Astra: veja a história do sucesso na Europa e Brasil

O Astra teve mais de meio milhão de unidades vendidas só na Europa.

O sucessor do Kadett ainda tem um futuro muito promissor pela frente.

Produzido na Europa desde 1936, primeiramente sob o nome de Kadett, e ganhando o nome de Astra pela inglesa Vauxhall em 1979, o Astra fincou raízes mundo afora e constituiu família nesses 82 anos de existência.

Leia aqui tudo sobre a história do Astra:

Leia também: Astra 2011

Astra no Brasil

Se no caso do Opel Astra, sua história começa em 1936, com o primeiro Kadett, no caso do Brasil, o modelo veio importado em 1994, com variantes hatch de 5 portas e perua. O modelo tinhas as mesmas características estilísticas da sua versão europeia, com exceção para o logo da Chevrolet que substituía o “Raio” da Opel.

Bem equipado, o modelo chegava na época que se tornou referência em conforto e itens de série. Um dado curioso, é que o modelo trazido nessa época, era o Vauxhall, que tinha uma grade diferente, e que por sua vez acomodava melhor o logo da “Gravata” que na época ainda usava um circulo ao seu redor. Mas em modelos equipados com air-bags, continham o logo da Opel.

1994

Fantasia

Conhecido por ser muito prático, espaçoso e versátil, o Chevrolet Astra (veja aqui Chevrolet Astra – defeitos e problemas) aproveitou de sua boa fama para incluir no mercado nacional várias versões que ainda são lembradas com carinho pelos Brasileiros. Assim como sua primeira geração, o Astra trouxe para o país a versão GSI, em 2003, que resgatava sua aura esportiva.

Com um bom motor 2.0 16v e 136 cavalos o modelo conseguia passar bem no quesito de esportivo barato. O mesmo não era possível dizer, por exemplo das versões SS, que foram estendidas ao Corsa e a Meriva, que infelizmente acabaram por ficar apenas no visual, uma vez que os modelos se valiam apenas do tradicional motor 1.8.

Outras versões acabaram por ter o mesmo fim, uma vez que não trocavam de motorização e sim de detalhes cosméticos, como a versão Sunny, que em seus últimos dias de vida, se valia das “super-calotas” e adesivos alusivos a versão do modelo que podia ser encontrado nas carrocerias de duas ou quatro portas.

autowp.ru chevrolet astra ss 3 autowp.ru chevrolet astra ss 5 autowp.ru chevrolet astra ss 6

2ª Geração do Astra no Brasil

Se o primeiro modelo foi líder de vendas graças ao seu acabamento de qualidade, motores modernos e similaridade com a Europa, a segunda geração obteve o mesmo êxito. Apresentado em 1998, a segunda geração do Opel Astra, levou apenas um ano para chegar na terra do Carnaval.

Um novo design, mais anguloso ficaria na mente dos brasileiros por muito tempo, uma vez que o modelo só saiu de linha em 2011 com a carroceria da 2 ª geração. No início de suas vendas, o modelo contava com propulsores 1.8 litros de 110 e 2.0 de 112 cavalos. Ainda sem contar com uma variante perua, o Astra nacional tinha versões hatch de três e cinco portas e a versão sedan.

autowp.ru chevrolet astra 2.0 flexpower comfort 2 autowp.ru chevrolet astra 2.0 flexpower elite 2 autowp.ru chevrolet astra 2.0 flexpower advantage 9

Astra GSI

Ainda sob a pele da segunda geração, mas com um novo design externo, o novo Astra, agora trazia uma versão para acalentar os antigos donos do saudoso Kadett, o GSI. Em 2003, o modelo voltava com a sigla, e com um motor que seria ainda utilizado até basicamente o final de sua vida por aqui.

O motor 2.0 litros de 16 válvulas descendente da família II da GM, tinha bons 136 cavalos, e 19,2 kgfm de torque, que faziam o modelo alcançar a máxima de 203km/h.

autowp.ru chevrolet astra gsi 16v 5 door 8 autowp.ru chevrolet astra gsi 16v 5 door 4

Motor Flexpower

Em 2004, já como linha 2005, a Chevrolet apresentava seu novo motor flexível. O Astra fez a estreia, e tornava-se o primeiro modelo médio a entrar pro até então restrito grupo de modelos de motores bicombustíveis. Seu 2.0 litros de 8 válvulas, agora tinha 121 cavalos na gasolina e 127,6 cavalos no álcool.

Outras melhorias também foram feitas no modelo, porém o GSI ainda contava com opção apenas à gasolina. Mas a inovação em termos não se restringiu apenas a dois combustíveis. Em outubro do mesmo ano, a Chevrolet apresentava seu primeiro veículo com capacidade para ser abastecido com álcool, gasolina e gás natural, tudo isso graças a um sistema desenvolvido em parceria com a Bosch.

Sistema semelhante, fora oferecido anos mais tarde no Fiat Siena, que se gabava por conseguir utilizar 4 tipos de combustíveis – álcool e gasolina, gás natural e gasolina pura – vendida apenas em pouquíssimos postos de combustíveis.

autowp.ru chevrolet astra sedan multipower 3 motor 14

Fim de produção

Antes de sair de linha em 2011, e dar espaço para o Vectra e o Sonic, o Astra recebeu ainda a versão SS, que era uma última tentativa da marca de representar bem o GSI, mas com a mesma motorização flex 2.0 comum a toda a gama, com apenas 133 cavalos na gasolina e 140 cavalos no álcool, o modelo não empolgava e já dava indícios de final de vida.

O modelo saiu de linhas depois de 12 anos de vendas e cerca de mais de 300 mil unidades vendidas em solo nacional.

Opel Astra F: 1991-1997

O Opel Astra de 1991 se destacava por ser mais seguro que seus antecessores, com novos sistemas de cintos, proteções laterais reforçadas, e reforços nas portas do modelo. Os motores também recebiam uma atenção especial, agora eles eram equipados com catalisadores, o que os deixavam menos poluentes.

Dessa geração, o modelo foi exportado da Bélgica para o Brasil em 1993.

Opel Astra GSi F 1991–94

Opel Astra Cabrio F opel astra caravan cool dream 6

Opel Astra G: 1998-2004

Perto da virada do milênio, o Opel Astra ganhava novas carrocerias agora nas versões 3 portas, 4 portas, sedan, perua, cupê e cabriolet. Este último com um design bastante charmoso, que cativava e tinha um bom apelo visual.

Apresentado na primavera de 1998, o novo Opel Astra, agora contava com um design totalmente revisto, mais anguloso, frente mais curta e faróis menores e mais esportivos. Uma nova suspensão garantia mais conforto e estabilidade para os passageiros. O modelo também foi vendido no Brasil, agora produzido localmente de 1999 a 2011.

Opel Astra Turbo Coupe G 2000–04 Opel Astra Edition 100 Sedan G 1998–2000 opel astra caravan 95

Opel Astra H: 2004-2009

Na terceira geração do Astra, a Opel apresentava uma nova linha de motores, que tinham potências que variavam de 90 cavalos até 240 cavalos nas variantes OPC, Variantes essas que também eram vistas no Opel Corsa, Insignia, Vectra e até mesmo nas minivans familiares Meriva e Zafira.

Mais tecnológico e seguro, o modelo ganhava notas máximas em testes de segurança pela Europa. Sai de cena a versão GSI e entra a OPC – Opel Performance Center. No Brasil, o modelo foi vendido sob a alcunha de Vectra entre 2005 a 2011, apenas nas variantes hatch e sedan.

opel astra sedan 32 Opel Astra Caravan H 2004–07 autowp.ru opel astra hatchback 4

Opel Astra J: 2009-2015

Uma quebra de paradigmas foi feita na quarta geração do Opel Astra. Um design muito mais em dia com a nova linguagem de estilo da Opel, novos motores dotados de mais tecnologia e sistemas de segurança aprimorados, traziam o Astra para o século 21.

Um dos sistemas mais interessantes, o “Opel Eye”, conseguia “ler” os sinais de trânsito, e informava em tempo real para o motorista os limites de velocidade ou sinalizações de ultrapassagem. O modelo infelizmente não foi vendido no País, mas ao menos conhecemos sua variante americana, o Chevrolet Cruze, apresentado em 2009 ao mundo e em 2011 por aqui.

autowp.ru opel astra hatchback 3 autowp.ru opel astra sports tourer 21 autowp.ru opel astra sedan 15

Opel Astra K: 2015 – presente

A geração atual do Astra, continua o legado da geração anterior, com novas tecnologias e novos motores, e um design ainda mais antenado com o que havia de mais moderno na gama Opel. Era a primeira vez em 53 anos que o Astra utilizava novamente um motor 1.0, agora com três cilindros turbo com 105 cavalos.

As tecnologias de leitura de placa e detecção de pedestres foram revistas e ganharam melhorias para tornar o Astra, ainda mais seguro. O modelo também serviu de base para a segunda geração do Chevrolet Cruze, que fora apresentado nos Estados Unidos e 2016 e também é vendido aqui nas opções hatch e sedan, com opção de motorização 1.4 turbo com 153 cavalos de potência.

opel astra sports tourer biturbo 11 Opel Astra 1.4i Worldwide K 2015 opel astra 32

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



klebersilva
Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.