Argentina Finanças Governamental/Legal México Mercado Montadoras/Fábricas

Argentina mantém acordo de cotas com o México até 2022

Argentina mantém acordo de cotas com o México até 2022

Diferente do Brasil, a Argentina não partiu para um acordo de livre comércio com o México. O país vizinho também tinha prazo limite em março para estabelecer uma liberação geral de cotas de importação e exportação com seu parceiro da América do Norte. Entretanto, diante da crise no setor automotivo, o governo retrocedeu.


Assim como no caso da Anfavea – entidade que reúne as maiores montadoras do Brasil – a Adefa também pressionou o governo de Buenos Aires para tentar manter o regime de cotas livres de imposto de importação por mais um tempo. A associação dos fabricantes de veículos de lá, conseguiu o intento.

O motivo é que a indústria automotiva argentina não é capaz de manter a mesma paridade de volume com seu parceiro mexicano, altamente focado em exportações. Assim, a balança comercial entre os dois países só beneficiaria a terra dos Astecas. Então, a nova data para o livre comércio é de março de 2022.

Argentina mantém acordo de cotas com o México até 2022


Até lá, as montadoras instaladas na Argentina, deverão correr para se adaptar ao comércio com o México. O acordo atual revisa as cotas entre os dois lados para que o vizinho do sul não perca tanto. No caso dos fabricantes, a vitória é parcial, pois o problema local de competitividade continua sem solução.

O Brasil também quer um acordo sem limites com a Argentina e o tratado com o México serve de pressão sobre os hermanos. Em crise, o país vê suas fábricas esvaziarem. Algumas instalações reduziram turnos e fizeram paradas técnicas por causa da queda nas vendas. A Fiat mesmo fechou a fábrica de transmissões no país e demitirá 300 pessoas.

No entanto, nem tudo está ruim. A Honda vai investir US$ 120 milhões em Campana, mas não para fazer carros. O aporte é para produção de motocicletas. Já a Volkswagen para em General Pacheco por uns dias, mas para construir a linha de montagem MQB do Tarek, seu SUV anti-Compass, que chega em 2020.

[Fonte: Autoblog Argentina]

Argentina mantém acordo de cotas com o México até 2022
Nota média 5 de 1 votos

  • octavio cesar godoy

    com o preço dos carros absurdamente caros, salarios cada vez mais baixos, desemprego, impostos cada vez mais caros, esses governos precisavam de aprender com os Estados Unidos, deveriam fazer um estagio por lá

    • vicegag

      Os Estados Unidos são outro coisa, lá o mercado é maduro e competitivo, na América Latina a competitividade foi trocada pela cartelização.

      • octavio cesar godoy

        Esses governantes do Brasil não aprendem, então vamos continuar assim, tomara que quebrem todas e vamos andar de cavalo ou carroça ou charrete
        Em qua, 20 de mar de 2019 às 09:09, Disqus escreveu:

        • adalberto ozelim

          O último mandatário que ousou “peitar” o cartel, e ainda declarou que nossos carros estão mais para carroças, não conseguiu terminar o mandato ( Fernando Collor ).

    • Luis Burro

      Ñ adianta comparar diretamente,sistema tributário lá é diferente…e as pessoas falam tanto de lá mas já q tem tanta capacidade pq ñ vao morar pra lá?

      • adalberto ozelim

        Você não acha melhor, mais sensato, mais inteligente e mais patriótico, falar francamente e cobrar medidas corretas dos governantes, do que se render aos mal feitos dos mandatários ?

  • Cardoso (não aquele)

    Tá na hora da Argentina parar com esse protecionismo que só os prejudica. Se suas fábricas nao conseguem ter competitividade, então que façam outra coisa.

  • R. Rover

    E só o Capitão Pateta quer liberar o comércio.
    O resultado aparecerá logo. Fechamento de fábricas, mais recessão e desemprego.

    • Fabio Gambela

      chora mais.

      • R. Rover

        É Bolsominion!
        Vai anotando aí os próximos passos.
        As surpresas serão ótimas.

        • Hodney Fortuna

          Oh Trabant! Tu tá muito revoltado cara! Lembra de uma coisa: o loula tá preso, bebeca!

          • R. Rover

            E a fila vai andar.
            E parece que vai uma família interia.
            Aperta direitinho que dá tudo em um camburão só.

            • Hodney Fortuna

              Só lembrando! O loula tá preso, bebeca!

    • Cardoso (não aquele)

      O protecionismo argentino funciona tão bem que eles estão no fundo do poço. Se você acha que eles estao no caminho certo, é só se mudar para lá.

      Como se não bastasse a baixa produtividade em suas fábricas, eles ainda tiveram recentemente um aumento no imposto de… Exportação. Isso mesmo, os hermanos manjam tanto de economia que a solução deles pra uma indústria que exporta pouco, é tornar a exportação MAIS difícil ainda.

      • Eduardo 1981

        Sério isso? Mas que barbaridade tchê!

      • R. Rover

        Isso porque o Macri é liberal e viu o desastre que pode ocorrer com o País.

      • Luis Burro

        Protecionismo argentino???Onde se as montadoras são todas multinacionais,Protecionismo é por empresa nativa!

    • MarcBH

      O Brasil é um dos mercados mais fechados do mundo. Vc acha que nós consumidores ganhamos algo com isso?

      • Filipe Augustus

        Não adianta falar com esquerdista, porque pra eles tudo que aconteceu nos últimos 16 anos estava perfeito, eu prefiro minha saúde mental do que discutir com alguém que votou no Haddad! O pessoal contra o Bolsonaro, já estão todos mordendo a língua, ou imaginando uma crise que só existe na cabeça deles!

        • MarcBH

          Logo antes da implantação das cotas de carros vindos do México eu estava olhando um Honda CRV para comprar. Aqui em Belo Horizonte achava-se por 86 mil a versão de entrada. Não comprei na época e deixei para olhar um pouco mais para frente. Em poucos meses teve um aumento de quase 20 mil. Acabei desistindo… Nunca um mercado fechado e com pouca concorrência será bom para a população. Não importa o que a esquerda diga.

          • Filipe Augustus

            Tenho notado que as coisas só pioram nesse sentido! Usam a justificativa da inflação, mas o nosso salário não acompanha o aumento dos valores dos automóveis, muita gente que tinha carro bom, não está conseguindo comprar nem um popular completo! Conheço gente que andava de BMW nos anos 90, que depois nos anos 2000 começou andar de Corolla, e agora anda de Virtus ou Honda City! E se a esquerda não saísse do poder, a coisa só ia piorar!

            • Joao Victor

              A esquerda já saiu do poder há 3 anos, e a “coisa” ainda está piorando.

              • Eduardo 1981

                Não se conserta tanta burrada na área econômica em pouco tempo. A queda é rápida porém a recuperação é lenta.

                • R. Rover

                  Engano seu. A queda continua.

                  • Eduardo 1981

                    Pra ti ver o tamanho do estrago. Por vezes é sem volta.

              • Miguel

                Não esqueça que a maluca da Christina Kirchner era presidente da Argentina, e isso não foi uma coisa boa!
                Até a gente, sofreu pra arrumar as contas depois daquela contabilidade “criativa” da Dilma. E continuamos na pior.
                Se nossas contas públicas e reformas tivessem sido feitas, aí estaríamos muito melhor.

          • Nicolas

            Comprei um Tiguan AllSpace, fabricada no México, paguei R$130 mil. Na nota estava escrito, R$85 mil em impostos, ou seja, a VW levou R$ 45 mil para projetar, fabricar, transportar e pagar comissão a concessionária entre outros custos. E tem muita gente que fica dizendo que os fabricantes são os exploradores e tem lucro abusivos por causa dos preços altos dos carro, não tem a mínima noção do custo Brasil então inventam essa explicação. Quem explora são os nossos governantes, Está mesma Tiguan nos EUA a VW recebe R$ 120 mil. Isso explica o por que as montadoreas tem prejuízos bilionários no Brasil e estão pulando fora.

        • R. Rover

          Minion.
          Vai pegar uma porta de fábrica fechada e deixe de falar essas baboseiras ‘pré-moldadas’ que já encheram o saco de todos.

          • Filipe Augustus

            O choro é livre e o Lula é preso, e em 2022 vamos colocar o Bolsonaro de novo e vc vai continuar chorando!

            • Hodney Fortuna

              Boa! KKKKKKKKK

          • Hodney Fortuna

            Pelo menos com o Poste as fábricas estariam empregando cupins para demolição de estruturas de madeira e o óxido para o mesmo com estruturas metálicas.

    • Cássio

      Neguinho reclama do presidente capitalista e tem um carro e um avatar de um dos países mais defensores do capitalismo…
      Se você realmente tem um RR, é graças ao capitalismo…

      • Hodney Fortuna

        É a sindrome do Trabant!

    • adalberto ozelim

      Então você acha que devemos continuar a margem do desenvolvimento do planeta ? Isso já foi feito com o setor de informática e demos com “os burros n’água”. Hoje temos os veículos mais caros e piores do mundo. O Brasil produz muita coisa sem nenhum protecionismo e consequimos ser competitivos no mercado mundial.

      • R. Rover

        A questão é que tem que se ter muito cuidado.
        Se o mercado for aberto sem cuidado, a VW, por exemplo, vai inundar nosso mercado com carros produzidos na China que dá muito mais lucro para ela..
        Lembre-se que todas as ‘nossas’ montadoras tem fábricas muito maiores lá na China e a decisão de fechar aqui e importar de lá seria muito fácil de tomar;
        E isso não é privilégio do Brasil. Todos os países fazem isso.

        • Antonio Lima

          Mas, qual o problema? Só endurecer as leis em relação a segurança. O resto o mercado filtra. Hoje por exemplo, ninguém mais compra carro zero sem ar ou direção assistida, carros acima dos de entrada sem a telinha touch…. Sendo mais barato, com mais segurança e tecnologia, podem vir até do Paquistão!

    • Antonio Lima

      Eu penso no meu bolso, F-O-D-A-S-E as montadoras, quando a mecanização no campo chegou, quantas pessoas não perderam os empregos, mas, foi necessário, hoje temos alimentos mais barato por isso. O livre comercio e livre concorrência pode até fazer fechar fabricas de montadoras, mas, mantem os fornecedores de peças para reposição, oficinas, concessionárias, trás carros mais eficientes e modernos! De que adianta manter fabricas abertas artificialmente igual o governo do 13 fez por mais de 16 anos!

  • 4lex5andro

    Nessas horas que o Mercosul tem de ser repensado.

    Um tratado de livre comércio Bra/Arg sem cotas, seria benéfico a ambos os mercados.

  • SDS SP

    Pra quem achava o Macri “neoliberal” a resposta está ai.

    • Eduardo 1981

      Acho que ele tá vendido nessa. Se ele abre o comércio a quebradeira seria geral.

    • Miguel

      O problema do Macri foi ter que consertar problemas dos outros…
      Claro que ele teve algumas decisões equivocadas, mas cortar subsídios em cima que TUDO foi complicado.

    • Joao Victor

      Macri é neoliberal, mas também é nacionalista e não é burro.

      • SDS SP

        Se nós agirmos sempre de maneira ufanista, a coisa não vai para frente.

  • Vitor

    Se o Brasil fizesse um livre mercado Brasil Argentina nós teríamos ótimos carros e a argentina ficaria menos pior na crise.

  • Fabio Marquez

    Parece que em primeiro momento o resultado da abertura das exportações não surta efeito em nossa industria, muito menos em nosso comercio, pois o méxico não consegue dar respostas… Mas eu olho com um pouco de receio o impacto dessa abertura para nós… Gente, sendo sincero, eles estão em uma posição geográfica muito melhor que nós, a mão de obra é barata e eles conseguem fazer carros completos por um preço melhor que nós porque a demanda é maior. A sorte está lançada. .

  • Marcus Vinicius

    os carros da nissan em sua maioria oriundos do méxico é que provocaram deficit da balança comercial alguns atrás com o Brasil

  • Luis Burro

    Kkkkk…até a Argentina com toda a situação negativa consegue e o Brasil ñ,mas q poder de barganha e negociação hein…e dpois ainda os brasileiros querem se achar os bam bam bam da América do Sul!😱🙈

  • adalberto ozelim

    Nunca entendi direito porque alguns modelos são produzidos na Argentina, principalmente as picapes.

  • Hodney Fortuna

    Quero saber se para o consumidor final esses acordos e pactos vão trazer alguma melhoria nos preços ou ficam só mesmo em benefícios fechados a eles. A cada dia é escancarado que comprar um carro zero km está mais difícil. Nunca esteve tão dificil comprar um carro novo. Estamos voltando a pré anos 70 no brasil.

    • Antonio Lima

      Concordo plenamente!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email