Etc

As siglas automotivas e seus significados

chevrolet-cobalt-ltz-620x465 As siglas automotivas e seus significados

Trabalhei numa empresa obcecada por siglas de cinco letras. No começo parecia uma bobagem, mas com o tempo percebi a finalidade que era encurtar a distância na comunicação corporativa. No mundo dos carros as siglas também tem significado valioso. Um divisor de águas entre escalas de equipamentos e propostas de cada produto e que ajudam um bocado na hora que seu carro entra no mercado de usados. Sempre vai haver uma distinção entre um LS e um LTZ, por exemplo.



O curioso é que as siglas tornaram-se uma poderosa ferramenta de marketing, sendo que não poucas vezes corroboram com a perpetuação de uma mentira sobre as pretensões do carro que você está por adquirir. Você colocar um “GT” na traseira de um carro não faz com que ele se torne um Gran Turismo de fato, assim como colocar sobrenome de aventura não faz seu carro sair por aí escalando montanhas.

Pra não ficar só no presente, quem de nós já não gastou uns bons neurônios tentando decifrar alguns mistérios automotivos de carros mais antigos?

Algumas perguntas já feitas:

1. Por que sigla “SL/E” dos Monza tinha uma barra separando as letras?
2. Se você já andou de Corcel II você deve ter visto um “LDO” na lataria. O que significava o “D” e “O”? (Luxury Decor Option)
3. E a mais emblemática da atualidade: “LTZ” . Onde o “Z” entra nesta história?

A história automotiva traz inúmeras siglas que ganharam status diversos, que vão da nobreza à pura ostentação de uma ou outra qualidade predominante de cada marca. Há uns dois anos um amigo estava prestes a comprar um Focus Ghia. Como acompanhava o assunto em alguns fóruns, falei pra ele que a Ford iria adotar a designação Titanium no Brasil, a exemplo do que já vinha fazendo na Europa há algum tempo.

Junto com o novo nome vieram rodas novas e alguns equipamentos adicionais. Em alguns círculos o Titanium se sobrepôs ao anterior, mas há quem ainda credite ao escudo Ghia uma sofisticação que deixou saudades… é quando a sigla ganhas status de brasão a nossa relação com o carro fica mais e mais pessoal.

Tomemos a linhagem DS da Citröen como exemplo. Começou timidamente como exercício de design para carros de nicho, para tornar-se um segmento independente e de caráter superior na gama da marca.

E você? Tem alguma história curiosa com uma sigla automotiva?

Para saber o significado de algumas das siglas usadas no Brasil, veja um post nosso de 2006: https://www.noticiasautomotivas.com.br/veja-o-significado-das-siglas-que-compoem-os-nomes-dos-carros-no-brasil/

Por Rique Franco

  • Mr. Car

    Gosto quando a coisa é intuitiva, tipo "L" (luxo) ou "LS"/"SL" (luxo super /super luxo). Esse negócio de identificar níveis de acabamento e/ou equipamentos por nomes aleatórios e sem sentido, é um saco.

    • radiobrasilcombr

      Mas os GM "LS" de "luxo" nao tem nada.

      • Pedro_Rocha

        Tem também a VW = Volkswagen.

        Volk = povo

        Wagen = carroça.

        • JPaulo10

          "Carro popular".

          • Pedro_Rocha

            Essa era a intenção do NSDAP: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional-SOCIALISTA dos Trabalhadores Alemães).

            • JPaulo10

              Conheço bem essa história.

        • Felipe

          Acho que você trocou o "wagen" pelo "wagon", sendo este o verdadeiro significado de carroça.

        • armroots

          Eu falo alemão, e a palavra "wagen" não necessariamente quer dizer "carroça", e sim "veículo" ou "carro", no caso de Volkswagen, como já dito, significa "carro do povo" ou "carro popular".

      • Magnus

        LS era golzinho 1986

        • Edson Roberto

          Ali não era BX e L?

      • Marco_Aurelio

        É aí que está companheiro: significa SEM LUXO, ou Less Sofistication :D simples assim. Grande abraço!

        • Wolf_Hoffman

          ou pode ser Lata Soldada

          :p

          • Edson Roberto

            Isso não é. Se economizam na solda seria impossivel que fosse lata Soldada. Ela pode ser colada… entre outros…rs

    • joe

      também acho legal. Mais fácil de identificar, ainda mais se a marca consolidar isso em todos os modelos e por vários anos. A GM por exemplo, já vem colocando a própria sigla ao lado do nome do carro na tampa traseira do carro, como "Classic LS- PRISMA LT- COBALT LTZ

      A Fiat fica usando nomes tipo Essence, Absolute, Sublime, etc… acho sem graça, sem contar que tanto nome em inglês nos carros já fica chato.

      • LuccasVillela

        Eu prefiro nomes… Essence, Absolute, Sporting ou Authentique, Expression, Privilege, por exemplo.

        • crisburatto

          Curioso é a Renault usar nomes franceses (Authentique, Expression, Privilége, Dynamique) para as versões mas inglês para os complementos (automatic, AWD, hi-flex).

          • armroots

            Automatic se escreve igual o inglês, mas se lê (automatiquê)…já o AWD é usado porque é uma sigla, e o nome Hi é usado porque esse motor é desenvolvido no Brasil, e adotaram aqui essa nomenclatura.

            • crisburatto

              A Citroen usa "Automatique" no Brasil.

  • Rosé Jamalho

    Vou contribuir com duas da Citroën: VTR (Vitesse Trés Rápide) e VTS (Vitesse Trés Sportif).

    • Louis

      Omega CD (Compact Diamond)

      • VRJunior

        Comfort Diamond.

        • Louis

          ops, foi mal, valeu pela correção.

        • Marco_Aurelio

          Certa vez um concessionário GM me disse que a sigla CD vinha de "CLASS DIAMOND" ou seja Classe Diamante. Acho que essa sopa de letrinhas confunde até os concessionários da marca.

          • Edson Roberto

            Coitado dele de tentar descobrir então o que é LTZ dos atuais…rs

      • radiobrasilcombr

        Omega x Compacto? Not!

      • shimanobr

        Sempre achei que o CD fosse de Confort Deluxe…. Essa é nova pra mim.

        • mho

          Ah cara, você nunca escutou alguém falando versão "Diamond" ou "Diamante" do Omega.

          Na década de 90 o pessoal do DF falava CD ou Diamante.

          • shimanobr

            Realmente nunca. Sou de Santa Catarina, e aqui a gente falava sempre CD, e ainda com sotaque ficava tudo jundo tipo "ômegacêdê" hehehe.

            Sério mesmo, sempre achei que fosse Confort Deluxe.

          • Paulo

            Mas o Omega Diamond é uma versão à parte. Eram GL, GLS, Diamond e CD. O Diamond tinha acabamento mais simples em relação ao CD, porém com mesma motorização 3.0.

      • Paulo

        Compact Disc… é pq ele vinha com um toca cd na época, por isso a sigla. Huahuahuhuahuhau

    • Ricardo Rangel…

      Sempre quis saber o significao da VTR, José Ramalho!
      Obrigado…

  • mgbalbo

    Adventure, rallye, sport… qual a mais fora de contexto entre as que são usadas nos populares ?

  • juniort9

    Falou e não disse nada… O título deu a entender que o texto traria as siglas e seus significados (na minha cabeça que teria os mais atuais, como LS, LT e LTZ, por exemplo e até a explicação das barras do SL/E). Sei que já existe um post sobre isso, mas pensei que seria atualizado.

    Se alguém souber os significados mais atuais e outros curiosos, seria legal colocar aqui nos comentários.

    • shimanobr

      LS = Like Shit LT = Low Technology LTZ = Low Technology "Zica''
      Brincadeiras à parte essa salada de siglas mesmo confunde!

      • Viniciusvs

        KKKKKKKKK " ta serto"

      • rodrigo_tm

        Ri alto com o Like Shit!!!

    • mark_v10

      tambem acho,fui seco na curiosidade de saber o significado das siglas e nada…seria mais facil reviver o post de 2006

    • aleneo2

      nao tenho certeza o LTZ já ouvi duas explicações.

      A primeira é que era uma homenagem ao bob lutz que ajudou a GM a sair de onde estava por volta de 2005 entao fizeram essa sigla LuTZ.

      já a segunda é que seria Luxury Touring e o Z significa ultima letra do alfabeto entao ultimo nivel em equipamento.

    • MBK

      Concordo, parece que foi uma matéria que os próprios leitores tem que responder…

  • Louis

    Tudo bem usar siglas para definir versões, mas não gosto da mania das montadoras de ficar mudando o padrão. Até quem acompanha diariamente o mundo dos carros as vezes tem dificuldade de decifrar as versões, qual é mais luxuosa e qual é mais básica.
    Por exemplo, linha GM, só algumas versões que lembro do Corsa, wind, Super, GL, GLS, GSi, SS, Joy, Premium, Maxx, agora nos novos temos LT, LTZ…
    S10 DLX, STD, Executive, LT, LTZ …
    Já tivemos Santana CS, CG, CD, GLS, Executive, Exclusiv, Evidence.
    Fazem muita confusão, eu preferiria que cada montadora mantivesse seu padrão, e fim de papo.

    • dougkmt

      Realmente é ruim. Veja um exemplo: o 308 possui versões Active, Allure, Feline e THP. O 408 possui versões Allure, Feline, Griffe e THP.

      O 308 Allure possui mais itens de série que o 408 Allure, mas dá a entender que teriam o mesmo padrão! O importante é conferir tudo antes de comprar! HEAuhEAUEH

  • Daniel Gmrs

    Melhorou bastante quando a Chevrolet parou de inventar as siglas como mpfi, elegance, expression, wind, premium e usou as siglas que facilmente mostra a superioridade das versões..
    LS > LT > LTZ

    • netovski

      Tá ao contrário, LTZ é a "superior".

      • Daniel Gmrs

        foi mal, fiz as setas mais pensando na continuidade e não nos sinais matematicos..

    • igor

      pow pcro MPFI não… isso ai é o nome da então tecnologia de ponta em matéria de injeção eletrônica na época: Multi Point Fuel Injection!

  • VRJunior

    LS: Luxury Standard
    LT: Luxury Touring
    LTZ: Mesmo significado da LT e o Z por ser a última letra do Alfabeto representa que é o último modelo, ou seja, o top.

  • JulioCMO

    É bom lembrar do rei das siglas: Subaru Impreza WRX STI Spec.C Type-RA (GD8), sendo Spec.C para o aprimoramento de ECU, motor e suspensão (entre outros itens) feito pela Cosworth, o Type-RA significando "Record Attempt", pois o carro é reduzido de tudo o que é desnecessário em um esportivo (e.g. isolamento de som, acabamento), o STI sendo Subaru Tecnica International, a divisão esportiva da Subaru, WRX como World Rally Cross, indicando o multi-campeão sistema Symmetrical All-Wheel Drive da Subaru e GD8 sendo o chassi, essa sigla… não tenha ideia do motivo dela rsrs'

    • marcondes

      Realmente eu acho estranho o numero de siglas dos carros japoneses (jogando gran turismo claro, meu unico carro japones é um sentra)

  • bedotRJ

    Sempre gostei das siglas. Facilita a identificação e dá personalidade a cada uma das versões.

    No momento, apenas a GM voltou a usar as siglas em grande escala, praticamente em toda linha. Acho bem mais legal do que Highline, Trend, Dynamique, Essence, Vivace, Allure e outros nomes que não significam absolutamente nada.

    É possível que venham coisas ainda mais estranhas. Se a VW reproduzir no Up brasileiro as nomenclaturas aplicadas no modelo europeu, teremos um monte de esquisitices. Na Alemanha, o carro é "Der Up!", com artigo definido e ponto de exclamação. As versões incorporam o nome do modelo: "take up!", "move up!", "high up!", "cheer up!" e outros. É muita boiolagem. Bem melhor se a VW desse um nome normal ao carro, Lupo por exemplo, e usasse as siglas que já fizeram sucesso por aqui, CL e GL. Ficaria muito mais inteligível e menos afrescalhado.

  • fabio_augusto

    Esses CL da VW causava arrepios no início da década de 90. Só faltava o modelo representado por essa sigla ter volante e bancos opcionais…

    • zeuslinux

      Eu infelizmente tive um Gol CL pé-de-boi desses. O carro não vinha nem com retrovisor do lado direito, para terem uma idéia…

      • BlackJacket

        Essa do retrovisor eu lembro. É só pra dar uma idéia né porque o CL vinha faltando várias outras coisas kkkkk
        Eu me pergunto como a gente aceitava comprar um carro com um retrovisor só. Na época eu gostava de carros e achava normal. Hoje não aceito carro nem sem ABS. Será que eram os preços? Um Gol desses custava R$15mil 0km…

      • Samuka1972_UV

        Retrovisor do lado direito só passou a ser usado quando foi obrigatório, Gol sem retrovisor de um lado ainda passava, mas Opala, Maverick e Dodge Dart era complicado. Pelado mesmo era o Gol C, que era somente destinado a frotistas, era igual aos Gol 1000, só que com motor 1.6

      • Edson Roberto

        Ele tinha saidas de ventilação ao lado direito? Acredite… isso em 87 era OPCIONAL.

  • EduP

    Novas siglas, novos nomes, novos preços… E tome, consumidor brasileiro!!!

  • dumaluf

    Legal eram os XR3, GSi, TSi, Formula, SR, EFI, Ouro (Del Rey e depois Tempra), etc ….

  • DarkLord of the Sith

    Sempre gostei de siglas. Como já disseram aqui, acho que dão personalidade ao carro e facilitam a identificar as versões.
    A VW na década de 80 e 90 por exemplo, era bem fácil distinguir o Santana CL, do GL e do GLS. Mesma coisa o Gol, o CL era
    bem diferente do GL, GTS e GTi. Acho que poderiam voltar, a VW do México vende o Gol como CL e GL.

    Alguns significados de siglas antigas:
    VW – CL: Comforto Luxo – GL Grand Luxo – GLS: Grand Luxo Super – GTS: Gran Turismo Super – GTi: Gran Turismo injection – GTI: Gran Turismo International
    TS: Touring Sport – LS: Luxo Super – LSE: Luxo Super Executivo
    Dos primeiros Santana – CS: Comfort Silver – CG: Comfort Golden – CD: Comfort Diamond

    GM – SL: Super Luxo – SE: Super Especial – SL/E: Super Luxo Especial – DL: De Luxe – DLX: De Luxe Extra

    Ford – LDO: Luxury Decor Option ou Luxuosa Decoração Opcional – L: Luxo – LX: Luxo Extra – GL: Grand Luxo – GLX: Grand Luxo Extra
    XR3: Experimental Research 3 (lembrando que na Europa tinha o Fiesta XR2, o Sierra XR4)

  • diadogeografo

    Siglas = American Way of Life
    Nomes = European type

    Como prefiro Opel à GM, por exemplo, prefiro os nomes… Acho que isso indica em parte os planos de inspiração pro futuro do mercado. O ideal, ao meu ver:

    Sem sobre nome (Standard) ou Essencial < Plus ou Confort < Full ou Top, mas cada uma inventa os Super Ultra Giga Deluxe que quer, e todo mundo fica perdido tentando achar o significado pro Z do LT.

  • fabritch

    Eu sou meio novo, mas já vi pelo menos na GM e VW as siglas GL e GLS. Acho mais interessante quando a sigla identifica a marca. Inclusive esta GLS meus amigos gays ficavam zoando "Vou comprar um Vectra GLS usado (Gays , Lésbicas e Simpatizantes)"

  • igor

    E os opalões ?

    Diplomata e Comodoro

    • LTD1976

      Na verdade Comodoro e Diplomata eram nomes dos modelos, Chevrolet Comodoro e Chevrolet Diplomata, não de versões. Assim como outros carros como os ford LTD e ford Landau e o Dodge Grand Sedan por exemplo.

  • jackson_sch

    A primeira coisa que faço quando compro um carro zero é tirar o logotipo da concessionária que vendeu o carro. No meu Fiesta tirei o nome da concessionária e o adesivo aplicado na lateral "Class".

  • Neanderthal_Man

    Meu carro dos sonhos tem a seguinte sigla: JCW

  • Samuka1972_UV

    LDO era Limited Decor Ornamentation, ou seja, era um modelo Intermediário, nem Standart nem o mais luxuoso.

  • Rafael

    Hora que vi a foto do Cobalt, achei que finalmente alguém ia me explicar o LT e LTZ kkkkk, ainda bem que tinha essa explicação nos comentários

  • kikofar

    Acredito piamente que a sigla GLS perdeu espaço na GM por conta do movimento a favor da homoafetividade…. (e falo sério!).

  • PEDRO_HAWK

    Mas Ghia não é uma sigla…

    Falando do Focus, alguém sabe o que significa o LFC que tem apenas no documento do carro (Ford Focus Ghia 2.0 LFC)?

    • pedro

      Tenho a mesma dúvida (mas no meu caso é um FORD FOCUS 1.6 FLEX FC. Eu “acho” que no teu caso o L é dos “litros” do motor (2.0L), e o FC já me disseram que é “Ford Connection” (embora o FORD FOCUS 1.6 FLEX FC tenha um rádio original Ford, não tem conectividade alguma); mas é só suposição, não tenho certeza também.

  • pedro

    FORD FOCUS 1.6 FLEX FC (assim consta no documento). O que significa esse “FC”?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend