Análise de estilo Hyundai Sedãs

Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

Azera-1 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012







O Hyundai Azera é um caso curioso aqui no Brasil. É um sedã grande que faz um sucesso incomum por estas bandas. Vendido por um preço bem mais baixo que os seus reais concorrentes, é um sucesso até hoje, mesmo com um desenho conservador.

O interessante é que se aqui é um sucesso, em outros mercados, como o americano, ele é apenas mais um sedã. E foi pensando em reverter isso que a Hyundai fez sua nova geração. A “escultura fluída” aqui, porém, não foi tão ousada quanto nos acostumamos ver com o Elantra, por exemplo. E nem tão original.

Azera-2 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

Sua dianteira é facilmente confundida com a do Sonata. Alguns itens porém são claramente referenciados no antigo Azera e fazem o desenho ficar mais interessante. Sua dianteira é então quase uma cópia da apresentada pelo Sonata. Estão lá faróis com jogo de luz já característicos dos novos Hyundais, com frisos e iluminação que fazem as vezes dos frisos.

Já aqui eles são muito parecidos com o do Sonata, assim como a grade avantajada com vincos que fazem volume as aletas. A grade também chama para si o vértice interno dos faróis e dos vincos que emolduram os faróis de neblina.

Azera-3 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

E tudo isso de certa forma já tinha sido antecipado na reestilização que o Azera recebeu na linha 2011, onde a grade cresceu e a abertura inferior do para choque diminuiu de forma que a grade parecesse ainda maior. Seguindo as linhas dos faróis vemos mais um item o qual o Sonata também usa, que é o friso que emoldura as janelas que tem seu início acima dos faróis e faz a junção entre os para lamas e o capô.

Isso é um item tão característico do Sonata que faz o Azera parecer ainda mais uma cópia. Além do mais este friso tende a ser cansativo, podendo até mesmo ficar um tanto “brega” daqui a algum tempo, além de não agradar a todos.

Azera-4 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

A lateral já se esforça mais ao se distanciar do Sonata. Na soleira das portas há um friso cromado, relativamente largo (o Sonata é liso nesta área) e a linha que circunda as janelas tem uma leve elevação no terceiro terço, na parte inferior. A linha da capota continua com uma caída suave, lembrando um cupê, algo reforçado pelo ângulo da lanterna traseira, que continua visualmente suas linhas.

É na traseira onde vemos a personalidade do Azera e não por coincidência, era do modelo anterior. Logo na maçaneta da porta traseira, começa um vinco que dará a volta em toda traseira e terminará na maçaneta da outra porta traseira. Este vinco dá volume ao conjunto traseiro todo.

Azera-5 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

E embora o efeito de volume seja análogo ao Azera anterior, ele o consegue de forma diversa. No anterior existia apenas um volume adicional, algo como um para lama pronunciado. Agora é o forte vinco que dá o efeito de volume e é ainda reforçado pela linha inferior das janelas laterais traseiras, irregulares.

A traseira recebe lanternas interligadas como nome AZERA no meio, assim como o anterior. E assim como nele após a reestilização, há as duas ponteiras de escapamento emolduradas por um friso. Esta área, a traseira, continua sendo seu melhor ângulo.

Azera-6 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

O interior, por outro lado, foi completamente reformulado. Saem as linhas retas e simples e entram as linhas sinuosas já tão características dos novos Hyundais, em um formato de Y. Se anteriormente o modelo passava até alguma ideia de simplicidade, o novo quer envolver motorista e passageiro de forma a se sentirem em algo mais parecido com um avião.

Há até um porta trecos atrás do console central, no melhor estilo Volvo. Os mais detalhistas vão sentir alguma falta das características faixas de madeira (que eram de madeira verdadeira, não uma imitação). Na verdade podemos ver que o Azera nem mudou tanto assim…

Azera-7 Análise de estilo: Novo Hyundai Azera 2012

Continua sendo um carro sem muita personalidade na dianteira e lateral, mas com uma traseira que encanta. O preço subiu, é verdade, mas comparado aos carros de seu tamanho ainda é um preço bom. Seu maior concorrente, porém, é o seu irmão (pouco) menor Sonata. E nesta briga de família, quem você acha que ganha?

Por Durval dos Santos Neto



  • hyundaielantra

    Esse carro é pessoalmente lindo. Mas acho que ficaria com o Volvo S60 que tbm é muito bonito e tem o preço melhor. Quando a febre passar a Hyundai vai reposicionar esse carro em torno dos 98 – 108 e se colocar a tela multimidea aí vai ficar bom, mas por enquanto sou mais o sedã sueco.

    • ricardoglima

      Qual S60?
      T4
      T5
      T6

      Pois começam em R$103.000 e vão até R$175.000!!!!!!

      • zenoms

        O Volvo S60 T5 tem o preço muito parecido com o Azera mais completo R$129.000,00. Se comparar o T5 eu acho que ficaria com o Volvo mesmo. Mas o T4 com certeza não consegue acompanhar o Azera, já o T6 que é uma maravilha é muito mais caro…

    • _biolog_

      Mas Volvo… Vá manter! É dureza, viu! E sua suspensão até hoje não serve para o Brasil.

      Competidor mesmo seria o Passat, aí o páreo é duro.

      • zenoms

        Ta aí uma super verdade, os preços de revisão, peças e seguro do Volvo são realmente mais caros!

      • 3ic

        mas a relação custo beneficio do volvo é melhor. dificilmente um volvo quebra e quando quebra, ai é caro. Ja o hyundai azera vide dando pau ( muitos relatos de motor fundido antes de 3mil km) sendo as peças mais baratas ( qualidade inferior) voce vai viver muito mais tempo em oficinas que com um volvo. No final, vai dar na mesma o preço de manutençã, mas a dor de cabeça de um hyundai vai der maior, tanto em viver indo em oficinas quanto em valor de revenda ( por favor pessoal, não venham com o velho argumento de que carro não é investimento e por isso valor de revenda não importa, pois afinal, vocês não gostaria de desembolsar bem menos na compra do proximo carro novo? ou gostam de rasgar dinheiro?).

  • Rox_

    Ainda não vi esse Azera novo, só o Sonata. Pelas fotos, acho que o Azera é mais belo justamente pela traseira, que é melhor que a do também belo Sonata.

    • FAELTIMAO

      Realmente essa parte de tras do Azera é muito bem acertada…..esses farois combinam muito bem com a faixa de acrilico e as outras linhas do carro…….

    • TheReallyJhonny

      Eu ví um Sonata estacionado com a porta do motorista aberta. Me impressionei, o carro parece ser maior do que é, linhas muito belas. Podem criticar a Hyundai, mas na questão de estilo as outras montadoras deveriam aprender com ela. Seus carros não são inovadores, em alguns casos percebe-se uma cópia aqui e outra lá; mas sempre entregam um conjunto aqgradável

      • BullittKowalski

        Todo esse exagero nas linhas só faz o carro cansar mais rápido visualmente. A Hyundai tem um estilo sem personalidade. Aliás a marca não tem personalidade nenhuma, parece a Toyota nos dias de hoje, que tem uma bela história, mas jogou-a fora trocando a obcessão de querer ser a maior montadora do mundo.

        Essas linhas fluidas vão ser objeto de rejeição daqui a 10 anos. Pode contar. É o mesmo caso do Peugeot 206. Esse aí não precisou nem de 10 anos pra ser ignorado.

        • experientdriver

          impressionante a similaridade do sonata e azera…2 carros pelo preço de 1 projeto

          o contraponto de manter uma identidade da marca e essa coisa de linhas fluídas é que já cansou tanto que não encanta mais

        • benelaux

          Engraçado que o Sonata foi lançado em 2010 e até o hoje o povo fala que cansa!!!
          Daki 4 anos, não só ele, mas qualquer carro de qualquer marca estará cansado!!

          • 3ic

            relativo..isso na verdade é um estudo ou vc acha que a vw, chevrolet, mazda, fiat e por ai vaideixa de lançar um conceito ousado ( sim, os sketchs preliminares dessas e muitas montadoras são mais ousados na maioria das vzs q os da hyundai) a toa? linhas muito fluidas e vincadas transformam-se em rugas mais rapidamente. ( pesquise no google q vc tera algumas mostra, infelizmente não todas) e compare-os com a da coreana – sketch + montadora.

  • victormeneses

    qual o tamanho dessa roda?

    • Ricardo

      18"

    • leozin112

      a do 'nosso' azera é uma aro 18, calcada com pneus 245

  • FAELTIMAO

    O carro ganhou mais "corpo",ficou bem mias bonito,o unico problema mesmo é a semelhança de frente e tambem talves de lado com seu irmão Sonata…..

  • _Pedroking

    Nao seria mais concorrente do cadenza do que do sonata????

    • TDRamos

      o Cadenza e o Azera são praticamente o mesmo carro, mesma plataforma, mesmos motores, só que um eh Kia e o outro Hyundai, eles são concorrentes na mesma categoria, mas ele quis dizer que mercadologicamente o maior concorrente do Azera sera o irmão menor, o Sonata, já que o Cadenza não tem tanta saída quando os dois

      • Ricardo

        Pelo menos por aqui eles têm motores diferentes. O Azera vem com um 3.0 de 247 cv e o Cadenza com um 3.5 de quase 300 cv. No exterior, entretanto, ambos usam os mesmos motores (2.4, 3.0 e 3.3)

        • Vinicius_RR

          Por esse motivo e pelo design, prefiro o do cadenza(mais sóbrio), ficaria com o kia.

  • Jorge_Eduardo

    Esse novo Azera faz o antigo parecer uma carroça!

  • birchip

    Ah o sucesso do New Azera foi também por causa do investimento de 1 bilhão de dólares (segundo eles mesmos)

  • GMV20

    Hj eu vi, um antigo Azera, igual ao da foto. Quando ele passou pelo buraco, quase que o escapamento caiu, balançou muito.

  • Rodrigo

    Sem dúvida, o carro é lindo.

    Ponto forte dos Coreanos é não insistir em farol de milha redondo, que parece que é uma regra nos nacionais.

    O Azera anterior para mim tem estilo de carro de gangster, vai dizer que não?

    Abraços.

    • dipereira0123

      Azera antigo = carro de Gangster auhsauashasuhasuashashuahs +10000000000 pare mesmo carro de Mafia, se for preto então ai a porra ficou séria

      Queria que voltasse a fabricar carros sedãns com 2 portas(estilo Civic Si coupe 2012) esse azera novo iria quebrar pescoços, mas bem que poderiam ter dado uma maneirada na frente dele, ficou meio forçada

    • BullittKowalski
  • rattrap587

    O carro é lindíssimo, mas… O preço é irreal.

    • zenoms

      Cara desculpa, mas o preço é irreal porque? Comparando com qual carro? O carro é bonito, tem um interior muito bonito, um bom conjunto mecanico. O preço é compatível com a sua entrega! Concordo que no Brasil os preços são salgados, mas com o que temos hoje aqui o preço é muito interessante sim!

      • rattrap587

        Irreal, porque devia custar 30K a menos.

  • captor83

    muito bonito, mas o problema é o preço que cobram por ele

  • leozin112

    Carrão, fui na hyundai ver um , carro bem singular, só achei ignoracia da caoa colocar um motor desses nele, bem que podia ser o 3.0 GDI. Mas mesmo assim nao saiu da lista de meu futuro carro….

  • Leandro1978

    Engraçado como ninguém comenta que o Sonata e Azera estão parecidos. Já com a VW é um festival de "confusões" entre Fox, Jetta, Passat… Realmente são dois pesos e duas medidas. Antes que venham me chamar de alguma coisa, não sou fã, não trabalho, não tenho modelos e nem ações da VW. Só acho que as pessoas devem ser coerentes, se criticam uma marca por fazer carros semelhantes, devem criticar outra que faz o mesmo.

    • zenoms

      Cara você leu a matéria?! Leu algum comentário? O que mais foi falado até agora é que o Azera tem uma frente quase idêntica ao Sonata!

      • Leandro1978

        Eu li a matéria e comentários. Eu li na matéria o comentário sobre a semelhança entre o Azera e Sonata. Nos comentários não tem ninguém reclamando de ambos serem iguais, ser confuso, que o comprador do mais caro se sentiria diminuído pela confusão com o modelo menos caro. Agora, se você acompanha o NA a algum tempo, poderia perceber que, se fosse uma matéria sobre um Jetta, por exemplo, mesmo com algum comentário no texto sobre a semelhança com outros modelos da marca, haveria uma "chuva" de comentários com muitos reclamando de tal semelhança, que é um absurdo, etc. Inclusive tal matéria já teria ultrapassado mais de cem posts, a maioria falando sobre isso. O que eu cito é justamente isso, não há coerência dos que reclamam de carros de uma determinada marca serem semelhantes e não fazer o mesmo com outra, que é o que acontece. Pode ter certeza que, se a Hyundai não fosse uma das queridinhas, a maioria dos comentários seria reclamações em torno da semelhança de seus modelos.

        • Edson Roberto

          Leandro, soou meio trollagem isso…rs

          Mas o que importa ser igual ou não? Quando o cara comprar, ele vai mostrar ao vizinho.

          Eu mesmo acho lindo o Jetta, Passat, Fox, Azera e Sonata. E curiosamente, acho o desenho da Kia cansativo e enjoativo. Vão me dizer que é loucura minha e tudo mais, mas é fato que também todos os carros tem omesmo focinho (os novos). Veja Sportage, Cadenza, Picanto e futuramente o Cerato. A grade frontal apesar de perceber certas diferentes entre eles (até pelo porte de cada carro) ainda não me desceu bem. Os VW para mim são os mais parecidos, mas te falo que o interessante é que de noite por exemplo, vc diferencia com facilidade um Passat de um Jetta ou Fox. Isso porque o farol é estilizado de maneira que a luz sobressaia de formas diferentes em relação aos modelos.

          Eu particularmente gostei de tudo que o Jetta me mostrou, seja internamente ou externamente, é um carro vistoso, espaçoso e muito bem acabado. Faltou apenas na versão "flex" (eu prefiro que fosse um a gasolina até com mais torque e mais potente) ser um motor que entregasse uma potencia maior.

          Sobre a Hyundai, acho que ela conseguiu colocar na cabeça das pessoas, que os carros tem um Q a mais e isso fez a diferença. Por isso qdo vemos essa "igualdade" de design isso não soe estranho. Mas outra coisa que vale dizer é que enqto se ve vários Fox e Jetta nas ruas… qtos Sonata nós podemos ver? Pois é… nem sempre essa cairnha conquista, ainda mais sendo bem caro. E eu no lugar do Sonata pegaria facilmente o Jetta TSI. Muito mais carro.

  • Marcus_BC

    Eu tenho um Azera ano 2011, acho um excelente carro, nunca dirigi nada tão bom quanto e já peguei em Mercedes, BMW's e afins… É um carro muito seguro, que responde por você e com uma potência de outro mundo né, sem contar que com consumo interessante, melhor que o do Vectra… É um carro com um design, ao meu ver, bonito, que tem muita presença, um carro mais presidencial… Gosto muito dele, gostei muito da nova versão também, só que achei um Sonata mais encorpado… Talvez até pegue a nova versão, só que vou curtir um pouco mais o 2011 e esperar o preço do 2012 abaixar um pouco, mais um pouquinho e esse Azera já tá na faixa dos 90… Aguardem

    • Jorge_Eduardo

      Esperem sentados… porque em pé, cansa! rsrs

    • zenoms

      Marcos estou com você! Eu tenho o 2009, embora mais desatualizado que o seu que já conta com a reestilização vou esperar baixar o preço. Pois com certeza vai, assim como já aconteceu antes.

      • Marcus_BC

        Sim, exatamente, é só questão de tempo… O 2009 também é um excelente carro, afinal, é um Azera e pra quem tem um Azera, esperar não é lá um problema, afinal, com o carro que temos, podemos esperar bastante ainda… Hahaha Sem dúvida um excelente carro

  • renan60

    Eu moro no interior do MT aqui só tem aqueles carros comuns, Hilux, i30, ix35, Corolla (etc) e na viagem de fim de ano vi um Sonata, porr@ eu fiquei babando no carro, muito lindo, esse Azera parece ser mais bonito, mas pra mim essa traseira mesmo que inspirada no modelo anterior tem um "Q" de optima, a lanterna é igualzinha, olhem no google

  • zenoms

    "ponta de ciúmes ON" ahhh não fala assim também hahha vou ter que trocar o meu Azera logo então! "ponta de ciúmes OFF"

    Mas falando a verdade, realmente este novo colocou o Azera em um novo patamar, o Azera que eu tenho (modelo 2009) fica parecendo um patinho feio perto dele. Apesar de continuar sendo um carro maravilhoso, me faz planejar a troca se os preços forem ajustados assim como aconteceu com o Azera em 2008 quando caiu para a afaixa dos 80 e 90 mil.


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