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Argentina: Ford Focus sai de linha no dia 9 de maio

Argentina: Ford Focus sai de linha no dia 9 de maio

Embora a Ford não tenha anunciado oficialmente, os últimos Focus sairão da linha de montagem em General Pacheco, Argentina, até o próximo dia 9 de maio, de acordo com funcionários, em cumprimento da promessa de desligamento da produção do modelo, revelado anteriormente.


Depois de três gerações e 20 anos de fabricação no país vizinho, o médio sairá de cena sem sucessor. Com apenas a Ranger na linha de montagem de Pacheco, a Ford ainda não definiu como será o futuro da planta argentina, mas comenta-se no mercado que o crossover Territory, de origem e projeto chinês, pode ocupar o espaço deixado pelo Focus.

Argentina: Ford Focus sai de linha no dia 9 de maio

O Focus ainda é vendido nas carrocerias hatch e sedã. O modelo teve uma das últimas unidades revelada pelos próprios funcionários nas redes sociais. Os empregados da planta fizeram uma festa para despedida do Focus, que seria uma variante hatchback, bem como uma mensagem ao presidente Maurício Macri, por causa da suspensão de 520 funcionários.


Sobre os funcionários, nem sindicato e muito menos a montadora se manifestaram sobre a quantidade de funcionários mencionados, mas a Ford abriu um programa de demissão voluntária após revelar em outubro de 2018, a decisão de não mais produzir o Focus na Argentina.

Argentina: Ford Focus sai de linha no dia 9 de maio

A saída do Focus ocorre num momento em que a Ford uma parte das plantas de produção no exterior. No México, Fiesta, Focus e Fusion foram os escolhidos para deixarem as linhas de montagem. Lá, a Ford pretende produzir um crossover elétrico inspirado no Mustang e a van Transit elétrica, apesar da produção da versão regular nos EUA.

No Brasil, o New Fiesta findará junto com a fábrica de Taboão, igualmente com a produção de caminhões da marca. Na Argentina, o fim do Focus segue uma tendência de mercado, onde o segmento médio está sendo colocado de lado em relação aos crossovers e SUVs. Fluence, 308 e 408 já seguiram o mesmo caminho.

[Fonte: Autoblog]

 

 

Argentina: Ford Focus sai de linha no dia 9 de maio
Nota média 4.8 de 4 votos

  • Domenico Monteleone

    Carro bom, montadora péssima.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Ótimo carro, apesar do câmbio quando dá pau. (powershift), não sei o que será da Ford…

    • th!nk.t4nk

      O Focusman disse várias vezes aqui que teríamos grandes surpresas da Ford. Acho que fui muito inocente, porque imaginei algo de positivo, e não o fim dos melhores carros da marca. Agora Ford é basicamente só Ka mesmo. Que descansem em paz.

      • FocusmanBA

        Ainda tem boas surpresas. O mercado matou o Focus, não a Ford. O Golf morreu também. Infelizmente o consumidor prefere pagar o mesmo preço de um bom carro C, projetado para o mercado europeu, num Crossover classe B feito para dar lucro. Não podemos fazer nada. contra…

        • Fernando Gabriel

          Na minha opinião, a Ford matou o Focus, assim como a VW vem tentando matar o Golf e está conseguindo.Culpar o mercado seria mera inocência, são bons carros, mas abandonados pelos seus criadores.

          • FocusmanBA

            Não concordo não. Corolla vende bem sem nenhuma propaganda. Ele tem o que o consumidor desse tipo de carro procura, espaço interno, confiabilidade e baixa desvalorização.

            Nada que fosse feito no Focus ou Golf reverteria a tendencia de que a maioria das famílias só tem um carro e que as mulheres preferem SUVES e que na hora de fechar negócio, mesmo que o marido fale que o Golf e o Focus tem porta malas maior que o Renegade, a esposa vai querer comprar o Jeepinho. E funciona simplesmente assim.

            Nada que a gente, fã de carros fale aqui vai fazer sentido. Muitos falam que o Focus morreu porque não teve cambio convencional. E ai porque o Golf morreu se usava o velho TipTronic? Muitos falam que o Focus morreu porque não tinha motor turbo… Mas porque o Corolla vende tanto com motor aspirado? Muitos falam que o Focus morreu porque não tem espaço interno, mas porque o Renegade bomba de vender com o porta malas do tamanho do UP?

            Quando o consumidor gosta, ele vai e compra e Golf e Focus atualmente não estão atendendo o que o mercado brasileiro quer.

            Espero que mude, mas a verdade nua e crua é essa…

            • Fernando Gabriel

              Ao citar o Corolla, voce acabou por confirmar o que eu disse sobre a Ford “matar”o mesmo: “Corolla vende bem sem nenhuma propaganda. Ele tem o que o consumidor desse tipo de carro procura, espaço interno, confiabilidade e baixa desvalorização” Me diga, ao desdenhar para o consumidor sobre os problemas do cambio PS e consequentemente sua desvalorização no mercado, a Ford matou ou reviveu o Focus? Corolla vende pelo nome, as outras é que precisam correr atrás para vender seus produtos. Sem mais…

        • DaniloRHF

          A Ford não matou o Focus, foi o mercado. Mas a Ford Br tá matando a Ford. VW tirou o Golf mas vem investindo em Polo, Virtus, Tcross, Tiguan, novos projetos de Gol, picape compacta-media… E a Ford, só o Ka… Tenho um Ka e começo a ter medo da reação da Ford quanto a concorrência

          • FocusmanBA

            Você sabe o que está rolando dentro da Ford? A empresa está trabalhando em novos modelos, mas essas coisas não são divulgadas na internet né? Chama-se Segredo Indútrial. :).
            Lembre-se que a VW durante muitos anos ficou sem produtos. O Fox tem quantos anos? quase 20… O Gol/Voyage tem na geração atual 10 anos. Polo ficou quantos anos na mesma geração 14 anos? Quantos anos a VW levou para lançar o T-Cross? 17 anos?

            Sinceramente usar a VW como comparativo para celeridade não é bom.

            • DaniloRHF

              Vamos lá…
              Camaçari e Pacheco com PDV (Você sabe o que é e o que significa?)
              Tenho diversos amigos que trabalham/trabalhavam em Camaçari. Quem pode, tá saindo de lá porque adivinha… Não tem novos projetos. Entre os funcionários o quadro é de pessimismo e tensão.

              • FocusmanBA

                Nem comento…..

        • th!nk.t4nk

          O argumento é bom, mas nao explica as atitudes recentes da Ford (insistir no câmbio que ninguém queria, nao trazer o Escape/Kuga, etc). A Ford sempre teve cartas na manga, mas preferiu nao usá-las (ao contrário da VW, que pelo menos se mexeu e trouxe alternativas). É isso que nao entendo. Por conta desses erros agora sobrou basicamente só a linha Ka.

          • FocusmanBA

            O problema no brasil é somente de custo. A Ford pode ser péssima de marketing mas é a melhor companhia quando o assunto é finanças. Ela não gasta dinheiro investindo em nada que não dê retorno.

            Infelizmente no Brasil de hoje, vender carros está sendo um negócio bem pouco rentável. Os alemães e Italianos tem uma coisa que o americano da Ford não tem que é Ego. Eles não estão nem ai para serem primeiros em nada, apenas em lucrar. Quando a Ford resolveu investir no Brasil forte, trazendo os modelos globais, perdeu muita grana, não pelos motivos que todos nós citamos na internet, mas sim pela falta de rentabilidade do modelo de negócio. Por mais que falassem mal do powershift, a Ecosport continuou a vender bem enquanto não apareceram carros mais interessantes. A mesma coisa vale para o Fiesta que até o ano passado vendia mais que o amado Honda Fit. O Focus Hatch morreu porque o mercado não queria mais carros desse tipo e o Focus Sedan tinha um erro de projeto que fazia ele não ser um Sedan, ou seja… não dava para competir com os concorrentes tendo um espaço traseiro menor que o do KA e a quantidade de consumidores solteiros ou sem filhos dispostos a andarem de Sedan é muito pequena. O Focus é tão ruim de espaço que é complicado colocar uma cadeirinha de bebe que não seja ISOFIX.

            Quanto Eu estava em uma instituição que participou do plano da GM de ficar em primeiro lugar em vendas. Eles investiram macissamente em treinamento de concessionários e perceberam que vender carros com tecnologia alta só dificultava a manutenção dos mesmos, não trazendo o que o consumidor brasileiro busca que é apenas baixo custo de propriedade. A Fiat percebeu que ser primeiro lugar em vendas não trás lucro também e abdicou disso a favor da fabricação de carros mais caros. Pergunte a eles se estão melhor agora vendendo cerca de 17 mil Compass/Renegade/Toro todos os meses ou se era quando vendiam 30 mil Palios em um mês.

            Podem acreditar, quando o mercado voltar a ser lucrativo (Se um dia voltar a ser nesse modelo que conhecemos hoje) A Ford investirá muito por aqui. Se não for, teremos Ford KA Munhá por muitos e muitos anos…

            • th!nk.t4nk

              Faz sentido, a Ford é americana. A cultura corporativa do país é de lucro acima de qualquer coisa. Mas o consumidor sai perdendo, e possivelmente os funcionários (já trabalhei em empresa americana, e espero nunca mais ter esse desprazer). De resto, torço que pra o Focus ressurja das cinzas, de alguma forma. Quem sabe se o Brasil voltar a crescer nos próximos anos.

              • FocusmanBA

                A conta para produção do Focus não fecha somente com o Brasil. O carro saiu de linha aqui por causa da forte crise da Argentina. Se lá melhorar a economia, talvez o carro volte para nós. Ou se for produzido no México. No Brasil ele nunca será produzido, pelo alto conteúdo importado.

  • Junoba

    Culpa da Ford, se tivessem colocado um câmbio AUT descente desde o início, talvez não teria saído de linha.

    • FocusmanBA

      Sinceramente… teve nada a ver. Quem tem o carro realmente adora ele. Mas tem muito menino de 14 anos que gosta de VW comentando na internet sem nunca ter tido o carro

      • Junoba

        Um cara que tem o nome e a foto de perfil do Focus é óbvio que não vai falar mal do carro.

        • FocusmanBA

          Bla Bla Bla…

          • Junoba

            Deixa de ser infantil cara, se tu fosse pelo menos vendedor, mas nem isso tu é.

            • FocusmanBA

              Não estou sendo infantil, é o mesmo bla bla bla de sempre…

        • RoDs

          Mano… o carro é bom. minha ex amante tinha um do mais novo Titanium. se eu tivesse a grana, pegava um mesmo sabendo que vau sair de linha

          • Junoba

            Ex amante *-* kkkkkkk, primeria vez que leio algo do tipo.

      • El Gato!

        Tive um Fastback por três anos. Um carro excelente com o pior câmbio possível. Não desejo esse mal pra ninguém.

        • th!nk.t4nk

          Pra mim isso encerra a discussao. O câmbio matou o carro no país sim, infelizmente.

        • FocusmanBA

          Fora o fato de trabalhar diretamente com o produto, participo de um grupo pessoal com diversos proprietários de Focus somente dos modelos de 2013 a 2019 e sinceramente poucos tiveram problemas. Mais de 200 pessoas nesse grupo e poucos tiveram problemas.

          • El Gato!

            Então fui um dos “sorteados”, infelizmente.

            • FocusmanBA

              Infelizmente resolveram tarde o problema. Mas o fato do cambio ter dado defeito, não matou o carro, foram outros fatores.

      • Fernando Gabriel

        Desculpe, mas teve sua parcela de culpa sim, lá atrás, digamos, uns quatro anos.Eu fui um que sempre quis ter um Focus ao vender um New Fiesta e desisti devido a má fama do cambio que na prática ocorria menos no Focus, sendo no New Fiesta, a maioria dos problemas e não sou garoto de 14 anos que gosta de VW.Na minha opinião, demoraram demais a resolver sobre o PS e os Suvs engoliram o pouco mercado que tinha.

        • FocusmanBA

          Se seu argumento fosse verdadeiro o Golf venderia mais que o Focus e ele não teria saído de linha também, pois usava o Tiptronic.

          • Marcos megdA

            O golf vendeu muito mais que o Focus no lançamento. Depois que os preços subiram muito aí caiu bastante. Fora o fato da troca do alemão -> mexicano -> brasileiro.
            O cambio tiptronic é fraco comparado aos dupla embreagem, sei pois já tive os 2, mas a confiabilidade foi um fator importante pra marca ao trocar. Não concordo, mas ok.
            O que terminou de matar os hatches foi o segmento morto no país.
            Não tive o focus, mas amigo meu comprou um 2016 que o powershift foi trocado com 16mil km. Fora isso ele adorava o carro.

      • Daniel

        Troco de carro com certa frequência. Focus sempre está na minha lista, mas no fim não tenho coragem. Única e exclusivamente por conta do câmbio.

        • FocusmanBA

          Pode abraçar o powershift. É confiável, muito mais do que o 6T30 da GM que equipa Cruze, Spin, Onix e etc…

          Os defeitos dos Powershift se resumem ao garfo acionador que em alguns casos oxida caso o carro pegue muita chuva (Ou lave o motor com água em excesso, prática adotada por muitos proprietários) e ao módulo TCM do cambio dos carros anteriores a 2017 que davam defeito nos conectores. O hardware do câmbio não dá problema, digo a parte que move o carro.

          A questão do cambio trepidando que ocorreu muito nos Fiestas e Ecosports de 2013 a 2015 ficou para trás.

          Muitos vão falar que estou mentindo, mas é a mesma coisa em relação a política, muitos estão gritando Lula livre e ainda acreditam que ele é inocente, mesmo com todas as evidências mostrando que não…

          • Daniel

            Eu não duvido disso. O problema é que sempre aparece alguma coisa, pelo menos no meu caso. Cenário atual: um novo funcionário aqui da empresa. Dia desses estávamos conversando e veio o assunto “carro”. Foi então que ele me disse que está com uma Eco parada há mais de 2 anos com um processo movido contra a Ford. Hoje está rodando de carro alugado.

            Sei que a Eco dele provavelmente está no cenário citado por você, mas aí fico receoso…

            • FocusmanBA

              Bom, dirigir um carro que não confia é complicado. Entendo você. Eu vendi também meu Focus Powershift ainda em 2015 e comprei um manual. Entretanto apesar de eu não ter mais o carro com Powershift tenho muito contato com os mesmos e tenho um bom histórico sobre evoluções e sobre como resolver problemas eventuais.

          • Fuscao

            Cara, não é confiável… Tivemos um Titanium 15 em casa, vendido com 27 mil KM começando a trepidar. Fui outro dia na CCS, um 2.0 já facelift, trocando a segunda embreagem com menos de 60 mil KM, e uma pilha de mais 4 amontoadas no canto. Segundo o mecânico, que me atende a anos, é difícil não trocar pelo menos uma por dia. Lá fora já estão fazendo até swap pra manual pra não ter mais problema. Foi um erro grave da Ford adotar esse câmbio, tivessem utilizado o 6F35 ou 25 (mesmo não sendo grandes coisas) já teria outro resultado.

            • FocusmanBA

              Carros fabricados após FEV 2017 não apresentaram mais problemas. E os carros que estão recebendo novos kits de embreagem tb não tiveram mais problemas.

              • Fuscao

                Continua dando problema. Aquele Focus era 16, mas a embreagem colocada nele a alguns dias, quando fui lá, era da mesma revisão da antiga, que já havia sido trocada, comprovado pelo adesivo que vem junto dela para colar na caixa e pelo código de ambas as peças. O mecânico mesmo disse que trocou de um 2018 com menos de um ano de uso e 9 mil km, o recorde segundo ele. O pior é que além de incomodar, ele não é um bom câmbio nem quando funciona, muitas mudanças erráticas e patinamento de embreagem desnecessário. Antes que diga, dirigi bastante aquele titanium, incluindo diversas viagens, não é achismo.

                • FocusmanBA

                  Ta bom então… bom dia!

          • Gran RS 78

            Vc forçou a barra ao falar que o powershift é mais confiável que os automáticos de seis marchas da GM. Veja a quantidade de carros GM que usam esse tipo de cambio em relação a quantidade de carros da Ford que utilizam o powershift para ver qual mais dá problemas, para vc tirar as suas conclusões sobre isso.

            • FocusmanBA

              Se não confia em mim, pode pesquisar. Conhece o Theobaldo da Theomave?

              • Gran RS 78

                Não conheço, mais conheço o site reclame aqui, e por lá vc pode constatar qual desses câmbios dão mais dor de cabeça para seus clientes.

                • FocusmanBA

                  No reclame aqui tem reclamação até de câmbio de Corolla ..

                  • Gran RS 78

                    Mas veja a quantidade de reclamações, ainda mais se formos levar em consideração que existe muito mais cambio automático de seis marchas da GM, que praticamente estão em todos os modelos dessa montadora, do que o powershift da Ford.

                    • FocusmanBA

                      ok

          • Fernando Gabriel

            Respeito o fanatismo por marcas, mas há um certo limite.Dizer que o PowerShift Automatizado é melhor que o 6T30 Automático de verdade? Também acha que os Dualogic também são? Ou melhor ainda, os Easytronic, de tão bons que a GM errou ao tirar do mercado….hahaha

            • FocusmanBA

              Fernando, se vc não entende de engenharia mecânica melhor não comentar amigo. Me aponte uma caixa de marcha DCT manual que eu retiro meu comentário. O Cambio DCT é automático sim.

              • Fernando Gabriel

                Focus, não venha distorcer o que eu disse, por favor, eu disse automatizado. Veja este texto e me diga se é automatizado ou automático:
                • Caixa automatizada de dupla embreagem – Há quem argumente que esse tipo (conhecido em inglês pela sigla DCT) é automático e não automatizado, mas o fato é que fica no caminho entre os dois tipos. Seu trunfo é usar duas embreagens, uma para as marchas pares, outra para as ímpares. Assim, a caixa opera com pré-seleção: quando usa a segunda, por exemplo, a terceira está engatada e basta acoplar sua embreagem para efetuar a troca, sem interromper a potência, de forma rápida e suave.

                Sem conversor de torque, essa transmissão é muito eficiente em consumo, mas não conta com o “pulo” inicial da automática. Outra desvantagem está na lentidão para reduções, sobretudo para marchas da mesma embreagem (por exemplo, de quarta para segunda quando o motorista acelera a fundo de repente): nesse caso é como uma automatizada comum. E raramente é tão suave em pequenos movimentos quanto a automática.

                Há dois tipos para essa caixa: com embreagens a seco e banhadas em óleo (o grupo Volkswagen, por exemplo, usa ambos os tipos de acordo com a versão). O segundo resiste melhor a motores de alto torque e evita ruídos em piso irregular, causados pela embreagem não acoplada. Algumas dessas transmissões dispensam troca de fluido, como a da Ford; outras a requerem, como a da VW, a cada 60 mil km. As embreagens em si são bem mais duráveis que as das automatizadas comuns.

                PS: Era melhor voce nem comentar, se não entende a fundo sobre engenharia mecânica ou tentar passar algo diferente do que é.

                • FocusmanBA

                  Eu sou engenheiro e não jornalista. Jornalista escreve o que quer…

                  • Fernando Gabriel

                    Como engenheiro deve saber que a própria Ford considera o Powershift como um cambio automatizado com melhora de 10% eficiência comparando com um cambio automático convencional:

                    “A caixa de velocidades PowerShift foi desenvolvida inicialmente entre Ford, Getrag e Luk e foi introduzida pela primeira vez na Europa, uma versão com atuação hidráulica. No entanto, a nova caixa de velocidades PowerShift usada no Ford Fiesta e Ford Focus utiliza embreagens secas e atuadores por motores elétricos.
                    Desde que o Powershift de embreagens secas chegou ao mercado tem sido alvo de críticas quando à sua aspereza nas arrancadas, e trocas de marchas não muito suaves. No Brasil a caixa tem sido alvo de reclamações de usuários (há uma petição pública de proprietários), e de Procons. A Ford vem fazendo atualizações, e até anunciou um recall no começo de 2016, mas as reclamações não cessam.”

                    • FocusmanBA

                      Ta ok.

      • EDU

        Como ja comentei meu tio possui um Focus sedan 2014 versao S 1.6 powershift. Mais de 140 mil km ele adora o carro , comprou zero e nunca deu pau no cambio . Dirigi um hatch titanium plus 16 e fiquei apaixonado pela dirigibilidade dele . Triste fim ( Aqui) do Focus

    • Dherik

      Difícil… Golf colocou o tiptronic no motor 1.6 e foi um fiasco (embora hoje seja uma excelente compra como usado)

      • Junoba

        Não acho o Golf usado uma boa compra, o preço dele caiu pouco comparado ao lançamento. São carros de categorias diferentes, mas eu iria de Fluence, é um carro muito bem equipado e preço baixo. Se encontra um Fluence CVT 2016 por 40k, uma pechincha.

        • Dherik

          Estava falando apenas de hatch médio. Por 65.000 dá pra pegar um Golf com teto e bem pouco rodado. Pelas qualidades do Golf, acho que vale à pena. Claro que um Fluence neste preço aí (é sério?) bate em custo-benefício.

          • Junoba

            Sim, o preço dele tabela dele passa dos 50k, mas tem anúncio por 41k, 42k.

        • Gran RS 78

          Não sei onde vc viu Fluence automático 2016 por esse preço, pois o mais barato na webmotors está por 50 mil reais.

          • Junoba

            Olha direito, Dynamique CVT 2016 por R$39.990 na WB. No icarros tem vários por 41k, 42k, depende da região

            • Gran RS 78

              Eu olhei direito e não achei nenhum Fluence 2016 nesse preço que vc mencionou. Se vc achou, mande um link então.

            • Fábio

              Cuidado pode ser é golpe.

        • Marcus Mendes

          Enquanto isso, a VolksWagen me garantiu que o meu Fusca Itamar ano 1995 não vai sofrer nenhum facelift.

      • Marcelo Ecosta

        O fiasco do Golf 1.6 automático deveu-se ao fato de ele ter chegado custando o mesmo que o Comfortline 1.4 TSI anterior.

        • Marcos megdA

          Exatamente. O cambio não foi o divisor de águas, mas contribuiu pro assassinato do modelo. Pra mim o pior foi a simplificaçao e aumento de custos. Atualmente tenho um A3 tiptronic. O cambio atrasa muito o carro, mas ainda dá pra conviver com ele numa boa.

        • Gran RS 78

          Verdade, sem contar que o Golf é pesado para um motor fraco como o 1.6, por isso tbm não pegou. Esse motor já começa a sentir um pouco no Polo, que é menor e mais leve.

    • Gran RS 78

      Acho que isso não iria mudar nada, pois muitos nem sabem que o Focus não tem um cambio automático de verdade, inclusive até pessoas que tem o modelo para vc ter uma base.

  • Randy Marsh

    Foi o melhor carro que já tive. Tive um 2005 2.0 fls automático de 140cv, duratec. O carro não batia nada…

  • Adriano

    Tive 3. Carro excepcional. Uma pena.

  • marcosCAR

    Um dos mais bonitos e acertados automóveis do mercado.

    * a matéria está com vários erros de português.

    • FocusmanBA

      E erros de informações também…

  • RPM

    Página virada….que venham os elétricos….rsrs

    • FocusmanBA

      Em que país?

  • Marcelo Ecosta

    Tivessem aproveitado a plataforma para criar um crossover de baixo custo, à maneira que a GM fez o Celta sobre a base do Corsa por exemplo, a planta ainda poderia ser rentável.

    • FocusmanBA

      Tentaram isso sim… Não deu certo.

      • Marcus Mendes

        Já existe. É o SUV Escape que é produzido na Austrália.

        • FocusmanBA

          Escape na Austrália? Não existe… Não existe produção de veículos Ford na Austrália há um bom tempo viu… Desde a saída de linha do Ford Falcon.

          O Escape é um veículo de alto custo, produzido nos EUA, Espanha e China. Usa a plataforma do Focus, porém bastante modificada.

          • Marcus Mendes

            Realmente não é produzido na Austrália .
            Mas, é vendido.

    • Marcus Mendes

      Já existe. É o Escapade que é produzido na Austrália.

  • Vae Victis

    A ford está abandonando a Europa e a América do Sul.
    As vendas caíram 80% também na China mas não será abandonada porque na China eles vendem os mesmos modelos que eles vendem nos EUA.

    • FocusmanBA

      Não está não… Pelo contrário. A Ford está se reinventando.

      • Gutemberg Ferreira

        Está se reinventando = tentando se manter viva

        • FocusmanBA

          Discordo disso… Você tem acompanhado as notícias em ingles?

          • Gutemberg Ferreira

            Cara, me desculpa a sinceridade, mas com esse nick e essa foto, estranho seria se vc concordasse…

            • FocusmanBA

              Não sou fanboy não. Apesar de parecer.

              • Fernando Gabriel

                Que nada, é só impressão.

                • FocusmanBA

                  Olha ele sabe traduzir inglês…

                  • Fernando Gabriel

                    Não sei não, botei no tradutor..hahaha cada um…

        • Marcos megdA

          Reinventando = percebendo que o mercado só quer SUVs, então mata os outros segmentos e lança trocentos SUVs

      • Fernando Gabriel

        Acredito, acabou de criar o primeiro carrinho de supermercado que freia sozinho, isso é o que eu chamo de novos horizontes.

    • Gran RS 78

      Onde vc leu que a Ford está abandonando a Europa? Lá eles tem inclusive os novos Fiesta e Focus, sem contar o Escape, que vende bem por lá. No Brasil, realmente a marca está deixando muito a desejar, mas acho que no ano que vem, com os novos suvs, ela irá voltar no top 4 do mercado brasileiro.

  • Anderson Trajano

    Tive um SE PLUS 2015 1.6 manual. Mesmo a época sendo uma versão de entrada, a lista de itens de conforto, conveniência e segurança não tinha miséria. Acabamento soft, bancos de couro, sensores de luminosidade e de chuva, CMM, câmera de ré e sensores de estacionamento, piloto automático e assistente de partida em rampas (mesmo sendo manual). Na segurança ele tinha 6 air bags e controle de estabilidade e tração. Motor 1.6 sigma mais atualizado, suspensão independente e freio a discos nas 4 rodas.

    Única característica que deixava a desejar era a falta de espaço no banco traseiro.

    Uma pena que o mercado foi se tornando mais exigente e sem um câmbio automático descente, ele foi sendo deixado de lado. Lembro que até meados de 2013, naquela versão anterior, ele disputava sempre a cabeça do segmento.

    Melhor carro que tive. Vai deixar saudades.

    • Tyrion Lannister (vagnerclp)

      Peguei um destes. O último dos moicanos. Realmente, poucos carros entregam o que ele entrega pelo preço que eu paguei. Não me preocupo muito com a revenda, pois “caso” com os carros e penso que um bem de consumo (e é) e não de investimento ou capital. Mesmo sendo 1.6 só deixa a desejar nas saídas, de resto tranquilo.

  • BuffyDawnSum

    Meu primeiro carro foi um KA da segunda geração. Acabei vendendo para comprar um AT. Na época, o Fiesta da geração anterior era vendido com AT para o exterior e não aqui. Depois a Ford cometeu a burrice de manter o powershift no Fiesta. A amiga Ford não ajudou a si mesma em nada.

  • leandro

    Provável teremos apenas sedãs medios japoneses e alemães.

    • FocusmanBA

      Tenho fé que a moda das Suves passará.

      • Junoba

        Os SUVs são tendência mundial. Tudo no mundo muda, inclusive os carros.

        • FocusmanBA

          No passado Minivan foi também tendência. E se você observar altura dos carros americanos dos anos 70 em relação ao dos carros europeus, era mais ou menos a relação de SUV x Sedan de hoje. E vimos na década de 80 todo o mercado americano mudando para o jeito europeu de dirigir.

          • 4lex5andro

            Não deixando de concordar que os SUV são um modismo… Mas sobre a mudança de carros norte-americanos da década de 80 (e fim da década de 70), que diminuiram de tamanho e consumo comparados aos da virada dos anos 60 e 70…

            Não foi mais em função das crises do petróleo e ”invasão” dos autos japoneses? Carro europeu de um modo geral, não aparenta ter feito sucesso nos US em algum momento, salvo um bom desempenho do trio de luxo alemão (Audi, Bmw e MB) e dos suecos Saab e Volvo.

            • FocusmanBA

              Pode ter sido, mas não deixa de ser uma tendência.

              Devemos pensar que o mundo do desenvolvimento de produto vive em função do que está sendo vendido ou na Europa ou nos EUA e agora na China. Precisa-se de grandes volumes para viabilizar novas tecnologias, já que o lucro é muito pequeno nesse ramo.

              Eu acredito que na próxima crise de pétroleo os SUVES perdem a força. Motivo? Eles tem centro de gravidade alto e consumem mais combustível por terem maior área frontal total. Some isso ao fato de terem pneus mais largos e temos pelo menos um consumo de 15 a 20% maior quando comparado a um Hatch ou Sedan médio com a mesma plataforma.

        • Rafael

          O problema é que o Brasil e o brasileiro não estão preparados para isso. As vias não comportam tantos veículos grandes, as vagas são projetadas somente para compactos e acredito que a manutenção desses SUVs são mais rigorosas e com intervalos mais curtos, principalmente com pneus e freios.
          SUV aqui é pagar mais por menos

      • th!nk.t4nk

        Eu quero acreditar nisso. Uma parte de mim crê. Mas tá cada vez mais difícil ter fé. O novo Focus ficou muito interessante, e seria uma pena se o carro morresse mundialmente logo nessa geraçao.

        • fschulz84

          E como anda a reputação do novo Focus ai em terras do velho continente?

          Eu ainda acho que a Europa em si ainda aceita bastante hatches em detrimento dos crossovers, mas acho que, gradativamente, os crossovers infelizmente vão começar a subir nas vendas e começar a matar outros modelos. Essa percepção que você tem por ai?

        • FocusmanBA

          Vamos esperar a próxima crise de combustível grave. Ninguém vai andar num carro que tem consumo 20% maior apenas por moda. Americano não gosta de jogar dinheiro fora e quando a situação aperta ele corta gastos mesmo. Devido ao modelo de negócios hoje imposto à indústria automotiva, se não tem volume grande, não dá business, então o que é bom para os EUA/Europa/China é o que o resto do mundo copia. Basta os americanos começarem a falar que carros altos gastam dinheiro sem necessidade que os Europeus começam a fazer o mesmo e logo os Chineses também. Se a China não comprar a idéia, ai veremos a primeira queda de forças de verdade nesse mercado.

      • leandro

        Acredito que veio para ficar no Br principalmente pela qualidade da malha viária. Eu mesmo.que sou apaixonado por Hatch já penso numa picape diesel pois tá difícil andar de Civic na minha região.

      • Marcos megdA

        Um dia vai passar sim, mas acredito que nos proximos 15-20 anos a tendencia ainda vai ser de SUV

      • Gran RS 78

        Acho esse moda veio para ficar, ainda mais com o envelhecimento da população, que quer modelos mais altos pois são melhores para entrar e sair do que sedans e hatchs médios.

        • FocusmanBA

          Mas como eu argumentei antes, os carros ja foram anteriormente altos como esses suves. Vamos ver com a crise dos combustíveis como vai ser…

          • Gran RS 78

            Sim, eram altos e feios, como as minivans, mas os suvs sempre foram sonho de consumo, mesmo lá nos anos 1990, quando liberaram as importações, e os carros mais desejados eram os Pajero e Cherokee, mas que poucos sortudos tinham dinheiro para poder comprar aqueles modelos. Agora que temos vários modelos e para todos os bolsos, acho que dificilmente isso terá volta, sem contar que os suvs compactos e até os médios, tem ótimos números de consumo de combustível.

            • FocusmanBA

              Os ótimos números de combustível seriam ainda melhores num Sedan ou Hatch médio.

      • Chico Neto

        cara…vc tem uma marca chamada de land rover . todos os seus carros são suvs…

        • FocusmanBA

          Eles vendem SUV desde sempre. Existe uma marca que só vende esportivos o nome dela é Pagani. Todos os carros vão ser esportivos? rs

    • Marcus Mendes

      E o Fusion?

      • leandro

        Vai ser desativado na fábrica do México. Abraço.

      • leandro

        Pelo que sei a fábrica do México parou de fabricado ou vai parar.

  • FocusmanBA

    RIP!

  • FocusmanBA

    Outro fato que esqueci de mencionar.

    O Focus está saindo de linha hoje por um motivo: Globalização.

    O modelo tem alto índice de peças importadas da Espanha, Alemanha e EUA. Algumas da China. Nesses lugares ou o Focus saiu de linha ou mudou de geração. Pelas leis protecionistas da América Latina, é proibido importar ferramental usado, ou seja… não dava para pegar as ferramentas da Alemanha e trazer para o Brasil e continuar a produzir o Focus em SBC por exemplo.

    A mesma coisa está acontecendo com o Golf e é o único motivo para a Toyota e Honda lançarem rapidamente as novas gerações de seus Civics e Corollas por aqui, a falta de peças importadas já que os modelos saem de cena nos outros países.

    • zekinha71

      Mas a Fiat sempre trouxe o ferramental usado da Europa, só ver o Tipo, só se agora que começou a valer essa lei, ou aqui é diferente da Argentina.

      • FocusmanBA

        Não sei de 20 anos atrás… sei de quando eu comecei a trabalhar na indústria e de 10 anos para cá não é permitido.

        • 4lex5andro

          O invoar-auto lançado em 2012, exigia um certo índice de nacionalização de peças e ferramental, salvo engano…

  • ocampi

    O pessoal achando que a Fprd está quebrando;;;;;;;;enquanto ela está apenas se reposicionando.

    • th!nk.t4nk

      Sei lá heim. Eles operam no negativo na Europa (ou próximo disso) há muitos anos. Nao é algo novo. Parece que dessa vez será um tudo ou nada pra marca. Pessoalmente torço pra que eles se safem, pois seus produtos sempre agradaram.

      • 4lex5andro

        Pelo jeito a péssima fama do Powershift causou muito prejuízo a Ford, especialmente Fiesta e Focus.

        Tem um movimento de consumo também, em vez de hatches e sedãs modernos, o mercado também está preferindo SUV pequenos e de perfil elevado.

  • Hernan Carlos Granda

    No mes de Abril ( pessimo por certo) focus foi lider do seu segmento na argentina e diz adeus, e isso ocurre porque no Brasil todos os carros tem que ser automaticos e como a caixa ps foi um lixo seu futuro estava escrito

  • Robinho

    uma pena, sempre gostei muito deste carro…

  • Maycon Farias

    Quem diria.

  • Felipe S. Rangel

    Uma pena, é um carro que eu sempre sonhei em ter, desde a segunda geração. Tenho um New Fiesta (o segundo), carro de ótima dirigibilidade. Imagina o Focus…

  • CanalhaRS

    Baita troca: Focus por Territory…parabéns a Ford!

    • Eduardo 1981

      Ironic mode on!

  • Duda Haddad

    Tive um Hatch Titanium 2.0 automático 2012. Melhor carro que tive. Quase cometi o erro de querer trocar pelo novo. Resolvi esperar e ficar mais um tempo com ele. Tive sorte! Vendi o meu no final do ano passado. Ainda parecia zero km! Sem barulhos de acabamento e gastos apenas com manutenção básica. Tive dois problemas com peças. Um foi algum frentista que apertou demais a tampa do tanque de combustível e acabou quebrando. Foi uma novela para achar. Nem as css tinham a peça. Nem por encomenda. Em outras auto peças, achava para o ano e modelo do meu, mas não servia! E depois a peça do acabamento em cima do volante que quebrou o encaixe, acredito que foi quando mandei o carro em um lavador. Outra novela para achar! Só achei em ferro velho!

  • RKK

    Uma pena, o Focus 2.0 Duratec Direct Ti-VCT com câmbio AT6 com conversor de torque (mesmo do Ecosport e Ka) ainda daria muito caldo. O powershift matou o Focus.

  • klaus

    saudades…

  • Thiago

    Eu tenho um Focus Hatch 2010 2.0 MT com 98k rodados, ótimo carro, antes dele tive um new Fiesta 1.5 2014 aquele da calotinha, muito bom por sinal… só vou pensar em trocar o focus qdo não tiver q pagar mais o ipva dele, ótimo carro… uma pena esse tipo de carro estar com os dias contados por aqui, irão deixar saudades.

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