Após sobretaxa, BYD terá fábrica de carros elétricos na Turquia

byd fabrica 3
byd fabrica 3

Parece que a sobretaxa para carros chineses está funcionando em alguns lugares do mundo e a Turquia, por exemplo, é um deles. O país assumiu estranhamente, dada sua proximidade com a China, uma postura mais dura em relação às importações do gigante asiático.

Como se sabe, a Turquia impôs uma sobretaxa de 40% sobre a alíquota de importação de veículos para carros elétricos e híbridos chineses, algo que surpreendeu, visto que até a União Europeia adicionou uma taxa extra de até 38%.

Todavia, parece que os efeitos da mudança da política em Ancara tem seu primeiro efeito, a divulgação no país de que a BYD terá uma fábrica na Turquia.

Uma fonte do governo turco revelou: “A BYD abrirá uma fábrica na Turquia”. A mesma ainda revelou que o presidente Recep Tayyip Erdoğan tem todos os detalhes em mãos e fará o anúncio em breve.

Sem dúvidas, a sobretaxa é ruim para a BYD, porém, ter uma fábrica na Turquia é outra coisa. Como se sabe, desde 1995, o país que fica em dois continentes (Europa e Ásia), tem um acordo com Bruxelas para exportação de veículos.

A Turquia se tornou um polo automotivo importante na Europa e seus carros tem acesso livre ao bloco europeu. Com mão de obra barata, o país tem em seu parque, várias montadoras, notadamente Ford, Renault e Stellantis, por exemplo.

Fabricar na Turquia com um custo muito menor que na Alemanha ou França, por exemplo, dará uma boa vantagem para a BYD, que assim também dribla duas sobretaxas (turca e europeia).

Concentradas na região do Mar de Marmara, especialmente em Brusa, no continente asiático, as montadoras locais possuem joint ventures com empresas nacionais, mas estas não se beneficiam da tecnologia de suas parceiras internacionais.

Assim, para se estabelecer na Turquia, a BYD terá de fazer uma parceria com montadora local.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X