Fiat Hatches Renault Sedãs Segurança

Argentina: Fiat e Renault apontadas em propaganda enganosa de airbags

Argentina: Fiat e Renault apontadas em propaganda enganosa de airbags

O Latin NCAP está alertando as marcas Fiat e Renault sobre propaganda enganosa em seus sites oficiais na Argentina e Colômbia, no caso da francesa. Se você não lembra disso, a questão já foi abordada aqui no NA há quase dois anos.


Na época, o leitor Lucro Brasil havia exposto uma dúvida sobre os modelos de airbags que realmente faziam parte do Renault Kwid brasileiro, uma vez que o site da marca exibia uma foto com um modelo menor de airbag, enquanto o site de imprensa tinha um conjunto maior.

Na ocasião, levamos o caso para a assessoria de imprensa da Renault, que apontou como correta a imagem do site apenas. Agora, o Latin NCAP – usando as redes sociais – aponta algo semelhante no site da montadora na Argentina e na Colômbia.

A entidade independente que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina aponta para o site oficial da Renault Argentina contendo a mesma foto que estava no site de imprensa da marca no Brasil, no qual a imagem foi utilizada por outro site na época, gerando a dúvida sobre o assunto.


Argentina: Fiat e Renault apontadas em propaganda enganosa de airbags

O Latin NCAP inclusive indica que o site brasileiro da Renault está correto (foto acima). Os airbags do Kwid são mesmo pequenos nas laterais, protegendo somente o tórax e não a cabeça também, como visto no site argentino. O mesmo problema ocorreu também na Colômbia.

Outro caso de imagens diferentes em relação aos airbags laterais envolve o Fiat Cronos. Da mesma forma, a marca italiana divulga na Argentina que o sedã compacto feito em Córdoba tem airbags laterais que protegem tanto tórax quanto cabeça, através de uma imagem oficial.

Acontece que, em realidade, as bolsas infláveis laterais (side bags, como chamados na Fiat) são menores e protegem somente a região de tórax. O Latin NCAP divulga a imagem e o link da publicação da marca em sua postagem na internet. Assim, o instituto pede a retificação de ambos.

[Fonte: Autoblog]

Argentina: Fiat e Renault apontadas em propaganda enganosa de airbags
Nota média 4.8 de 6 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • DTF

    OCORRE COM O VW POLO TB! A imagem divulgada mostra o airbag lateral protegendo a cabeça tb!!!

    • Emanuel Schott

      O do Polo é maior, protege a cabeça.

    • CanalhaRS

      Basta procurar o vídeo do crash test da Latin NCAP e você verá que o modelo da VW protege o tórax e cabeça.

  • Zé Mundico

    Coisa feia isso….induzir o consumidor ao erro mostrando um equipamento que não possui as características mostradas.
    Infelizmente o consumidor só vai saber que foi enganado quando for tarde demais…..

    • Daytona

      Não achei grave… o máximo que pode ocorrer é perder a cabeça… suave!

      • rafael

        Hhahaiuhaiuha

  • Tião

    Isto prova que Fiat e Renault tem tudo para ser uma fusão de iguais. Já estão mostrando sinergias.

  • Verdades sobre o mercado

    Economia porca. Provavelmente o custo de se produzir o air-bag lateral que proteja a cabeça também seja pouca coisa maior que o que protege apenas o tórax.

    • Fanjos

      Geralmente esses menores são usados nos modelos que tem AB de cortina, que não é o caso

    • Speed Racer

      Uns 20 reais a mais…

  • afonso200

    eu ja estou tranquilo, Azera com 10 airbags, e Honda CRV EXL com 6 airbags e de cortina tambem

    • rafael

      Qual Azera tem 10? Acho que, no máximo, 6. Ou 8.

      • Paulo Lustosa

        São 10 mesmo. Dois airbags frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois pros passageiros da frente.

        • Speed Racer

          Não são 10 e sim 8 propaganda enganosa também. Contam o de cortina como sendo traseiro e dianteiro.

          • Paulo Lustosa

            Se não me engano o primeiro Azera tinha airbag lateral para o passageiro de trás, tanto é que tem a etiqueta indicativa de que tem airbag nos bancos traseiros.

            • Speed Racer

              Tinha 2 frontais, 4 laterais e dois de cortina que diziam ser quatro só porque atende aos passageiros de trás como todo airbag de cortina.

              • Paulo Lustosa

                Os até 2011 são de fato oito, mas os de 2013 pra frente são 10, só adicionar os airbags de joelho pro motorista e pro passageiro da frente.

                • Speed Racer

                  Não, airbags de joelho só para o motorista e ainda assim nos modelos mais novos, veja no teste da Autoesporte. A Hyundai informava 10 airbags desde o primeiro modelo de Azera, mentira pura…

        • rafael

          2 frontais + 4 laterais (se bem que eu acho que são 2, mas vou acreditar em você) + 2 de cortina = 8

          • Paulo Lustosa

            São quatro, tem airbag lateral pros passageiros do banco traseiro.

            • rafael

              Pois é Paulo, se os passageiros traseiros tem dois airgbags laterais (um pra cada), mais os dois laterais dianteiros, mais os dois frontais dianteiros mais os dois do tipo cortina, somando tudo dá oito. Até onde eu sei, nenhum Azera vendido no Brasil tem as de joelho, nem pro motorista e menos ainda pro passageiro dianteiro.

  • Piston head

    Com muito choro eles colocaram 4 airbags num modelo de entrada, pra isso…

    • Ananias Anacleto

      Imagino que o Sandero também use esses “pacote-de-ruffles-bags” que foram incluídos na versão 2020.

  • 4lex5andro

    Tipo de notícia que deve ser MUITO divulgada, parabéns ao Notícias pelo serviço.

    O Brasil e países vizinhos são considerados mercados de segunda/terceira linha pela maioria dos fabricantes europeus.

  • Fabio Marquez

    Esse airbag que mostram no cronos é tão grande que nem caberia no compartimento…

  • Paulo Lustosa

    Tô achando que estão aproveitando no Argo e Cronos os bancos que eram dos Linea, Punto e Bravo quando equipados com o kit safety, porém estes tinham seis airbags.

  • RodrigoABC

    Essa equipe de marketing não conversa com o engenheiro não?? Puro erro que poderia ser evitado facilmente, falta de atenção de ambas!

  • Speed Racer

    Nossa, que vergonha Renault….

  • Fábio

    Economia burra essa do air bag. Aumentaria muito o preço colocando ele maior e protegendo toda a parte que o usuário espera?
    Economia de palito o que nossas montadoras fazem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email