Ecologia Europa Governamental/Legal Mercedes Benz Vans

Alemanha: encontraram 5 dispositivos ilegais em diesel da Mercedes

Alemanha: encontraram 5 dispositivos ilegais em diesel da Mercedes

De acordo com o jornal alemão Bild am Sonntag revelou que as autoridades nacionais descobriram cinco sistemas de manipulação de emissão de poluentes em motores diesel da Mercedes-Benz. O flagrante teria sido feito pela agência de regulação dos transportes do país, a KBA, que teria suspeitado das emissões de propulsores Euro 6 da Daimler. Segundo o relatório, pelo menos um milhão de carros estão irregulares nesse aspecto.


Rapidamente a Mercedes-Benz se pronunciou, embora não tenha revelado detalhes sobre o assunto, resumindo-se a dizer através de um porta-voz: “Estamos cooperando de forma completa e transparente com a KBA e o Ministério Federal dos Transportes”. A questão é que a montadora, assim como outras, utiliza o nitrato de ureia para cortar as emissões de óxido de nitrogênio (NOx), que é o atual vilão a bordo dos motores diesel.

Mas, a KBA suspeitava de que mesmo assim, haveria algum tipo de manipulação das emissões de poluentes e que em alguma parte do ciclo de funcionamento, esses motores diesel permitem um alto índice de NOx sem ser detectado em inspeção veicular. Por conta desse método, a agência alemã obrigou a Mercedes-Benz à retirar do mercado a van Vito com motor diesel 1.6 padrão Euro 6. O comercial leve foi impedido de ser vendido após investigação de emissão excessiva de NOx.

A Daimler disse que recorria da decisão da KBA nesse caso, mas a Vito 1.6 Bluetec pode não ser o único modelo a ser barrado nesse caso, visto que o montante apontado pela agência germânica envolve muito mais os carros de passeio. Tanto a Mercedes, quando BMW e Volkswagen, estão na mira das autoridades alemãs no caso das emissões de NOx, já que em outubro de 2015, a revelação do Dieselgate caiu como uma bomba na indústria automotiva envolvida com diesel.


Além da VW, várias marcas foram investigadas por suspeita de utilizarem também dispositivos que permitem o desligamento do controle de emissão em funcionamento normal, mas com o carro parado numa bancada de inspeção, o sistema liga o controlador e emite o nível normal. Ao sair do teste, o propulsor volta a emitir mais NOx que o permite, chegando a 40 vezes mais que o permitido pela lei.

Para os fabricantes que defendem o uso de motores diesel, dizem que sob certas temperaturas, o sistema precisa da chamada “janela térmica” para proteção do propulsor e isso significa liberar o potencial da unidade para evitar danos sob temperaturas muito baixas. Certos ou não, tais sistemas estão a bordo de muitos motores diesel e as autoridades ambientais estão de olho.

[Fonte: Auto News Europe]

Alemanha: encontraram 5 dispositivos ilegais em diesel da Mercedes
Nota média 4.4 de 7 votos

  • Samluzbh

    Dieselgate parte 2, todos são culpados, da primeira vez a bomba ficou com a VW, e agora?

    • Deadlock

      Cada um responde por seus atos, é a regra geral.

    • thi

      Parte2? Já teve com a MB,fca etc

  • th!nk.t4nk

    O que “descobriram” é o que ocorre com absolutamente todo motor a diesel: a taxa de emissoes nao é linear, e varia muito com a temperatura e modo de utilizaçao do motor. As montadoras divulgam o que ocorre em condiçoes ideais, e aí passando um pente fino todas acabam emitindo acima do especificado em condiçoes normais de uso. A essa altura do campeonato essa guerra contra o diesel já indicou que a eletromobilidade é caminho sem volta na Europa. A parte onde esses caras têm sorte, é que isso vai acabar sendo positivo como preparação pra encarar os chineses na próxima década nesse setor.

    • MATHEUS PAULMICHL HAHNEMANN

      “a taxa de emissoes nao é linear, e varia muito com a temperatura e modo de utilização do motor”. Amigo, desculpa, sou fã de carros alemães também mas não foi isso que descobriram. Encontraram dispositivos para manipular as emissões e fraudar laudos. Isto está muito claro a essa altura, a VW já admitiu e já tem gente presa nos EUA.

      • th!nk.t4nk

        Sim, é a mesma coisa: o software apenas força o motor a se comportar de maneira mais “mansa” em situaçoes específicas. E nao por coincidência, sao justamente as situaçoes de teste. Mas nao é essa a raiz do problema, e sim o fato de que motores a diesel são sim muito mais sujos do que se imaginava. E isso vale pra absolutamente qualquer motor com este ciclo. Podemos ficar apontando a culpa pra empresa X ou Y eternamente e a cada momento descobrir um caso diferente (como tem acontecido nos últimos anos), mas no fim o problema real tá no diesel em si.

        • MATHEUS PAULMICHL HAHNEMANN

          Sempre se soube que o diesel era sujo. A raiz do problema é empresas enganarem consumidores e institutos governamentais para venderem seus produtos. Cara, a Volkswagen apresentava os seus carros a diesel nos EUA como se fossem alternativas aos carros híbridos, e eles sabiam que era centenas de vezes mais sujo. Veja o documentário, eles sempre souberam!

          • th!nk.t4nk

            Você sabe que Mitsubishi, GM, PSA e FIAT foram pegas também né? A VW é só uma entre uma dúzia de empresas que usavam software pra alterar o comportamento do motor durante testes (ficou famosa porque foi a primeira pega, só isso). As fraudes ocorreram sim, sem dúvida. Mas quando o negócio é universal assim, é porque o problema é bem mais embaixo. Ninguém estava dando conta de cumprir as normas de reduçao de poluentes com esse combustível, esse é o ponto. Com ou sem fraude, o fato é que nao tinha mais como o mundo continuar empurrando com a barriga o uso do diesel. Os escândalos que pipocaram no mundo só evidenciaram isso.

            • MATHEUS PAULMICHL HAHNEMANN

              Sim, sabia. E todas enganaram consumidores e institutos e estão erradas. Mas a culpa não é do diesel, elas cometeram os crimes porque quiseram. O teu argumento é igual de quem defende o Lula falando que ele não é desonesto porque os outros políticos também roubavam. Se sabiam que não conseguiam atender as emissões deviam ter feito igual a Toyota e investido em híbridos e hidrogênio.

              • th!nk.t4nk

                Nao estou defendendo montadora nenhuma, até porque praticamente todas as grandes estavam fraudando as emissoes (espero sim que punam todas estas empresas). Estou apenas dizendo que mesmo que nenhuma fraudasse, ainda assim o diesel estaria no centro das atençoes, já que seria quase impossível atender às novas normas de emissoes (muitos passam só raspando pelo Euro 6). Em outras palavras, já passou da hora de tirar o diesel do mercado. Os escândalos generalizados pelo mundo são sintoma disso (até os japoneses fraudaram!).

                • MATHEUS PAULMICHL HAHNEMANN

                  ótimo. Chegamos num consenso. Boa discussão!

            • thi

              Sim sBiamos mas Pq só a VW pagou um multa bilionária?

              • Gabriel Loio

                Pq a VW utilizou o software para extrema má fé e ficou comprovado isso. O problema existe para todas, mas vc tentar mascarar isso de maneira absurda igual a VW fez é q n dá pra aceitar.

                • thi

                  má fé e as outras usaram pra q então..amigo ainda tem algo muito estranho nisso ,mascará de maneira absurda?? oq seria maneira absurda??? então se pode mascarar de outra forma??

                  • th!nk.t4nk

                    Entao, o que ele quis dizer é que o sistema da VW mascarava as emissoes de forma ativa. Ele detectava quando o carro tava sendo testado, e entrava por uns 20 minutos num modo de baixa emissão. Já o software de algumas outras era simplesmente calibrado pra emitir pouco em condiçoes ideais (que sao as condiçoes de teste) e priorizar desempenho em condiçoes severas (saindo fora dos limites). Ou seja, um monte de montadoras sacanearam, mas a VW foi uma das que se esforçou mais pra burlar o sistema, com um código sofisticado. Nao é à toa que tem vários executivos da VW presos, mas várias outras tiveram de fazer recalls também (como foi o caso dos caminhoes da GM, os carros da Mitsubishi, etc).

                • Ernesto

                  E a Mercedes está utilizando de boa fé? E as outras que foram pegas? Utilizaram de boa fé?

            • Sr. Carro

              Quando vc se esforça para lembrar que “não é só a VW”, nota-se que é fan boy de marca. Portanto, opinião inútil

      • Sr. Carro

        Inclusive já foi testada a potência de carros a diesel do grupo VW (Skoda etc) em dinamômetro e a perda é absurda.
        Os proprietários estão insatisfeitos após o recall do software….

        VW customers report power loss after dieselgate NOx emissions fix
        VOLKSWAGEN customers in the UK are reporting a loss of power since having their cars fixed after the dieselgate emissions scandal. (express. co. uk)

    • MATHEUS PAULMICHL HAHNEMANN

      Assista o primeiro episódio da serie “DIRTY MONEY”, é sobre o diesel gate. É inacreditável a quantidade de mutreta que eles fizeram para tentar acobertar essa história.

    • Luis Burro

      Pois é,se todo o motor a diesel é baseado nas mesmas tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo como q esperam q um quebre a regra e outro ñ?
      Então seria melhor investigar todos e todas categorias q utilizem ele,como os comerciais e caminhões!

    • Igor Pricandi

      São coisas bem diferentes. A fraude e o motor diesel. O motor polui, mas não é o vilão. O fraudador sim.
      E parafraseando um determinado blog que não visito há tempos e não votarei, que não citou fraude mas controvérsia, eu posso dizer que os geniais engenheiros alemães são controversos.

      Mas temos que fazer justiça. Se os caras são gênios para fazer carros, também são para fraudar. Espero que as tais controvérsias se limitem a emissões.

      • Sr. Carro

        O alemão é um português que aprendeu matemática

    • Sr. Carro

      Vc deve ser RP de montadora… Não é possível ser enrabado pelas montadoras e ainda ser advogado de defesa, DE GRAÇA

  • Léo Dalzochio

    O politicamente correto e o eco-terrorismo (aliás, 2 agendas da cretina esquerda globalista) estão acabando com o mundo.

    • Guedes

      “eco terrorismo”? essa é boa. Quer dizer que aquecimento global é invenção do PT tbm?

      • Pedro Henrique

        o aquecimento global, pelo que eu já pesquisei, já me informei, é sim uma balela(isso claro pra mim, cada um que pesquise e veja por sí só), o mundo não ta esquentando e sim estamos numa era de esfriamento, é um ciclo natural da terra, os números que os “eco terroristas” mostram não são possíveis nem no pior dos piores casos multiplicado por 2 em 200 anos… o “eco terrorismo” existe para países desenvolvidos e com tecnologia empurrar de guela baixo soluções “verdes” pra outros países e óbvio lucrar com isso.
        veja bem a procura por soluções ambientalmente mais amigáveis são ótimas e eu concordo com elas, mas eu não concordo com o “eco terrorismo” de botar medo e pressão nos países que em 10 anos a terra vai explodir se você não comprar o super ultra mega blaster painel super green.
        o “eco terrorismo” ta ai pra botar medo em pessoas e forçar países a acirrar cada vez mais em leis ambientais sem uma necessidade tão instantanea assim, oque estariamos causando de erros nessa pressa toda? não sabemos só enxergamos o “verde”
        o escândalo do diesel é uma dessas coisas, acirraram tanto as emissões na época, aquecimento global e poluição que depois de muito tempo que “descobriram” que os índices de NOx tavam indo pro espaço, além dos altíssimos números de particulados dos motores turbo(particulados que, são muito mais danosos a saúde humana do que CO² que existe naturalmente em todo ser vivo)

        • Guedes

          Só te faço uma pergunta: Essas suas fontes que dizem que “é ciclo natural da terra” levaram em consideração um fator que tem menos de 100 anos:

          o advento dos motores que queimam combustíveis fósseis, bem como o aumento exponencial da populção no último século?

          os “ciclos naturais” anteriores tbm tinham queima de petróleo?

          Daqui a pouco vc vai me dizer que a terra é plana tbm.
          Achar que tudo que o homem tem feito com a terra não causa impacto no clima é tapar o sol com a peneira

          • Charlis

            Só hoje eu aqui na internet:
            – Meu carro faz curvas fechadas a 150 km/h;
            – Evoque é um mero carro compacto;
            – Aquecimento global é balela.

            Chega de internet por hoje!

            []s

            • Sr. Carro

              Mais uma:
              – Virtus é sedã médio!

          • Pedro Henrique

            a terra tem seus momentos de aquecimento e esfriamento como já mostram diversos estudos através do gelo nos pólos, é só pesquisar colega isso é NATURAL DO PLANETA
            se você não sabe antes de gasolina, diesel e afins existia carvão, desde sei lá 1300? e ele é um dos combustíveis mais pesados na queima que tem
            os próprios dados que a ONU possui conflitam entre si quanto a informações sobre aquecimento global

            • Guedes

              Uma coisa é meia duzia de neanderthal fazendo fogueira pra assar mamute. Outra é queima diária de derivados do petróleo para fins industriais e de transporte num planeta com a população na casa dos bilhões.
              O carvão que vc mencionou tbm pode entrar na conta.

        • José Barbosa

          Sério, quais estudos? Ou você sabe que a onda de frio que pegou o norte no último inverno não foi algo extremamente pontual e que as médias em todo o globo ainda foram maiores que as do ano passado?

          • Luis Burro

            Pode até ter inverno rigoroso,mas o q ñ entendem é q o tempo de permanência é menor.
            Qndo vem é intenso,mas tbm qndo vai ñ se sabe se vai ter novamente.
            Pontualmente ñ tem realmente como enxergar nd,os dados são de comparações de décadas e foi constatado q cada vz se torna um pouco mais qnte q a anterior.

            • Luis Burro

              Aqui no Sul,qndo vem é intenso só q dura uma semana.O q tem acontecido na minha cidade é q as estações tem ficado mais parecidas,praticamente só tem inverno e verão.
              De manhã e a noite esfria e de tarde esquenta,durante a maior parte do tempo.Só esfria msmo qndo vem massa polar.

        • Luis Burro

          O mundo tá esfriando mas as geleiras tão diminuindo!
          ????????????😮
          🤔 🤦🏻‍♂

          • Pedro Henrique

            é sempre legal ver aquelas reportagens mostrando as gelereias do norte descongelando, no verão! kkkkkk se você não sabe a ligação da groelandia com o canadá fica congelada no inverno e descongela no verão e sempre os “coitadinhos” dos ursos polares (que sabem nadar!) ficam “presos” num bloquinho de gelo sendo filmados pra mostrar o quão cruel é sendo que no verão o polo norte não tem nem noites e no inverno não tem dias

            • Luis Burro

              Veja agora o qnto tem de gelo neste ano e o q era a 30 anos atrás.
              Até a neve q cobria o Kilimanjaro sumiu.

              • Pedro Henrique

                se o gelo ta derretendo tanto, quantos metros o mar se elevou desde 1950? exatamente, ZERO continua tudo igualzinho, algumas diferenças locais por efeitos locais, como el nino e coisas do tipo além da lua, mas o nível do mar subiu zero.
                e outra, já ouviu falar sobre medieval warm period? ou que a terra já teve incremento de 8 graus(média) global em um período de 50 anos no passado distante?
                acredite aumentar 2 graus média global em 100 anos pra terra não é nada, já teve momentos muito piores, isso se chegar a 2 gaus de média.
                e como eu já disse, quem quer saber mais, vai atrás da informação, não fica na frente da tv esperando ela chegar mastigadinha na boca, e aí quando fizerem isso verão se é verdade ou não. busquem por climatologistas de verdade não os pagos por governos e empresas ok? esses vendidos vão fazer estudos pra puxar a sardinha pro lado que o dinheiro manda

                • Luis Burro

                  É,bem fácil medir os niveis dos oceanos e mares!Principalmente pq ñ existe nenhum desnível e outros fatores q influenciam neles.
                  E sem falar diretamente em aumento,mas em vários locais o mar tem avançado.No Brasil msmo em áreas do Nordeste já vi reportagens sobre isto.

                  • Pedro Henrique

                    o avanço do mar sobre areia da praia ou melhor a redução da areia sendo engolida pelas ondas do mar não tem nada a ver com o nível do mar em sí, e o nível que eu digo é uma medição cientifica que os cara que manja lá fazem, não ir lá agora enfiar uma madeira com um pouco de tinta marcando um nível e ver daqui uns anos.

            • Luis Burro

              Sempre tem os radicais q usam o sensacionalismo pra dar mais ênfase e tentar assustar pra uma resposta rápida,mas os dados comparados por décadas dificilmente vão mostrar o contrário.

      • Raul Pereira

        e dos chineses! kkkkkk quero ver o dia que os filhos desse cara tiverem vários problemas respiratórios, vai por a culpa no PT, na China, na esquerda e vai continuar louvando as emissoras de poluentes que causaram o caso todo.

        • Ernesto

          Pelo que entendi, o Pedro Henrique falou sobre aquecimento global e não de problemas respiratórios.

          • Raul Pereira

            A poluição eh um problema vasto, que gera diversas consequências, entre elas o aquecimento global. Tudo já bem consolidado cientificamente (não se considera Ministros de Estado nem representantes de empresas cientistas, já que ganham pra falar o que os patrocinadores querem e o compromisso não eh com produção de conhecimento). Problemas de respiração e doenças, além da morte de plantas são outros deles. O fato eh que não eh um problema isolado e o cara teima em achar que eh invenção. Daqui a pouco vão vir os terraplanistas aqui no fórum.

      • Léo Dalzochio

        Aquecimento global? Onde? Desligue a TV, acenda o fogo com essas revistinhas que tem por aí, e procure fontes que tenham um pingo de confiança.

        • Guedes

          Donald Trumph é uma bela fonte!!

          • Ernesto

            Qual a fonte confiável que você recomenda? Não estou brincando, é sério mesmo.

            • Guedes

              Eu não tenho “uma” fonte. O meu ponto de vista foi formado lendo jornais e sites diariamente, e a maioria que leio dá conta que o aquecimento global existe.

              A voz dissonante dizendo que não existe aquecimento global é que tem que provar a confiabilidade do questionamento, não o contrário…

              • Ernesto

                O que eu percebo é que não podemos confiar cegamente na mídia. Um exemplo claro, até aproveitando o ano eleitoral, são as pesquisas de intenção de votos. Você confia? Eu não. E as últimas mostram que eu estou certo. Não quero dizer que não há aquecimento global, mas é preciso pesquisar o porquê de outros cientistas dizerem o contrário.

            • Raul Pereira

              cara, as melhores fontes são os estudos acadêmicos sérios com relação a esses assuntos. Tenho várias dificuldades em achar fontes, também. Credibilidade pra jornal e um especialista X que trouxeram eu não corro o risco de dar, não se sabe o que ele produziu cientificamente nem nada. Mesmo nos acadêmicos, ainda se corre grande risco. Sobre paineis solares, nos anos 8 publicaram um estudo dizendo que não compensava nem a curto nem a longo prazo. Recentemente, 2010 acho, descobriram que a equipe era patrocinada por empresas petrolíferas, fizeram uma releitura do estudo e os resultados do estudo dos anos 80 havia sido adulterado, esses dados fram ublicados elo inovação tecnológica.

        • Sr. Carro

          Exato.
          Se esses caras ouvissem o Olavo de Carvalho, saberiam que o alinhamento dos Astros vai ocorrer em 12/12/2022, exatamente à meia-noite, momento em que o Lüla sairá da cadeia e irá se juntar ao George Soros e ao Mark Zuckerberg para tomar o controle da Terra!
          Não obstante, será decretado o Ato Institucional Globalista n.º1, segundo o qual “Nenhuma criancinha nascida a partir de agora terá gênero”.

    • MATHEUS PAULMICHL HAHNEMANN

      Cara. Te faço a mesma recomendação que dei ao amigo acima. Assista ao primeiro episódio de dirty money. Eles vão num bairro de subúrbio de Berlin e testam o nivel de NOX e está o dobro da recomendação da OMS.

      Além disso no mesmo país são 10 mil mortes prematuras anualmente devido ao NOX, num país que deveria ser super limpo e ecológico, com maior produção de energia limpa do mundo.

    • daneloi

      Palhaçada. Até aqui descutem esquerda X direita

  • leitor

    Isso que dá se criarem órgãos de controle que não conhecem nem têm interesse em saber como as coisas funcionam, somente no ativismo. E colocam normas que não se cumprem a contento. Acompanham de longe, ou seja, sem compromisso. Está quase tudo assim? Está ruim! E se nos países desenvolvidos existe esse desencontro imagina no Brasil.

  • Nicolas_RS

    Lá vem mais mimimi!

    • Sr. Carro

      De um lado, o mimimi dos cheiradores de escapamento de D-10.

      Do outro lado, o mimimi dos que querem ar puro para respirar.

      Mimimi por mimimi, fico com os segundos.

  • CanalhaRS

    Quando estourou o Dieselgate, já se suspeitava de Mercedes, BMW e Opel…e parece que a coisa vai se confirmar mesmo.
    Parece que VW não será a única vilã da história, meus queridos amiguinhos.

    • th!nk.t4nk

      Depois que pegaram até Mitsubishi, GM, PSA, e FIAT, nao vai sobrar uma. Creio que só fique de fora mesmo quem nao tinha diesel no portfólio.

    • thi

      Amigo já descobriram em.outras , mas a VW foi a única a assumir e pagou .multa

  • Luis Burro

    Enqnto ñ abrirem investigação pra todas vamos continuar com notícias sobre isto a conta gotas!
    Por mais q o humano seja engenhoso alguns resultados vão além do q até Júlio Verne conseguiria imaginar!

  • Cromo

    Essa “janela térmica” pode ser evitada adicionando água ao diesel, q resfriaria a combustão. Água torna a combustão + fria, diminuindo a produção de NOx. A princípio parece solução óbvia e barata, gostaria de saber porque não foi usada.

  • Sr. Carro

    Os consumidores da VW estão reclamando muito após o recall.
    Os carros ficaram fracos.

    Os caras daquele teste do Alce (da Hilux) – Teknikens Värld – verificaram em dinamômetro, e uma Golf Variant a diesel que tinha 38 kgfm de torque caiu para apenas 22 kgfm, comprovados.

    E parece que a falha maior é em baixas e médias rotações.

  • Ricardo Blume

    Continuo acreditando que a grande maioria das montadoras não estavam preparadas para as novas normas de poluição da Europa. Não conseguiram os números cobrados e partiram para o famoso jeitinho.

  • Razzo

    ““janela térmica” para proteção do propulsor e isso significa liberar o potencial da unidade para evitar danos sob temperaturas muito baixas”

    –> Que cara de pau…

  • Pennywise

    Mas nao era so o Volkswagen, haters ???? o ENGENHEIRO DA BOSCH, em 2015 afirmou que TODAS , repetindo, TODAS marcas utilizam esse componente, vai caindo 1 a 1 e vcs estão surpresos ??? e digo mais, as marcas americanas tbm estão no meio, e como os Estados Unidos eh protecionista, deve estar abafando o caso.

  • Pennywise

    Quem ta preocupado com isso, compra uma bicicleta, para de comer carne, para de fumar.. tudo isso ferra o meio ambiente, software nao vai mudar nada nao, oque tem que mudar eh a mentalidade do povo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email