Etc Tecnologia

Aplicativos automotivos gratuitos para instalar em celulares com sistema Android

samsung_android Aplicativos automotivos gratuitos para instalar em celulares com sistema Android

Os smartphones estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos brasileiros, substituindo os antigos e ultrapassados telefones celulares. Esses aparelhos vêm equipados com um sistema operacional que os torna capazes de processar uma imensidão de aplicativos e jogos, dentre esses sistemas operacionais o Android oferece uma gama de mais de 100 mil aplicativos que podem ser instalados em seus smartphones.



Nesse breve artigo, destaco alguns aplicativos úteis e interessantes voltados para o segmento de cuidados com o carro:

Carango – Controle de Veículos:

Um aplicativo simples, porém útil para gerenciar tudo sobre seu carro. Carango é leve e pequeno, mas muito eficiente permitindo inclusive cadastrar mais de um veículo. Com uma interface limpa e profissional o Carango ajuda você a gerenciar todas as informações do seu carro.

Funcionalidades:

• Suporta vários veículos.
• Suporta veículos de combustível flexível.
• Estatísticas detalhadas por tipo de combustível.
• Cálculo do consumo de combustível.
• Acompanhamento de troca de óleo e manutenções.
• Serviço de lembretes e alertas.
• Informações do Seguro.
• Deslize o dedo na tela para exibir os próximos/anteriores itens nas abas.
• Backup e restauração de dados

Dicas: O Carango precisa de dois reabastecimentos cheios, a fim de calcular o consumo de combustível no período. Eles não precisam ser necessariamente consecutivos. Este comportamento é necessário para garantir a precisão na média de consumo.

Gasosa

Os carros com tecnologia flexfuel, capazes de utilizar tanto gasolina quanto etanol para se locomover, deram aos brasileiros a possibilidade de optar por qual combustível desejam utilizar. Se por um lado o etanol é mais “barato”, por outro, a gasolina pode render mais quilômetros de estrada.

Segundo especialistas, o etanol deve custar até 70% do preço da gasolina para compensar sua utilização. Mais do que isso, ele torna-se desvantajoso para os motoristas.

Gasosa é um aplicativo que faz este cálculo para você. Seu funcionamento é muito simples: inicialmente, coloque o preço dos combustíveis dos campos indicados e em seguida, clique em calcular. Logo abaixo, Gasosa informará qual dos dois combustíveis é mais indicado no momento.

Ele exibe a porcentagem equivalente do etanol sobre o preço da gasolina. Toda vez que este valor estiver acima de 70%, ele indica que você deve optar por gasolina para abastecer seu carro. Embora essa não seja a única fórmula de fazer a escolha.

FlexDroid

Esta é mais uma opção de calculadora para escolha de combustível (gasolina e etanol), oferecendo adicionalmente a opção de localizar os postos de combustível mais próximos de onde você está, através de uma integração com o Googlemaps.

FlexMeter

Outra opção de calculadora para decisão de abastecimento de veículos flexfuel, oferecendo a decisão entre etanol ou gasolina! Mas não é só: com o FlexMeter você fica de olho no consumo de acordo com seu perfil de uso do carro e tem como saber qual combustível se adequará melhor ao percurso.

Como atrativo adicional, o FlexMeter mantém um histórico de seus reabastecimentos e informa qual o consumo médio do seu possante.

Taxa de Álcool no Sangue

Aplicativo gratuito que serve muito mais para tirar uma onda com a galera no barzinho do que para fazer você escapar de uma multa. Ele faz um cálculo aproximado da taxa de álcool no sangue de acordo com medidas genéricas.

O aplicativo é simples e até divertido, mas lembre-se: o cálculo é apenas estimado e ele não te salvará de uma infração grave e de uma multa salgada, portanto não exagere!

Por Delson Pereira da Silva

  • rafa_marcao

    Agora só aguardando o NA para Android que já está sendo desenvolvido! No aguardo! B)

    • cristian_sp

      agora deixar a sugestão para o Eber incorporar funcionalidades como do carango .rs…..ai sim temos um tudo em um .rs

      e por favor, consumo médio, sempre com km rodado + litro abastecido + valor litro + velocidade media do percurso (GPS), para cálculo dos valores e ai sim com o histórico poder optar por gas ou etanol …esses 70% já sabemos que não funcionam …rs..

      • rafa_marcao

        Isso vem com o tempo. O servidor pode não suportar muitos recursos, como por enquanto não suporta os comentários pelo iOS (que eu pude ler aqui de alguns users aqui no NA, não testei). É preferível ter 2 coisas funcionando muito bem do que 10 mais ou menos…rs

        • cristian_sp

          sim, de mais ou menos já bastam os nossos carros……………..kkkkkkkkkkkk pelo menos o app é gratuito ……….senão teriamos que fazer o download via chile!!! rsss

        • Edson Roberto

          Rafa,
          Na verdade, tudo que é mobile depende da interação com o intense debate. E esse é o ponto X da questão.

          Mas eu estou dizendo por entender assim. E não porque eu sei.

          No Android, através do Opera, é possivel deixa-lo configurado para "entender" se trata de uma pagina "mobile" ou "desktop". Eu sempre deixo em desktop para poder comentar no intense debate nas noticias. Na versão mobile, ele deixa disponivel apenas para votar como um user do NA e nem sempre aparece seu comentário no site (e não permite inclusive responder a outra pessoa e sim comentar da noticia).

          • rafa_marcao

            Ah sim, na verdade dá pra entrar em qualquer site assim como entra por um PC comum. Porém em versão para mobile tem suas limitações. Assim como facebook.

    • victorluizcosta

      isso ai, tb to no aguardo

  • MattOKiller

    Tem o Speedview que alem de um velocimetro por GPS, ele calcula a média de velocidade com o tempo e tem uma Bussola

    https://market.android.com/details?id=com.codesec

  • douglasareado

    Já instalei alguns no Tablet e é o máximo controlar Consumo e gastos.
    Só esperando o aplicativo do NA para Android!

  • vini_B

    ai gente o Symbian já está mto ultrapassado? queria q o NA tbm desenvolvesse o programa para os Symbians, se poder será q da pra postarem programas automotivos para a plataforma Symbian especificamente para o S60 5th edition e ^3 q são os mais atuais?

    • LuizVieira

      Symbian, morreu, foi descontinuado. Melhor pegar um android.

      • JHerzév

        O Symbian ainda não morreu(vide o recente Symbian Anna e o mais recente ainda Symbian Belle). E tudo indica que ele deve continuar sobrevivendo pelo menos até 2016 em smartphones Low End da Nokia. Lembrando que ela não matou o sistema, apenas transferiu a responsabilidade total para a Symbian Foundation, então aparelhos Nokia com o SO continuarão a ser lançados por um bom tempo ainda, junto com os Windows Phones.

        • vini_B

          eu ainda pretendo pegar um Nokia N8 com Symbian ^3 Anna ou Belle q na verdade são atualizações e ñ plataformas, e aliás o Symbian é tão bom quanto o Android.

        • Edson Roberto

          Na verdade, o que aconteceu é o fato da Symbian segurar para aparelhos Nokia como seu sistema operacional. Foi isso que ocorreu.

          O que acontece que essa parceria enfraqueceu sem contar inumeras reclamações de users falando mal de celulares nokia sendo que na verdade as limitações eram do SO.

          Alias, hardware nunca fez falta para os Nokia e os Symbian foram sempre bem otimizados, o que faltou por parte da Symbian foi uma maior necessidade de atualizar seu SO com mais rapidez para evitar que outras sobresaissem. Alias, o Symbian por ter apenas plataforma para celular não conta como uma empresa / marca por detrás com a mesma influencia. O SO é muito bom, tem suas deficiencias, mas longe de ser ruim. E os Nokia's nunca deixaram de ser otimos aparelhos.

          Acho que o Symbian poderia melhorar ainda mais para ficar em pé de igualdade com o Android (não digo do iOS por ser uma plataforma bem limitada nos recursos).

  • O_Corsario

    UM monte de aplicativos que não servem para nada se vc tiver computador de bordo ou souber calcular ou conhecer seu carro.
    E fica a dica: nem todo carro obedece esta fórmula de 70%. Portanto o ideal é analisar o comportamento do seu carro e ver qual vale mais a pena.

    • Marcelo_Machado

      Esse negócio de 70% entre etanol e gasolina já virou lenda urbana. Já enraizou na cultura popular. E o pior é que a imprensa "especializada" não faz nada para mudar isso, pior ajuda a divulgar algo que já esta furado.

      Tem que andar com o carro varios tanques com cada combustível e ver a média de consumo com cada um. Aí vc pode ver qual comb vale a pena pro seu carro.

      No meu o etanol pode estar até 80% do preço da gasolina que ainda vale por etanol

      • O_Corsario

        Sim…. Já comigo é o contrário, o etanol nunca vale a pena, acaba gastando entre 50 a 60%… E acaba com a autonomia.
        Mas como vc falou, ninguém pensa, todo mundo segue a fórmula genérica e gasta à toa.

        • Edson Roberto

          No meu carro é igual o seu, atualmente só tenho colocado gasolina.

        • Diego Casagrande

          Cara estes comentários me deixam encucado, não sei se levo vantagem entrar num carro flex, ou continuo com os modelos somente à gasolina. Além do mais que o Alcool varia muito o preço e sempre fico com um pé atrás. E em relação ao conteúdo também não vejo a necessidade destes equipamentos, o que foi muito útil para mim é somente Celular com Bluetooth onde recebo e faço ligações sem me preocupar muito com a atenção do trânsito.

          • O_Corsario

            É difícil, pq normalmente o carro tem versão OU a gasolina OU flex. Então o modelo acaba determinando sua escolha.
            Eu coloco etanol muito raramente, tipo uma vez por ano, só para dar uma "limpada" no sistema, afinal um é o solvente do outro. De resto, para meu carro, a gasolina é sempre mais negócio.

  • BlueGopher

    Só que acaba dando mais trabalho preencher os dados do programa para obter os resultados do que calcular direto numa calculadora…

    • dinski

      Depende do aplicativo.

      Eu uso no iOS o CAR MANAGER, onde gerencio todo tipo de informação sobre o carro, indo do abastecimento, troca de óleo, manutenção, lista de endereços de serviços até um sistema de localização de seu carro em estacionamento (pra mim é inútil, por motivos óbvios hahah).

      Antes desse, eu usava o MEUS CARROS no Android. Este era muito simples, não apresentava gráficos e tinha um layout extremamente simples.

      Neste CAR MANAGER, é possível colocar dados do seguro do veículo, foto do mesmo, notas, placa, data do primeiro registro com ele (ex.: quando você comprou o carro ou quando tirou ele da loja) te dando assim o tempo exato que está com o carro.

      A vantagem deste tipo de aplicativo é que você consegue controlar os dados de seu carro. Eu anotava e ainda anoto no comprovante fiscal os dados mostrados no computador de bordo sempre que vou abastecer. Mas no app, eu consigo ter um dinamismo gráfico, valores precisos sem ocupar um tempo necessário de meu dia, afinal, você quer ter um controle e não dor de cabeça fazendo cálculos, puxando da memória informações importantes que poderiam ter sido registradas digitalmente.

  • Bem interessante, para quem tem o SO Android e não tem muita curiosidade de fuçar pela internet, taí um bom resumo para quem gosta e usa o celular também para cuidar do carro.
    Fica a dica, não use o celular enquanto dirige e nem use o celular em postos de combustíveis. Seguir as regras é um bom começo para que as coisas fiquem bem B)

    • Castle_Bravo

      A do celular em posto de combustível é lenda urbana, tem um episódio de Mythbusters em que aumentam absurdamente a quantidade de vapor de gasolina no ar, e mesmo assim não acontece explosão.

  • Castle_Bravo

    Uso o FlexMeter já a um tempinho, é muito boa a função "histórico" dele.

  • Galvão

    Eu uso o Gasosa…
    É muito bom!!

  • LFCruz

    O ideal seria que um programa que possibilitasse calculos de proporção tb… o meu carro por ex, com 30% de Gasolina e 70% de alcool tem um consumo muito proximo do consumo a gasolina, e a mistura é mais vantajosa do que se andar só com um deles. Eu acabei fazendo algo do tipo no Excel e portei para o celular. Assim eu consigo saber o que é melhor. Só Alcool, só gasolina ou uma proporção deles. E Por favor, não me venham com essa historinha de que só se deve usar um dos dois, nunca uma mistura pq "estraga" o carro, sem uma comprovação científica, pois o fabricante do meu carro diz que pode. então PODE.

    • PauloPGomes

      Na verdade os Flex são melhores, com Alcool e Gasolina misturada!
      Por terem uma taxa de compressão alta, no caso da gasolina, causa detonação espontanea, o que traz disperdicio de gasolina, já no alcool a compressão é insuficiente, se fosse maior traria uma economia melhor.
      E como nossa gasolina já tem uma porcentagem de alcool, "aumentar" essa porcentagem é uma excelente pedida mesmo! Na teoria o carro manteria o consumo da gasolina, e com o alcool misturado evitaria a batida de pino. Infelizmente é assim, os Flex tem uma taxa de compressão intermediaria, perdendo eficiência dos dois lados.

      • Edson Roberto

        Paulo, discordo de vc.

        No meu carro, qto menos alcool tiver, maior a autonomia. Até o funcionamento do motor é menos aspero. Claro que deve ser assim, o que eu quis dizer é que eu já testei todas as maneiras… coloquei somente gasolina (comum/aditivada e premium), misturei com o alcool (80/20, 70,/30, 60/40, 50/50, 40/60, 30/70 e 20/80 são porcentagens essas medidas)e percebi que enchendo com o tanque todo de gasolina sempre me beneficiou. Apenas na potencia que não, mas 2cv não fazem diferença no desempenho e o torque que aumentaria 0,1kgfm não dá em nada.

        Mas tenho que dizer que o motor PSA 1.4 tem taxa de compressão baixa que de fato beneficia a gasolina. Mas não pode generalizar o funcionamento, pq isso é uma inverdade.

  • Werwolf_L5

    eu tinha visto um que voce liga direto na ECU usando adaptador e ele te mostra tudinho como se fosse um SCANBOX

  • ChicoFCarvalho

    Um aplicativo muito interessante para quem não tem ou quer mais informações que o computador de bordo pode dar, é o Torque para Android. Usando um acessório externo plugado no conector ODB2 do carro (via bluetooth) ele mostra na tela do celular os dials com as informações. Veja um vídeo demo em: http://www.youtube.com/watch?v=Ay-ZvTn3fLo. Não garanto que funcione em todos os carros mas nos mais novos é bem provável. Tem uma versão gratuita e uma paga (menos de R$ 8,00). O custo maior fica por conta do plugue bluetooth.

  • vilou6

    Tem também o VTL Tanque Cheio, se informa os preços dos combustíveis em sua cidade. Se o celular tiver GPS ou 3G, ele te guia por voz até o posto escolhido. Tem a versão web tanquecheio.appspot.com e a versão para android, no seguinte link: https://market.android.com/details?id=br.com.vtlt
    . Todas as versões são gratuitas. Vale a pena conferir!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend