Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

O Audi A3 Sedan 2021 foi lançado oficialmente na Alemanha e mais adiante deve chegar ao Brasil, mas importado. A produção da marca de luxo no país não deve continuar, conforme os planos de antes da pandemia de coronavírus.


Este sedã premium agora mede 4,500 m de comprimento, 1,820 m de largura, 1,430 m de altura e 2,636 m de entre eixos, ficando um pouco maior, porém, mantendo a base anterior em sua plataforma modular MQB.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

Apesar dos números maiores, o A3 Sedan mantém seu pequeno porta-malas de 425 litros, mas agora vem com um visual mais expressivo, compartilhado com o hatch A3 Sportback 2021, já apresentado.

A leve esticada na carroceria fez com que a aerodinâmica fosse privilegiada, baixando o cx de 0,29 para 0,25, um ganho importante. Na frente, o conjunto é o mesmo do hatch médio, tendo faróis em formato de bumerangue com assinatura em LED e projetores com mesma tecnologia.

Com grade refeita, o Audi A3 Sedan 2021 chama atenção pelas molduras laterais que imitam entradas de ar e apresentam detalhes contrastantes para se destacar. Tendo mais vincos acentuados na carroceria, o sedã ganha rodas de liga leve mais atraentes.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

Na traseira, as lanternas ficaram maiores com forma mais triangular e novos elementos visuais em LED. O para-choque reproduz as mesmas linhas da frente. Por dentro, o Novo A3 Sedan vem com um ambiente mais sofisticado.

O painel ganha formas mais pronunciadas, centradas no motorista, que agora dispõe de um cluster digital de 10,25 polegadas com grafismos interessantes, assim como multimídia MMI Touch com tela de 10,1 polegadas. Os difusores de ar em volta da instrumentação chamam atenção.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

No lado do passageiro, um difusor de ar contínuo e acabamento metalizado de ótima impressão visual, assim como do novo console com ar condicionado dual zone em tela plana, assim como base modificada do câmbio, cuja alavanca é um pequeno botão, como no Golf 8, tendo ainda botão de partida e modos de condução.

O volante é novo e tem visual esportivo, enquanto as portas ganham linhas mais expressivas, especialmente as maçanetas. O nível de acabamento melhorou muito, inclusive com adição de revestimentos em Alcantara. LEDs que mudam de cor estão presentes no painel e portas dianteiras.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

No conteúdo, o Audi A3 Sedan 2021 (veja também Audi A3 Sedan 1.4 Attraction: vantagens e desvantagens) tem o pacote ADAS – que consiste em controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, aviso de ponto cego e de tráfego cruzado em manobra – e tem opção do sistema de navegação MMI Plus.

Sob o capô, o Novo A3 Sedan dispõe do motor EA211 1.5 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, com câmbio manual de seis marchas ou S tronic de sete velocidades, sendo esta última com tecnologia híbrida leve de 48 volts. Há também uma opção diesel 2.0 TDI de 150 cavalos.

Audi A3 Sedan 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.