_Destaque _Featured Audi Lançamentos Peruas

Audi A4 Avant 2017 é lançado no Brasil e parte de R$ 187.990

audi-a4-avant-2017-1

Salvem as peruas! Embora o segmento de SUVs e crossovers esteja em ascensão em todo o mundo, diversas montadoras ainda continuam apostando na categoria das peruas. Desta vez, a Audi anunciou no mercado brasileiro a chegada da nova geração do A4 Avant, cerca de seis meses após a estreia da nona versão do sedã. A novidade já está sendo oferecida nas concessionárias em versão única de acabamento e será atração da marca no Salão de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro.

Audi A4 Avant 2017 – Visual

Assim como o sedã convencional, a nova geração do Audi A4 Avant abusa das formas mais modernas na carroceria. O design da perua é marcado pelos faróis afilados, grade dianteira e entradas de ar laterais pintadas na cor cinza fosco com apliques em alumínio, rodas de liga-leve de 18 polegadas, difusor traseiro com barra cromada, frisos externos com acabamento em alumínio e ponteiras de escape cromadas. Há ainda linha de cintura elevada nas laterais e lanternas traseiras espichadas que invadem as laterais e a tampa do porta-malas.

O interior, por sua vez, segue o bom padrão de acabamento da Audi, com materiais macios ao toque no painel e nas portas, além de detalhes em alumínio e cromado. O destaque vai para os bancos dianteiros com formato esportivo, volante com acabamento exclusivo e o sistema Audi Cockpit Virtual com painel de instrumentos de TFT totalmente digital de 12,3 polegadas, que exibe as informações mais importantes ao motorista.

Quanto as medidas, o Audi exibe 4.725 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.434 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.820 mm. Com isso, o modelo está 2 centímetros mais longo e apresenta um aumento de 2 cm no entre-eixos em relação ao modelo anterior. O porta-malas tem capacidade para 505 litros (15 l a mais que a geração antiga) e oferece ainda altura da base inferior a apenas 63 cm do chão, largura da área de carga de um metro e cobertura de aço inoxidável, que protege a extremidade do assoalho de riscos.

Em comparação com o modelo de antiga geração, o Audi A4 Avant 2017 está até 120 kg mais leve, graças ao uso de novos materiais, como alumínio, e às tecnologias de construção, além do uso da nova plataforma MLB. Isso traz benefícios como maior economia de combustível e menor índice de emissões de poluentes. Além disso, segundo a fabricante, a perua se destaca em sua categoria pelos níveis de ruído.

audi-a4-avant-2017-3

Audi A4 Avant 2017 – Equipamentos de série

Nos equipamentos de série, há ar-condicionado automático, sistema start/stop, rodas de liga-leve de 18 polegadas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e luminosidade, banco do motorista com ajuste elétrico, sistema de limpador dos faróis, bancos esportivos em couro, entre outros.

A lista inclui ainda o Audi Cokcpit Virtual, que combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. Dessa forma, o condutor pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com velocímetro e conta-giros em mostradores circulares, ou no modo progressivo, onde são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outros.

A Audi oferece também uma interface para smartphone, que integra celulares com sistema operacional Android e iOS. Há ainda rádio MMI Plus com navegação e conexão Bluetooth.

audi-a4-avant-2017-6

Audi A4 Avant 2017 – Equipamentos opcionais

Entre os equipamentos oferecidos como opcional, há teto solar panorâmico, kit S Line e os pacotes Assistance e Tech.

No caso do pacote Assistance, há os sistemas Audi Pre Sense Rear (ao detectar uma colisão traseira, utiliza as luzes de freio adaptativas para alertar o trafego à retaguarda) e Audi Side Assist (dois sensores de radar na traseira monitoram o que acontece atrás dele a partir de 30 km/h e, ao detectar que outro veículo entrou na zona crítica vindo por trás, um indicador com LEDs amarelos é acionado no retrovisor interno. Se mesmo assim o motorista ativar a seta para trocar de faixa, o indicador ficará mais brilhante e começará a piscar mais rapidamente) e câmera de ré.

Já o pacote Tech reúne o head-up display (projeta a velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista, para aumentar a segurança) e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes. O quatro opcionais acrescem o valor do modelo em R$ 46,3 mil. Há ainda pintura metálica, por R$ 2 mil a mais.

audi-a4-avant-2017-15

Audi A4 Avant 2017 – Motorização

Sob o capô, o novo Audi A4 Avant esconde um motor 2.0 litros TFSI, com 1.984 cm³ de cilindrada, dotado de coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e dupla injeção de combustível. Este bloco consegue entregar 190 cavalos de potência, entre 4.200 e 6.000 rpm, e 32,6 kgfm de torque, de 1.450 a 4.200 rpm.

Junto a ele está o câmbio automatizado S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, com função roda-livre (o controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira).

De acordo com a marca, o 2.0 TFSI apresenta um método de combustão inovador, em que a cilindrada comparativamente maior do motor não é um ponto negativo, mas pré-requisito. Esse novo método, com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, além de maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.

Com a fase de compressão mais curta, a taxa de compressão foi aumentada, passando de 9,6:1 para 11,7:1, o que significa que, na fase de compressão, o motor tem que comprimir somente uma quantidade semelhante de gasolina utilizada em propulsores de menor cilindrada. Na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão. A pressão de alto nível realizada durante a combustão consegue resultar numa eficiência maior do conjunto.

O conjunto usa ainda novas câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e turbocompressão, para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada. Sob alta solicitação, o Audi Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de potência e torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.

Há também sistema Audi Drive Select com cinco modos de condução: Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual.

Segundo dados da Audi, o A4 Avant 2017 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e tem velocidade máxima de 238 km/h.

audi-a4-avant-2017-19

Audi A4 Avant 2017 – Preços e mercado

Audi A4 Avant 2017: R$ 187.990
Audi A4 Avant 2017 com teto panorâmico: R$ 198.990
Audi A4 Avant 2017 com pacote Assistance: R$ 200.590
Audi A4 Avant 2017 com pacote Tech: R$ 198.190
Audi A4 Avant 2017 com pacote S Line: 200.490
Audi A4 Avant 2017 com todos opcionais: R$ 270.090

A Audi espera comercializar 150 exemplares por ano da nova geração do A4 Avant no mercado brasileiro.

Um dos concorrentes do Audi A4 Avant 2017 no mercado brasileiro é o Classe C Estate, da Mercedes-Benz. O modelo está disponível na configuração C 180 Avantgarde, que usa um motor 1.6 turbo, que entrega 156 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de sete marchas. Segundo dados da marca, a perua vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem velocidade limitada eletronicamente a 221 km/h. O porta-malas do carro tem capacidade para levar 490 litros.

Entre os equipamentos, há airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, bancos revestidos em couro sintético Artico, assento do motorista com ajustes elétricos, sistema multimídia com tela de sete polegadas e navegador GPS, faróis em full LED, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico, seletor com cinco modos de condução (Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), entre outros. O preço? R$ 169,9 mil.

Outro rival do modelo da Audi é o Volvo V60. A perua da montadora sueca é oferecida no mercado brasileiro em três versões de acabamento: Kinetic, Momentum e R-Design. As duas primeiras são equipadas com um motor 2.0 litros turbo de 190 cavalos de potência e torque de 30,6 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Já a última é dotada de um propulsor 2.0 litros de 306 cv e 40,8 kgfm, com transmissão automática de oito velocidades. O porta-malas comporta 460 litros.

A Volvo oferece a V60 por R$ 142.260 na versão Kinetic, R$ 154 mil na Momentum e R$ 205.930 na R-Design. O modelo mais básico oferece itens como sistema multimídia com tela de sete polegadas, ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cortina, paddle shifts, direção elétrica com três ajustes, sensor de estacionamento traseiro, sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, Volvo on Call, faróis xênon direcionais, acabamento interno em couro, entre outros.

audi-a4-avant-2017-22

Audi A4 Avant 2017 – Ficha técnica

Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.460 kg
Comprimento: 4.725 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.434 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 505 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 238 km/h

Galeria de fotos do Audi A4 Avant 2017







Send this to friend