_Destaque Audi Lançamentos Sedãs Test Drive

Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-39 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

O Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 chegou ao mercado nacional com alterações no visual e conteúdo,sendo equipado com o motor EA888 2.0 TFSI de dupla injeção (direta e indireta), que fornece 220 cv e 35,5 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm. O sedã de acesso da marca alemã tem ainda transmissão de dupla embreagem banha a óleo S tronic de seis marchas. Preço básico? R$ 156.190. “Básico” porque os opcionais encarecem bastante o modelo.

Com tudo isso, o Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge máxima limitada em 250 km/h. O três volumes alemão, feito em São José dos Pinhais/PR, adota alterações mais significativas no estilo, ganhando novos faróis com cortes na parte inferior e projetores bi-xênon com LEDs para luzes diurnas e repetidores de direção.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-23 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

Além disso, o visual alterado na frente é completado pela grade com contornos mais retilíneos e apliques laterais no para-choque. As rodas de liga leve aro 17 polegadas apresentam um aspecto mais aerodinâmico e sofisticado. Na versão Ambition, frisos cromados em torno das janelas realçam a presença do topo de linha, que ainda vem com os pequenos retrovisores dotados de repetidores de direção em LED e basculamento.

No teto, o dispositivo Open Sky permite abertura panorâmica. Na traseira, outra novidade é o para-choque com novo difusor de ar, que traz também escape duplo cromado. Há câmera de ré e lanternas em LED, incluindo os indicadores de direção. Mas, as mudanças também foram realizadas no interior.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-55 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

O principal destaque do Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 é sem dúvidas o quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas com instrumentação personalizável, incluindo mapa de navegação, computador de bordo, mídias, etc, ampliadas no display. Tudo é controlado pelo volante que, aliás, foi atualizado e agora tem fundo chato e aspecto mais esportivo. A iluminação interna passou a ser feita por LEDs.

A Audi também atualizou os difusores de ar, assim como os comandos do MMI entre os bancos. Outra novidade é a conexão USB que tem duas entradas e finalmente (e felizmente) dispensam o adaptador. O MMI foi modificado e agora apresenta um visual semelhante ao empregado por smartphones. Falando neles, agora há integração com aparelhos Android e iOS através do Audi smartphone interface, que permite que alguns apps funcionem na tela do veículo, que é retrátil eletricamente.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-71 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

Por fim, o interior do Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 apresenta bancos em couro sintético com ajustes elétricos no assento do condutor. Os bancos dianteiros também vêm com extensores dos assentos, garantindo assim mais conforto. Atrás, difusores de ar também favorecem os demais passageiros, embora o espaço continue tão limitado quanto antes. Lembrando desse ponto, o porta-malas do sedã continua com seus 425 litros.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-16 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 – Impressões ao dirigir

São Paulo/SP – O Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 foi disponibilizado para test drive em um evento rápido na capital paulista. O sedã topo de linha da gama de entrada tem um excelente aspecto visual após as mudanças, que o deixou menos discreto e mais esportivo. O novo conjunto ótico também realça a boa impressão do modelo, especialmente a atuação dos LEDs indicadores de direção.

Por dentro, o ambiente ficou mais refinado. O cluster digital e configurável é semelhante ao de TT, A4 e outros, dando um status maior ao Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017, que também tem um aspecto mais esportivo com o volante de fundo chato. O pacote da versão testada era o completo, porém, sabemos que parte dos itens são opcionais e com isso, seu preço pode chegar a R$ 208.690.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-20 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

As demais mudanças, especialmente a integração com smartphones e a introdução do USB garantem ao Audi A3 Sedan estar em dia com a conectividade. Falando nisso, o MMI atualizado ficou mais intuitivo e traz o bom navegador GPS com mapas em 3D, além da visão traseira em manobras.

O motor EA888 2.0 TFSI sem dúvida é um dos melhores do mundo, entregando uma performance que pode ir do mais frugal possível (ou não, dependendo de um detalhe, que segue mais abaixo) até uma condução extremamente esportiva. Para aproveitar todos os 220 cv e 35,5 kgfm, o Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 adota uma caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo S tronic com sete marchas.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-17 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

Esse câmbio permite explorar totalmente o EA888, entregando opções Drive, Sport e manual. Mesmo em Drive, o propulsor responde imediatamente, despejando grande força sobre as rodas dianteiras, imprimindo assim um desempenho excelente. No Sport, a rotação se eleva com mais rapidez e o ponteiro fica sempre lá em cima, deixando o motor cheio e as respostas bem nervosas, mas sem ser estupidas.

O modo manual, tanto na alavanca – de excelente aspecto esportivo, diga-se de passagem – como nos paddle shifts, interfere bastante no funcionamento do câmbio e do motor, mantendo a marcha desejada por muito mais tempo, dando assim mais liberdade de condução ao motorista. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm. Mas, em condução esportiva, ele facilmente entra na zona vermelha. Mudanças rápidas de marcha, imperceptíveis e no momento certo, dão ao carro uma condução ainda mais prazerosa.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-72 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

Mas o Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 não oferece apenas isso. Existe o Drive Select exatamente para explorar ainda mais a performance do sedã, oferecendo os modos Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. De um extremo ao outro, o “compacto” oferece muita economia e uma performance “pessoal” ao condutor. No Efficiency, por exemplo, como mencionados mais acima, traz um recurso interessante, a opção de roda livre, a famosa “banguela”, para os mais antigos.

Em declives longos, o S tronic desengata a marcha e permite ao Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 se deslocar utilizando a inércia, reduzindo bastante o consumo de combustível. O recurso também existe em modelos mais recentes da marca. Na outra ponta, o condutor pode optar por ajustes presentes nos demais modos, mas mesclados individualmente, buscando assim uma condução dentro de seu estilo de dirigir.

audi-a3-sedan-ambition-2017-impressões-NA-79 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017: Impressões ao dirigir

A dirigibilidade é muito boa, tendo uma direção elétrica leve, progressiva e bem direta, dependendo do modo de condução, além de freios mais do que suficientes para uma condução esportiva. O Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 também apresenta um ajuste de suspensão que mescla bem conforto e estabilidade. Com bancos esportivos que moldam bem o corpo e uma pegada do volante que instiga acelerar mais e mais, o sedã alemão cativa pelo bom conjunto oferecido.

Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 – Galeria de fotos

Evento a convite da Audi.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend