cross Sport, o CEO da VW of America Scott Keogh, revelou ao The Detroit Bureau que a marca alemã prepara mais dois SUVs abaixo do Tiguan.


Embora tenha revelado também a chegada do SUV elétrico ID.4 aos EUA em 2020 e com produção local dois anos depois, Keogh revelou ao site da capital das Big Three que haverá mais dois modelos comuns abaixo do Tiguan, dizendo que a marca vê potencial nisso.

O motivo é o crescimento sempre positivo das vendas de SUVs e crossovers no mercado americano, onde a Volkswagen acredita que pode emplacar mais produtos desses segmentos. Apesar de o executivo não dar detalhe nenhum sobre a dupla, fica claro que um dos elementos tem até dupla identidade.

Além do Tarek, VW terá mais um SUV menor que o Tiguan nos EUA


Nesse caso, estamos falando do Tarek, que será fabricado em Puebla, México, na linha de montagem que era do Golf. Trasladado de volta para casa, o hatch médio e sua perua abriram espaço para o novo SUV, que na China surgiu como Tharu.

O modelo será feito também na Argentina, em General Pacheco, na área que era ocupada pela linha da SpaceFox, que se despediu do mercado nacional essa semana. Medindo 4,45 m, o Tarek será o modelo intermediário entre o irmão menor, descrito como do segmento A por Scott Keogh, e o Tiguan Allspace.

O Tarek deverá chegar aos EUA ocupando a faixa que até pouco tempo atrás era do Tiguan Limited, a geração antiga que era feita na antiga fábrica da Karmann, em Osnabrück, Alemanha. Seu companheiro menor, no entanto, ainda é um mistério, mas já se pode descartar pelo menos uma das possibilidades.

Além do Tarek, VW terá mais um SUV menor que o Tiguan nos EUA

No ano passado, a Volkswagen havia afirmado que o crossover T-Roc não seria vendido nos EUA. Daí, tirando este, o que sobre é o T-Cross, que necessariamente teria de ser feito no México para custar menos nos states. Aí, a variante de porte sino-brasileira com 2,65 m de base, seria a escolha óbvia por conta do espaço extra em relação ao alemão.

Entretanto, a Volkswagen pode ainda sacar mais uma carta do seu baralho e colocar de fato um crossover na “América”. Então, o New Urban Coupé (que anda sendo chamado de T-Sport), desenvolvido no Brasil, poderia chegar aos EUA da mesma forma que se espera que o Novo Chevrolet Tracker (Trax) o faça, através de um esperado acordo automotivo BR-USA.

Caso contrário, somente com produção mexicana em Puebla. Como Tarek/T-Cross/T-Sport são feitos sobre a plataforma MQB, não haverá problemas em compartilhar a linha de montagem. Importação da Europa (o T-Sport deverá ser produzido também na Espanha) é um risco com a política Trump, como visto na guerra comercial com a China.

[Fonte: The Detroit Bureau]

 

Além do Tarek, VW terá mais um SUV menor que o Tiguan nos EUA
Nota média 3.8 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    A VW parece estar viajando em ácidos. O Tiguan atual já é um SUV compacto. Lançar algo ainda menor que o antigo modelo nos EUA seria bizarro, não vejo sentido a menos que se trate de um produto de imagem/nicho (a exemplo dos Mini, 500, etc). Ou a VW tem uma bola de cristal e tá prevendo uma nova crise do petróleo.

    • Vitor C

      Todas as montadoras lá estão presentes nesse segmento, kicks, trax, HRV, kona, seltos, CHR, Ecosport, cx2 e etc.

      A Volkswagen também tem que ter o seu representante se quiser ser competitiva.

      O que não faz sentido é ela ficar de fora dessa onda…

    • 😎.

      Não entendi, nos EUA tem vários suvs menores que o Tiguan, CH-R, CR-V , Mazda CX-3, GM Tracker e vários outros . A Vw também precisa de um modelo para substituir em preço Golf e Beetle.

      • th!nk.t4nk

        Eu me referia justamente ao Tiguan antigo. A matéria fala em ter um modelo deste tamanho e outro menor ainda. Nesses tempos de gasolina barata, esse segmento tá em baixa. Até mesmo na Europa o T-Cross tá indo mal, porque o consumidor quer modelos maiores agora.

    • El Gato!

      E eu viajando que a VW poderia pensar em outra coisa que não sejam os SUVs, e trazer o Arteon pra cá (Brasil).

      • Sino Weibo

        No atual preço dos carros no Brasil, um Arteon seria o que, 200 mil?

        • El Gato!

          Entre 240 e 270, acredito, comparando com o valor de venda no BR dos seus concorrentes diretos na Europa (A5, Série 4). Por isso não vem. É inviável. Quem tem essa grana não se importa com custos de seguro e manutenção (eu acho), aí vai direto para os alemães.

      • RicardoVW

        Sem Arteon, sem Scirocco, sem Fusca, sem Golf, sem CC, etc…

        • TchauQueridos

          VW está insana com os preços.
          Melhor tirar do mercado do que passar vergonha.

          • RicardoVW

            Dos preços absurdos dos SUVs de todas as marcas ninguém reclama!

    • Sino Weibo

      Na China eles tem, pq nao nos EUA?

    • RicardoVW

      Eu acho a Tiguan atual gigante, a antiga até era compacta, mas a atual não

      • th!nk.t4nk

        A atual é bem compacta também. É que no Brasil eles vendem uma versão diferente, esticada.

    • TchauQueridos

      Bizarro seria ela não ter, já que a maioria já tem, assim como Kicks, Ecosport, CH-R, Tracker, etc…

  • RicardoVW

    Nunca tivemos tantas opções de carros no Brasil como atualmente, pena que só amantes de SUVs são favorecidos!

    • zekinha71

      Nunca tivemos tanstas opções de carros no Brasil, todos SUVs preto, prata e branco.

      • Edson Fernandes

        E para te dar um pouquinho de “emoção” no lançamento as vezes tem um azul ou vinho….

      • RicardoVW

        Cores impostas pelo mercado assim como os SUVs.

  • Tiago Bastos

    Esses nomes da VW são muito Jurassic park

  • Baetatrip

    Como a VW gosta de misturebas de SUV´s……….!
    Acho que ela gosta mesmo de letra T…!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email