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Audi enfrenta problemas com transmissão Multitronic na Alemanha

Audi enfrenta problemas com transmissão Multitronic na Alemanha

Engana-se quem pensa que marcas Premium estão livres de problemas e que seus clientes não irão reclamar de seus defeitos. Na Alemanha, vários clientes da Audi andam reclamando da transmissão automática Multitronic. Esta caixa CVT só é utilizada pela empresa dentro do Grupo VW e está disponível em alguns modelos da gama, junto com a S tronic e a Tiptronic (de seis a oito marchas, dependendo do modelo).


Um dos relatos postados nos fóruns alemães fala de uma Audi A4 Avant 3.0 TDI Multitronic 2013, cujo proprietário diz que em condução normal, a caixa CVT funciona muito bem, mas ao se enganar a ré, o veículo não sai antes de o motor alcançar 1.600 rpm ou mais. Bem, estamos falando de um V6 3.0 com 204 cv e 40,6 kgfm. O dono relata que o carro sai muito rápido e nem sempre consegue parar onde é preciso. Ele diz que em subida é pior ainda, visto que sempre bate uma roda ou desgasta demais o freio segurando o veículo.

Audi enfrenta problemas com transmissão Multitronic na Alemanha

A Audi diz que a Multitronic é uma transmissão muito eficiente, garantindo conforto de automático com economia de manual. Realmente as caixas CVT prezam pela economia de combustível e pelo conforto, chegando mesmo em alguns casos, ser até mais eficiente que um câmbio manual. Depois da repercussão na imprensa alemã e de comunicado direto, a Audi cedeu um carro reserva e pegou o A4 para revisão no software da caixa, que após análise e reprogramação, voltou ao normal.


Fornecida pela Luk, a Multitronic surgiu em 1999 no Audi A6 e passou a equipar vários modelos. Assim como outras CVT, ela possui dois discos cônicos onde uma corrente de aço varia sua relação conforme parâmetros preestabelecidos através de sensores, controlando assim a rotação do motor e a tração, esta através de discos múltiplos com acionamento hidráulico. O erro no A4 3.0 TDI relatado acima estava no software que aciona a embreagem multidisco.

Audi enfrenta problemas com transmissão Multitronic na Alemanha

[Fonte: Auto Motor und Sport]

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • isaacfederal

    Muitas vezes o problema não esta no defeito causado, mas sim em como a montadora resolve o problema. Sendo feito de forma rápida e eficiente o cliente se sente respeitado e tudo fica bem.

    • Eduardo Diniz

      Falou tudo!

    • O_Corsario

      E neste caso parece que foi mal resolvido, pois só agiram após o cliente procurar a imprensa e tudo o mais.

    • dudupruvinelli

      Às vezes tem umas que só com vjustiwça para resolver…

      • TecoPadaratz

        outras, nem com a justiça….

  • leonardoforbrig

    Pior que os 4AT dos japoneses daqui…{le wild ironia appears}kk

    • Lucas Matos

      E dos coreanos tbm kk

    • Filipe Augustus

      Pelo menos os 4at dos japoneses daqui, nunca ouvi ninguém dizer que teve problema com eles ;)

    • Diogo Reis

      hahahah Mais facil um meteoro cair na terra do que os AT4 Japoneses darem problema.

  • Juniorfillingam

    Toda montadora tem problema!! mas bajuladores das marcas alemã e pejorador as marcas chineses chateados em 3,2,1!!

    • Four Rings

      Na verdade mesmo sendo fã da Audi reconheço que o forte deles não é CVT. Nessa área que manda é a Nissan. Mas tudo aponta pra necessidade do CVT pra conseguir níveis muito baixos de emissões que serão exigidos por lá em breve, então investir no aprimoramento dele é fundamental.

      • Ricardo

        CVT da Nissan é fornecida pelo grupo VW q detem os direitos (patentes) desta tecnologia…..

        • Four Rings

          Viajou legal heim? É justamente o contrário: a Nissan é quem desenvolveu o CVT décadas atrás, e teve seu projeto parcialmente surrupiado pela VW (o que não critico, o que é bom deve ser copiado em casos como este).

  • shdn2010

    Entendo que são tecnologias diferentes e com propostas diferentes, mas acho o DSG, muito melhor que esses multitronic.

    • E acho que estão pagando o preço por forçar a barra usando CVT num motor com muita força.
      O CVT existe há tempos, mas sempre foi usado em motores com torque e potência mais baixos. Tanto que pelo menos até bem pouco tempo só Audi e Nissan tem veículoscom mais de 35kgmf de torque usando CVT. A Audi acaba tendo mais problema, pois tem muito mais modelos rodando com motores diesel, que possuem muito mias força.

      • TecoPadaratz

        Sabia que já fizeram testes com um F1 Williams com câmbio CVT ?

        Uma vez eu ví um vídeo deste teste, e o barulho do motor acelerando sem teoricamente trocar de marcha foi uma coisa linda e absurda ao mesmo tempo.

        • Embora esses motores de F1 sejam muito potentes, o torque deles é na faixa de 40mkgf.
          Mesmo conseguindo 300cv por litro, o torque deles ficam na faixa de 13mkgf por litro apenas.
          Sendo torque baixo e uma durabilidade de km rodados bem menor, imagino que tenha sido por isso que testaram a possibilidade de uso deles, sem contar que deve ter sido CVT com materiais nobres e muito mais tecnologia que os ótimos cambios da Nissan, que creio ser, os melhores CVT do mercado.

        • Ia comentar exatamento isso. Mas é no mínimo estranho, ja ter cambio de dupla embreagem em V10 e não ter CVT.

          • Four Rings

            Caixa grande e pesadona, problemas com rotações elevadas e com o lubrificante, etc. Acabou ficando de lado.

        • LTD1976

          Sim, a Williams a testou para utilizar na temporada de 94, mas a transmissão foi proibida pela FIA juntamente com a suspesão ativa e outras coisas para aquela temporada.

    • Zergling

      Não se esqueça que esse DSG também anda dando muito problema… Os câmbios que eu mais vejo dando reclamações são:
      1-AL4 da PSA
      2-DSG da VW
      3-Multitronic da Audi.
      Saiu aqui uma matéria muito engraçada que na europa a Audi dava garantia de 90 mil quilômetros para o câmbio, e os problemas sempre começavam por volta dos 95, 100 mil kilômetros. Que coisa, não?

  • LucasBaldo

    A ré ficou doida pq ela foi "enganada"…

  • andreHHX

    Eu já li nos fóruns americanos em que se discutia caixa CVT, entre aqueles que já tiveram Audi e Nissan, há unanimidade em afirmar que a Nissan tem funcionamento e durabilidade melhores.

    • zemarreta

      Eu tive as duas. O do fit (q salvo engano eh jatco-nissan) nunca deu problema ateh hoje, com 8 anos de uso, e 80 mil rodados. Funcionamento exemplar, ao contrario do A4 q tive…

  • vini_B

    Eu não sou fã de transmissões CVT.

  • Ricston

    O Multitronic é ótimo, mas, como já relatei aqui antes, dá problemas sim e não são isolados.

    Sei que os Audi A4 que utilizaram o Multitronic aqui no Brasil, até a troca pela DSG (principalmente de 2005 a 2008), possuem um problema crônico relacionado à central eletrônica do câmbio que queima com muita facilidade, exigindo a troca total da peça, pela bagatela de R$18.000,00 ou o reparo em oficinas paralelas, já que as concessionárias não fazem esse serviço.

  • Edson Roberto

    Engraçado é que, o cambio tiptronic "comum" de 6 marchas que equipa Golf, Jetta e Tiguan é um cambio confiavel e aparentemente robusto. Pois se há problemas são bem isolados.

    É um cambio que em minha opinião apesar de mais devagar que o DSG funciona a contento sem ser tão confuso. O conforto que ele passa é digno de dar inveja a outros cambios automaticos convencionais.

    • TecoPadaratz

      Aí neguinho lê aqui alguns relatos de problemas e já sai postando que o câmbio não presta, que audi tem câmbio porcaria………..kkkkkkkkk

      Gente, vamos se informar melhor antes de sair escrevendo coisas com pouca informação.

      • Edson Roberto

        Por outro lado, como vi que foi direcionado a minha pessoa, eu já tive um tio que teve que pagar "apenas" R$6800 para arrumar o cambio multitronic que havia no A4 dele. Ano 2001.

        O dele tinha um problema nada "conhecido" como engatar a ré e ele não responder. Nisso ser necessário desligar e ligar, algumas vezes por trancos que resolvia. Mesmo assim ele gostava mujito do carro e ficou durante anos mas sem mais dores de cabeça.

        Agora, há problema sim nos cambios CVT da Audi. Não é o primeiro e nem ultimo que já li a respeito, principalmente em sites gringos. Os DSG mesmo tem apresentado barulhos nos modelos de 7 marchas e os DSG de 6 marchas tem sido utilizado em larga vantagem por terem sido robustos e ao mesmo tempo suportar grandes potencias. Ainda assim há reclamação de barulhos ao DSG. Isso sem contar na China e noticia que imagino que vc saiba sobre reclamação de consumidores daquele país.

      • Ricston

        Olha, eu tenho um Audi A4 (carroceria B7) equipado com Multitronic e posso te dizer que o câmbio é excelente, mas tem graves problemas crônicos.

        Meu carro estava com menos de 40.000km rodados; todas as revisões em css e o câmbio de repente começou a "piscar" (modo de emergência). Levei à css e detectaram que a central eletrônica havia queimado e que não era possível o conserto. Preço da brincadeira na css: R$18.000,00, pela substituição da peça inteira, eis que não era possível comprar, apenas, o componente danificado.

        No mesmo dia, na css, encontrei com o dono de outro A4 (modelo 2011) e ele havia me dito que já tinha tido o mesmo carro que eu e que, no caso dele, ocorreu o mesmo problema, mas com uma rodagem menor ainda.

        Daí fui pesquisar no Audi Fórum e vi que o problema não era tão incomum assim (ocorria, também, no tiptronic do Passat). Pesquisando mais ainda em sites estrangeiros, vi que o mesmo problema ocorria em outros países também.

        Quando levei a uma oficina especializada em Audi aqui de minha cidade, ofereceram-me o serviço de reparação (solda de componentes), por cerca de R$3.500,00 e me informaram que naquela oficina já havia passados vários (muitos mesmos) A4 com o exato mesmo problema no câmbio Multitronic, dentre outros.

        Por isso, quando à parte do "vamos nos[rectius] informar", posso te dizer que já me informei bastante sobre o tal câmbio Multitronic e continuo a afirmar que é um show de conforto, mas dá, sim, bastante problema.

    • zemarreta

      Ja li em algum lugar q ele eh o famoso at6 da aisin q equipa trocentos carros, e q realmente nao conheco relatos de grilos.

  • zemarreta

    Tive um A4 1.8T q comprei com 4 anos (e 45 mil km) de uso q era equipado com esse cvt. Realmente ele tinha esse defeito da re. Era um saco. Vc tinha q engatar, soltar o freio, esperar a rotacao estabilizar e acelerar suave, senao o carro morria. Alem disso a programacao (andando pra frente) era ruim (mantinha o motor sempre bem abaixo da rotacao do torque maximo), e fazia o motor parecer bem xoxo.
    Dito isso, tive antes um fit 1.5 cvt do qual so tenho elogios ateh hoje.
    Resumo: ESSE cvt da audi eh ruim, nao O cvt como modelo de at.

    • Ricston

      Carroceria B7? Se for, concordo quanto ao rodar "xoxo". Vira e mexe você passa uns sustos com umas coisas bobas como arrancadas em cruzamentos movimentados, pois o carro demora demais a responder.

      • zemarreta

        Acho que era o B6. Agora que vc lembrou, realmente o cruzamento era algo muito desagradável mesmo. Nunca descobri se o problema era o câmbio que ficava bobeando, o turbo lag gigante ou ambas as coisas. O que sei é que era sempre um stress fazer de 0-20 nele. Depois até ia bem, mas até os 20 km/h…

  • CleidsonTV

    Se fosse um Dualogic já estavam caindo em cima, mas é um Audi….

  • ac_martins

    Qual produto manufaturado não apresenta problemas?!

    O antigo Fit com CVT também às vezes perde a calibração da embreagem, mas para resolver não é preciso entrar no programa da caixa, basta fazer um procedimento prático de rodagem.

  • Problema de carros modernos: software de gerenciamento eletrônico "de qualquer coisa".
    Graças a Deus que os carros daqui não tem quase nada eletrônico, só teto solar, DVD, VT e Xenom (Ironic mode OFF).

  • Carros com problema de software, ta certo que no meu ramo eu já esteja acostumado (tecnico em telefonia) mas em carros?!
    Daqui a pouco teremos que conectar o carro no usb pra atualizar e muita gente chorando em foruns que a atualização não chegou ou que tem bugs, huahauahuahua!!!!

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