China Gadgets SAIC Tecnologia

Alibaba apresenta sistema operacional para conectar carro e smartphone

alibaba-roewe-r5

A maior empresa de comércio eletrônico do mundo, a chinesa Alibaba, anunciou seu primeiro sistema operacional que conectará smartphone e veículo. Chamado de YunOS, o software será instalado em um carro desenvolvido em conjunto com a SAIC e deverá ser lançado no final do ano. Este é o novo crossover da Roewe (Rover) R5.

Com o YunOS, a Alibaba espera se aproximar da automação automotiva desejada, que é a condução autônoma. No entanto, a tarefa não será fácil, pois estima-se que o primeiro carro totalmente autônomo não surgirá antes de 2020.

roewe-r5

Há muitos anos, os consumidores de carros na China vêm ampliando a compra de modelos conectados, lembrando que as chamadas centrais multimídia já eram bem populares no começo dos anos 2000. Foi lá também que apareceu o primeiro carro com Android não nativo, sendo outro Roewe, o sedã 350. Apesar de sua posição, a Alibaba está atrás da rival Baidu, que já lançou seu próprio OS para carros.

[Fonte: Estadão]





  • animefriendsSP

    não distrai?

  • Daniel

    Tenho meus receios ainda. Enquanto não tiver criptografia avançada creio que os criminosos virtuais poderão fazer festa nesses carros.

    • ObservadorCWB

      Também tenho receios. mas não sei até que ponto são fundamentados. Criptografia há – veja o caso dos bancos – talvez 99,9% dos casos são roubo de informações. Não há culpa do sistema ou do hacker. Os aviões estão há anos usando sistemas redundantes. Creio que o que já vimos sobre acessar o sistema operacional de um carro foram demonstrações das tecnologias em seus estágios muito primordiais. Sonhando com um Tesla. rsrs

  • Rodrigo

    Deus me livre! #meda

  • CanalhaRS

    Esse R5 nem é clone do Tiguan….não mesmo…

  • Ubiratã Muniz Silva

    Já vem com Baidu(tm) pré-instalado?!



Send this to friend