Argentina Mercado

Argentina acentua crise com queda em agosto e 45,8% de baixa em 2019

Argentina acentua crise com queda em agosto e 45,8% de baixa em 2019

A Argentina continua em crise e até o freio na queda, promovido pelo governo, não surtiu efeito para que o mercado do país permanece descendo sem parar. Em agosto, as vendas caíram 11,8% em comparação com julho, tendo ainda caído 32,8% em relação ao mesmo mês de 2018.


No acumulado do ano, a Argentina registra baixa de 45,8%. Em agosto, 44.006 veículos foram emplacados no mercado ao sul do Brasil. O plano de subsídios “Agosto0km”, proposto pelo governo Macri, não foi suficiente para evitar a desaceleração do mercado, que vem sendo registrada há muito tempo no país.

Argentina acentua crise com queda em agosto e 45,8% de baixa em 2019

Em agosto, a Toyota foi a marca mais vendida na Argentina, seguida pela VW e Chevrolet. Nos automóveis, o Etios foi o mais emplacado, mas o veículo mais vendido no país é a picape Hilux, feita em Zárate. Ela é seguida de Ranger e Amarok. Onix e Ka são os mais próximos do hatch feito em Sorocaba.


Apesar do mercado decrescente, algumas marcas ganharam market share, como a Toyota, que passou de 10,9% em 2018 para 14,2% este ano. Subaru, Foton, Shineray, Haval e Great Wall também subiram. Com produtos mais baratos, as chinesas estão ganhando espaço na Argentina onde, em contrapartida, as marcas premium Ferrari e Maserati também subiram.

Confira abaixo as 10 marcas, 30 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos na Argentina em agosto de 2019:

Marcas

1 Toyota 6.743
2 Volkswagen 6.077
3 Chevrolet 4.877
4 Ford 4.583
5 Renault 4.469
6 Fiat 3.658
7 Peugeot 2.619
8 Nissan 1.395
9 Citroen 1.342
10 Jeep 1.080

Automóveis

1 Toyota Etios 1.730
2 Chevrolet Onix 1.640
3 Ford Ka 1.389
4 Volkswagen Gol 1.161
5 Toyota Yaris 1.137
6 Peugeot 208 1.020
7 Chevrolet Prisma 923
8 Chevrolet Cruze 901
9 Renault Sandero 855
10 Ford Ecosport 839
11 Fiat Argo 827
12 Toyota Corolla 814
13 Volkswagen T-Cross 792
14 Fiat Cronos 740
15 Renault Kwid 723
16 Jeep Renegade 709
17 Ford Focus 627
18 Volkswagen Polo 621
19 Chevrolet Tracker 562
20 Volkswagen Up 552
21 Renault Duster 514
22 Renault Logan 501
23 Fiat Mobi 473
24 Peugeot 2008 463
25 Volkswagen Virtus 455
26 Peugeot 308 435
27 Renault Captur 423
28 Nissan Kicks 406
29 Citroen C4 Cactus 349
30 Ford Fiesta 348

Comerciais leves

1 Toyota Hilux 2.619
2 Ford Ranger 1.195
3 Volkswagen Amarok 1.037
4 Renault Duster Oroch 823
5 Fiat Toro 520
6 Chevrolet S10 501
7 Fiat Fiorino 498
8 Renault Kangoo 436
9 Fiat Strada 245
10 Peugeot Partner 243
11 Mercedes Benz Sprinter 223
12 Nissan Frontier 223
13 Citroen Berlingo 166
14 Volkswagen Saveiro 158
15 Iveco Daily 107
16 Renault Master 89
17 RAM 1500 75
18 Mercedes-Benz Vito 60
19 Peugeot Boxer 43
20 Fiat Ducato 39

[Fonte: Autoblog]

Argentina acentua crise com queda em agosto e 45,8% de baixa em 2019
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Chris

    Em 100 anos, o que era potência se tornou país de resseção, sem credibilidade para investidores. Serve se exemplo como uma má administração pode acabar com um País.

    • Fanjos

      Argentino ama um Estado bem gordo e inchado e muito esquerdismo, o resultado é sempre o mesmo, pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas o resultado é sempre o mesmo, falência!

      Escapamos por MUITO pouco de estar afundado no mesmo buraco ou até pior, e essa sombra de morte, fome e destruição ainda vai durar muito tempo para sumir daqui, porque os demônios nunca vão desistir de tentar tomar tudo para si

      • Hernan Carlos Granda

        Macri fracasso com medidas pro mercado. tenhan muito cuidado com Bolsonaro, que esta fazendo as mesmas coisas que Macri. Dejo em claro que os K eram a pior porcaria do mundo

        • Fanjos

          O Macri não fez o que prometeu fazer, por culpa dele para não perder a popularidade e por culpa dos deputados contra ele que não deixaram fazer as reformas necessárias, isso já não importa mais, a Argentina vai para o buraco, sem solução a longo prazo.

          Por enquanto o Paulo Guedes esta fazendo o que foi designado para fazer, seguindo o plano, o Bolsonaro não faz nada, nem é para fazer mesmo não é economista e esta deixando que sabe fazer…fazer, a ultima PresidentA que achou que “manjava” mais de economia que o próprio ministro da economia vc viu o que aconteceu né, afundou o país inteiro.

          Então por enquanto a unica coisa que podemos fazer é aguardar e torcer para que de certo para sairmos do poço que afundaram a gente, e não adianta a gente reclamar que a conta a ser paga é alta, foi quem gasto no “cartão de credito” foi o governo anterior e a conta não vai sumir só porque nós queremos que ela suma, não existe almoço grátis, nunca existirá.

          E não se preocupe, caso o Bonoro faça uma merd@ grande que afete a ordem e economia do país eu pelo menos, serei o primeiro a pedir a cabeça dele, não tenho bandido de estimação, se fizer mer@# que pague muito caro por isso!

          • Hernan Carlos Granda

            macri tuvo 2 anos onde a tive todas as leyes que necesito, mais quando aplico a a receita do FMI todo foi um desastre

            • Fanjos

              Se não tivessem ficado devendo nos governos anteriores não precisariam recorrer ao FMI não é mesmo? O Macri é só a ponta do iceberg do problema, precisa enxergar como se chegou nesse ponto para tentar acertar o futuro.
              A unica coisa que é certeza, é que não é insistindo em repetir o erro do passado que vai se resolver o futuro com magica.

              • Hernan Carlos Granda

                sem duvida o passado nao é a solucao, eu nao tenho esperanzas no proximo goberno.

                • Fanjos

                  Deseo que, en cualquier caso, puedan superar las dificultades, me gusta mucho Argentina.

          • Emanuel Martins

            Pra aprovar as coisas aqui basta soltar emendas parlamentares. Lá não tem isso não, rsrs.

            • Fanjos

              Mais ou menos, o problema é os corruptos quererem fazer algo para o bem unicamente do país, sabemos que os parlamentares do Brasil em sua esmagadora maioria não valem o que a gatinha da minha mulher enterra na areia

              • Fábio

                A maioria em nosso congresso ainda é de esquerda, pode contar lá e conferir. Ainda tem muitos riscos de voltarmos para o caminho corrupto. Não pode deixar a peteca cair senão eles voltam mesmo e na próxima será fatality

        • Gran RS 78

          O erro do Macri for não ter sido um Bolsonaro por lá, pois esse discursinho manso não funciona mais, sem contar que o Macri não conseguiu implementar os ajustes na economia que eram fundamentais para a retomada dos investimentos estrangeiros na Argentina, pelo contrário, está fazendo exatamente o mesmo que os governos peronistas fizeram, que foi colocar muito estado no economia, com congelamentos de preços, proibição de compras de dólar etc, e agora está pagando o preço alto por isso, pois ele quis ficar em cima do muro, achando que iria agradar a todos.

      • Luiz Felipe S. Silva

        O que falta é previsibilidade, e vale tanto pro Brasil como pra Argentina.
        Vamos saindo de uma economia de extrema esquerda pra extrema direita, sempre de acordo ao populismo e ao demônio da vez (dessa vez a esquerda é o demônio para o Brasil e a direita pra Argentina) quando nem uma coisa nem outra é a solução. Ninguém sabe que tipo de governo vai chegar em 4 anos. Falta moderação e limites claros. Sempre 8 ou 80.

    • Diego

      Com o atual DESgoverno que há no Brasil não será diferente. Eu como empresário reprovo o governo Bolsonaro, inclusive poderei ser prejudicado com a possível retaliação de países Europeus aos produtos brasileiros. O empresário que gera renda e recursos no Brasil é que deveria ser escutado, não banqueiro, vejo muita demagogia e pouca atitude, se eu não tivesse migrado para o Paraguai teria falido.

  • zekinha71

    Com a Cristina voltando ao poder, como serão esse números no ano que vem?

    • Fanjos

      Queda de 90%

      10% que vão comprar será o pessoal do Partidão e os amigos do Rei

      • Ⓜ️arcelo

        Exatamente, ainda mais por que ela que foi a responsável por acentuar o declive.

        E, como vc mesmo disse, argentino adora um esquerdismo e um che guevararismo e um madurismo etc…, então vão coloca-la de volta ao poder. Eles merecem!!!

        • Fanjos

          É como diz o ditado, o sábio aprende com o erro dos outros, o tolo com os próprios erros.
          A maior parte do Brasil viu para onde estávamos indo, viu o resultado disso e disse não, para mim isso foi um milagre porque a maior parte do brasileiro não é muito inteligente, só pela quantidade de gente que defende bandido custe o que custar, e outros tantos que acham que se resolve tudo imprimindo dinheiro, você já tem uma ideia.
          Deus queira que uma luz consiga iluminar pelo menos um pouquinho da escuridão que estamos para quem sabe esse país ter um futuro um pouco mais digno.
          Mesmo tendo escapado do buraco total, a situação que foi deixada é MUITO grave ainda, vai levar muito tempo para arrumar a casa e escapar da sombra do caos, os doentes não tem noção nenhuma disso, da herança de desgraça que deixaram, acham que isso vai ser resolver em um estalar de dedos, não sabem fazer contas, não sabem que não existe almoço grátis, vivem em uma bolha sem levar em consideração números e logica.
          Se Deus existe que ele tenha piedade de nós e não nos deixe passar por isso novamente, porque não teremos um segunda chance, se aqueles que destruirão o pouco de ordem que tínhamos aqui voltar, nada mais vai sobrar, pois vão querer destruir qualquer “plantação” que existir e ainda jogar sal na terra para que nada cresça novamente

          • Ⓜ️arcelo

            Concordo plenamente.

          • El Gato!

            Se tem quem defendeu a Dilma, tem quem defenda o Bolsonaro. Embora seja inacreditável que alguém (hoje) possa defender qualquer uma dessas nulidades…

            • Fanjos

              Eu não defendo ninguém, tenho esperanças no Paulo Guedes por enquanto e só, mas nem ele eu defenderia se tivesse qualquer suspeita palpável contra ele também

              • El Gato!

                Sim, ficou clara tua posição. Concordamos. Mas o Guedes também não me inspira confiança. A diferença dele para a equipe econômica da Dilma é que ele ainda tem a oportunidade de dar a volta por cima. Veremos. E torço para o sucesso dele. Afinal… se ele fracassa, vamos para o buraco.

            • Miguel

              Estava conversando com amigos sobre isso.

              Eu acho que na verdade o Brasil só está melhor que Argentina e cia porque o plano real existiu, senão não sei em que ponto estaríamos!
              Pelo menos o plano real e as reformas econômicas que se sucederam deram um pouco de previsibilidade pra gente, porque do contrário estaríamos no ralo, pois nossos governantes (depois do plano real) foram só empurrando o país ladeira abaixo.

              Eu também não defendo ninguém, prefiro ter confiança em alguém da área técnica pra vir com ideias novas do que crer que esse bando de medíocre que estamos vendo sentar na cadeira de presidente vai fazer alguma coisa.
              Acho que se não atrapalhasse já seria uma grande ajuda!

              • El Gato!

                Não acho que o Lula tenha empurrado ladeira abaixo. O país prosperou no Governo dele, é inegável. Claro, é inegável também que foi quadrilheiro, tanto que está na cadeia. Mas vejo que, analisando a economia, o Lula foi dos males o menor. A Dilma pecou pela estupidez (até que provem o contrário) e o Bolsonaro peca pela má intenção (até que provem o contrário). Na minha opinião, ambos indefensáveis, ambos com equipes econômicas que não inspiraram nem inspiram confiança, na minha opinião.

                • Miguel

                  Eu também não acho que Lula foi o pior no campo econômico, mas um dos problemas é que nos tempos de vacas gordas nós tivemos subsídios pra quem quisesse ou fosse amigo do chefe, os campeões nacionais (JBS e a falida Oi), aquele setor do petróleo com Petrobras, empresas de sondas, refinarias bilionárias que não saíram do papel…
                  Acho que a responsabilidade fiscal foi ficando de lado, mas como a economia estava bem, ninguém se importou.

                  E aí chegou a Dilma e foi um desastre!

                  Bolsonaro é o reflexo do desespero com a falta de opção, como não torcemos contra o país, espero que o congresso e sua equipe façam um bom trabalho, e ele pare de falar tanta bobagem e inimizades com o mundo inteiro! Rs

                • leomix leo

                  Ele gato, o governo do PT quando entrou no poder, pegou uma economia estabilizada, o país com dinheiro, o que ele fez foi dar crédito a quem não tinha como pagar e liberar nossa grana para países comunistas que nunca vão nos pagar. A conta tá aí, eu, vc e todos vão se acabar pra poder pagar…

                  • El Gato!

                    Não acho. O que o governo FHC privilegiou foi diminuir a inflação (obteve sucesso) e equilibrar a balança comercial (conseguiu em termos). Mas isso teve um preço… aumentou índices de desemprego e gerou sinais de recessão na economia. O PT esteve longe de pegar uma economia estabilizada quando Lula assumiu, por isso digo que a equipe econômica dele teve méritos. Se os anos de FHC tivessem sido um sucesso inquestionável, o tratado de Assunção estaria rendendo bons frutos até hoje. Mas todos sabemos como está o Mercosul…
                    Enfim, em resumo, antes de 1994 foi praticamente uma total incompetência, desde os tempos da colonização européia. Os 8 anos de FHC obtiveram sucessos e derrotas. Os 8 anos de Lula obtiveram sucessos e derrotas. Depois, só ladeira abaixo, com Dilma, Temer e Bolsonaro. Como eu disse antes, a única diferença é que o Guedes tem chance de reverter o quadro. Ainda.

                    Edit: É apenas a minha opinião, não quero confusão com ninguém. Pra mim, quem usa camiseta do Guevara e clama por revolução está no mesmo saco dos que usam camisa da Seleção e vão para a Paulista. E era isso.

                • Janduir

                  O governo Lula foi salvo porque ele manteve a política econômica de FHC. A Dilma é que quis governar com medidas de esquerda. Não a toa, o Lula malandrão queria o Henrique Meireles pra salvar o governo dela. Falando em Meireles, esse é anos luz mais competente que o Guedes que fala muito e até agora parece que a economia está afundando. O Meireless em 6 meses salvou o Brasil do buraco e a economia começou a dar suspiros. E depois que o Guedes falou ontem da esposa do Macron, provou que ele é um lixo de pessoa…

              • Janduir

                Comentário mais sensato. Não fosse o governo Itamar (que era meio louco) ter colocado o FHC que não sabia nada de economia, mas montou um bom time, e o fato de todas as reformas do governo FHC (que também teve seus erros)acho que estaríamos igual a Argentina. O Lula malandramente, que metia o pau em como o FHC governava, tirando a roubalheira, praticamente manteve o que era feito. A zica foi o PT pressionar a Dona Dilma pra que governasse com medidas de extrema esquerda e ai deu no que deu. Caso semelhante ocorre na Bolívia, que apesar de um governo de esquerda, praticamente governa com medidas mais pro centro. E outra coisa. Existe bons governos de esquerda – centro e direita, assim como existe bons. Eu torço para o governo Bolsonaro (apesar que ele é um idiota). Mas se prestar atenção, tudo que ele está fazendo, o PSDB tentou quando foi governo…

                • Miguel

                  Pois é.
                  E o fato engraçado é que o PT votou contra a mudança para o plano real, justamente eles, que anos depois mais se beneficiaram disso. Chega a ser irônico!

                  Acho que as mudanças (estruturais) demoram muito a acontecer nesse país. Há anos se fala em reformas trabalhista, tributária e previdenciária, mas só quando a corda está no pescoço as coisas parece que andam…

                  Enfim, vamos torcer, vamos cobrar. Minha tática continua a mesma: não tenho político de estimação, eu quero apenas que chegue alguém competente e faça o que tem que ser feito, principalmente sem se preocupar com popularidade.

            • Gran RS 78

              Veja como em pouco tempo o governo Bolsonaro está conseguindo arrumar o que esses vermes vermelhos fizeram em 15 anos de roubalheira. O cara está somente à 7 meses na presidência, e vc queria o que?

              • El Gato!

                Pelas escolhas das palavras, você “tem lado”. Desculpe, evito dialogar com pessoas que são passivas em relação a política, ao invés de racionais.

                • Gran RS 78

                  Pelo jeito vc tbm tem “lado”. Nesse aspecto eu tbm prefiro não dialogar, pois tivemos o desgoverno de esquerda por 15 anos, e eles arrasaram o nosso país, o que me deixa muito triste em saber que existam pessoas que se esqueceram disso.

                • Fabio Marquez

                  Os reflexos que o pessoal está vendo vem da era Temer, aqueles 2 anos que ninguém gostou, que por incrível que pareça eram para ser melhores se o presidente atual não conversasse tão fiado.

      • Ric53

        Pra se ter uma ideia, venezuelanos compram mais imóveis em Miami que brasileiros!

        • Fanjos

          Advinha de quem são amiguinhos esses Venezuelanos

    • Claudio

      Vai virar outra Venezuela.

      • Miguel

        Não vai ter dinheiro, não sei de onde ela irá tirar subsídios que ela dava nos tempos da bonança.
        Vai ser uma quebradeira geral, ainda mais que já começaram a controlar a compra e venda de dólares…

        Nem sei se valerá a pena ela fechar jornais, perseguir opositores ou tentar maquiar as contas do governo, taxas de desemprego e crescimento, inflação, etc.
        Ela fez isso tudo antes e só foi ladeira abaixo, isso que a crise nem estava no ponto de agora.

    • Gran RS 78

      Vc sabe o que está acontecendo na Venezuela, certo? Agora é só aguardar para ter mais uma Venezuela, só que dessa vez ao Sul, infelizmente.

      • IagoPimentel

        Eu que moro em Manaus vejo todo dia a cidade CHEIA de venezuelanos, quero ver quando tiver um monte de argentinos querendo fugir pras capitais do Sul do Brasil

        • Gran RS 78

          Espero que os argentinos acordem a tempo de não fazer uma burrada dessas em colocar a esquerda de novo no poder.

  • Eric Locatelli Martini

    Triste ver um país que outrora foi próspero cair dessa maneira.
    Independente da questão política. (Sim, eu tenho uma opinião, etc.)
    É triste. Muito triste. Para o povo, para a indústria, para quem precisa ganhar dinheiro para sustentar sua casa e sua família…

  • SDS SP

    Venezuela do Sul no caminho certo para o caos.

  • carnero

    Alguem ai topa comprar a Argentina comigo?

    • D34D P00l

      Caraca, mas vc não tem nem 50 conto sobrando, precisa apelar pra vaquinha?

  • kirig

    Calma aí, a Cristina, a cretina vem aí, vai terminar o serviço!

    • Jamilton Junior

      Ela vai por o ultimo prego no caixão que ela própria construiu no seu mandato anterior

      • Janduir

        Lembre que ela será vice e sem poder. Se ganhar o tal do Fernandes, acredito que ela será tipo um Lula (tomara que não roube). Metia o pau no FHC e quando entrou, manteve a política econômica. É provável que o Fernandes colha os poucos bons frutos que o Macri plantou…

  • Jamilton Junior

    Daqui um ou dois anos nem existirá mercado automotivo na Argentina, visto que como nós Brasileiros, os Argentinos adoram um líder populista com discurso extremista. Pobre Argentina!

  • Antonio_Brust

    O que eu enxergo no Brasil atual é a produção científica e acadêmica cada vez mais suprimida, os acordos com blocos econômicos e países em desenvolvimento cada vez mais enfraquecidos em virtude das declarações polêmicas de um presidente com mentalidade de 13 anos, nossos recursos naturais indo pro ralo em virtude do afrouxamento de políticas ambientais e concessões desmedidas ao agronegócio, sem contar a falta de medidas táteis contra os diversos problemas internos, como o desemprego. Vendo alguns comentários, fico pasmo como há os que ainda acreditam que isso é “conta a se pagar” dos governos anteriores.

    • Thiago

      mimimi hein, vendo seu comentário quase achei que era estagiário/reporter do uol/folha

      • Janduir

        Gado

  • Marcus Vinicius

    O plano de subsídios “Agosto0km” podia incluir os carros diesel mais antigos para a troca como a Europa fez.

  • jorge

    Na Argentina o cruze vendi mais que o corola

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email