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Audi enfrenta problemas com transmissão Multitronic na Alemanha

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Engana-se quem pensa que marcas Premium estão livres de problemas e que seus clientes não irão reclamar de seus defeitos. Na Alemanha, vários clientes da Audi andam reclamando da transmissão automática Multitronic. Esta caixa CVT só é utilizada pela empresa dentro do Grupo VW e está disponível em alguns modelos da gama, junto com a S tronic e a Tiptronic (de seis a oito marchas, dependendo do modelo).



Um dos relatos postados nos fóruns alemães fala de uma Audi A4 Avant 3.0 TDI Multitronic 2013, cujo proprietário diz que em condução normal, a caixa CVT funciona muito bem, mas ao se enganar a ré, o veículo não sai antes de o motor alcançar 1.600 rpm ou mais. Bem, estamos falando de um V6 3.0 com 204 cv e 40,6 kgfm. O dono relata que o carro sai muito rápido e nem sempre consegue parar onde é preciso. Ele diz que em subida é pior ainda, visto que sempre bate uma roda ou desgasta demais o freio segurando o veículo.

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A Audi diz que a Multitronic é uma transmissão muito eficiente, garantindo conforto de automático com economia de manual. Realmente as caixas CVT prezam pela economia de combustível e pelo conforto, chegando mesmo em alguns casos, ser até mais eficiente que um câmbio manual. Depois da repercussão na imprensa alemã e de comunicado direto, a Audi cedeu um carro reserva e pegou o A4 para revisão no software da caixa, que após análise e reprogramação, voltou ao normal.

Fornecida pela Luk, a Multitronic surgiu em 1999 no Audi A6 e passou a equipar vários modelos. Assim como outras CVT, ela possui dois discos cônicos onde uma corrente de aço varia sua relação conforme parâmetros preestabelecidos através de sensores, controlando assim a rotação do motor e a tração, esta através de discos múltiplos com acionamento hidráulico. O erro no A4 3.0 TDI relatado acima estava no software que aciona a embreagem multidisco.

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[Fonte: Auto Motor und Sport]

  • isaacfederal

    Muitas vezes o problema não esta no defeito causado, mas sim em como a montadora resolve o problema. Sendo feito de forma rápida e eficiente o cliente se sente respeitado e tudo fica bem.

    • Eduardo Diniz

      Falou tudo!

    • O_Corsario

      E neste caso parece que foi mal resolvido, pois só agiram após o cliente procurar a imprensa e tudo o mais.

    • dudupruvinelli

      Às vezes tem umas que só com vjustiwça para resolver…

      • TecoPadaratz

        outras, nem com a justiça….

  • leonardoforbrig

    Pior que os 4AT dos japoneses daqui…{le wild ironia appears}kk

    • Lucas Matos

      E dos coreanos tbm kk

    • Filipe Augustus

      Pelo menos os 4at dos japoneses daqui, nunca ouvi ninguém dizer que teve problema com eles ;)

    • Diogo Reis

      hahahah Mais facil um meteoro cair na terra do que os AT4 Japoneses darem problema.

  • Juniorfillingam

    Toda montadora tem problema!! mas bajuladores das marcas alemã e pejorador as marcas chineses chateados em 3,2,1!!

    • Four Rings

      Na verdade mesmo sendo fã da Audi reconheço que o forte deles não é CVT. Nessa área que manda é a Nissan. Mas tudo aponta pra necessidade do CVT pra conseguir níveis muito baixos de emissões que serão exigidos por lá em breve, então investir no aprimoramento dele é fundamental.

      • Ricardo

        CVT da Nissan é fornecida pelo grupo VW q detem os direitos (patentes) desta tecnologia…..

        • Four Rings

          Viajou legal heim? É justamente o contrário: a Nissan é quem desenvolveu o CVT décadas atrás, e teve seu projeto parcialmente surrupiado pela VW (o que não critico, o que é bom deve ser copiado em casos como este).

  • shdn2010

    Entendo que são tecnologias diferentes e com propostas diferentes, mas acho o DSG, muito melhor que esses multitronic.

    • E acho que estão pagando o preço por forçar a barra usando CVT num motor com muita força.
      O CVT existe há tempos, mas sempre foi usado em motores com torque e potência mais baixos. Tanto que pelo menos até bem pouco tempo só Audi e Nissan tem veículoscom mais de 35kgmf de torque usando CVT. A Audi acaba tendo mais problema, pois tem muito mais modelos rodando com motores diesel, que possuem muito mias força.

      • TecoPadaratz

        Sabia que já fizeram testes com um F1 Williams com câmbio CVT ?

        Uma vez eu ví um vídeo deste teste, e o barulho do motor acelerando sem teoricamente trocar de marcha foi uma coisa linda e absurda ao mesmo tempo.

        • Embora esses motores de F1 sejam muito potentes, o torque deles é na faixa de 40mkgf.
          Mesmo conseguindo 300cv por litro, o torque deles ficam na faixa de 13mkgf por litro apenas.
          Sendo torque baixo e uma durabilidade de km rodados bem menor, imagino que tenha sido por isso que testaram a possibilidade de uso deles, sem contar que deve ter sido CVT com materiais nobres e muito mais tecnologia que os ótimos cambios da Nissan, que creio ser, os melhores CVT do mercado.

        • Ia comentar exatamento isso. Mas é no mínimo estranho, ja ter cambio de dupla embreagem em V10 e não ter CVT.

          • Four Rings

            Caixa grande e pesadona, problemas com rotações elevadas e com o lubrificante, etc. Acabou ficando de lado.

        • LTD1976

          Sim, a Williams a testou para utilizar na temporada de 94, mas a transmissão foi proibida pela FIA juntamente com a suspesão ativa e outras coisas para aquela temporada.

    • Zergling

      Não se esqueça que esse DSG também anda dando muito problema… Os câmbios que eu mais vejo dando reclamações são:
      1-AL4 da PSA
      2-DSG da VW
      3-Multitronic da Audi.
      Saiu aqui uma matéria muito engraçada que na europa a Audi dava garantia de 90 mil quilômetros para o câmbio, e os problemas sempre começavam por volta dos 95, 100 mil kilômetros. Que coisa, não?

  • LucasBaldo

    A ré ficou doida pq ela foi "enganada"…

  • andreHHX

    Eu já li nos fóruns americanos em que se discutia caixa CVT, entre aqueles que já tiveram Audi e Nissan, há unanimidade em afirmar que a Nissan tem funcionamento e durabilidade melhores.

    • zemarreta

      Eu tive as duas. O do fit (q salvo engano eh jatco-nissan) nunca deu problema ateh hoje, com 8 anos de uso, e 80 mil rodados. Funcionamento exemplar, ao contrario do A4 q tive…

  • vini_B

    Eu não sou fã de transmissões CVT.

  • Ricston

    O Multitronic é ótimo, mas, como já relatei aqui antes, dá problemas sim e não são isolados.

    Sei que os Audi A4 que utilizaram o Multitronic aqui no Brasil, até a troca pela DSG (principalmente de 2005 a 2008), possuem um problema crônico relacionado à central eletrônica do câmbio que queima com muita facilidade, exigindo a troca total da peça, pela bagatela de R$18.000,00 ou o reparo em oficinas paralelas, já que as concessionárias não fazem esse serviço.

  • Edson Roberto

    Engraçado é que, o cambio tiptronic "comum" de 6 marchas que equipa Golf, Jetta e Tiguan é um cambio confiavel e aparentemente robusto. Pois se há problemas são bem isolados.

    É um cambio que em minha opinião apesar de mais devagar que o DSG funciona a contento sem ser tão confuso. O conforto que ele passa é digno de dar inveja a outros cambios automaticos convencionais.

    • TecoPadaratz

      Aí neguinho lê aqui alguns relatos de problemas e já sai postando que o câmbio não presta, que audi tem câmbio porcaria………..kkkkkkkkk

      Gente, vamos se informar melhor antes de sair escrevendo coisas com pouca informação.

      • Edson Roberto

        Por outro lado, como vi que foi direcionado a minha pessoa, eu já tive um tio que teve que pagar "apenas" R$6800 para arrumar o cambio multitronic que havia no A4 dele. Ano 2001.

        O dele tinha um problema nada "conhecido" como engatar a ré e ele não responder. Nisso ser necessário desligar e ligar, algumas vezes por trancos que resolvia. Mesmo assim ele gostava mujito do carro e ficou durante anos mas sem mais dores de cabeça.

        Agora, há problema sim nos cambios CVT da Audi. Não é o primeiro e nem ultimo que já li a respeito, principalmente em sites gringos. Os DSG mesmo tem apresentado barulhos nos modelos de 7 marchas e os DSG de 6 marchas tem sido utilizado em larga vantagem por terem sido robustos e ao mesmo tempo suportar grandes potencias. Ainda assim há reclamação de barulhos ao DSG. Isso sem contar na China e noticia que imagino que vc saiba sobre reclamação de consumidores daquele país.

      • Ricston

        Olha, eu tenho um Audi A4 (carroceria B7) equipado com Multitronic e posso te dizer que o câmbio é excelente, mas tem graves problemas crônicos.

        Meu carro estava com menos de 40.000km rodados; todas as revisões em css e o câmbio de repente começou a "piscar" (modo de emergência). Levei à css e detectaram que a central eletrônica havia queimado e que não era possível o conserto. Preço da brincadeira na css: R$18.000,00, pela substituição da peça inteira, eis que não era possível comprar, apenas, o componente danificado.

        No mesmo dia, na css, encontrei com o dono de outro A4 (modelo 2011) e ele havia me dito que já tinha tido o mesmo carro que eu e que, no caso dele, ocorreu o mesmo problema, mas com uma rodagem menor ainda.

        Daí fui pesquisar no Audi Fórum e vi que o problema não era tão incomum assim (ocorria, também, no tiptronic do Passat). Pesquisando mais ainda em sites estrangeiros, vi que o mesmo problema ocorria em outros países também.

        Quando levei a uma oficina especializada em Audi aqui de minha cidade, ofereceram-me o serviço de reparação (solda de componentes), por cerca de R$3.500,00 e me informaram que naquela oficina já havia passados vários (muitos mesmos) A4 com o exato mesmo problema no câmbio Multitronic, dentre outros.

        Por isso, quando à parte do "vamos nos[rectius] informar", posso te dizer que já me informei bastante sobre o tal câmbio Multitronic e continuo a afirmar que é um show de conforto, mas dá, sim, bastante problema.

    • zemarreta

      Ja li em algum lugar q ele eh o famoso at6 da aisin q equipa trocentos carros, e q realmente nao conheco relatos de grilos.

  • zemarreta

    Tive um A4 1.8T q comprei com 4 anos (e 45 mil km) de uso q era equipado com esse cvt. Realmente ele tinha esse defeito da re. Era um saco. Vc tinha q engatar, soltar o freio, esperar a rotacao estabilizar e acelerar suave, senao o carro morria. Alem disso a programacao (andando pra frente) era ruim (mantinha o motor sempre bem abaixo da rotacao do torque maximo), e fazia o motor parecer bem xoxo.
    Dito isso, tive antes um fit 1.5 cvt do qual so tenho elogios ateh hoje.
    Resumo: ESSE cvt da audi eh ruim, nao O cvt como modelo de at.

    • Ricston

      Carroceria B7? Se for, concordo quanto ao rodar "xoxo". Vira e mexe você passa uns sustos com umas coisas bobas como arrancadas em cruzamentos movimentados, pois o carro demora demais a responder.

      • zemarreta

        Acho que era o B6. Agora que vc lembrou, realmente o cruzamento era algo muito desagradável mesmo. Nunca descobri se o problema era o câmbio que ficava bobeando, o turbo lag gigante ou ambas as coisas. O que sei é que era sempre um stress fazer de 0-20 nele. Depois até ia bem, mas até os 20 km/h…

  • CleidsonTV

    Se fosse um Dualogic já estavam caindo em cima, mas é um Audi….

  • ac_martins

    Qual produto manufaturado não apresenta problemas?!

    O antigo Fit com CVT também às vezes perde a calibração da embreagem, mas para resolver não é preciso entrar no programa da caixa, basta fazer um procedimento prático de rodagem.

  • Problema de carros modernos: software de gerenciamento eletrônico "de qualquer coisa".
    Graças a Deus que os carros daqui não tem quase nada eletrônico, só teto solar, DVD, VT e Xenom (Ironic mode OFF).

  • Carros com problema de software, ta certo que no meu ramo eu já esteja acostumado (tecnico em telefonia) mas em carros?!
    Daqui a pouco teremos que conectar o carro no usb pra atualizar e muita gente chorando em foruns que a atualização não chegou ou que tem bugs, huahauahuahua!!!!

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