Comprando e Vendendo Mercado

Análise do mercado automotivo, feita pelo nosso leitor

vendas-carros-dezembro-2008 Análise do mercado automotivo, feita pelo nosso leitor







Nosso leitor Roberto Marconi nos manda mais uma análise de mercado que ele fez. Veja:

Bom dia Eber, segue mais uma análise para o site. Está disponível no endereço http://www.tela.com.br/dados_mercado/maisvendidos/index_cubo.asp?coditem=13 uma consulta diária das vendas de veículos no mercado brasileiro. Há muito
tempo acompanho estas estatísticas e observo alguns movimentos interessantes. Vamos lá:

Gol
Líder absoluto de vendas fechou 2008 com 285.945 modelos vendidos. Em Maio, após uma parada de produção na fábrica, quase perdeu a liderança do mês para o Palio. Após o lançamento do novo modelo, disparou em vendas, atingindo 31.080 em Julho. Possui uma versão de entrada robusta, “use sem dó”. A versão superior, com o novo modelo, agradou no visual e possui um ótimo custo beneficio: Bom, bonito e barato (Para o seguimento)!

Palio
Segundo colocado, sofre, desde sua reestilização em 2007, para acompanhar o Gol. A versão de entrada é espartana demais para aposentar o Mille, e a versão superior (Modelo novo) é cara demais para abocanhar vendas de Polo, Punto, Sandero e Fiesta.

Uno
Terceiro colocado, sofria para acompanhar Celta e Corsa Sedan (Classic). Após o lançamento do Economy, e da propaganda massiva sobre a economia, disparou em vendas e dará trabalho para o Palio em 2009. Vendeu, só em dezembro, 20% a mais que o Palio. Isto porque só temos a versão 1,0 Litro. Se tivéssemos o motor 1.4, seria um foguetinho e mataria o Palio.

Corsa Classic e Celta
Quarto e quinto colocados vendiam bem até a crise. Perderam o rumo e estão perdendo em vendas mensais para Civic, Corola e Ka. Os dois primeiros custam, cada um, o preço de Corsa e Celta, JUNTOS! Que saudades do “Corsinha”.

Civic e Corola
Oitavo e décimo terceiro estão brigando bem pelo seguimento de sedans médios. Civic em larga vantagem, mas agora sofre com a concorrência do Novo Corola.

Ka
Nono colocado cresceu muito em vendas com um novo projeto, agora mais amplo e bonito, não mais com aquele gosto duvidoso.

Siena, Fox, Fiesta, Prisma, Corsa “novo”
Estão aí, vendem o que podem.

Sandero, C4 Pallas, Voyage, Palio Weekend, Strada, Hilux, Tucson e Captiva
Estão superando expectativas e vendendo bem, obrigado.

Punto, Linea, Vectra (Ambos), Stilo, Polo, Focus, Punto e Stilo tiveram alguns meses de boas vendas, mas caíram muito com a crise. Vectra não emplacou, Polo não mostra a que veio e o Focus pode se recuperar. O Linea é muito caro quando se compara a Civic e Corolla. Sinceramente, acho que a Fiat vacilou ao tentar entrar logo no seguimento de sedã médio, pois o
Linea venderia muito bem se fosse um Punto Sedan (Custasse algo em torno de 48, 60 versão T-JET), visto que Polo Sedan costuma vendar mais que o próprio Polo.

Quero ver como a Fiat sai desta sinuca de bico. Outro que caiu no mesmo problema foi o Vectra. Tinha tudo para ser um ASTRA tudo de bom, venderia bem custando 46 a versão GT e 50 a versão Sedan. O Vectra europeu poderia ser vendido pelos mesmos 65 do Civic e Corolla, aí sim a briga seria boa. Sem contar com o Bravo, que deve chegar pro lugar do Stilo. Agora, faz sentido o Bravo custar 55 (Pouco mais que o Stilo), e o Linea custar 60? Fazer um sedã do Bravo e cobrar 65, 70, seria muito mais digno e poderia botar fogo no mercado.

Só para ilustrar como começamos 2009, até hoje, 6/1, estamos assim:

Gol, Uno, Corsa Classic, Palio, Ka, Celta, Fiesta, Siena, Civic, Fox,
Corolla, Sandero, Prisma, Voyage e Palio Weekend.
Strada e Ecosport lideram os comerciais leves.

[]`s

Roberto Marconi



  • viniciusgja

    bons comentarios :drinkk: :clapp:
    o NA ta cada vez ficando melhor

  • xande1998

    “Que saudades do Corsinha”.
    :??: :??:

    pra mim ja vai tarde…

  • macarrone

    Bom, sua análise é o que todos estão comentando faz tempo, porém quero colocar algumas observações…Até hoje, ninguém diz quantos gols pé-de-boi são vendidos; o uno é uno e ponto! Precisamos fazer algumas distinções, senão fica difícil avaliar. O Celta em dezembro não vendeu, pq a GM estava de férias coletivas. O Pálio já estava com produção menor visando o lançamento do novo.De resto, tá tudo ‘mais ou menos’. Alguém ai sabe me dizer quantos gols pé-de-boi são vendidos mensalmente??? :drinkk:

  • Luis.J.R.

    Esse voyage tá vendendo muito mesmo, já vi alguns no interior de sp, apesar que esse sedansinho não é muito barato não!O sandero também tá muito bem nas vendas, agora quero ver quando o symbol, ser lançado.Agora o vw bora?Vendeu 1.155????????Tá certo isso!Caramba esse carro não vendia nem 300 por mês!O focus hatch tá vendendo muito bem, agora o vectra gt só vai vender bem se abaixar mais o preço. :cool:

  • macarrone

    [Comentario #132154 sera citado aqui]

    As vendas do Bora, deve ter sido alguma compra de Câmara de vereadores…deputados…alguma coisa do tipo…rsrsrs :teeth2:

  • Frico

    Alguma novidade nisso tudo que foi comentado?

    Precisa de um post só pra isso, sendo que a mairoria dos leitores que gostam de carro sabem disso tudo?

    Comentários sobre valores do tipo ‘seria bom ter um Linea por 60mil’ são meio estranhos. O problema são impostos, ou vocês acham que a FIAT cobra 78mil porque quer? Vendendo por esse vaor ‘baixo’, quem paga os impostos e empregados? A pessoa que acha caro? Sairá do bolso dele a diferença?

    Enfim, achei esse comentário totalmente equivocado…

  • goncalooo

    Que análise é essa?? tão previsível… nada que eu não tenha lido antes…

  • Antoniokings

    O fato mais importante é que a VW lançou suas armas (Gol e Voyage) e não conseguiu ultrapassar a FIAT. Pior, começou esse ano em terceiro lugar. Essa é que eu considero a sinuca. Se apresentou suas armas e não disparou, o que vai ocorrer quando as outras lançarem suas novidades? E o pior, alguns modelos estão claramente defasados (Parati, Golf e em certa parte o Polo e o Polo Sedan). Aliás, gostaria de obter informações sobre o que está ocorrendo com o Polo Sedan. Aparentemente a VW está priorizando o Bora em detrimento do Polo Sedan que está em 38º lugar nesse início de ano. Qual o futuro dele? Agradeceria se alguém tivesse informações.

  • Francesco

    É “seguimento” pra cá, “seguimento” pra lá. Tá louco, é “segmento”.

    O Bora foi a grande surpresa, eu acho, mas com certeza foi alguma (ou algumas) Câmara Municipal por aí que comprou esses Boras, conforme já disse um colega aqui (risos).

    O mesmo vale para o Gol “pé-de-boi” G4, Uno, Pálio (o Fire especialmente) e Celta: esses modelos, principalmente nas versões peladas, são muito procurados por empresas. Só o meu contador adquiriu três Milles Economy na cor prata, básicos, um pouco antes do Natal para o escritório de contabilidade dele. A frase dele foi enfática: “Quero ver se é tão econômico mesmo. O pessoal aqui roda muito por dia visitando as empresas”.

    Ai da Fiat se não for econômico (eu particularmente acho que deve ser).

    Acho que a combinação crise + carro econômico (além do preço, claro) fez muita gente procurar o Uno. Geralmente, é um pessoal que não liga para design. Apesar do design ultrapassadíssimo, voto no Uno como um “destaque”, uma “surpresa”: um projeto de 25 anos, que já se pagou há muito tempo, consegue desbancar até o irmão mais novo Pálio. Isso é maluquice. Não é para menos: o Pálio, com aquela traseira, não dá. Se ainda fosse mais barato…

  • delnb

    Só uma correção ortográfica para o texto: (momento professor Pasquale :teeth: )

    Ao final do comentário sobre o Gol, a palavra “seguimento” deve ser substitída por “segmento” para ter o significado que se pretendia.

    Só por curiosidade:

    -Seguimento: relativo a seguir, acompanhar, dar continuidade (sequencia)

    -Segmento: significa parte, porção, seção de um todo

  • verde.10

    “Strada e Ecosport lideram os comerciais leves.”

    Até os correiros renovar a frota deles.

    Ai a Kombi chega facil neles!

  • João

    Classic é de tirar o chapeu
    o modelo defasado mais nao a sedazinho melhor que ele no seguimento
    e Agora com Motor de VHCE de 78 cavalos é vai ser show
    se motorzinho VHC ja era bom quero ver esse novo

  • lucianorj

    Não entendi muito bem esta avaliação…. tem muita suposição óbvia e algumas notas com tom pouco profissional, exemplo: sobre o vectra (brasil) ser vendido como astra, e o vectra (europa) ser produzido aqui para competir na faixa dos 65000,00 com o civic e corola. Ora, o vectra europeu compete com o accord e o camry. O problema do vectra (brasil) é que ele foi simplificado tanto nos materiais de seu interior, quanto na mecânica, ainda que neste segmento (assim como nos outros) o que conta mesmo é o marketing: o vectra passou a ser visto como um carro inferior aos japoneses, que ao acabarem com a desconfiança em relação a marca se tornaram o sonho de consumo nacional (e posso dizer, que não apenas no Brasil, mas também nos EUA e Canadá estão no top ten best-selling cars – os dez mais vendidos – o que desmente nosso complexo de vira-lata)

  • Jango

    Os comentários dentro da FIAT é que ela já se prepara para perder a liderança do mercado em 2009.

    O que segura a FIAT na frente da VW é a Strada. Com a chegada da nova Saveiro, essa diferença entre Strada e Saveiro vai fazer com que a VW volte a ser primeiro lugar.

  • Luky

    [Comentario #132189 sera citado aqui]

    É, esse tal de “seguimento” pra lá e pra cá foi dose…. rsss

    Quanto ao Bora… não teve nada de câmara de vereadores comprando não. Já foi explicado em outro post, que houve uma forte ação de vendas da VW neste modelo, tal como a Honda fez com o Civic em novembro que acabou vendendo mais do que Celta.

    Aliás, estes 2 exemplos (Bora/Civic) servem muito bem pra mostrar 2 coisas:

    – Primeiro, que os fabricantes têm uma margem de lucro absurda em todos os modelos que vendem neste país e que quando querem, podem vendê-los com bastante desconto sem prejuízo nenhum.

    – Segundo que, utilizando uma expressão de um vendedor da Honda, o consumidor brasileiro “compra preço”. Não tem essa de que Bora é feio, ultrapassado, isso ou aquilo…. se o valor de um carro é bom, ele vai vender.

    Esta, a minha análise.

  • duhehe

    Fez uma analise totalmente erronia em varios aspectos !

    Não se deve analisar as vendas brutas ! . Palio e Uno por exemplo quase que a totalidade quem compra é empresa ( olha o balanço na fenabrave ) , cujo quem decide oque vai compra é o executivo da empresa ! , e não quem de fato vai dirigir o carro .
    Avalie o comportamento de mercado avaliando as vendas a pessoas fisicas .

    Outra escorregada

    Palio
    Segundo colocado, sofre, desde sua reestilização em 2007, para acompanhar o Gol. A versão de entrada é espartana demais para aposentar o Mille, e a versão superior (Modelo novo) é cara demais para abocanhar vendas de Polo, Punto, Sandero e Fiesta.

    Oque não vende é a verção ELX e superiores ! A fire vai muito bem !( mais uma vez para empresas )
    ” é cara demais para abocanhar vendas de Polo…” ???
    na realidade o palio é barato demais para competir nesse mercado !
    E Fieste ta no meio do caminho , pois a 1.0 compete com carro popular , ja a 1.6 completo alcança preço de punto .

    Uno
    Terceiro colocado, sofria para acompanhar Celta e Corsa Sedan (Classic). Após o lançamento do Economy, e da propaganda massiva sobre a economia, disparou em vendas e dará trabalho para o Palio em 2009. Vendeu, só em dezembro, 20% a mais que o Palio. Isto porque só temos a versão 1,0 Litro. Se tivéssemos o motor 1.4, seria um foguetinho e mataria o Palio.

    Ai meu deus !???!…só vende porque é duravel e barato !!!…
    quando tinha o gol 2p que custava 24 conto ..o uno tava lá traz ..
    Uno 1.4 custando quase 30k ..tirando venda de palio ???…cada bobagem !

  • BigRider

    “….Civic em larga vantagem, mas agora sofre com a concorrência do Novo Corola.”

    Então acho que eu perdi alguma coisa, não vi o corola ameaçar o civic nem de longe, até agora!!!

  • Claudio

    De tudo o que li só quero comentar a respeito de um carro!
    O Bora!
    Eu nunca gostei desse carro, mas percebi que depois da reestilização a VW com poucas mudanças conseguiu deixar o carro bem agradável e consederando seu preço, logo aumentaram as vendas, é só isso!
    Agora quando vejo um Bora novo nas ruas acho simpático e olha que para mim quando via a versão velha dizia:porque a VW ainda não deu adeus a esse carro?

  • Weddly

    Nada de importante nessa análise.

    Erro aqui, repetiram o nome do Punto.

    “Punto, Linea, Vectra (Ambos), Stilo, Polo, Focus, Punto e Stilo tiveram alguns meses de boas vendas, mas caíram muito com a crise”

  • vi_recife

    [Comentario #132181 sera citado aqui]

    Concordo plenamente.

    Ebér, por acaso vc ou algum conhecido foi conhecer “a grande surpresa” que a Gm diz ter preparado em suas concessionárias?

  • Emerson Lima, Garanhuns – PE

    “Ka
    Nono colocado cresceu muito em vendas com um novo projeto, agora mais amplo e bonito, não mais com aquele gosto duvidoso.”

    É minha impressão ou esta parte da “análise” é subjetiva? Eu, por gostar de carros pequenos por exemplo, acho o Ka antigo muito mais bonito e legal que esta colcha de retalhos que é o novo Ka.

    “Palio
    Segundo colocado, sofre, desde sua reestilização em 2007, para acompanhar o Gol. A versão de entrada é espartana demais para aposentar o Mille, e a versão superior (Modelo novo) é cara demais para abocanhar vendas de Polo, Punto, Sandero e Fiesta.”

    Não entendi! O Uno Mille é mais sofisticado que o Palio? Quer dizer que o Palio é mais “espartano” que o Mille? Ainda prefiro meu Paliozinho G2 Fire que qualquer Mille. E se for falar em economia, por não ser Flex to fazendo 10Km/L com gasolina na cidade. Detalhe: Garanhuns é cidade que só tem ladeira, por estar entre colinas e sua altitude de uns 900m não ajuda muito no rendimento do motor. Dizem que é alguma coisa com o oxigênio, mas isso depois alguém explica melhor. Até as fábricas testam seus carros, muitas vezes, ao nível do mar.

    Abraços!!!

  • JBAFilho

    [Comentario #132150 sera citado aqui]

    Eu também queria saber quantos Palios pé-de-boi são vendidos por mês?

  • Claudio

    Se contarmos separadamente, as duas versões do Pálio e as duas versôes do Corsa sedan, da para arriscar dizer que o Ka seria o justo terceiro colocado na tabela, apenas atráz do Imbatível Gol e Mille! Curioso não!!!

  • Claudio

    Bem revisando, tem que considerar que o Gol tem dois modelos, atual e antigo então talvez o Ka fosse o quarto!rs…

  • Claudio

    E o Honda Civic também estaria a frente de corsas e Pálios, agora tenho certeza que a VW não esta vivendo só de Gol G4, pois quando entrou o novo ai que as vendas dispararam mesmo, ou seja G4 e G5 vendem pra dedel!

  • Claudio

    O Astra que vendia o dobro de seus concorrentes esta perdendo o folego,o Focus voltou a passar Golf e Stilo, o carro da Fiat parece que resolveu despencar de vez não somando nem mil unidades!Se a Ford caprichar um pouquinho pós crise com motores flex e 1.6 e boas propagandas, nem Astra segura a onda!

  • duhs2dany

    [Comentario #132149 sera citado aqui]

    Na boa o corsinha eh bom bagaray.
    Dirigi um 1.8 nossa.
    Bom d+

    PRecisa soh de um facelift :P

  • Felipe C

    Análise péssima, pró-VW e repleta de comentários bem parciais sobre as outras montadoras. Critica as vendas baixas do Linea, mas não critica as ainda mais baixas do Focus Sedan. Que coisa, não? E fala do Gol como se fosse um vendedor de carros. O NA perde credibilidade quando publica uma coisa dessas :down:

  • duhehe

    [Comentario #132285 sera citado aqui]

    Concordo!
    Já bastam as asneiras que escrevem nos comentarios..
    Agora no post complica .

  • Raimundo

    Pra mim, o Gol G5 eh um carro a altura dos outros. Nao fico admirado q as vendas do Gol continuam altas: quando pergunto a um dono porque ele eh bom respondem que tem mecanica confiavel e barata e o carro eh robusto. Isto ja escuto faz mais de 10 anos. Por q nao dizem q ele tem um acabamento excelente, uma otima ergonomia e um nivel de segurança bom? Isto mostra o quanto brasileiro eh conservador e se justifica com as altissimas vendas do Civic e Corolla q aliam alem da mecanica excelente um bom aparato tecnologico e de conforto. Muitos, infelizmente, tem medo de mudar de marca.
    O texto diz q o Linea eh caro. Da pra fazer um Linea mais barato q o Punto Sporting? So se for tao depenado quanto o Polo sedan. Concordo q o Linea eh um meninao no meio de adultos mas se a Fiat jogasse ele contra o Polo, a este sinto muito.
    Ainda, a Fiat sabe q o Linea nao venderia muito e mesmo q isto aconteça, nao sera rapido, pois o segmento eh muito concorrido.
    A Fiat nao esta numa sinuca pois ela, como viram esta semana, tem municao de sobra. Ainda teremos Punto T-Jet, Bravo, linha Fire G4, facelift do Doblo entre outros. O q a VW tem a fazer? Alguem sabe o q acontecera de concreto com o Golf e Polo? Ela atua no segmento de minivans? Praticamente metade dos seus produtos sao importados e depende bastante da familia Gol. Competencia ela tem. Falta eh pratica. Cade a versao aventureira da Spacefox?

    O crescimento do Mille/Uno deve-se ao aumento do poder aquisitivo da populacao e a crescente necessidade de carros mais economicos para os centro urbanos. Eh um carro espartano mas serve muito bem para um publico imparcial. Assim eh o Logan q tem porte de medio com preço de popular com um design conservador.
    O Palio, pra mim, pode nao esta vendendo tanto por uma serie de motivos, mas tenho visto cada vez mais nas ruas de minha cidade como tambem o Gol G5. Duvido q pessoas bem informados cientes q o Palio sofreria mudanças em breve e sabendo como a Fiat se comporta no mercado, iriam pagar o mico de comprar um carro pra desvalorizar em pouquissimo tempo, mas se ve muitos ingenuos questionando a Fiat.

    Punto e Polo tem caido nas vendas, pois, por incrivel q pareça, o 207 tem conquistado o publico. Tanto eh q ele esta na frente destes no raking e tenho visto bastante onde moro. Ate o Passion ja vi e este passa a impressao de ser um carro bem superior a Voyage e Siena por exemplo. De q adianta criticar o q uma marca faz ao design dos carros se tem quem nao liga. Se compram Gol com direcao torta e pessima economia, se ainda temos os eternos Mille e Kombi, se ganhamos o Logan, se o Celta nada mais eh q um facelift do primeiro Corsa daqui entre outros, mostra o quanto o mercado nao eh exigente mas compram aos montes tais carros.

  • tiago

    O Bora vendeu muito não é porque foi reestilizado, o que aconteceu foi que colocaram o preço dele em R$46mil. O sujeito ia numa concessionária para comprar um Polo por R$44mil ou um Golf por R$49mil e o vendedor oferecia um Bora completo por R$46mil, então na hora o cara levava o Bora.

    Interessante é que o Jetta passou o Fusion, talvez eles estejam fazendo a mesma coisa com ele. A Nissan está fazendo o mesmo com o Sentra agora, vamos ver se surte o mesmo efeito.

  • trone

    Creio que as montadoras devem estar loucas para contratar os serviços desse brilhante analista do setor autmotivo! HAHAHAHAHA!

  • Limelight

    É difícil fazer comentários parciais.
    Nunca se sabe como o mercado se comportará daqui pra frente.
    Cada mês temos surpresas.
    É melhor dizer: “na minha opinião”, “acho que”… Afinal ninguém é dono da verdade.

  • crazykiller22

    Profunda essa análise , esqueceram até o Renault logan , realmente esse cara é 10- desnecessário

  • VILAO@

    o linear siceramente é estreito e feinho…!!!
    um futuro tempra ,marea da vida!!!!

    ha e o bora realmente ficou interressante sei lá estou achando mara!!!!

  • VILAO@

    o linear siceramente é estreito e feinho…!!!
    um futuro tempra ,marea da vida!!!!

    ha e o bora realmente ficou interressante sei lá um estilo phaetozinho…estou achando mara!!!!

  • Felipe C

    [Comentario #132367 sera citado aqui]

    Preconceito total… Por que não fala dos micos da VW, como Apolo e Logus? Foram sedãs totalmente micados. Mas não, em vez disso lembrou do Tempra. E o detalhe: o Tempra foi um sucesso absoluto nos anos 90, ao contrário dos modelos da VW citados daquela época. Nunca irei entender o que se passa na mente do brasileiro. A VW pode cometer grandes erros que seus fãs não lembram disso, mas se a Fiat comete um erro irão falar disso por décadas. É por isso que vivemos na República das Bananas, povo conservador e que não vai mudar nunca :down:

  • VILAO@

    o q é ser
    conservador pra vc!?

  • Felipe C

    É discriminar homossexuais que compraram o Linea como eu. Seu conservador careta!


Send this to a friend