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Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

O Audi A3 Sedan 2021 foi lançado oficialmente na Alemanha e mais adiante deve chegar ao Brasil, mas importado. A produção da marca de luxo no país não deve continuar, conforme os planos de antes da pandemia de coronavírus.


Este sedã premium agora mede 4,500 m de comprimento, 1,820 m de largura, 1,430 m de altura e 2,636 m de entre eixos, ficando um pouco maior, porém, mantendo a base anterior em sua plataforma modular MQB.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

Apesar dos números maiores, o A3 Sedan mantém seu pequeno porta-malas de 425 litros, mas agora vem com um visual mais expressivo, compartilhado com o hatch A3 Sportback 2021, já apresentado.

A leve esticada na carroceria fez com que a aerodinâmica fosse privilegiada, baixando o cx de 0,29 para 0,25, um ganho importante. Na frente, o conjunto é o mesmo do hatch médio, tendo faróis em formato de bumerangue com assinatura em LED e projetores com mesma tecnologia.

Com grade refeita, o Audi A3 Sedan 2021 chama atenção pelas molduras laterais que imitam entradas de ar e apresentam detalhes contrastantes para se destacar. Tendo mais vincos acentuados na carroceria, o sedã ganha rodas de liga leve mais atraentes.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

Na traseira, as lanternas ficaram maiores com forma mais triangular e novos elementos visuais em LED. O para-choque reproduz as mesmas linhas da frente. Por dentro, o Novo A3 Sedan vem com um ambiente mais sofisticado.

O painel ganha formas mais pronunciadas, centradas no motorista, que agora dispõe de um cluster digital de 10,25 polegadas com grafismos interessantes, assim como multimídia MMI Touch com tela de 10,1 polegadas. Os difusores de ar em volta da instrumentação chamam atenção.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

No lado do passageiro, um difusor de ar contínuo e acabamento metalizado de ótima impressão visual, assim como do novo console com ar condicionado dual zone em tela plana, assim como base modificada do câmbio, cuja alavanca é um pequeno botão, como no Golf 8, tendo ainda botão de partida e modos de condução.

O volante é novo e tem visual esportivo, enquanto as portas ganham linhas mais expressivas, especialmente as maçanetas. O nível de acabamento melhorou muito, inclusive com adição de revestimentos em Alcantara. LEDs que mudam de cor estão presentes no painel e portas dianteiras.

Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado e expressivo que o anterior

No conteúdo, o Audi A3 Sedan 2021 tem o pacote ADAS – que consiste em controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, aviso de ponto cego e de tráfego cruzado em manobra – e tem opção do sistema de navegação MMI Plus.

Sob o capô, o Novo A3 Sedan dispõe do motor EA211 1.5 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, com câmbio manual de seis marchas ou S tronic de sete velocidades, sendo esta última com tecnologia híbrida leve de 48 volts. Há também uma opção diesel 2.0 TDI de 150 cavalos.

Audi A3 Sedan 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Daniel dos Santos

    Ótimo….fim das alavancas de câmbio….Belo painel, pena que este carro deverá chegar aqui perto dos 200k

    • PEDAORM

      Deve chegar por cerca de 175 como a 118i e a200 sedã advanced. Lembrando que o a200 de entrada tá na faixa de 150 mil… Aí vai depender do pacote Brasil.

      • Edinaldo_Tapica

        E do dólar…

        • Daniel dos Santos

          EURO

    • Gran RS 78

      Não creio que custará tudo isso, pois o A4 está saindo por 159 mil e o recém lançado Q3, que tbm é importado custa 180 mil, e geralmente os suvs são mais caros que os respectivos sedans da mesma marca, pelo menos aqui no Brasil, pois esse segmento está na moda.

      • Osni Duarte

        Tem um outdoor da concessionária Audi em Blumenau oferecendo o A4 a partir de R$ 149 mil.

      • oloko

        Mas o A4 também mudou via facelift, então vai ter mesmo esses preços que devem até diminuir com o tempo, até a chegada do ”novo” A4

      • PEDAORM

        Lembrando que esse A4 está em fim de vida, já foi lançado o facelift na europa faz algum tempo. Acredito que o A3 deve quase se equiparar ao preço do Q3 de entrada, porém mais equipado, imagino.

        • Daniel dos Santos

          lembrando que o câmbio EUR/BRL está em 5,80….esses carros possuem conteúdo importado muito alto, regido pela moeda EURO…é óbvio que será repassado.

          • PEDAORM

            Perfeito, é como nosso amigo Edinaldo também comentou… Sem duvidas, vai depender do cambio também. Mas considerando que o 118i e A200 também são importados e estão na faixa de 150-180 mil, além de também estarem na mesma categoria, acredito que preço do A3 também vai seguir nesta faixa.

            • Daniel dos Santos

              sim, mas os preços dos 118 e a200 são de quando? é estoque com cambio antigo? o novo A3 ainda nem foi lançado…

              • PEDAORM

                É o preço de hoje… relativamente recém lançados, mas de fato ainda antes do impacto do Covid. Acredito que basta acompanhar o preços deles, que deve seguir o que estiverem praticando, caso tenham aumentos.

        • Gran RS 78

          Mas se isso acontecer, o A4 terá que ser reposicionado de preço, o que não fará sentido, pois se mesmo ele custando menos hj, já não vende, o mesmo caso do Q3, que se o A3 sedan custar quase o mesmo que o suv, os clientes irão comprar o suv, mesmo se o sedan vier mais equipado que ele.

          • PEDAORM

            Faz sentido, mas vou reiterar meu ponto de vista: Sobre o A4, ta em fim de vida antes da chegada do facelift, natural o preço mais baixo nesse momento, deve ser reposicionado com o chegada do atualizado. Também não descarto a possibilidade de abandonarem o A4 sedan aqui com a chegada no novo A3 sedan. Mas é improvável, e nao tem nenhuma sinalização sobre isso, por enquanto.
            Sobre o A3 x Q3, acredito em preço similar, mas um pacote mais recheado no hatch/sedan do que no SUV. Mas dependendo ai do cambio (moeda), teria espaço para o A3 custar menos, como A200 Sedan que parte de 140 mil… Mas acredito mais em algo na casa dos 170 bem recheado.

    • Rodrigo Pasini

      Um A3 1.4 com pacote s-line custa muito, mas muito menos que isso. Não tem justificativa esse carro chegar por 200k, na realidade não tem justificativa chegar custando mais que custa o atual mas sabemos como as coisas funcionam.

      • Ernesto

        Não justifica custar mais que o atual? Atual é feito em São José dos Pinhais e este será importado da Europa. Precisa falar mais alguma coisa?

        • Rodrigo Pasini

          Negativo, existem unidades que são importadas sendo vendidas por aqui, dá uma olhada no vídeo de backstage mostrando o novo A3 que eles compraram pra ver se ele é nacional. E francamente o custo para manter uma unidade fabril aqui não deve compensar perto do custo de trazer um importado, visto a quantidade que vendem do modelo local.

        • Edson Fernandes

          Mesmo produzido aqui, ele tem um conteudo de importação muito grande. Então ele sofre mesmo produzido aqui sobre a variação do dolar para diversos pontos do carro.

  • Fabão Rocky

    Pensei q se tratava de uma nova geração.

    • Fabrício Sanches

      Pensou certo.

    • Edson Fernandes

      O fato de se manter na mesma plataforma, não o tira ser uma nova geração.

      • Fabão Rocky

        Concordo. Mas o fato de manter a mesma carroceria o deixa na mesma geração. Por exemplo, o Gol quadrado sofreu várias reestilizações, assim como a sua segunda geração. Só que o Gol bola (G2) na sua primeira reestilização foi chamado de G3 e a segunda reestilização de G4. E a geração 3 é conhecida como G5. E depois de algumas reestilizações da geração atual já foram apelidadas de G6 e G7. Se fossemos considerar cada face-lift de geração, já deveríamos estar na G10, levando-se em conta as reestilizações do Gol quadrado.

        • Edson Fernandes

          Ah sim. O que eu to dizendo é que existe renovações profundas sobre a mesma plataforma. Agora com plataformas mais flexiveis na criação de um produto, eu acredito que será algo mais comum de ser utilizado a mesma por algumas gerações com ganhos em eletronica e segurança.

          • Fabão Rocky

            Verdade. As montadoras hj em dia estão buscando economia e nada melhor para economizar do q uma plataforma modular. Dá para se fazer vários modelos sob a mesma plataforma. Às vezes tbm as pessoas se preocupam apenas com plataforma moderna e esquece a segurança. De que adianta um carro B ter uma plataforma moderna e o carro A ter uma plataforma jurássica, sendo que a qualidade do aço empregado não presta? Houve uma época q aki nas postagens do N.A q tinha mtos adoradores de plataforma.

            • Edson Fernandes

              Concordo. Esses normalmente eram bem esquentadinhos nos comentarios. Eu bani um monte..rs

  • Claudio

    Seu, pela bagatela de 3 milhões de dólares.

  • PEDAORM

    Alguém sabe informar sobre esse câmbio s tronic 7? Se ainda é o DQ200 seco ou já banhado a óleo?

    • Emilio

      Boa pergunta! Eu chutaria que é o banhado a oleo, estava querendo adquirir um A3 Sedan 1.8 mas desisti dps de ver vários relatos que se o cambio não deu problema, as chances de dar pau na mecatronica antes dos 150.000KM é grande. É interessante que o Q3, mesmo com motor 1.4 já usa o DCT250.

      • PEDAORM

        Pois é… Hoje em dia você já consegue o A3 2.0 com motor do GTI e DQ250, mas o 1.8 e 1.4 stronic realmente nao dá. O Tiptronic com o 1.4 acho interessante pois acredito em facilidade maior com o mecânico, e a nova versão prestige plus tech dele vem muito bem equipada, mas já em final de vida…. Se vier esse novo hatch como 1.4 ou 1.5 e o cambio dct bahado a oleo, vai virar forte candidato para minha garagem.

        • José Gomes

          A Audi não usa mais o dq200 (7 marchas seco) no Brasil a partir dos modelos 2020 (nem no hatch).

          • PEDAORM

            Como assim? O hatch húngaro importado 1.4 S tronic e o audi A1 ainda não usam mais cambio a seco no Brasil? Acho que você esta enganado amigo… Mas seria uma grata surpresa saber que o atual A3 hatch usa cambio banhado a oleo. Alguma fonte para confirmar essa informação?

            • Davidsandro18

              Isso mesmo, o hatch com motor 1.4 (que inclusive é o de 122CV) já usa o DQ250 (7 marchas banhado a óleo), o mesmo da Tiguan Allspace por exemplo. O Eduardo Razuk do canal Backstage adquiriu um na semana passada, e lá ele comenta sobre o câmbio.

              • PEDAORM

                Vou dar uma olhada sim Obrigado. No caso o DQ250 é o 6 marchas, então se é 7 marchas banhado a oleo deve ser o DQ380/381

              • PEDAORM

                Acabei de assistir o vídeo. Ele confirma que é o DQ200 a seco.

                • Davidsandro18

                  Claro que não, DQ200 é o que está ao lado, o deles é com DQ250.

                  • PEDAORM

                    Acho que estamos vendo vídeos diferentes. Se puder colocar o nome de vídeo e em que minuto:segundo acontece isso, te agredeco.

                    De toda forma, não considero o Eduardo fonte confiável e não vi nenhuma outra fonte que corrobore essa informação, nem vindo dele inclusive.

                    Por fim, impossível ser o DQ250 por que no site da própria Audi fala 7 Stronic marchas, o DQ250 só tem 6. Se usasse embreagem banhada seria o DQ380/1, mas não acho que seja o caso.

  • Peter Bishop

    Continua pequeno por dentro

  • Dudu Pimentel

    Ficou parecido demais com o irmão maior e mais velho, o A4…bom para os futuros donos de A3, ruim para os futuros donos de A4.

    • Saraiva

      Acho q na próxima geração do A4 a diferença volta a crescer

      • Dudu Pimentel

        Mas ai A3 sedan ganhará um facelift e provavelmente ficará parecido, ainda que menos do que agora. Não, adianta…os carros atualmente não tem mais identidade própria, como nos anos 60 até meados dos anos 2000 (digo isso pq nos anos 10 até os anos 30 os carros mudaram o desenho básico, ficando mais arredondados, porém a cada mudança, os carros ficaram quase todos com o mesmo visual, tendo apenas mudanças pontuais, como desenho e tamanho da roda; detalhes na dianteira; número de aros no volante e claro a qualidade dos acabamentos e materias usados…pegue ai um Cadillac, um Buick, um Rolls-Royce, uma Mercedes, um Bentley da mesma época…eram tudo quadrado, tinham 3 ou 4 raios no volante, rodas raiadas de madeira ou de metal e por ai vai).

        • Saraiva

          Mas aí não seria facelift do a3. Já deverá ser nova geração completa com direito até a mudança de plataforma

  • Emilio

    Que carro lindo! Na minha opinião um dos mais belos sedãs!

    • Maycon Farias

      Estou pensando seriamente se não é O mais bonito. Tem uma Mercedes que também amo. Realmente está muito bem acertado. Eu ainda acho o Civic de 2007 como o desenho mais bem feito desde sempre. Porém esse aí está incrível.

    • El Gato!

      É bonito sim, mas não achei tudo isso. Aquelas molduras dos faróis auxiliares ficaram muito “geométricas”, ficou estranho. E aqueles vincos inferiores nas portas ficaram exagerados ao meu ver.
      Dentro do mesmo fabricante, acho o A5 indiscutivelmente o design mais acertado entre os sedans.

  • Marcus Vinicius

    Um bom candidato para substituir o Audi A3 Sedan na linha de montagem no Paraná é o SUV compacto Q2 que ainda não chegou ao Brasil.

    • Dudu Pimentel

      Acho que ele não virá, pq se trata de um SUV caro demais para seu porte (iria canibalizar as versões de entrada do Q3…e se a Audi retirasse essas versões, o Q3 que já não é nada barato, ficaria ainda mais caro). O Q4 poderia ser o SUV do A4, porém o Q5 já cumpre bem o papel de ser um SUV médio de luxo…a menos que ele vire um Q5 cupê (que tb poderia virar um Q6), pois o Q5 não tem esse visual.

      • oloko

        O Q5 já é o suv do A4

    • oloko

      Provavelmente não seja fabricado no brasil, somente a Q3 e aquele nivus da vw, golf e a3 somente importados acredito

  • Maycon Farias

    Extremamente lindo.

  • CanalhaRS

    Muito bonito, bem mais acertado que o sportback, que não sabe se é hatch ou perua.

    • Paulo Lustosa

      Normal dos A3 5p a partir da geração PQ35.. não sabe se vai ou sai de cima

    • PEDAORM

      Achei os 2 muito bem acertados. Essa cara meio perua do hatch já considero até característica do A3, que segue assim desde a segunda geração, e gosto muito. A Audi tem historia com peruas, então faz todo sentido na minha opinião.

  • th!nk.t4nk

    Acho estranho esses mini-sedãs, parecem muito “forçados”. Carro desse porte deveria ser apenas hatchback.

    • Lucasss

      Concordo. Parece um anão, pequeno e bombadinho, no RS3 isso se mostra muito mais evidente, esse excesso de detalhes não combinam com um carro muito pequeno e a lateral tem uma linha de cintura muito alta, não me é agradável aos olhos. Eu iria de CLA35/45, o estilo cupê desse carro é mais harmônico.

    • McLovin

      Na verdade as dimensões ao A3 sedã estão corretas para um modelo de segmento C. Os concorrentes que foram demasiadamente espichados, sobretudo os de marcas generalistas. 4,50 metros de comprimento por 2,64 metros de entre-eixos são medidas de Opel Vectra B, à época do segmento D — Audi A4/ VW Passat hoje. O Onix Plus que é segmento B chega praticamente ao porte do A3.

      • th!nk.t4nk

        Sim, mas os anos 90 ficaram lá pra trás. Falando de hoje em dia, o A3 é um sedãzinho bem apertado.

        • McLovin

          Os chineses começaram com essa moda de ampliar o entre-eixos de carros convencionais, ideia incorporada no ocidente. O ganho em dimensões externas não são integralmente transferidos para o espaço interno do habitáculo.

          Com as normas de segurança cada vez mais rígidas, é como se a “espessura” da carroceria tivesse aumento, invadindo o habitáculo. Não é mais possível maximizar o espaço interno como o Uno original da década de 80, uma lata de sardinha. O A3 não deve ser tão maior que o Onix. A diferença na largura não passa de 10 cm. Por ser um carros Premium, utiliza bancos e painéis de portas mais volumosos, como é de se esperar, então não me surpreenderia o Onix Plus ser equivalente. Dentro da Audi há outras opções de maior espaço interno. O compacto da GM cobre um range muito maior na gama.

          Lembrando que um Astra sedã tinha 4,25 metros de comprimento, 2,61 de entre eixos e 1,71 de largura. Nunca foi criticado por ser um modelo apertado. O A3 por ser uma proposta de caráter mais esportivo não prioriza tanto assim espaço mega amplo, a geração anterior já se caracteriza por isso.

          • Edson Fernandes

            Claro que não! Porque para a epoca ele tinha espaço adequado.

    • PEDAORM

      Acredito que é devido a percepção de valor que alguns mercados tem dos “sedans”, que gerou isso. Achei o visual bem acertado no sedan, mas ainda prefiro o hatchback. Seja no A3, na classe A ou no serie 1 (serie 2 “gran coupe” – que obviamente esta mais para coupe 4 portas ao estilo CLA do que sedan).

  • Felipe

    É um carro bem interessante. Tem uma qualidade construtiva excelente, não é muito grande e não usa pneus runflat (como seus concorrentes alemãs).

  • Roberto Dias

    Fazia tempo que eu não via um painel tão bem acertado quanto esse…

  • RicardoVW

    Lindão! Mais bonito que o A4 sedã.

  • Victor Inda

    E o Hatch não vem???

    • Dudu Pimentel

      Já lançaram e a julgar pelo mercado brasileiro atual, talvez venha (se o Série 1 e Classe A fizerem sucesso por aqui, talvez não venha (se seus concorrentes micarem)…agora, o Q3 NG virá com certeza, se é que já não está em linha.

      • PEDAORM

        O classe A praticamente nao tem chance de fazer sucesso por aqui com sua versão hatch, pois só e ofertado em sua versão 250, mais cara e potente que a A200 sedan, virou carro de nicho. BMW aproveitou e tem o único hatch de entrada premium do segmento, junto com o quase falecido V40.

        • Dudu Pimentel

          Mas o A250 é 2.0T não é? O A200 seria deve ser 1.3T da Renault…seria ela uma boa ele vir com esse motor, para pegar mais clientes. O mesmo vale para o Classe A Sedan…no Brasil, os Classe A Hatch, Sedan e CLA deveriam vir nas seguintes versões
          A 200 / CLA 200 (1.3 TCe GDI, com 160 cv e 25,5 kgfm);
          A 250 / CLA 250 (2.0 T GDI, com 220 cv e 37 kgfm);
          A 35 AMG / CLA 35 AMG(2.0 T GDI, 306 cv e 40,8 kgfm);

          O A 45 e CLA 45 AMG são potentes demais para modelos desse porte aqui no Brasil, fora o preço, pois se a A 200 e a CLA 200 já serão salgadas, imagina as A 35 AMG e CLA 35 AMG e mais caro ainda seriam a A 45 AMG e CLA 45 AMG.

          • PEDAORM

            É isso amigo. A50 é a 2.0. Eles estão trazendo no hatch a 250, a 35 e è esperada a chegada do 45. No CLA só a 250 no sedan so a200 até dará de hoje.

  • Fellipe Z

    a soluçao nas portas ficou sensacional! muito legal

  • Gran RS 78

    Já gostava do anterior, esse então, ficou sensacional! Parabéns Audi, pois vcs acertaram em cheio no visual desse carro.

  • Hugosw

    Muito bonito mas essas saídas de ar condicionado do lado do motorista ficaram estranhas, parece que não couberam no ligar correto e colocaram em qualquer outro lugar disponível.

  • Luis Burro

    O q eu acho mais legal nele é seu porte compacto mas com a marca esticando seus modelos sem parar ñ sei até onde vai chegar isto, aliás nem tem logica pois qm qr algo mais espaçoso pega o A4… com esta carroceria cheia de vincos parece q já é a RS!

  • Wagner

    Carro lindo demais!

  • Filipe Calado

    Agora sim um carro decente por dentro!!!

  • Daniel Pirolli

    Pra mim essas fotos ja sao do modelo mais completao, duvido q venha assim pra ca.

  • driguetto

    Na primeira foto so faltou o teto solar levantado pra ficar mais top, será que vai ter?

  • Davi Millan

    Seu por 179.900,00!

  • Lucas Durães

    Parece um Virtus/Jetta Goumert hahaha

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