Manutenção Matérias NA

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

No passado, ele era considerado um item de luxo, um opcional que poucos podiam pagar. Hoje, este equipamento de climatização é um item de série.


Mas, e quando não funciona? Aí vem a pergunta: Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

Num país de clima tropical, o ar condicionado automotivo é atualmente imprescindível, sendo instalado de fábrica em praticamente todos os automóveis, exceto versões de Renault Kwid e do Chery QQ.

Quando está em pleno funcionamento, ele garante não só o conforto e comodidade, mas também permite maior segurança, uma vez que os vidros ficam fechados.


Além disso, o ar condicionado automotivo ajuda a desembaçar rapidamente o para-brisa.

Entretanto, como todo equipamento, o ar condicionado automotivo pode deixar de funcionar e existem causas que contribuem para que isso ocorra.

Por isso, este artigo vem explicar o que pode estar por trás do não funcionamento do aparelho de climatização do veículo.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

O ar condicionado automotivo é um aparelho que permite reduzir a temperatura para níveis bem baixos em dias quentes, com alguns chegando mesmo a 14°C, enquanto a maioria fica na casa dos 17°C.

Trata-se de um item que traz muito conforto no dia a dia, porém, quando não funciona, a coisa muda completamente. O desconforto é geral.

Então, se o ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser? Existem vários problemas que podem acontecer, fazendo com que o sistema de climatização do automóvel deixe de operar totalmente ou parcialmente.

Existem cinco causas prováveis para o não funcionamento ou má operação do mesmo.

Filtro

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

O ar condicionado automotivo tem uma determinada vazão de ar. O fluxo dentro do sistema é importante, pois, o ar em movimento tende a esquentar.

Porém, o elemento filtrante do dispositivo pode fazer com que esse ar em movimento deixe de sair pelos difusores de ar com a temperatura determinada pelo motorista.

Um filtro sujo ou entupido, pode fazer com que o ar condicionado automotivo deixe de gelar. Em caso de sujeira ou entupimento, o procedimento indicado é substituir o elemento filtrante por um novo e não tentar limpa-lo.

O item tem preço variado de acordo com fabricante do produto ou marca/modelo do carro, mas não passa de R$ 40,00 na maioria.

A troca pode ser feita pelo proprietário, seguindo o manual do veículo. Se demandar muito trabalho, recomenda-se um mecânico de confiança ou especializado em ar condicionado.

Em carros novos, as revisões já incluem a troca desse filtro do ar condicionado automotivo.

Gás

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

Assim como na geladeira doméstica, o ar condicionado automotivo depende do gás refrigerante, que pode ser o R12 ou o R134a, o atualmente em uso nos automóveis.

No entanto, um vazamento desse gás provocará o mau funcionamento do aparelho com perda de eficiência ao gelar o interior do carro, chegando mesmo a não esfriar de modo algum.

Esse vazamento ocorre nas conexões metálicas do ar condicionado automotivo, dentro do cofre do motor, que por algum motivo, estão avariadas.

Para saber se é exatamente isso o motivo de não gelar o ambiente do automóvel, use água e sabão para verificar possíveis vazamentos nessas conexões.

Se isso não for fácil de fazer, dependendo do carro, o recomendável em qualquer caso é levar ao especialista em ar condicionado automotivo ou mecânico de confiança, em segundo caso.

O problema pode ser tanto de uma rosca de junção mau apertada até mesmo trincas no circuito de circulação do gás. O profissional identifica o problema rapidamente e o soluciona em pouco tempo.

Mesmo que seja apenas uma rosca que precisou de aperto, o ar condicionado automotivo demandará reposição do gás refrigerante.

Os preços variam muito de acordo com o estabelecimento, material usado e serviço. Após recarga, o ar condicionado automotivo volta a funcionar plenamente.

Compressor

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

O compressor do ar condicionado automotivo geralmente é de acionamento mecânico, salvo modelos de carros bem específicos, especialmente híbridos e elétricos, embora o antigo chinês Effa M100, tivesse um acionador elétrico deste sistema.

Como é um dispositivo mecânico, ele precisa estar sempre lubrificado, sendo geralmente selado nesse caso, porém, com o tempo, o compressor pode vir a apresentar desgaste devido à falta de lubrificação ou mesmo de defeitos físicos, como o acionador do automático, junto à polia, que não só deixa de fazer o ar condicionado automotivo parar de funcionar, como provoca enorme ruído.

Além disso, a polia pode apresentar folga ou mesmo a correia, fazendo com que o rotor do compressor não gire na velocidade determinada para compressão do gás e circulação do mesmo no sistema.

Boa parte dos compressores são blindados e uma avaria exige a troca do mesmo, o que não sai barato.

O problema só será detectado e resolvido em uma oficina especializada nesse tipo de aparelho. Se for a folga de correia, é só ajustar o esticador para que ele funcione perfeitamente.

Parte elétrica

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

O ar condicionado automotivo é um dispositivo eletro-mecânico e significa que tem um comando elétrico ou eletrônico para gerenciamento do funcionamento e opções de ventilação ou temperatura.

Um defeito nesse caso, pode ir de um fusível ou relê até uma placa eletrônica. Apenas um especialista saberá resolver o problema.

Assim, com descontrole dos fluxos de ar e temperatura, o ar condicionado automotivo pode simplesmente deixar de gelar. Se não for tão completo, uma auto elétrica resolverá a questão.

Ventiladores

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

O ventilador elétrico do radiador do ar condicionado automotivo é outro item que pode fazer com que o ar não gele. Ele geralmente vai ao lado da ventoinha do radiador.

Se ela para de funcionar, a troca de calor também deixa de ocorrer e o aparelho deixa de gelar.

Da mesma forma, o ventilador interno, aquele junto do painel, pode parar de funcionar em algumas velocidades e até mesmo totalmente.

Nesse caso, uma auto elétrica pode resolver o problema facilmente, geralmente sendo um defeito elétrico.

Para evitar dores de cabeça e doenças, o recomendável é ligar regularmente o ar condicionado automotivo para manter a lubrificação do compressor e pressão do gás, assim como fazer uma higienização a cada seis meses, para eliminar bactérias e fungos, nocivos à saúde humana.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?
Nota média 5 de 1 votos

  • Henrique Guedes da Silva

    O meu está com o compressor fraco só funciona depois de 2 mil rpm do motor faz ou seja parado no faro não gela

    • Cássio

      É praticamente um sistema start/stop, rs.

    • Max

      Você já levou para limpar o TBI? O meu carro anterior estava com esse problema, não gelava em marcha lenta. Limpei o TBI e resolveu o problema.

      • Henrique Guedes da Silva

        Não pensei nisso mas valeu a dica vou dar uma levada no mecânico

  • Marcos Carvalho

    O meu as vezes quando está com o ar ligado no 2 solta um ar quente junto(mas é muito raro), devo me preocupar?

  • Mlon Eusk

    no meu sandero quando eu ligo o AC ele para de sair qualquer tipo de ar (quente ou frio) pelas saídas após uns 20 min de funcionamento, mas eu ainda escuto um certo fluxo de ar.

    n faço ideia doq pode ser

  • Baetatrip

    Boa Materia!
    Antes usava 19/20 graus do AC…. Carro bebia pouco mais….!
    Atualmente uso 23/24 graus…. Consumo diminuiu gradualmente
    Pois o AC e feito para trabalhar com 23/24 graus geralmente
    Quando bota essa temperatura no seu AC em casa, a sua conta de energia diminui né?
    Mesma coisa que acontece com o carro!

    • Fabio Assunção

      23/24 graus é aquecedor hahaha

  • Rbs

    Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser? Do up!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email