Audi Condução autônoma Salões do Automóvel Sedãs

Audi Aicon Concept é um sedã autônomo de luxo em Frankfurt

Audi-Aicon-Concept-4 Audi Aicon Concept é um sedã autônomo de luxo em Frankfurt

O Salão de Frankfurt está sendo usado para a apresentação de diversos carros conceituais com foco tem condução autônoma. Entre eles, o novo Audi Aicon Concept, um sedã de luxo conceitual que é totalmente autônomo e conta com um conjunto elétrico capaz de entregar uma ampla autonomia. O novo modelo mostra as inovações da marca ligadas à transmissão, suspensão, digitalização e sustentabilidade.



O Audi Aicon Concept chama a atenção logo de cara pelo visual bastante futurista. Como destaque, há ausência de faróis e lanternas. No lugar deles, o protótipo ostenta painéis com inúmeros LEDs, que conseguem criar gráficos, animações e até mesmo informações, em qualquer cor. O conceito pode exibir animações para alertar pedestres ou ciclistas sobre situações perigosas.

Audi-Aicon-Concept-11 Audi Aicon Concept é um sedã autônomo de luxo em Frankfurt

Além disso, o novo Aicon consegue iluminar a estrada e seus arredores e projetar sinais no chão, dando alertas e informações do veículo.

No interior, o novo Audi Aicon Concept possui portas com abertura tipo suicida e dispensa a coluna B em ambos os lados da carroceria. Há também bancos dianteiros que podem deslizar e girar em até 15 graus, facilitando a acomodação ou também a interação com outros veículos, além de bancos traseiros individuais para duas pessoas. O modelo dispõe ainda de compartimentos de bagagens totalizando cerca de 660 litros.

As dimensões do protótipo alemão também chamam a atenção. São 5.444 mm de comprimento, 2.100 mm de largura e 1.506 mm de altura, com entre-eixos de 3.470 mm.

Audi-Aicon-Concept-2 Audi Aicon Concept é um sedã autônomo de luxo em Frankfurt

Entre os recursos, o Audi Aicon Concept oferece um sistema com diversas telas no interior, que reconhece o passageiro pelo seu celular e ativa todas as configurações pessoais (iluminação ambiente, layout do sistema de entretenimento, posição do assento e funções do ar-condicionado). Os comandos do carro reconhecem a voz e até mesmo o movimento dos olhos do passageiro.

No conjunto mecânico, há quatro motores elétricos (um em cada roda) que rendem, juntos, 353 cavalos de potência e 56 kgfm de torque. Este aparato consegue entregar autonomia de 700 a 800 quilômetros com uma única carga. A bateria pode ser recarregada em 80% num sistema de alta tensão de 800 volts em menos de 30 minutos.

Audi-Aicon-Concept-21 Audi Aicon Concept é um sedã autônomo de luxo em Frankfurt

O conjunto inclui ainda suspensão com molas e amortecedores pneumáticos, que suavizam as irregularidades do piso, e atuadores elétricos nas quatro rodas que neutralizam ativamente qualquer inclinação da carroceria (em curvas, aceleração e frenagem).

Galeria de fotos do Audi Aicon Concept

  • Mr. Car

    Audi, bota um volante, câmbio, pedais (no mínimo dois), e um belo painel de instrumentos. Aí sim, esta bagaça vira um carro. Sofá eu já tenho na sala de casa. Carro meu, dirijo eu.

    • Luiz Felipe S. Silva

      Os sedans de luxo nunca foram feitos para quem dirige e acredito que os primeiros carros 100% autônomos vão ser justamente direcionados para dispensar os motoristas particulares.

      • Mr. Car

        Eu sempre dispensei motorista particular, não preciso de carro autônomo para isto. Carro meu, dirijo eu, he, he!

        • Diego Germán de Paco

          Cara, tu copia e cola a mesma frase em todas as postagens que tenham “carro autonomo” no titulo né? Tá sem graça já… Todo mundo aqui do blog já leu que Mr. Car carro dele, dirige ele… (Y) pra voce!

          • Mr. Car

            Sem graça é carro que a gente não dirige, he, he! Carro meu, dirijo eu. Mas resolver o SEU problema de ler minhas mensagens está em suas mãos, não nas minhas. É só vazar daqui, já que eu, não vou vazar, he, he!

            • Diego Germán de Paco

              Chola não Troll!

              • guilherme

                esse cara se nao me engano numa materia a um tempo fico falando q eles querem proibir a gente de dirigir carros e sla mais oq, o cara é doidao

          • ale123

            Relaxa , ele tá carente e precisa de atenção, não deve achar nada melhor para fazer ou postar.

            • Diego Germán de Paco

              Pelo “he, he” deve ser tiozao troll da era icq

    • Leonardo

      Cara, aceita que dói menos.

      • Mr. Car

        Cara, felizmente não vou ter que aceitar nada, que ao contrário das previsões fantasiosas dos baba-ovo destas porcarias, isto ainda vai demorar muuuuuito para existir como padrão. Quem tem que aceitar é você. Aceitar que vai dirigir até o fim da vida, he, he!

  • O Pato

    Só não entendi porque a audi divulgou os números de potência e torque.
    Em um carro autônomo essa informação seria completamente desnecessária.

    • Fabio Marquez

      Acho que com o avanço da propulsão elétrica esses dados deixem de ser importantes… todos os carros vão andar muito bem, a velocidade média em rodovias tendem a subir bastante, e com o mínimo de acidentes, interior e grandes centros ainda mais integrados e separados por minutos…

    • Handlay P.B.

      É bom as marcas passarem muitas informações de seus automóveis, mesmo esse carro sendo autônomo eu gostei de saber os dados de potência e torque.

      • th!nk.t4nk

        Até porque os primeiros carros autônomos terão volante e modo manual. Isso vai durar um bom tempo.

        • Handlay P.B.

          Mesmo se os carros autônomos não tiverem volante e modo manual eu acho bom as informações de potência e torque serem divulgadas.

    • th!nk.t4nk

      Por que desnecessário? Carro autônomo é um carro normal, apenas nao é você quem dirige. Mas na hora de fazer uma ultrapassagem, é fundamental algo com potência/torque elevados. Nao sei se você já dirigiu na Europa, mas pra acessar uma Autobahn por exemplo você precisa obrigatoriamente acelerar muito, e rápido. Logo, esses dados me dizem se o veículo em questao é adequado pra quem pega estrada diariamente, apenas esporadicamente ou nunca. Lembre-se de que os demais veículos na via possivelmente nao serão autônomos tão cedo, logo o trânsito nao é inteligente (ainda) e nao será por um bom tempo. Seu carro autônomo pode nao bater tão facilmente, mas outros ainda podem bater nele :)

  • ale123

    Espero que pelo menos as soluções mostradas sejam empregadas nos carros da marca, o mais breve possível.

  • Eu gostei do design mas não entendo pq portas suicidas nunca vão dar certo, passam um ar de insegurança.

  • Maycon Farias

    Que joia preciosa. Lindão.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend