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Ar condicionado pode custar mais em um modelo mais barato

fiat-novo-palio-fotos-interior-45 Ar condicionado pode custar mais em um modelo mais barato

O leitor Rodrigo Bello Righi estava fazendo uma pesquisa no configurador da Fiat e notou que o ar condicionado do Palio 1.4 custa R$ 2.951. Ele comparou o preço com o Punto 1.4, onde o equipamento sai por R$ 1.454 e dentro de um kit com para-brisa degradê, chave canivete com abertura/fechamento de portas e vidros.



Ele questiona a possibilidade de se instalar o mesmo kit no Palio. No entanto, essa não é a intenção do fabricante e nem há como fazer isso. Geralmente Fiat e VW, mais especificamente, criam dois tipos de opcionais: os individuais e os kits/pacotes. No último caso é mais vantajoso, pois o preço cai mais quando se compra um grupo de equipamentos.

Ainda em relação ao Palio, pode-se notar essa intenção na venda da versão 1.0 Attractive. O ar condicionado custa R$ 2.803. Se o cliente optar pelo kit Creative 3, por exemplo, o item vai junto com vidros dianteiros/travas elétricas, porta-malas com abertura elétrica e porta-luvas iluminado. Preço? R$ 2.808. Notou a diferença? Apenas R$ 5! O Creative 1 adiciona ainda chave canivete com os comandos e faróis de neblina, mas o preço pula para R$ 3.204.

Mas a resposta é sim, o Palio 1.4 deveria ter um kit com ar condicionado por preço semelhante ou pouco maior, a fim de se tornar mais vantajoso diante de rivais externos e até mesmo em relação ao Punto 1.4. Veja, o leitor comparou com outro carro da própria Fiat, que dirá dos rivais. Falando neles, vamos ver o que acontece em outras marcas.

Na GM, a Chevrolet adiciona ar condicionado ao Onix por R$ 2.200 na versão 1.0. Na versão 1.4, o preço já cai para R$ 2.000. No Celta, o equipamento cai para R$ 1.610. Na Ford, o Fiesta 1.0 só dispõe de ar condicionado mediante pacote, que no caso custa R$ 4.550, mas inclui vidros dianteiros/travas elétricas, aquecimento, lavador/limpador/desembaçador traseiro, acabamento melhorado e direção hidráulica. No 1.6, o item é de série. No Ka a diferença é de R$ 2.400, mas também agregada com outros itens.

Na Volkswagen, a situação é bem parecida com a Fiat, seu principal rival e parceira, quando se fala em itens opcionais. No líder Gol, o ar condicionado custa R$ 2.455 na versão 1.0 e R$ 2.780 na versão 1.6. Os dois casos são semelhantes ao do Palio 1.4, pois não há como combinar este item com outros a fim de baixar o preço. Mesmo a versão Power, o item custa R$ 2.721. No entanto, esta versão apresenta um kit que inclui também 4 luzes de leitura, alarme, chave canivete com telecomando, espelhos elétricos com opção manobra e vidros elétricos traseiros. O valor é de R$ 4.200. No Fox há também opção de kit com ar e outros itens. A diferença é de R$ 1.414 entre as duas opções.

Na Renault, o Clio o ar condicionado custa R$ 2.600 e não há opção com melhor custo-benefício. No Sandero Authentique 1.0, o ar condicionado está agregado com direção hidráulica e regulagem da coluna de direção, somando R$ 3.780. No Logan de mesma versão, o pacote custa R$ 3.270. Aqui fica evidente o maior preço no hatch, por ser o mais vendido. Assim, torna-se mais rentável para a montadora.

Na Peugeot, o 207 com ar condicionado custa R$ 3.600 a mais, mas oferece também outros itens agregados, tais como vidros dianteiros/travas elétricas, chave canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura e direção hidráulica.

No Toyota Etios 1.3, ar condicionado surge apenas com preço de R$ 38.790, ou seja, uma diferença de R$ 5.300 em relação à versão anterior sem o item, que aumenta para R$ 8.800 em relação à versão de entrada. O preço de uma japonesa Honda NXR 150 Bros!

Já a Nissan oferece ar condicionado no March a partir da versão 1.0 Conforto, com diferença de R$ 4.000 em relação à versão de entrada. Mesmo assim, direção elétrica, volante com regulagem, limpador/lavador traseiro e retrovisores com controle interno. No Versa, o item custa R$ 2.800.

Esses são apenas alguns exemplos do quanto custa ter um ar condicionado pago à parte no mercado nacional. O ideal é que o item fosse de série, aumentando o valor agregado dos veículos, conseguindo-se assim uma pequena redução nos preços de modo geral por causa da maior demanda. Enfim, fique atento na hora de “montar” seu futuro carro novo.

Agradecimentos ao Rodrigo pela dica.

  • RodrigoAkamine

    Ar condicionado? Pra quê? Gosto de desfilar com rodas xunning 17

    • fuu390

      disse tudo… fora o lucro que elas tem. é intencional isso. vc ve ar a 2k e depois ve ar+ outras coisas por 2k tambem, vc cria na cabeça uma ilusao de estar ganhando, ai vc compra o kit , entendeu ???

    • dudupruvinelli

      Poisé.. nem me lembrava que existia carro sem ar hoje em dia.

      • PortoWF

        existe, aqui no Sul tem aos montes.

        • Castle_Bravo

          Como que se aqui não fizesse calor também… três meses de verões escaldantes.

          • Landrutt

            Pois é, pra quem mora em Porto Alegre, por exemplo, é ideia de jerico ter um carro sem ar condicionado. O calor amazônico que faz na capital gaúcha no verão beira o insuportável.

          • PortoWF

            pois é, pior é Taxi sem Ar Condicionado!

            • Edson Roberto

              Esses são complicados! E no Rio em que taxista para economizar combustivel botava defeito no ar condicionado? Pedia para descer na hora e pegava outro…

          • spock_cwb

            Aqui em Ctba até dá para encarar … no tempo em que tinha um uninho … ar quente era até mais importante ….

            • PortoWF

              Fala serio, não abro mão do Ar Condicionado, tem coisa mais de "pobre" (é piada) que ficar suando no calor ou andando com os vidros arreganhados na Estrada.

    • DougSampaNA

      Mas calma ae…tem coisa pior; os que gostam de desfilar com os malditos BOMBERS batendo com as 4 janelas abertas…aquelas musiquetas de funk pra retardar todos junto com o retardado que está nele? Se tiver algum aqui, que não pratica isso, parabens, senão serve pra ti tb…
      O infeliz não deve fazer manutenção nenhuma na bagaça dele, mas as cornetas e os bombers tão lá pra infernizar a vida dos outros…e infernizam viu?!

      UM estupido destes parou o carro no posto perto de casa esta noite, e advinha…logo em seguida tinha mais um outro junto, com porta mala aberto e o som chegando no inferno..sem contar que a gente liga pra policia e quando vem, simplesmente pedem pra abaixar o som, já tem que chegar metendo o lápis sem dó!

      • Fake_of_Silva

        Esse tipo de gente que compra carro de 10 mil e enfia 40 mil de som… Compre um carro de 50 mil de uma vez!!!!

        • Edson Roberto

          Não vai resolver… carros de R$50000 não "dão pancadão".

      • CharlesAle

        Detesto esse pessoal,agora aqui no meu bairro é funk nas alturas,uma em especial,que tem um "fiu fiu",o que raio o cara tem na cabeça pra escutar uma merda dessas no último volume,nos obrigando a ouvir o lixo também!!merda ao invés de cérebro…..

        • Edson Roberto

          Nossa!!! parece meu bairro!!!! rsrsrrs

          Que RAIVA dessa musica! Pior que no bairro… essa musica passa em carros com e sem subwoofer!!! Os caras colocam tweeters e saem com o troço arregaçando os ouvindos. Também existem os idiotas com subwoofers até na "testa" para ficar fazendo os carros tocarem o alarme… que irritante!

          O pior é saber que eu tenho um projeto de som no meu carro que BATE PARA DENTRO. Ou seja, enquanto os outros estão ouvindo algo do meu carro, dentro dele, o som está bem alto.

  • subzero99

    As montadoras estrangeiras não se cansam de enganar os brasileiros. Metem a faca aonde podem. Ministério público, políticos, Decon/procon… TODOS baixam a cabeça para os grandes conglomerados internacionais. E nós, trouxas, aceitamos passivamente o que determina a bilionária indústria automobilistica.

    • Fábio

      Brasileiro é trouxa mesmo !

    • zzzepa

      uma verdadeira mafia…todas…preçinhos combinandinho…os carros custam um absurdo…deveriam sair completos de fábrica…

      • TvaxQuivax

        é so fazer o seguin,te n comprem carros a preços absurdos e pelados, deixem que se empilhem nos pátios.. vaum choar pro governo, mas é o consumidor exigente que eas tem que atender, se as 4 grandes n, outras farão.. ahh esqueci, n há livre comércio no Brasl..

  • William_R

    Outro exemplo são o Fiat Mille cargo e a Fiorino, pra levar o ar precisa desembolsar uma quantia bem maior q no Mille convencional. Pq??? O carro é o mesmo.. Motor .. Só tem uma porta a menos…

  • RicRB

    Apenas mostra o que todos nós sabemos: mais desrespeito com o consumidor por parte das montadoras!!!
    Digo isso, pois, trata-se na maioria dos casos, para levar ar condicionado, empurra-se os tais "pacotes", caracterizando venda casada!!!
    Lembrando que é uma prática proibida!!! Pena, pois é uma prática que parece que não vai ter fim!!! :S

  • rattrap587

    Gostaria de saber quanto custam esses itens lá fora… Esquece!!! Lá já vem tudo de série…

    É impressionante como continuamos atrasados… Ê Brasil?!? Até quando vai ficar mergulhado no charco, ó país com vocação de sapo?!?

    • AutoNacional

      Depende, na Alemanha, BMW de entrada ar condicionado é opcional. Lá BMW série 5, Mercedes Benz Classe E de entrada equipamentos como bancos de couro, sistema de navegação, teto solar é quase tudo opcional. Apenas equipamentos de segurança, como ESP, BAS, Multiplos air-bags são de série.

    • DougSampaNA

      Então rattra, depois as montadoras reclamam que as exportações estão caindo, só produzem tranqueira, e do jeito que o mundo está competitivo, tem que rodar mesmo.
      E o Governo que aumento o imposto de importação das caixas de cambio automaticas? Lembra? Bem agora que elas estavam começando a ser mais popularizadas? Pois é, Os Governos daqui (Brasil/SP/SP-Capital) me dão dor de estomago, de tanta raiva que me dão.
      Cobram demais, e devolvem só problemas, perda de tempo, ineficácia, e incapacidade governamental…A Humanidade como auto governante esta realmente falida…e o Brasil é um dos 10 maiores exemplos disto.

  • Vitão

    E pensar q a alguns anos atrás o carro COMPLETO era somente AR + DH + Trio elétrico…… E custava fortunas,,,,,

    Qdo comprei meu carro em 2007…. Ter DH era um baita de um diferencial…….

    • PortoWF

      ????
      Achei que vc ia falar da década de 90!!! kkk

      • thales_sr

        Pois é… Em 2007, DH já era praticamente item "de série" em todo carro…

        • PortoWF

          bem , de SERIE eu não sei, mas q era bem acessível já era, depois do Boom dos importados em 2010/2011 é que popularizou de vez o "Trio elétrico , AR e DH". Agora imagina se o Governo não tivesse acabado com essa farra, provavelmente essa altura todo mercado ja estava com ABS, EBD e Air Bag de serie e popularizado.

          • TvaxQuivax

            exato.. governo foi soh e meter (por causa da pressão que sofre e proprio poder que tem, bota lobby niso ae e temos o governo que temos..)

          • Edson Roberto

            Eu já sonhava com o periodo em que OPCIONAL seriam itens de entrenimento e conforto. E que os itens que considero essenciais para os carros fossem de série. Então seria rodas, bluetooth, entre outras coisas como opcional e segurança, ar condicionado e outras poucas coisas como de série.

    • CharlesAle

      O louco,nos anos 80 e 90 foi bem pior……

  • doidim2011

    Ar condicionado de carro é algo tão simples e barato que qualquer carro chinês tem
    Só não tem em bicicleta chinesa por causa da vedação.
    Eu compro um ar condicionado split de 9000 btus por 899, enquanto que um ar condicionado de carro que usa o motor do carro é uma fortuna

    • Igor

      Um ar-condicionado para carro tem potencia INICIAL de 36000 Btus…. por que além de refrigerar o habitaculo, tem que vencer o calor do motor, tubulaçoes, painel…. e além de tudo CABER num espaço reduzido do cofre do motor. Evidente que nao justifica custar em separado 4000 reais… mas…. tbem nao tem como custar 10zão… e tbem não se compara com o ar condicionado residencial.

      • Oba

        O que 36mil btus? O mais potente split residencial se não estou enganado é de 40mil btus? Se a Chevrolet cobra 2mil, a Fiat menos de 1500 por um kit que agrega outros equipamentos logicamente que mesmo assim estão tendo algum lucro ou alguém acredita que em alguns casos eles simplesmente repassam o custo?

        • Cruz

          Sim, os modelos de ar-condicionado pra carro têm que ser muito mais potentes.

          Repare que ele tem que gelar um ar muito mais quente do que o de um quarto. Dentro de um carro estacionado no Sol, a temperatura interna pode chegar a 70°C, e ele tem que se virar (e rápido), além de compensar o calor do motor logo ali.

          Os modelos para vans e ônibus, por causa do volume interior e do número de pessoas, têm capacidades absurdas, de até 68 mil btus.
          http://www.brasfam.com.br/Apresentaç&atild… geral de climatização BRASFAM.pdf

          • Oba_

            Taí uma coisa que nunca tinha parado para pensar, mesmo que o calor seja infernal a área necessária para refrigerar é infinitamente menor e mesmo assim precisar ser mais potente que um comercial.

    • doidim2011

      1) O sistema de ar condicionado dos automóveis é constiuído por um compressor mecânico ( do tipo de "palhetas" ), acionado ´pelo próprio motor através de correias e polias; uma serpentina interna ( chamada evaporador) pela qual passa o ar a ser esfriado , forçado pelo ventilador interno de 4 velocidades ; um "trocador de calor externo" montado a frente do radiador do motor pelo qual passa o ar que vem pela frente ou puxado pela ventoinha do radiador….e mais as mangueiras, válvulas, relés, fiações, etc, etc.

      2) Quando vc liga o sistema, uma "polia magnética" acopla o compressor a correia do motor e começa a bombear o gás freon pelas mangeuiras , trocadores, válvulas, evaporador, etc para que o ciclo térmico resfrie o ar interno do veículo.

      3) A poténcia requerida pelo compressor é de cerca de 2.0 a 2.5HP ( e isso é "roubado" do motor enquanto ele funciona ).

      4) Ao ajustar o botão interno para sa velocidades 1,2,3 ou 4 voce está variando somente a quantidade de ar que circula no interior ( quanto maior a quantidade de ar mais rápido a cabine esfria ).

      5) A potência requerida pelo compressor NÃO SE ALTERA se voce usar as velocidades 1,2 3 ou 4 !
      E Portanto o consumo do motor também não se altera em função da posição do botão do ventilador.

      Mas sempre que o ar for ligado ( botão "refrigerar" acionado ) o motor perde um pouco do seu rendimento e o consumo médio será maior.

      Isto é…estamos falando de carros brasileiros com motores com menos de 70 HP , né?

      Se formos falar dos carrões importados com motores V6 ou V8 de 250 hp ou mais , a perda de potência é insignificante e o aumento do consumo é issisório ! ).

      E, meu amigo, ar condicionado de carro importado funciona mesmo !!
      (matéria do yahoo respostas)
      Área ——- Sol de manhã ——- Sol a tarde ou o dia todo
      6 m2 ——– 7.500 BTU's ——- 7.500 BTU's
      9 m2 ——– 7.500 BTU's ——– 7.500 BTU's
      12 m2 ——- 7.500 BTU's ——– 10.000 BTU's
      15 m2 —— 10.000 BTU's ——— 10.000 BTU's
      20 m2 —– 12.000 BTU's ——– 12.000 BTU's
      25 m2 —– 12.000 BTU's ——– 15.000 BTU's
      30 m2 —– 15.000 BTU's ——– 18.000 BTU's
      40 m2 —– 18.000 BTU's ——– 21.000 BTU's
      50 m2 —– 21.000 BTU's ——– 30.000 BTU's
      60 m2 —- 21.000 BTU's ——– 30.000 BTU's
      70 m2 —- 30.000 BTU's ——– 30.000 BTU's
      Um automóvel teria cerca de 4 m2

      • ChalMust

        O compressor pode ser do tipo: Pistão (fixo ou variavel), tipo Scroll (caracol), ou de Palheta….mas o mais comum mesmo é o de Pistão…..
        Valeu.

      • ChalMust

        a outra coisa: o trocador de calor externo é conhecido por Condensador!!!!!!!!

      • Edson Roberto

        Mesmo assim… meu carro que acaba por sentir o ar condicionado não perde tanto em consumo. Faço boas médias e uso quase 95% do ar. Atualmente que tenho evitado para não ficar mal com o ressecamento do ar e propriedades que passam a fazer mal.

    • Cruz

      Acabei de comprar um ar-condicionado pra sala de 18 mil btus por 1.300 reais. :|

    • DougSampaNA

      Então , lembro que o do classic que comprei custou (kit original Delphi) pra colcocar na CCS desde 0km, 3000 reais em 2003; sendo 1800,00 do produto e + 1200 de MO…aliás eles terceirizam isso e a montagem foi feita numa boca de porco, 1 ano de uso e a mangueira explodiu no encaixe, tive que trocar e gastei mais 1 mil…

      NUNCA PONHAM KIT DE AR COND NOS SEUS CARROS, depois vcs precisarão de peças de substituição e não acharão, nem na propria Delphi eu achava! Tem que adaptar…beleza né?

      • CharlesAle

        É verdade,se for pra colocar ar condicionado,é melhor vender e procurar um que já o tenha de fábrica,se o pessoal soubesse o"desmanche"que se faz no carro para instalar AC,jamais o fariam,é por isso que,em muitas vezes,o carro fica uma porcaria e corre até risco de pegar fogo(devido a gambiarras no chicote)….

  • guigui

    esse não seria mais um caso de procon? venda casada de produtos…

    • thales_sr

      No caso da Fiat, acho que não, pois ela vende o A/C separado também… Mas nas outras, sim. O negócio é descarado, não sei porque isso é aceito até hoje.

      • Leonardo

        verdade, na Renault por exemplo, a FÁBRICA NÃO FORNECE, NÃO RECOMENDA, e proíbe as concessionárias de instalar, para ter um carro renault com ar, é ou vc instala por conta e risco ou troco o seu usado pelo novo com ar, e no preço deles… que nem precisa dizer que o mínimo do mínimo do abaixo do sub solo do preço.

      • Pedro_Rocha

        A resposta é simples. Muitas pessoas que vão comprar o 1º carro 0Km optam pela versão mais básica mas ao menos compram o AC, que é o item de conforto mais importante e imprescindível na revenda. Como geralmente são pessoas de pouco conhecimento de mercado as montadoras metem a faca neles.

  • zeuslinux

    O preço é função da "cara do freguês". Carro mais caro significa freguês com mais dinheiro e, portanto, sujeito a pagar mais.

    Daqui a pouco as montadoras nem vão disponibilizar mais preços oficiais de seus carros. Você vai ter que negociar o preço do carro que nem aqueles mercados árabes, onde o preço é acertado em função da cara do cliente e da negociação.

    • Luis

      Já não é assim? Você já viu algum carro no showroom com plaquinha mostrando quanto custa? PROCON neles.

      • daviddiniz

        Nas CSS Renault TODOS os carros zero km tem os preços e seus Itens de série e Opcionais(acessórios ou não) expostos em uma placa ao lado e o preço final.

        Não acredita? basta visitar uma Css Renault.

  • frturchetto

    O mercado automotivo brasileiro é piada de mau gosto. Certamente é o país onde o consumidor é mais otário

  • Se eu fosse comprar um carro prefiro mil vezes seila se nocaso eu quisesse comprar umgol, eu pego um gol por 23k 09/10 AR/DIR/TRIO/VIDR ''COMPLETO'' .. pobre quer comprar carro popular 0KM parcela em prestações a perder de vista , por isso eles fazem isso, dizem que na prestação o valor é minimo se adicionar esses itens, no final paga quase o dobro ou mais do valor do veiculo.

    • DougSampaNA

      é porque o governo não obriga a aplicação de juros iguais pra novos e usados, hoje o classe C prefere pegar um 0km porque o juro é menor do que o do seminovo, sem contar a babaquice de mostrar carro 0km pro vizinho..e tome na cabeça mesmo!

      • PauloECosta

        Companheiro. O governo não tem que regular juros para novos e usados! O carro novo se for retomado, vai para leilão a um preço quase igual ao de mercado. Assim a financeira pode medir melhor o seu risco. Já o carro usado é bem menos desejado nos leilões e eles compensam o maior risco com a taxa maior. Também, tem que levar em conta que muitos 0Km são financiados através dos bancos das montadoras e portanto (como a montadora já ganhou no valor do produto), eles "subsidiam" o juro mais em conta.

  • Eduvinhas

    Puts o maior roubo ai e da toyota com o MOSNTRETIOS

    • CharlesAle

      A Toyota tinha de ar é de graça para as "vitimas" que o compram…

  • PortoWF

    E vamos combinar, os botões de regulagem da minha maquina de lavar são de melhor material e mais bem acabados do que estes da FIAT (foto). kkkkkkk

  • franciscodebem

    Um dos principais problemas do mercado de opcionais são os frotistas…

    O empresário quer é reduzir custos, não se importa se o peão está suando em bicas dentro do carro da empresa ou se matando esterçando um volante mecânico.

  • Cezar

    Quem é frequentador assíduo do NA vai se lembrar do que vou dizer abaixo:
    Às vezes o valor do opcional ar condicionado é tão caro que da para se comprar um carro de segmento ou com motorização superior, pois nesse caso já vem de série o ar condicionado naquela versão ou modelo.
    Vide caso NA muito debatido na época: e exposto por cabeças pensantes do blog. Na época:
    O carro Palio 1.4 com ar condicionado(opcional pois não vinha de série no 1.4), saia no mesmo preço do Palio 1.6 que já tinha o ar de série. :)
    Tudo é uma questão de se analisar custo benefício que nada mais é que: O que se paga(valor $) x o que se leva pelo que se paga.(o que vem nesse valor)

    • PEDRO_HAWK

      Ainda tem muita gente que vai pela idéia de que 1.0 é econômico. Daí o medo de pegar um carro com uma litragem menos ruim.

      • Cezar

        Tolos eles :)
        Mal sabem que um 1.0 com ar condicionado ligado gasta igual a um 1.6 com o mesmo ligado :)
        Resumo: o motor 1.6 sente pouco o ar.cond. no motor 1.0 o ar.cond. acaba com o motor e sua “economia”(se existe alguma nesses motores 1.0)
        Abração amigo.

      • fabioalisson

        E se for um Palio 1.0, aí que a pessoa erra mesmo, porque o 1.0 bebe mais que o 1.4 e não deve ficar longe do 1.6… 1.0 nem sempre é economico.

      • Edson Roberto

        Meu pai. Deixou de pegar um Siena HLX Completo 1.8 2007 para pegar um 2008 1.0 PELADO. Falou que queria "economizar" e hoje, o carro não faz mais que 7km/l na cidade. (com ambos os combustiveis).

    • Landrutt

      Dou outro exemplo do mesmo tipo: um Punto Attractive 1.4 com ar condicionado (opcional) custa pouca coisa a menos que um Essence 1.6 16v que já possui o equipamento e outros mimos.

      • Cezar

        Landrutt
        Observe que na linha Fiat, chega a ser "burrice" comprar o 1.4 e pagar pelo ar. condicionado (opcional nessa cilindrada). Em todos os casos da linha Fiat o melhor negócio seria pegar o modelo 1.6 com ar.condicionado de série já, pois o valor é o mesmo ou se paga pouca coisa a mais mas se tem um motor muito melhor.
        Excelente seu exemplo e post, dei like.
        Abraços

        • PauloECosta

          Pelos preços de tabela, concordo plenamente. Mas as promoções nesse período de IPI reduzido, melhorarm o custo benefício do 1.4, justificando a escolha deste modelo.

          • Cezar

            Não entendi o seu raciocínio. Pois pelo que sabia o Ipi reduzido era para todos os veículos independente da cilindrada. Se o 1.4 teve o ipi reduzido o 1.6 também o teve, na mesma proporção. Não seria isso??? Se sim, sua argumentação da suposta vantagem da escolha do 1.4 não existe.
            Abraços.

          • Landrutt

            Mas eu tomei como base justamente o IPI reduzido, que foi a época em que troquei de carro e estava pesquisando alguns modelos. E não, não justifica a escolha do 1.4: no final de dezembro um Attractive 1.4 com pintura metálica e Kit Itália 1 estava saindo por 41 mil. Um Essence 1.6 básico (já com AC, DH, Trio e HSD) saía por 900 reais a mais, e ficava devendo em relação ao 1.4 com Kit Itália apenas o sistema de som (apenas CD MP3 e sem entrada USB/SD card/Auxiliar, diga-se de passagem, típico de um carro de 2005). 900 reais por um carro com motor infinitamente melhor e acabamento mais caprichado do que a versão básica, entre outros mimos. Definitivamente não valia a pena pegar o mais fraco.

            • Cezar

              Landrutt vc entendeu errado :) Meu comentário anterior foi para o PauloECosta, pois ele falou de IPI reduzido, etc… e eu falei no assunto, como pode ver no comentário após o dele Paulo ECosta.
              Vou tomar o cuidado de colocar sempre o nome antes nas repostas, … Embora nessa caso achei que não fosse necessário :)
              Abração.

              • Landrutt

                Mas minha resposta foi para o PauloECosta…como você não é usuário do IntenseDebate seu comentário deve aguardar aprovação e aí que a ordem ficou atrapalhada, sei lá…mas o que comentei foi a resposta para ele. Cara, crie um login no IntenseDebate, é bem melhor, no seu perfil você acompanha quantas respostas seus comentários tiveram, quantos likes recebeu, e a partir de 40p não precisa aguardar aprovação dos comentários. Abraço ^_^

                • Cezar

                  kkkkkkkkk… fazia tempo que não ria tanto :D … obrigado pela dica :)

  • JoaoPauloGT

    Eu acho que o ar deveria vir de série em qualquer carro vendido aqui, onde a maior parte do país tem clima quente, eu faço questão de ter ar em um carro., até pela segurança na cidade e a comodidade na estrada.

  • oliveirajc

    Pra quem pensa em não perder tanto dinheiro numa futura venda, o melhor é sempre comprar uma versão do carro que já tenha os acessórios que vc quer, sobretudos os mais caros como "ar e direção". Isso porque o preço do carro no mercado de usado é sempre o da versão básica, o fato de ter opcionais é apenas um plus, não será pago o valor integral dos acessórios.

    • PauloECosta

      Por outro lado, os carros sem os acessório tendem a encalhar mesmo!

  • Absinthe666

    o preço do ar no palio 1.4 é tão caro que se você levar o item fica uma diferença de apenas 709 reais para levar a versão 1.6 que já tem o ar de série, e mesmo assim eu só vejo a versão 1.4 nas ruas, tremendo mal negócio uma vez que o motor 1.6etorq é bem mais moderno, econômico e potente que o 1.4evo

    • JonathanAbud

      Só para ilustrar. Minha mãe recentemente comprou um Grand Siena. Íamos fazer exatamente isso. Pegar a versão 1.6 completa, que valia muito mais a pena que o 1.4 completo. Só havia um pequeno probleminha. Enquanto o 1.4 chegava em menos de 3 semanas, o 1.6 chegava em +- 120 dias. Para quem não pode esperar tanto, como era o caso dela, eu tentei pelo menos negociar alguns itens a mais para valer a pena, como o som e o sensor de estacionamento, além da película anti impacto.

      • DougSampaNA

        o que mata a satisfação do consumidor é a pressa, encomenda o carro, compra na cor que quer, não fica sujeito a empurroterapia de cores das ccs na venda de Preto/Prata..e seja feliz, acho que sua mãe deve ter se arrependido né/

        • JonathanAbud

          Felizmente não, pois apesar de não ser o 1.6, tinha tudo que ela queria, inclusive a cor. Foi o melhor negócio que poderíamos fazer dentro do que ela queria.

        • MM_

          Nem sempre isso é bom. Quando estava procurando carro a CCS me ofereceu um Fluence CVT+couro+teto, cor prata. Eu queria encomendar um AZUL sem couro e além de me pedir 120 dias para entregar o carro, ainda pagaria cerca de R$ 8.000,00 a mais, que era o desconto que tinha conseguido no Prata, já que me disseram que se fosse encomenda não tinha desconto.

          • Edson Roberto

            To para ver uma fabricante desinteressada em conquistar o consumidor. É impressionante como isso ocorre na Renault. Comigo foi a mesma coisa. Sempre a ditadura do preto e prata, para "diferenciar" me ofertavam branco. (eu queria também o Azul)

            Quando comentei do Azul, dos iniciais preços de PJ em R$58000 (com CVT, Couro e teto) eles não queriam vender o azul e espera iria ser grande. Só o gerente não contente disse que faria por R$65000 o modelo de demonstração da Loja que era um Privilege azul com todos os itens opcionais.

            Infelizmente ele estava muito maltratado (cheio de riscos na lataria, dentro muito prejudicado pelas pessoas e um pequeno rasgo no estofamento) e eu desisti. E olha que me ofertavam até vermelho (uma cor mega dificil de se ver) e eu queria o azul que acho lindo.

            Hoje em dia é coisa rara ver um azul. Só vi 1 no Rio de Janeiro rodando e era da versão de entrada com CVT, sem teto (não consegui ver o interior).

    • fabioalisson

      Foi exatamente o que ocorreu quando minha mãe pegou o atual Palio dela. Estava na dúvida entre 1.4 e 1.6, porém a diferença era mais ou menos isso, uns 700 reais, completo com ar, abs e air bag. E a versão Sporting saia uns 200 reais a mais que a Essence com rodas de liga. Pegou o Sporting.

    • Oba_

      A realidade é a seguinte, as concessionárias concedem descontos que chegam a passar de 5% nos 1.4 porque tem em estoque, numero que não chega a tanto no 1.6 por isso no final das contas o 1.4 acaba tendo diferença bem maior do que seria se ambos fossem vendidos a preço de tabela.
      Passe em qualquer concessionária e constatará.

  • PEDRO_HAWK

    Aproveitando o assunto, os aparelhos pra ambientes fixos (tucanalização pra casas, escritórios, etc) são medidos em BTUs. E nos carros?

    Acho melhor nem inventar, porque é capaz de anunciarem carros com versões de motorização e de capacidade de refrigeração.

    Mas uma dúvida: uma central split de uns 18.000 BTUs custa uns R$ 1.500,00. Porque o produto que tem a mesma finalidade, só que pra carro, custa o dobro do preço?

    • JonathanAbud

      Acho que nesse quesito, é melhor ter como referência o valor de um ar condicionado portátil. Ar Condicionado Portátil 12.000 Btus: R$ 2.159,10.
      Mas isso não é motivo para justificar o preço alto de ar condicionado para carros, já que estes são produzidos em larga escala.

      • PEDRO_HAWK

        É uma boa abordagem, mas o AC do carro é tão fixo quanto o do escritório: só refrigera o carro. O portátil, como o nome diz, pode ser levado pra refrigerar qualquer ambiente.

        Acho mesmo é que ainda vale aquela lógica de que tudo pra carro tem que ser caro, pois quem tem carro tem dinheiro, assim como quem é turista está naquela condição por ter dinheiro sobrando. As coisas na praia são absurdamente caras, como se o nosso litoral fosse tão pequeno que para estar lá você tivesse que pagar mais caro.

        Mas é o Brasil. Como disse um comediante, o problema do Brasil é o alto índice de brasileiros que compõe a população.

      • PortoWF

        Ar Condicionado do carro tem bem menos peças q um residencial, não justifica custar , só no Brasil pq somos um País de Ricos!

    • doidim2011

      Sem contar que o ar condicionado do carro não possui motor, ao contrário do seu ar condicionado split

    • PEDRO_HAWK

      Perdoem o "mas uma dúvida". Quis dizer "mais", mas na pressa, passou.

      Eu sei que é um erro besta, MAS dos MAIS bestas este é o que MAIS faz os meus olhos lacrimejarem.

    • Cruz

      Também é em BTUs, essa é uma medida universal.

      Mas, como disse acima, os modelos de ar-condicionado pra carro têm que ser muito mais potentes. Não dá pra comparar com os que a gente põe em casa.

      Repare que ele tem que gelar um ar muito mais quente do que o de um quarto. Dentro de um carro estacionado no Sol, a temperatura interna pode chegar a 70°C, e ele tem que se virar (e rápido), além de compensar o calor do motor logo ali.

      Os modelos para vans e ônibus, por causa do volume interior e do número de pessoas, têm capacidades absurdas, de até 68 mil btus. http://www.brasfam.com.br/Apresentaç&atild… geral de climatização BRASFAM.pdf

      • Pedro_Rocha

        E essa brincadeira tem que ser feita em corrente contínua e em baixas voltagens, enquanto os residenciais arregaçam em 220v alternados na maioria das vezes.

        • Cruz

          Isso mesmo. Comprei um ar de janela de 18 mil BTUs, e só havia modelos 220v (alternada).

          Os de 110v, só menores, de 10 mil ou 7,5 mil BTUs.

          E, como disseram, sem motor próprio. Utiliza-se a força do motor do carro pra comprimir o ar, e mesmo assim o preço do ar do carro é só "um pouco" mais caro do que o de janela/split.

  • zzzepa

    essas montadoras são todas pilantras…..vendem os carros com valores elevados…e enfiam a faca em acessórios…

  • Nícolas Umaras

    Essa estratégia é parecida com a das grandes empresas de tecnologia, vide a Apple (uso ela porque ela tem um linha não tão confusa de produtos, mas todas as companhias fazem isso): um iPod touch básico custa 199 Dólares com 16GB; por 249 (50 dólares a mais), você leva o modelo de 32GB. O mesmo ocorre com o iPod Touch novo: por 100 dólares a mais você dobra a capacidade, que passa a ser de 64GB. Idem para os computadores. Uma vez li um texo que falava que isso era uma estratégia de venda, quando o cliente percebe a diferença "irrisória", acaba comprando o produto mais caro. Esse preço do Palio foi o que me fez comprar um Punto EVO 1.4 com o Kit Itália, o desconto que eles me deram junto com o preço do seguro fez com que eu optasse pelo Punto que saiu 1.000 reais mais caro, porém oferece muito mais que o Palio em sua versão Italia…

    • roberto_araujo

      Tem alguém que ainda compra Ipod hoje em dia?

      • Nícolas Umaras

        Bastante gente: http://ipod.about.com/od/glossary/qt/number-of-ip
        Em Setembro do ano passado foram vendidos 350 Milhões

      • MM_

        Por que alguém NÃO compraria um ipod?

        • roberto_araujo

          Porque um smartphone é muito mais útil, e faz todas as funções do Ipod.

          • MM_

            O dia que inventarem um smartphone com a mesma duracão de bateria de um ipod, quando todas as cias. aéreas permitirem que vc use um smartphone no voo, mesmo em modo offline e o dia ainda que a Blackberry (que é o que usamos na minha empresa), tiver qualidade de som e não travar com um ipod, vai dar pra pensar no assunto.

            Enquanto isso , continuo com meus 3 ipods. O Classic que fica no porta luvas do carro, o Nano de 7a geração que uso pra viajar e o Nano de 6a geração que uso para dormir. ;)

            • Edson Roberto

              E não podia usar um só para tudo? rs

              • MM_

                Em teoria sim, mas faço o seguinte.

                Tenho um Classic de 160gb que fica direto ligado no som do carro. Tenho uns 40gb de músicas lá, ou seja, nunca usei CD no carro.

                Uso um Nano de 6a geração para dormir pq é pequeno e o outro não sai da minha mochila, assim nunca esqueço ele quando viajo. Isso facilita muuuito!

  • Landrutt

    Ar condicionado devia ser item de série em TODOS os carros a venda no Brasil.

  • sandroforms

    hb20 chegou no mercado pra acabar com essa tese…..ja tem ar condicionado de serie mesmo na versao mais basica… ,

    • Oba_

      A matemática é difícil de ser compreendida para algumas pessoas.

  • JonathanAbud

    Eu liguei para TODAS as concessionarias da cidade. Só tinha uma que tinha Grand Siena, e apenas 1.4. As outras sequer tinham previsão para receber. Algumas lojas cobravam ágio pelo Grand, e também na motorização 1.4. Não havia opção melhor do que foi feito, já que minha mãe queria ele e não poderia esperar os 4 meses para receber. Tentamos pegar o maior desconto possível e mais equipamentos com maior desconto. O carro foi comprado esse ano com valor antes do reajustado e com uns itens a mais pelo mesmo preço. Pro caso dela, que vinha de um Prisma 1.0, o 1.4 do Grand Siena está satisfazendo.

  • lsc_mclaren

    "No Celta, o equipamento cai para R$ 1.610. " Caraca, qdo eu fui comprar meu Celta a vendedora qria $3 mil a mais no Ar cond. achei um assalto!!!

  • wilbernasser

    Ainda tem alguém que compra carro zero sem ar condicionado?

    Fala sério, não combina "eu quero um carro zero" e "não vou pegar com AR porque é caro"

  • hugogyn94

    Vei na boa pra mim ar-condicionado,ar-quente,retrovisores elétricos,vidros elétricos dianteiros e traseiros,direção hidráulica,airbag passageiro,airbag motorista,alarme e volante com regulagem de altura deveriam ser de graça nos carros.

  • ChalMust

    Trabalhei numa empresa que produzia todos os componentes do ar condicionado e fornecia para praticamente todas as montadoras no Brasil.
    A realidade é a seguinte: TODOS os componentes do ar condicionado (HVAC, Compressor, condensador, tubos e mangueiras, etc) de um carro, não custa mais que R$ 1.000,00 reais para a montadora. É isso…falar que somos roubados nestas concessionárias e instaladoras boca de porco é ser redundante ! ! !
    Valeu.

  • CharlesAle

    Essa é a vantagem de vender carros na bananalândia,como é um País de clima quente,montasse o carro e coloca o necessário AC como opcional custando os olhos da cara,brilhante não!!!se nós não tivessemos tanta empolgação na hora de comprar um carro,quando os vendedores viessem com as abrobrinhas de sempre,simplesmente virariamos as costas e iriamos embora,mas não,o pessoal já chega na CSS parecendo criança entrando em parque de diversões,ai vira presa fácil da roubalheira……

  • fjmeskta

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