_Destaque Carros Conceito Elétricos Esportivos Europa Marcas

AQOS é uma nova proposta de carro elétrico e solar na Sérvia

aqos-technologies-servia-3

O design é exótico, mas o lineup é variado e interessante. Essa é a AQOS, uma nova proposta de carro elétrico e solar que surgiu na Sérvia. Liderada por Sasa Milovancevic, a empresa pretende desenvolver e produzir seus próprios carros e focará apenas em energias renováveis.

aqos-technologies-servia-4

A companhia sérvia diz que não pretende impor um marketing agressivo e aposta tudo em um estilo bem original, separando-se da “imitação comum da indústria automotiva”. Centrada em Belgrado, capital do país, a AQOS Technologies tem um time internacional para colocar em prática os projetos da empresa.

aqos-technologies-servia-2

São seis modelos comuns (equipados com motores a combustão) listados pela AQOS, sendo eles 25 (hatch quatro portas), Vale 25 (cupê duas portas), Zulu 60 (cupê esportivo), Fastback (sedã), Javier (superesportivo) e Peja 4 XL Off Road (utilitário esportivo). Há também uma gama proposta para as pistas de corrida.

aqos-technologies-servia-1

Solar

Mas a sensação é a linha Solar, composta pelos modelos Limo, Minivan e Coupe. Os nomes não são tão originais quanto os da linha equipada com motores a gasolina, mas a atração é a capacidade de recarregar as baterias de lítio posicionadas no assoalho e parede de fogo com energia solar.

Três painéis fotovoltaicos são instalados no capô, teto e porta-malas, alimentando assim dois motores elétricos e as baterias de lítio. Apesar de ainda exótico, o estilo é face family, sendo compartilhado pelo trio e mais equilibrado visual que os modelos a gasolina. O AQOS Limo tem 300 cv (150 cv cada motor) e vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, tendo máxima de 240 km/h.

aqos-technologies-servia-5

No caso do AQOS Minivan, um dos motores foi retirado, ficando apenas um de 200 cv, suficiente para 11 segundos de 0 a 100 km/h e máxima de 225 km/h. Interessante é o torque: 63 kgfm.

Já o AQOS Coupe tem dois motores elétricos de 150 cv (dianteiro) e 200 cv (traseiro), provendo máxima de 260 km/h e aceleração até 100 km/h em 5 segundos. Neste último, o terceiro painel solar fica sob o vidro traseiro. A empresa ainda não divulgou data para chegada ao mercado europeu.





  • Tosoobservando

    Nossa depois que a Servia ganhou do Brasil na Liga Mundial, realmente estes kras tao com a bola toda hein..

  • Marcos Drawer

    Parecem concepts da Alfa Romeo (vide o cuore na dianteira), mas ficaram bons.

  • zekinha71

    Na segunda imagem, o que seria aquele cilindro na frente da grade?

  • Yuri Lima

    BACANA!

    Gostei do visual dos carros! Lembram hotwells em tamanho real.

  • Mumm Rá

    Interessante e parabéns para Sasa Milovancevic & AQOS Technologies por essa iniciativa

  • Redpeak77

    Até onde conheço, a tecnologia de hoje não permite os carros movidos somente à energia solar moverem-se às velocidades dos veículos de hoje… estas placas serviriam apenas para os faróis, A/C e outros sistemas?



Send this to friend