Ecologia Finanças Governamental/Legal Tecnologia Trânsito Vídeos

Arábia Saudita quer uma cidade sem carros – Será esse o futuro?

Arábia Saudita quer uma cidade sem carros - Será esse o futuro?

Imaginar uma cidade sem carros é bem difícil, exceto se for algumas daquelas cidadezinhas medievais que existem na Europa ou algo futurista. Mesmo nesse caso, se o trânsito não está no chão, provavelmente flui em vias aéreas.


Na Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman lançou um projeto, naturalmente bilionário, para construção de uma cidade não só sem carros, mas também sem vias de circulação de veículos, pelo menos não na superfície.

Chamada Neom, a cidade teve os primeiros movimentos no sentido de existir em 2017, quando Salman iniciou a campanha para sua construção numa área de 25.900 km2 no norte do país.

O projeto, chamado The Line, visa criar uma zona sustentável nessa região da Arábia Saudita, onde uma parte será a cidade de Neom, que terá energia 100% renovável. Podemos imaginá-la abastecida por um mar de painéis solares, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

Salman garantiu que em Neom, nenhuma viagem durará mais que 20 minutos e que todos os deslocamentos serão feitos por transportes de ultra-alta velocidade.

Arábia Saudita quer uma cidade sem carros - Será esse o futuro?

Projetada para um milhão de pessoas, Neom deverá gerar 380 mil empregos diretos até 2030, num esforço hercúleo de erguer no deserto uma metrópole futurista e ecológica, que custará meio trilhão de dólares do governo saudita, fundo nacional de investimentos e empresas internacionais.

Trata-se de mais uma ação do governo saudita para diversificar a economia do país e torná-lo atrativo para investimentos estrangeiros não ligados à indústria do petróleo.

Os derivados do mesmo terão enorme impacto na demanda a partir da próxima década, quando carros a gasolina e diesel deixarão de ser vendidos nos principais mercados.

A Arábia Saudita e outros produtores de petróleo verão a produção cair rapidamente nas décadas posteriores, conforme as frotas forem sendo retiradas e substituídas por elétricos, hidrogênio ou outra fonte de energia.

Será que a partir de Neom, haverá uma tendência de se construir novas cidades futuristas sem vias para a circulação de carros? Por agora, o futuro da mobilidade urbana está ligado ao carro elétrico e autônomo.

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                  Quem somos

                  O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                  Notícias por email