Audi Elétricos

Audi define quatro plataformas de carros elétricos nos próximos anos

Audi define quatro plataformas de carros elétricos nos próximos anos

A Audi revelou sua estratégia de engenharia para sustentar o plano de lançar novos carros elétricos nos próximos anos. A marca de luxo do grupo Volkswagen terá 20 modelos movidos por energia até meados da década seguinte, sendo eles montados sobre quatro plataformas diferentes.


Além da MLBevo, que sustenta o Audi e-tron SUV, a marca germânica aposta também na J1 que sustenta o Porsche Taycan, na MEB criada pela Volkswagen e numa arquitetura que é pouco conhecida, a PPE, que ainda não tem um produto sobre sua base.

Audi define quatro plataformas de carros elétricos nos próximos anos

Dessas quatro, a Audi já colocou um conceito sobre três, sendo que o Audi Q4 e-tron é uma proposta de SUV sobre a MEB. Sabe-se que haverá uma versão esportiva do mesmo e também um sedã. A J1 sustenta o conceito Audi e-tron GT, fastback de alta performance que deverá chegar muito em breve.  Por fim, o Audi e-tron SUV já está nas ruas.


A Audi confirmou que haverá “modelos adicionais” sobre a MEB e estes serão produtos mais baratos, sendo que as versões de acesso terão motor e tração traseiros, o que reduz o custo. Porém, também terão opção Quattro com segundo motor elétrico.

Audi define quatro plataformas de carros elétricos nos próximos anos

Ainda em desenvolvimento pela Porsche, a PPE sustentará os modelos maiores e mais caros da Audi, mas ainda não se sabe o que sairá dela. Equivalentes dos Audi A6, A7 e A8 são prováveis nesse caso, assim como do Q7 e Q8. Também está incluída variante perua.

A Audi prepara um conceito sobre a plataforma PPE para revelação nos próximos dias, servindo o anúncio de teaser para este produto, que será um fastback maior que o e-tron GT. A marca revelou que todos os carros com essa plataforma terão suspensão pneumática, controle vetorial de torque e eixo traseiro direcional, coisas que vemos nos topo de linha do fabricante atualmente.

Audi Plataformas Elétricas – Galeria de fotos

Audi define quatro plataformas de carros elétricos nos próximos anos
Nota média 4 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Chevalier

    Toda mudança gera algum impacto nas pessoas. Na introdução do automóvel motorizado em substituição aos animais de tração foi a mesma coisa.

  • Cromo

    4 plataformas parece um exagero. Com certeza há motivos para isso.

    • th!nk.t4nk

      A Audi fabrica desde compactos até sedãs full-size, além de SUVs e esportivos compartilhados com a Porsche. Se pensar bem, 4 plataformas é até pouco pra um lineup tão diversificado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email