Mercado

Argo em quarto e T-Cross no Top 20 da primeira quinzena de junho

Argo em quarto e T-Cross no Top 20 da primeira quinzena de junho

A primeira quinzena de junho vem com algumas novidades interessantes. Nos automóveis, o Onix continua longe dos concorrentes, liderando sem ser incomodado. O HB20 aparece em segundo com alguma vantagem sobre o Ka. Na quarta posição, aparece o Argo, que passou o Gol nesse período.


Pouco abaixo deste último, o Polo vem bem também, mas longe do rival da Fiat. Ele é acompanhado pelo Kwid, que tem próximo o Corolla e o Prisma, os dois sedãs mais vendidos do mercado. Por fim, o Top 10 sem SUVs conta com o Mobi para fechar o grupo.

Faz muito tempo que um SUV fica de fora do Top 10, mesmo na quinzena. Mas, o que vem a seguir é um “congestionamento” de utilitários esportivos: Creta, Renegade, Compass, Kicks e HR-V. O crossover da Hyundai lidera o segmento neste período de junho. Todos estão bem próximos.

Argo em quarto e T-Cross no Top 20 da primeira quinzena de junho


Só depois é que aparece Virtus ameaçado pelo Ka Sedan, com Sandero mais atrás. Então, eis que aparece aquele aguardado no Top 20, o T-Cross, agora em 19º lugar. Por fim, o Yaris fecha o grupo, tirando o Fox da lista.

Nos comerciais leves, a Strada vai bem como sempre, mesmo com seus 20 anos na caçamba. A Toro segue como escudeira na segunda posição. Então, temos um trio emparelhado na sequência: Saveiro, Hilux e S10, que estão bem próximas entre si. A picape da Chevrolet ensaia um avanço sobre a rival da Toyota.

A Ranger vendeu mais que a Amarok nesse período, enquanto as demais posições não trazem muitas novidades. Master continua líder das vans, enquanto o HR é o caminhão leve mais vendido no momento. O grupo fecha com as vans da PSA.

Confira abaixo os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos da primeira quinzena de junho de 2019:

Automóveis

  1. Onix – 8.703 unidades
  2. HB20 – 4.963
  3. Ka – 4.265
  4. Argo – 3.229
  5. Gol – 3.017
  6. Polo – 2.814
  7. Kwid – 2.653
  8. Corolla – 2.639
  9. Prisma – 2.605
  10. Mobi – 2.496
  11. Creta – 2.278
  12. Renegade – 2.244
  13. Compass – 2.219
  14. Kicks – 2.215
  15. HR-V – 1.983
  16. Virtus – 1.732
  17. Ka Sedan – 1.730
  18. Sandero – 1.566
  19. T-Cross – 1.422
  20. Yaris – 1.405

Comerciais leves

  1. Strada – 3.077 unidades
  2. Toro – 2.316
  3. Saveiro – 1.551
  4. Hilux – 1.542
  5. S10 – 1.514
  6. Ranger – 944
  7. Amarok – 810
  8. Fiorino – 670
  9. Montana – 545
  10. Oroch – 504
  11. L200 – 408
  12. Master – 332
  13. Frontier – 315
  14. Ducato – 239
  15. HR – 237
  16. Delivery Express – 127
  17. K2500 – 85
  18. Daily 35S14 – 81
  19. Expert – 77
  20. Jumpy – 73

[Fonte: Fenabrave]

Argo em quarto e T-Cross no Top 20 da primeira quinzena de junho
Nota média 3.8 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Quero ver quanto tempo leva para a VW lançar a versão 1.6 AT, pois rapidamente a marca percebeu que o TCross não vai bem de varejo como o HRV, coisa que a VW almejava.
    Logo apos o lançamento a marca cedeu e passou a oferecer descontos para altos para viabilizar vendas PCD e a locadora Unidas está comprando TCross, deixando o percentual de vendas diretas bem acaima do desejado pela marca, segundo o que dizia o presidente.

    • MauroRF

      Ontem finalmente vi um, já faz dois meses que lançou, e moro em cidade grande que sempre tem carro novo nas ruas. A versão que vi foi a 1.4.

      Em relação à versão 1.6 AT, acho que vão ter que lançá-la, pois a concorrência vende bem nessa faixa de motorização/potência, basta ver Kicks e Creta, que vendem bem para PCD. HR-V também, há muitos por aqui. O Creta eu vejo a versão PCD direto por aqui nas ruas. E mesmo que não seja PCD, a maioria dos Cretas é 1.6. Meu vizinho de porta aqui do prédio pegou um Creta PCD. Ele, a esposa e as duas filhas viajam praticamente todo final de semana para o sítio deles que fica 2h de viagem daqui. Eles tinham uma Ecosport antes e viajam apertado e com limite de bagagem. Agora, eles viajam com conforto. Perguntei se ele achava o carro fraco, e ele me disse “cara, é suficiente, a gente precisava de mais porta-malas e espaço interno, e o carro tá atendendo muito bem”. Muitas vezes, motor nessa categoria não é tudo, o comprador busca outros atributos. A VW quer dar uma aura de “premium” ao T-Cross, e ele é tão somente um SUV quanto os outros, a única coisa diferente é que ainda é uma novidade (e esse efeito vai passar já, já). Vão ter que baixar o preço dele ou criar uma versão AT 1.6. E, sinceramente, criar uma versão 1.0 turbo nesse segmento eu acho besteira, praticamente ninguém compra carro manual nessa faixa de preço hoje. Outra coisa que vai contra o T-Cross é o acabamento, que é muito ruim para o preço cobrado. Não entendo como a VW comete esse tipo de erro.

      • RPM

        Até agora não vi nenhum na rua…

        • Luconces

          Eu passei três semanas em SP e não vi T-Cross e nem Fiat Cronos…

          • zekinha71

            Cronos só tenho visto alguns taxi e viatura da PM. O carro não pegou mesmo.
            Passo todo dia em frente de uma ccs Fiat e nem lá eles expôe o carro.

          • Malvino Jose Moreira Junior

            Tenho visto muitos cronos aqui no RJ de janeiro, ainda não vi um T-cross

      • Pra mim a única versão que sobressai é a Highline, que ao meu ver não é tao cara pelo que oferece de diante da concorrência.
        Já as versões de entrada, foi um erro absurdo da VW na precificação. Mesmo que depois surja versão 1.6 AT para locadoras e PCD, ao meu ver um preço justo seria por volta 85mil para a versão 1.0 AT, não duvido que em breve seja o preço praticado nas CSS, repetindo o caso do Jetta.

        • TchauQueridos

          A VW tá maluca.
          O ticket médio do T-Cross com concorrentes diretos é de mais de 10 mil.
          Exceto HRV, porém o consumidor que paga mais por Honda ou Toyota não paga mais pra levar um VW.

          • what_the_hell??

            Tb acho que os preços do T-Cross deveriam ter sido lançados por 8/10 mil a menos, considerando os preços da concorrência! Foi soberba da VW! Até porque ainda tem muita gente que torce o nariz quando descobre que o motor é 1.0, mesmo com a turbina!

      • TchauQueridos

        Até hoje não vi nenhum na rua.
        Só vi aos montes em show-room de shopping.
        Por esse preço e acabamento de gol G4 vai ser difícil emplacar.
        O mercado é muito obvio, se for pra pagar mais, o consumidor leva Honda.

      • Lucas de Lucca

        Fiz um test drive na 1.4 top de linha semana passada apenas para conhecer o carro e achei no geral bom. O acabamento (pelo menos da top) não é nem de longe ruim como falam, inclusive não vi nenhuma rebarba ou vãos nas peças encaixadas, coisa que acho fácil no meu Cruze. Só achei péssima a escolha de cor clara no interior da top, se fosse escuro com black piano acho que ficaria mais requintado (nesse ponto gostei do forro do teto que é preto). Quanto ao desempenho do 1.4 achei bem anestesiado, mesmo no modo “sport” ele parece não desenvolver e o câmbio achei menos esperto que no Polo TSI, porém mais confortável que esse último que é bem ríspido e da uns trancos. Acho que pela proposta do carro ser familiar e de uso mais pacato isso foi intencional por parte da Volks para buscar mais conforto e economia. Detestei a posição de dirigir, mas isso não é apenas da T-Cross e sim característica dessas “SUV”. O carro é bom, para quem gosta de SUV e suas características e tiver a coragem de pagar o que a VW pede nessa 1.4 pode comprar sem medo. Eu não compraria, espero continuar por muitos e muitos anos com os bons e velhos hatches/sedans hehehehe.

    • Domenico Monteleone

      O problema do T-Cross é que ele é muito bom, mas ele não parece bom, pois a VW deixa as versões de entrada muito, muito feias pra tentar empurrar as mais caras, mas também deixa muita coisa legal como opcional, e opcional caro.

      • Lucas Moretto

        então, resumindo não é bom

      • pagar 82 mil em um manual, com acabamento padrão Gol não dá, imagina nas demais? Já Reengade, Kicks e os demais ja tem painel soft touch desde a versão básica. Não é um item primordial, mas nesse preço começa a ser

  • Natán Barreto

    O T Cross ainda vai avançar pra cima dos concorrentes. Mesmo com o interior pobre, a lista de equipamentos é boa e na cabeça da maioria “é um Volkswagen”

    • MauroRF

      Só que é caro. Conheço várias pessoas que foram ver o T-Cross e reclamam do preço e do acabamento. Não tem mais tanta gente assim falando “é um Volkswagen”. Hoje, falam disso de Honda e Toyota.

    • Domenico Monteleone

      A VW tem uma estratégia de deixar versões de entrada muito pouco atraentes visualmente, T-Cross só ó fica interessante acima de 100 mil reais, e nesse preço tem dezenas de outras opções, quem tem esse poder aquisitivo pesquisa muito. E já começou a aparecer em locadora tbm.

    • Ricardo Paes De Barros

      Meu gerente foi ver o T-Cross top de linha (250 TSI Highline) e disse que não fechou a compra pelo acabamento interno. Disse, também, que o vendedor da loja o desestimulou a fechar o negócio, pois nem a rede de concessionários acredita que ele está precificado adequadamente. Comentou que vários clientes estão migrando para o Tiguan de entrada… No fim meu gerente vai pegar um GLA usado.

      • Ernesto

        Difícil acreditar que um vendedor desestimulou um cliente a fechar negócio. Só se ele estiver em vias de mudar de emprego ou algo assim.

        • Verdades sobre o mercado

          ou direcionou para outro produto da marca…

          • Ernesto

            Verdade, mas existe o risco de perder uma venda como foi o caso, se verdade, do caso acima.

      • Robinho

        aconteceu quase a msm coisa com um amigo, vou ver o T-Cross e comprou um Creta…

    • beto

      “é um volkswagen” ninguém da importância pra isso não, e por que daria?

    • TchauQueridos

      Esse é o problema é um VW, não é um Honda ou Toyota que o consumidor aceita pagar mais que a concorrência.

  • Domenico Monteleone

    Importante lembrar que já tem locadora oferecendo T-Cross, ou seja, essa subida nas vendas pode ter a ver com isso, o mesmo vale pro Argo, só vai bem nessa.

    • awatenor

      Principalmente o ônix…mas basicamente os 5 primeiros vendem bem para vendas diretas (locadoras (lembrem que locadoras alugam para o Uber) e demais frotas oficiais e de serviços… Consumidor brèçilegñio só compra carro altinho, equipadinho e bunitinho…

  • RPM

    O Tcross está vendendo a mesma coisa do mês passado,não?

    • Cesar

      Aparentemente sim.
      Mês passado foram 3003 unidades. Até agora 1422.
      Se dobrarmos, ao final do mês seriam 2844 unidades ou uma queda de 160 unidades, mas acredito que deva vender um pouco mais que isso tendo em vista que alguns veículos não vendem quase nada na primeira quinzena e na segunda aumentam muito o volume de vendas.

  • kirig

    Antes tinha a dupla ka-gol, aí o trângulo amoroso surgiu e fico o trio Kargol

    • Dan RF

      kkkkkkkkk. Bem observado.

  • Renato Almeida

    Seria interessante ver o percentual de participação de PJ’s e PCDs nestas listas. Como exemplo, a Toyota, em fim de vida do Corolla atual, tem um número alto de vendas do Corolla para a Polícia Civil nos últimos 2 meses.

    • PAULO ROBERTO DOS SANTOS

      Corolla vende bem para governo , pj,pcd e taxi,sem essas vendas não ficaria entre os 20.

  • Tcross is the new Fox

    • awatenor

      Por 50.000 a mais… dá pra comprar 2, eu disse DOIS, Fox Conect… Talquei, o fox não tem as babás eletrônicas e nem todos as bolsas… mas… sorry, estarei sempre fora…

      • Robinho

        o Fox tbm não tem aquele acabamento porco do T-Cross, não é mil maravilhas – mas ao menos é condizente com o preço do carro.

  • Henrique Guedes da Silva

    Acho que a VW c@gou na traseira dela senão seria uma das mais bonitas

  • Lennes

    Abriu até o TOP 20 só para fazer propagando da T-Cross ? Fala serio.

    • Ernesto

      Que eu me lembre, o NA sempre falou dos Top 20. Corrija-me se estiver errado.

    • Verdades sobre o mercado

      Citou também o Argo em quarto publicando foto dos 2 em destaque. Não entendi seu comentário.

      • Francisco Helio

        Talvez por ainda serem novidades se comparados a onix/HB20…

    • Allifen Marques

      Não é propaganda do T-Cross, como foi lançamento de uma grande player do nosso mercado, houve uma expectativa em cima do desempenho do pequeno SUV da marca, como demorou pra ele deslanchar (e nem foi tanto assim), acabou ganhando uma menção no título. Nada fora do normal

  • Luis H

    A VW tira de linha um Golf com espaço familiar (Golf Variant) e coloca na mesma faixa de preço um Polo altinho. Vai vender como??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email