Argo 2020: preço, ficha técnica, versões, fotos, motor

O Argo 2020 é de um ano/modelo com algumas novidades e dispunha de três motores, três transmissões e oito versões, sendo um compacto apreciado no mercado de usados.


Como novidade, o hatch ganhou alarme e a chave canivete com telecomando para abertura de portas na versão de acesso, enquanto a Drive S-Design recebeu LED Design.

Na versão Drive GSR adicionou sistema multimídia Uconnect de 9 polegadas touchscreen com espelhamento de celular e LED Design.

No caso da versão Precision, a novidade vem nos opcionais: sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Uconnect de 7 polegadas, faróis de neblina e kit de personalização bicolor.

Além disso, o Argo 2020 recebeu também duas novas cores: Vermelho Montecarlo e o Cinza Silverstone.

Argo 2020 – detalhes

O Fiat Argo é um hatch compacto de 3,998 m de comprimento, 1,724 m de largura, 1,503 m de altura e 2,521 m de entre-eixos, tendo ainda bagageiro com 300 litros.

Feito sobre a plataforma MP1, ele compartilha elementos com o Fiat Cronos, mas também tem partes similares com o Fiat Pulse.

Equipado com motores Firefly 1.0 e 1.3, além do E.torQ 1.8, o Argo 2020 entrega 72 cavalos na gasolina e 77 cavalos no álcool.

Já o Firefly 1.3 tem 101 cavalos no derivado de petróleo e 109 cavalos no combustível vegetal. Por fim, o E.torQ Evo 1.8 com 135 cavalos no primeiro e 139 cavalos no segundo.

O Argo 2020 tinha, além do câmbio manual, um automatizado GSR Comfort de cinco marchas e o automático Aisin com seis marchas, ambos com mudanças manuais na alavanca e nos paddle shifts.

Fiat Argo Trekking 2020

O compacto da Fiat tinha uma boa proposta em equipamentos, com ar-condicionado automático, direção elétrica, cluster analógico com computador de bordo, multimídia com Android Auto e CarPlay.

Além disso, tinha câmera de ré, Bluetooth e USB. Os bancos possuíam padronagem específica de acordo com a versão, tendo interior mais personalizado na versão HGT.

Ainda assim, o interior é simples, tendo apenas detalhes mais elaborados no painel, com volante multifuncional em couro, dotado de piloto automático e paddle shifts.

O espaço interno é mediano, especialmente atrás, mas oferece bom volume no bagageiro, com 300 litros.

Projeto nacional da Fiat, o Argo chegou para ser o best seller da marca, mas não contava com o sucesso arrebatador da Fiat Strada, que simplesmente se tornou o carro mais vendido do Brasil.

O Fiat Argo 2020 tem frente com faróis expressivos e duplos, que se harmonizam com a grade cheia de elementos estilizados de boa aparência, imitando escamas.

O para-choque tem grade destacada em preto com elementos hexagonais, enquanto a parte inferior incorpora um spoiler bem pronunciado, como se fosse ele um esportivo.

Nas extremidades do protetor, a Fiat inseriu pequenas molduras que imitam entradas de ar para os freios. Dependendo da versão, os faróis possuem lentes escurecidas.

Já nas laterais, as rodas podem ser de aço aro 14 polegadas com calotas, assim como de liga leve aro 15 ou 16 polegadas. Até pneu de uso misto, no caso do Trekking, é oferecido.

Tendo rebaixamento no teto para melhorar o fluxo de ar e enaltecer a esportividade das linhas, o Fiat Argo tem ainda retrovisores aerodinâmicos com repetidores de direção e rebatimento elétrico.

Dependendo da versão ou kit de personalização, traz acabamento preto brilhante, assim como o teto.

Com linha de cintura alta e janelas de desenho aceitável, o Argo tem uma boa área envidraçada e reforça as colunas C, enquanto a versão Trekking amplia sua aptidão para a aventura com barras no teto.

Esta versão tem saias de rodas, molduras extras e faixas decorativas, com escape esportivo. A Fiat também adicionou um defletor de ar maior na traseira.

Por dentro, a Fiat apostou num visual bem expressivo, com cores vivas como o vermelho, assim como opções boas de cinza e outros tons.

Os difusores cromados e retangulares nas extremidades do painel ajudam a compor o visual, que chama atenção pelas três saídas de ar circulares na parte central.

Acima, a multimídia com tela de 7 ou 9 polegadas e comandos físicos, além do touchscreen, tem um formato também chamativo. Ela tinha projeção com fio para Apple CarPlay e Google Android Auto.

Além disso, oferecia Bluetooth, conexão USB, comandos auxiliares de climatização, câmera de ré e outras funcionalidades de mídia e veículo.

Com botões destacados abaixo dos difusores centrais, o Argo tinha ainda ar-condicionado manual ou automático. Dependendo da versão, o console da transmissão era diferente.

Ainda assim, o arranjo para copos era bem ruim, com espaço apenas para um. Na versão GSR, havia somente botões de marcha com D, R, N e M, que era o modo manual, além do botão Sport.

Na automática, a alavanca era tradicional com seletor iluminado e posição para trocas manuais, lembrando que em ambos, haviam as borboletas atrás do volante.

O cluster era amplo e tinha mostradores analógicos de boa visibilidade para velocímetro e conta-giros, além de indicadores visuais de nível de combustível e temperatura da água.

O computador de bordo era bem completo, mas havia um display maior, em TFT, com mais funcionalidades. Esse design era o mesmo da Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Compass.

Já o volante era bem anatômico com aro espesso e couro, tendo ainda comandos de mídia e volume em botões atrás da direção, próximos dos paddle shifts.

Na versão HGT, os pedais são esportivos, enquanto a Trekking tem soleiras especiais. Com porta-luvas espaçoso e iluminado, o Argo tem porta-copos e garrafas nas portas também.

Estas possuíam um belo desenho e tinham vidros elétricos de um toque, tanto para subir quanto para descer, além de ajustes dos retrovisores.

Fiat Argo Trekking 2020

Os bancos vinham com padronagem em tecido, tecido/couro e couro, sendo personalizados ou não, dependendo da versão.

O Argo 2020 chegou a ter retrovisor interno eletrocrômico, assim como sensor de chuva e crepuscular. O acabamento interno era preto e atrás, o banco podia ser bipartido, com três apoios de cabeça e Isofix.

No bagageiro, o acabamento era em carpete com iluminação e cobertura do compartimento, tendo assim 300 litros de espaço útil.

Argo 2020 – versões

Fiat Argo Trekking 2020

  • Fiat Argo 1.0 manual
  • Fiat Argo Drive S-Design 1.0 manual
  • Fiat Argo Drive S-Design 1.3 manual
  • Fiat Argo Drive 1.3 GSR automatizado
  • Fiat Argo Trekking 1.3 manual
  • Fiat Argo Trekking 1.8 automático
  • Fiat Argo Precision 1.8 automático
  • Fiat Argo HGT 1.8 automático

Equipamentos

Fiat Argo 1.0 manual – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travamento central elétrico, computador de bordo, volante com regulagem de altura, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, vidros verdes, para-brisa degradê, retrovisores externos com controle interno, sistema de áudio com rádio, USB e Bluetooth, volante com comandos de mídia e telefonia, bancos em tecido, chave canivete com telecomando para abertura de portas, entre outros.

Fiat Argo Drive S-Design 1.0 manual – Itens acima, mais banco do motorista com regulagem de altura, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro temporizado, moldura do volante e console central com acabamento prata.

Opcionais: multimídia com tela de 9 polegadas, faróis temporizados, sensor de estacionamento, Start & Stop, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa.

Fiat Argo Drive S-Design 1.3 manual – Itens acima, mais pintura bicolor, retrovisores pretos e detalhes estéticos de série, além de multimídia com tela de 7 polegadas.

Opcionais: multimídia com tela de 9 polegadas, faróis temporizados, sensor de estacionamento, Start & Stop, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa.

Fiat Argo Drive 1.3 GSR automatizado – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com modo Sport e trocas manuais, paddle shifts, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático e apoio de braço do motorista.

Opcionais: multimídia com tela de 9 polegadas, faróis temporizados, rodas de liga leve aro 15 polegadas, sensor de estacionamento e Start & Stop.

Fiat Argo Trekking 1.3 manual – Itens do 1.3 Drive manual, mais faixas decorativas, faróis e lanternas escurecidos, escape esportivo, suspensão elevada, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus de uso misto, teto e retrovisores pretos, defletor de ar grande na traseira, interior preto, bancos personalizados e soleiras exclusivas.

Opcionais: sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e multimídia Uconnect de 7 polegadas.

Fiat Argo Trekking 1.8 automático – Itens acima, mais motor 1.8 e câmbio automático com modo Sport e trocas no volante ou alavanca.

Opcionais: sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e multimídia Uconnect de 7 polegadas.

Fiat Argo Precision 1.8 automático – Itens acima, mais trio elétrico completo, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, entre outros.

Opcionais: pintura em dois tons, sensor de estacionamento traseiro e multimídia Uconnect de 7 polegadas.

Fiat Argo HGT 1.8 automático – Itens acima, mais escapamento traseiro esportivo exclusivo, grade inferior dianteira com aplique na cor vermelha, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva e rodas de liga leve personalizadas.

Preços

  • Fiat Argo 1.0 manual – R$ 48.990
  • Fiat Argo Drive S-Design 1.0 manual – R$ 52.690
  • Fiat Argo Drive S-Design 1.3 manual – R$ 53.690
  • Fiat Argo Drive 1.3 GSR automatizado – R$ 61.790
  • Fiat Argo Trekking 1.3 manual – R$ 58.990
  • Fiat Argo Trekking 1.8 automático – R$ 68.990
  • Fiat Argo Precision 1.8 automático – R$ 63.590
  • Fiat Argo HGT 1.8 automático – R$ 69.990

Argo 2020 – motor

O Argo 2020 tem três motores, sendo dois da linha GSE Firefly e outro da extinta linha E.torQ.

Esse primeiro é um projeto chamado Global Small Engine, que constitui ainda os propulsores turbinados com injeção direta de combustível, que hoje equipam Fiat e Jeep no Brasil.

O Firefly 1.0 é um propulsor de três cilindros com bloco de alumínio e cabeçote com duas válvulas por cilindros.

Com comando único no cabeçote acionado por corrente, tendo ainda injeção eletrônica multiponto com pré-aquecimento de combustível no sistema flex.

Tendo 999 cm³, o Firefly 1.0 6V dispõe de 72 cavalos na gasolina e 77 cavalos com etanol, ambos a 6.250 rpm. Já os torques são de 10,4 kgfm no primeiro e 10,9 kgfm no segundo, ambos a 3.250 rpm.

Já o Firefly 1.3 tem a mesma arquitetura, porém, com quatro cilindros em linha e 1.332 cm³, entregando 101 cavalos no derivado de petróleo, bem como 109 cavalos no combustível vegetal, ambos a 6.250 rpm.

Os torques são de 13,7 kgfm na gasolina e 14,2 kgfm no etanol, ambos a 3.500 rpm.

Os dois motores têm câmbio manual de cinco marchas, mas o 1.3 tinha transmissão automatizada GSR Comfort, com paddle shifts ou mudanças na alavanca, além de modo Sport.

No 1.8 E.torQ é um projeto antigo, feito pela Tritec e modificado pela Fiat, tendo bloco de ferro fundido, além de cabeçote de 16V com comando único acionado por corrente.

Com quatro válvulas por cilindro, o E.torQ tinha injeção eletrônica multiponto com pré-aquecimento de combustível na versão Evo.

Tendo 1.747 cm³, o E.torQ Evo 1.8 dispunha de 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm.

Já a força disponível é de 18,8 kgfm na gasolina e 19,3 kgfm no álcool, ambos a 4.000 rpm.

O propulsor era usado no Argo 2020 com transmissão automática de seis marchas, mais conversor de torque.

Ele tem paddle shifts e trocas manuais na alavanca, além de modo Sport.

Desempenho

  • Fiat Argo 1.0 manual – 13,4 segundos e 162 km/h
  • Fiat Argo 1.3 manual – 10,8 segundos e 184 km/h
  • Fiat Argo 1.3 automatizado – 10,8 segundos e 184 km/h
  • Fiat Argo 1.8 automático – 10,4 segundos e 191 km/h

Consumo

  • Fiat Argo 1.0 manual – 9,3/10,0 km/l e 13,2/14,2 km/l
  • Fiat Argo 1.3 manual – 8,9/10,4 km/l e 12,5/14,7 km/l
  • Fiat Argo 1.3 automatizado – 8,5/10,0 km/l e 12,2/14,1 km/l
  • Fiat Argo 1.8 automático – 6,9/9,2 km/l e 9,7/12,8 km/l

Argo 2020 – manutenção e revisão

A Fiat não informa mais os preços das revisões, exceto com cadastro de veículo. No Argo 2020, são feitas inspeções em diversos itens antes de proceder à troca dos itens mencionados no serviço padrão.

Nesse caso, são vistos itens como direção, suspensão, freios, parte elétrica, ar-condicionado, luzes, eletrônica, dispositivos de segurança, motor e câmbio, entre outros.

Nas revisões, são trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar-condicionado, correia em V, velas, fluido de freio, palhetas dos limpadores, fluido da transmissão automática, líquido de arrefecimento, entre outros.

A rede Fiat também faz serviços de troca de itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, batentes das torres, molas, amortecedores, pivôs de direção, buchas de balança, coxins de motor e câmbio, rolamentos, pneus, buchas das barras estabilizadoras, entre outros.

Outros serviços são feitos na rede Fiat, como alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios, higienização, limpeza oxi-sanitária, lavagem, entre outros.

Argo 2020 – ficha técnica

Motor1.01.31.8
Tipo
Número de cilindros3 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm399913321747
Válvulas224
Taxa de compressão13,2:113,2:112,5:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndiretaIndireta
Potência máxima72/77 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)101/109 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo10,4/10,9 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol)13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas ou automatizada de 5 marchasAutomática de 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço ou liga leve aro 14 polegadasAço ou liga leve aro 14 polegadasLiga leve aro 16 polegadas
Pneus175/65 R14175/65 R14195/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm)3.9983.9983.998
Largura (mm)1.7241.7241.724
Altura (mm)1.5031.5031.503
Entre eixos (mm)2.5212.5212.521
Capacidades
Porta-malas (L)300300300
Tanque de combustível (L)484848
Carga (Kg)400400400
Peso em ordem de marcha (Kg)1.1051.140 (MT) 1.148 (AMT)1.279
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,340,340,34

Argo 2020 – fotos

Autor:

Deixe um comentário