Cupês Europa FCA Mercado Montadoras/Fábricas

Alfa Romeo MiTo terá produção encerrada em julho

Alfa-Romeo-Mito-Veloce-1-1024x765

Em 2008, a nova plataforma Small Common Components and Systems (SCCS), desenvolvida pela General Motors e pela Fiat, gerou um interessante cupê na Alfa Romeo, assim como importantes compactos na Fiat (Punto) e na Opel (Corsa). O modelo queria ousar e chamar atenção, por isso seu nome não poderia ser outro, MiTo.


O foco do Alfa Romeo MiTo era conquistar os consumidores jovens quando as vendas dos modelos 147 e 159 já não correspondiam mais ao esperado pela marca italiana. Assim, com aparência altamente esportiva e duas portas, o pequeno cupê atraiu de fato a atenção de muita gente, não só na Europa, mas também nos poucos mercados que o viram, entre eles a Argentina.

Alfa-Romeo-Mito-Veloce-2-1024x768

Apesar de a Alfa estar fora do Brasil, o MiTo tem alguns exemplares circulando por aqui, especialmente ligados à FCA. Mas, se no começo parecia que ele faria parte do retorno do quadrifoglio verde ao país, onde a marca chegou nos anos 50, as esperanças terminaram de vez. De acordo com a própria marca, a produção do cupê se encerra definitivamente em julho.


Elogiado pela imprensa e com respeito da crítica, o Alfa Romeo MiTo conquistou muitos por sua dinâmica de condução, mesmo que em termos de performance, as opções começavam de forma tão simplória quanto um Fiat Mille em fim de carreira, tendo motor 1.2 de 69 cavalos ou uma insanidade (numa visão brasileira da coisa) com o TwinAir Turbo de 85 cavalos com seus dois únicos cilindros.

Alfa-Romeo-Mito-Veloce-3-1024x682

Aqui, certamente o Alfa Romeo MiTo não chegaria com menos que um 1.4 T-Jet compartilhado com o Fiat 500 Abarth, o que tornaria a logística de peças interessante. Claro, o preço também não ficaria atrás. Com uma década de vida, o pequeno estiloso acaba junto com seu irmão Punto, dando assim lugar à preferência atual, utilitários esportivos.

Rumores indicam que o Alfa Romeo MiTo não morre em definitivo, mas será convertido em um crossover de performance, que seria uma opção de acesso da marca para o segmento, onde o Stelvio é a atual estrela. Por ora, sabe-se que o Giulietta terá um sucessor direto, o que significa que ele será um hatchback, sendo assim o único da FCA no segmento médio europeu.

Sem MiTo e Giulietta de forma momentânea, a Alfa Romeo se concentrará na dupla Giulia e Stelvio, tendo ainda o exótico Alfa 4C como carro de imagem. A marca terá ainda mais um SUV, que ficará abaixo do atual na gama de esportivos. Se tivesse vindo ao Brasil, você teria tido um na garagem, se pudesse?

[Fonte: Actualidad Motor]

COMPARTILHAR:
  • Lucas086

    Bonito, pena a Alfa Romeo enxugando a linha.

  • Maycon Farias

    Triste noticia. Sou apaixonado por ele.

    • Luis Burro

      Mi too!

    • th!nk.t4nk

      Um vizinho meu tem um vermelho, tá sempre na rua. Apesar de estar longe de ser “carrão”, ele chama um bocado de atenção. Se nao fosse a má fama da Alfa, creio que teria vendido muito mais. Deveriam oferecê-lo diretamente na rede FIAT no Brasil. Com um motor fortinho, teria um apelo legal.

  • Luis Burro

    Manda pro Brasil no lugar do Bravo.

  • Rodrigo

    Belo carrinho, deveria ser atualizado.

  • Natán Barreto

    O carro é lindo, mas apesar de eu saber que esse painel é esportivo inspirado na Ferrari, a mim remete os populares brasileiros de não muito tempo atrás como Gol, Fiesta, Uno e Celta

    • Eduardo Alves

      Tambem achei o interior bem peba

    • th!nk.t4nk

      Ninguém nem sabe que esses carros existem, nos mercados onde o MiTo é oferecido. De resto o interior é assim porque o carrinho é antigo, tanto que tá saindo de linha.

    • Edson Fernandes

      Esse carro tem uma mescla do Grande Punto e 500.

      Esses dois carros inspiraram o MiTo no aspecto de utilizar os itens de conforto e segurança desses. Só vc olhar o tamanho desse volante e buscar uma foto do Punto topo de linha. Verá que existe uma similaridade gigantesca entre eles.

  • Julio Martins

    Alfa como sempre com seus belos carros.

  • dallebu

    Uma curiosidade: O nome MiTo vem da junção dos nomes Milano e Torino, sendo Milao a cidade natal da Alfa e Turin aonde ele é fabricado.

    • Rbs

      Dalle Bu!

  • Dod

    Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento. Gosto da Alfa mas o MiTo merecia ter ganhado uma renovação interna de meia vida. Todos os seus concorrentes evoluíram ao longo dos últimos dez anos e ele ficou preso em 2008.

  • Wellington Myph13

    Será que 500 terá os dias contados também?

    • dallebu

      500 vende muito bem na Europa.
      O modelo atual pode até ser descontinuado, mas pra ser substituído por uma geração nova.

  • Victor Hugo

    A VW desistiu de comprar a Alfa?

  • Giuseppe

    Primeiramente, não consigo ver um cupê no MiTo, apenas um hatchback, um tesão de hatchback.

    É uma pena que não tenha um sucessor, pois esse carinho é maravilhoso… Assim como todos os Alfa Romeo insistem em ser.

    Sinto que a FCA desperdiça o potencial da Alfa Romeo. É uma marca com carisma, potência emocional, origem forte nas pistas e com um grupo grande por trás. Bem trabalhada com uma linha mais completa de hatch, sedã, cupê e SUV, poderia ter força para se aproximar do trio alemão (Mercedes-Benz, BMW e Audi).

    Um Giulia como produto tem força para concorrer com M3, C63 a RS4, só não consegue por causa do posicionamento da marca no mercado hoje e porque está sozinho no mercado com o Stelvio. Apesar da marca ser tradicional, só conta com 2 ou 3 carros interessantes em linha, isso passa a impressão à muitos consumidores de fraqueza ou instabilidade.

    Só resta lamentar até a FCA acordar… E ter um pouquinho de sorte para conseguir ver a única

    Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio Verde do Brasil andando aqui por Curitiba.

  • HENRY ME

    Belo carro
    . Gosto também do Brera

  • Marcus Vinicius

    Alfa Romeo poderia chegar ao Brasil e ocupar o espaço deixado pela Chrysler, podendo vender seus carros de luxo por aqui !

  • Mauro Banqueiro

    RIP

  • MIN💀S

    O nome Mi.To. vinha da contração das cidades Milao e Turim.

  • Fernando da Silva

    VEM ALFASUD II!
    (RIP Mito, não merecia passar tanto tempo congelado sem atualização)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email