Etc História Manutenção Mercado

Aprendendo sobre carros

internet

O mundo do automóvel sempre está em mutação e conforme as décadas vão passando, os carros vão evoluindo, seja em estilo ou tecnologia. Conhecer melhor esse mundo faz parte da necessidade humana de descobrir e obter conhecimento sobre determinado assunto. No caso dos automóveis, aprender sobre seus detalhes, influências, mercado, história, tecnologia, entre outras coisas, demanda tempo, mas não é algo complicado para quem tem pouca intimidade com os veículos de quatro rodas.


Assim, vamos dar algumas dicas para que os leigos possam ir aprendendo sobre carros com o tempo. O conhecimento adquirido também é importante na hora da compra, naquele momento de aperto com a manutenção, numa indicação para um amigo, entre outras coisas mais práticas.

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4

Por onde começar

Nos anos 80 e meados dos 90, por exemplo, quem queria conhecer mais sobre carros tinha algumas opções, todas impressas, sendo revistas, jornais ou livros com inúmeros assuntos relacionados com veículos, fazendo com que muita gente que atualmente conhece bem de carro, pudesse estar a par do que acontecia no Brasil e, em parte, no mundo.


Porém, a partir da segunda metade dos anos 90 e começo dos anos 2000, a internet passou a ser um meio muito mais rápido e rico em informações para quem quisesse aprender mais sobre os carros, desde a parte técnica até sua história, entre outros. Inicialmente com poucos sites, logo a rede mundial de computadores começou a difundir enorme quantidade de informação e hoje é o meio mais amplo para se obter tal conhecimento teórico sobre os automóveis.

Isso ocorre em grande parte pela necessidade de resposta rápida que as pessoas hoje em dia desejam. Assim, basta uma pequisa simples na internet para se descobrir muita coisa sobre os carros. A pesquisa é ainda a melhor maneira de se obter conhecimento, mas em grande parte, os sites especializados ou blogs automotivos ajudam a tirar muitas dúvidas sobre os carros, bem como indicar certos assuntos que farão o interessado ir cada vez mais afundo no assunto.

Além disso, a atualização constante de informações, seja de preço, lançamentos e outros assuntos contemporâneos, ajudam a manter as pessoas bem informadas do que está acontecendo e isso ajuda também na parte prática. Por exemplo, uma notícia referente a um novo carro perto de ser lançado. Quem busca modelo semelhante pode esperar para ver e eventualmente compra, ou pode simplesmente buscar a geração ainda em comercialização para obter um desconto bom.

Os fóruns e os clubes são outras ferramentas importantes que ajudam as pessoas a aprenderem mais sobre os carros, mas não só na parte teórica. No segundo caso, proprietários já experientes revelam suas descobertas, macetes e dicas de manutenção, seja corretiva ou mesmo preventiva, apresentando soluções que a maioria dos donos de carros podem fazer em suas próprias casas. Para quem não tem experiência em certos pontos da condução, a experiência ao volante em avaliações ou matérias específicas, ajudam a sanar tais dúvidas.

lendo

Aprendendo

Ninguém nasceu sabendo. Partindo disso, a primeira dica é ler sempre. Manter-se sempre atualizado em informações sobre os carros. Vídeos, matérias impressas ou digitais ajudam o interessado em carros a ficar mais antenado com o que acontece na atualidade. Ler bastante é importante, mas tirar dúvidas também é.

Então, expor as dúvidas em comentário não é um demérito. Pelo contrário, é a oportunidade para alguém responder de forma correta e simples de entender, mesmo que alguns possam agir de forma grosseira e se utilizar de chacota ante aquele que não sabe nada. Confira sempre o que está acontecendo. Leia e comente as matérias. Saiba que mesmo quem é do ramo, empresário ou que conhece profundamente o setor, não deixa de se manter informado, não importando se tem 10, 20 ou 50 anos de experiência.

Confira as avaliações e impressões, veja os vídeos com testes e detalhes bem explicativos, consulte sites ou matérias sobre as novidades de ano/modelo dos carros, isso ajuda a ampliar o conhecimento. Alguns sites se especializaram na parte técnica, sendo isso fundamental para leigos que querem entender o funcionamento do automóvel. Outros se dedicam a temas mais específicos, indo da personalização até os clássicos.

Buscar conhecimento sobre as marcas é um ponto bom também, assim como sobre os modelos atualmente no mercado e os antigos, que fizeram a cabeça de país ou avós. Essa comparação entre o antigo e o novo é importante para que possamos perceber o quanto os automóveis evoluíram e o quão precisam seguir adiante.

comprando-carro-eua

Botando em prática

Aprender sobre carros é bom por diversos motivos. Desde o hobby puro à aplicação técnica ou profissional, ter o conhecimento adequado dos automóveis pode trazer boas experiências, resolver problemas que parecem impossíveis e tornar a própria condução mais segura e eficiente.

Embora seja óbvio que apenas ler não traz a mesma percepção que dirigir, por exemplo, muitos detalhes que podem atrapalhar a condução estão descritos em matérias publicadas na internet, de fácil acesso e gratuito na maioria das vezes. Diante de um câmbio automático, por exemplo, quem não tem experiência pode questionar o que são os tais números da alavanca ou mesmo por que não há um pedal de embreagem. Imagine saber da pior forma como é frear com o pé esquerdo, por exemplo.

Outra situação é ajudar um amigo em dúvida sobre dois carros. Mesmo que você não tenha nenhum deles, o conhecimento teórico sobre eles pode ajudar a resolver a questão, mas não soluciona-la por completo, diga-se de passagem. Muitas vezes, aquela luz no painel te deixou com os cabelos em pé. O que será? Devo ir a um mecânico imediatamente? Nem sempre funciona assim, especialmente para quem participa de clubes virtuais.

Alguém que já passou pela mesma situação geralmente tem a resposta para o problema, que pode ter sido solucionada em casa ou de fato precisou de intervenção de um profissional, mas ter ciência do que está acontecendo com o veículo é primordial e tais plataformas suprem em grande parte dúvidas relacionadas com o modelo em questão.

Até na hora de comprar um carro, saber de antemão como ele se comporta no pós-venda (consumo, conforto, defeitos, etc), é um conhecimento que pode ser obtido com a experiência dos outros, expressadas na internet. Obviamente, nenhuma solução deve ser resolvida plenamente apenas mediante a consulta em um clube online ou fórum, por exemplo. Concessionários e oficinas especializadas existem para isso.

Entender como o carro funciona e o seu contexto no mundo atual é muito bom. Isso ajuda a traçar também um perfil desse futuro comprador. Cada vez mais, o consumidor está exigente e muito disso se deve exatamente ao conhecimento que ele adquiriu sobre os carros. Ele aprendeu mais sobre os carros e agora sabe exatamente o que quer e o quanto quer pagar por isso. Não adianta ter crescido em termos financeiros se não tiver ampliado o conhecimento sobre o produto que deseja. Isso pode trazer enorme prejuízo.

comprador-concessionaria

Sem pressa

Não dá para aprender sobre os carros do dia para a noite. É preciso tempo e disposição para ler ou ver constantemente as notícias sobre os carros. Aos poucos, o importante é ir conhecendo a fundo cada modelo, motorização, versão e outros detalhes dos carros. Com certo tempo, o interessado já não apanhará mais para identificar um carro nas ruas ou deixar de responder uma pergunta. Aprender é uma contante na vida do ser humano e o automóvel é um produto cuja evolução estimula essa busca pelo saber.

Aprendendo sobre carros
Este texto lhe foi útil??

COMPARTILHAR:
  • Luis Burro

    Mais uma excelente sugestão de matéria!Mas acho que a grande maioria ainda não se preocupa em entender ou conhecer o carro(pode até ter interesse,mas não vai atrás).Tlvz por isto exista tanta venda sem explicação lógica q apoie o pq da escolha.

  • Higo Belchior

    Muita coisa que eu aprendi foi lendo as matérias sobre carros e os comentários neste site e outro que acesso todos os dias.
    Então galera, vocês foram os “responsáveis” por isso. Valeu, muito obrigado! Hehe.

  • Evandro Santana

    Matéria excelente! Eu busco aprender cada vez mais, é uma área que gosto desse pequeno, e quero partir pra área de vendas!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email