Europa FCA Hatches

Alfa Romeo Giulietta sairá de linha em março para dar lugar ao Tonale

Alfa Romeo Giulietta sairá de linha em março para dar lugar ao Tonale

Ele foi lançado em 2010 e até hoje se mantém praticamente igual. Compensado pelo belo visual, o Alfa Romeo Giulietta surgiu como um irmão mais estiloso e sofisticado do prático Bravo e do luxuoso Delta, ambos já fora de linha na Europa e que eram feitos sobre a plataforma C da Fiat.


No caso da Giulietta, a plataforma C-Evo é uma evolução da anterior e deu corpo aos modelos Chrysler 200, Jeep Cherokee, Dodge Dart e Fiat Ottimo/Viaggio, por exemplo. Em uma década, o hatch médio italiano não vislumbrou um sucessor e viu os SUVs ganharam cada vez mais espaço.

Serão eles justamente os que tirarão dele sua permanência no mercado. Já bem desatualizado, o Giulietta deverá sair de linha finalmente em março, quando a fábrica da Cassino passará por modificações para produzir dois modelos de SUVs, sendo que um deles é o crossover Tonale.

Alfa Romeo Giulietta sairá de linha em março para dar lugar ao Tonale

VEJA TAMBÉM:

Este último será o sucessor imediato do Giulietta, mas em outro segmento. A programação da Fiat Chrysler para Cassino não incluiu o Tipo 940, nome do projeto deste Alfa Romeo, que deve se juntar a outros que terão um fim em breve. O MiTo, por exemplo, não terá sequência, assim como o esportivo 4C.

Os projetos GTV e 8C também foram cancelados, deixando a Alfa Romeo basicamente com Giulia, Stelvio e os dois crossovers que chegarão em breve. Para o Giulietta, restará sair de cena pelo menos com alguma promoção ou edição especial para marcar uma década de sobrevivência no mercado europeu.

Disponível nas versões de acesso, Business, Sport, Super, Launch Edition e Veloce, o Alfa Romeo Giulietta só tem quatro opções de motorização, sendo a única a gasolina com motor 1.4 Turbo de 120 cavalos e 22 kgfm com câmbio manual,

As demais opções são diesel JDM 1.6 com 120 cavalos, manual ou dupla embreagem, bem como a JDM 2.0 de 170 cavalos e dupla embreagem, sendo este o motor empregado nos Renegade, Compass e Toro.

[Fonte: Auto Evolution]

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Benedict Benedito

    Fim de uma bela era…que apareca um belo SUV para honrar essa tendência sinistra.

  • 😎.

    O Tonale vai usar a base do Compass com melhorias,seria melhor a plataforma EMP2 da PSA ,mas como está pronto pra produção deixa isso pra próxima geração.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Continua lindo mesmo após 10 anos, quanto ao uso de plataforma, seria complicado esperar mais um ano. Pois a união da FCA e PSA só acontece entre fim de 2020 e inicio de 2021.

    • Tiago

      EMP2, não tem tração integral, nem suspensão independente. Lançar um Alfa Romeo muito caro com barras de torção não deve estar nos planos.

      • Vitor C

        Como não? O peugeot 3008 tem versões AWD, assim como o 508 tem suspensão independente.
        Ambos usam a EMP2.

        • Tiago

          Verdade, tem versões com multi-link, mas AWD não tem.

      • 😎.

        O grupo vai usar essa plataforma em todos os carros de tração dianteira, incluindo a Alfa Romeo.

      • 😎.

        Nada impede da Jeep adaptar uma tração integral nesta plataforma.

        • Tiago

          Não sei se é possível, visto que teria que ser AWD e multi-link ao mesmo tempo, desconheço qualquer carro EMP2 que tenha essa configuração. Se for possível, porém, eles deveriam considerar sim.

    • Luka

      EMP2 é pra veículos de porte maior, o Tonale deve ter porte semelhante a 2008, Compass e cia. A plataforma que seria melhor pra ele seria a CMP, mas teria que ver o quão avançado o projeto vai estar no momento da fusão antes de querer trocar de plataforma.

      • 😎.

        3008 tem porte de Compass e usa a EMP2 , até o novo 308 vai usar a plataforma para médios da PSA . Compass é médio , Renegade é compacto

    • Vae Victis

      Olhe para o teste do alce do Jeep Compass e imagine como será o Alfa Romeo Tonale.

  • Rodrigo

    Imagina que zuado se a Fiat Lançasse aqui o nome Viaggio. Galera LGBTQXYZ ia ficar possessa, pela apropriação cultural kkk.

    • Cromo

      A Fiat já usou o nome Linea. Com todo o respeito aos gueis, mas quer nome mais guei que este?

      • Rodrigo

        Esse tem nome de adoçante… nada a ver com gueis, o problema é a cacofonia do nome. Viaggio se pronuncia “viadjo”, pensa no mico.

    • Felipe Borges

      Mais a Marcopolo tem um ônibus com o nome de Viaggio.

      • Rodrigo

        Vdd? Não sabia…

  • DODHOP

    Belo carro mas ninguém nem lembrava mais da existência dele. Eu achava que tinha saído de linha já.

  • Cromo

    Eu discordo da turma aí de baixo, acho este Giulietta horrível, que frente medonha. É complicado quando o símbolo da empresa enfeia os carros, esse triângulo com ponta pra baixo estraga. O mesmo ocorre com outra marca, a Bugatti, com o símbolo da ferradura, que enfeia muito as dianteiras. Esses símbolos deveriam ser pequenininhos. É minha subjetividade.

  • Miguel

    Uma pena, eu ainda acho esse carro lindo!

  • Marcos Pastori

    Não tem problema ser SUV, desde que mantenha a essência e design da Alfa. Na década de 50 e 60 quem imaginaria a Alfa Romeo fazendo um sedã familiar popular (Giulia) ? Naquela época, Alfa era como a Bugatti, carros caríssimos de luxo, exóticos, com motores superpotentes (para a época) e designs únicos feitos por encarroçadores como Zagato, etc. No entanto foi o carro de maior sucesso da marca. Tomara que a fórmula dê certo para os SUVs agora.

  • Toyo_Highlander fan

    Crossovers e SUVs: uma praga que tomou conta do mercado, graças ao modismo besta das montadoras e o gado que se deixa levar. Em breve o segmento automotivo deixará de ser interessante aonde o design alto e com traseira reta será a dominação em totalidade. Isso tá chato pra caramba.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email